Edição 21 fevereiro.2020

Nº 06/2020

Notícias

Ao longo desta semana, foi realizada a recepção dos Calouros de 2020 da Poli. Entre as diversas ações de acolhimento, a diretoria deixou uma mensagem de boas-vindas para os calouros e calouras. O vídeo pode ser acessado aqui.

---

Professores da Poli recebem calouros e apresentam todas as possibilidades oferecidas pela Escola

O primeiro contato dos estudantes da Poli com a universidade é a aula inaugural, uma solenidade que marca o início do primeiro ano de graduação dos cursos de engenharia oferecidos pela instituição. Em 2020, o evento foi realizado no dia 17 de fevereiro, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP. Leia mais.

---

Ingressantes tem aula inaugural com renomado cientista Paulo Artaxo

Para apresentar a importância da atuação do engenheiro nos desafios tecnológicos globais da sociedade, o convidado para dar a aula inaugural aos ingressantes de 2020 da Poli foi o professor  Paulo Eduardo Artaxo Netto, que trabalha com física aplicada a problemas ambientais, principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas. O cientista apresentou, ao longo de sua palestra, quais os desafios para a engenharia em um planeta em mudança rápida e quais são as questões principais em várias áreas do conhecimento. Leia mais.

---

Ao final da Aula Inaugural, os calouros tiram uma foto com toda a turma em frente ao Centro de Difusão Internacional da USP. Acesse as fotos em alta resolução aqui.

---

Calouros visitam laboratórios da Escola

O Tanque de Provas Numérico, o Inovalab@Poli, o Centro de Engenharia de Conforto (CEC) e o Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) foram os locais visitados pelos ingressantes. As fotos podem ser conferidas aqui.

Os calouros também foram recepcionados nos departamentos, e as fotos estão aqui.

---

Ingressantes têm palestra sobre questões acadêmicas da graduação

Na manhã da última quarta-feira, os ingressantes de 2020 da Poli assistiram uma palestra sobre os assuntos que envolvem a graduação. No auditório da Administração, o professor Augusto Neiva, presidente da Comissão do Ciclo Básico da Poli, iniciou a sua apresentação explicando as bases do curso na Poli, que preza por uma formação conceitual em engenharia, e sólida em ciências fundamentais, essenciais para garantir uma flexibilidade ao futuro engenheiro em sua atuação profissional. Leia a matéria completa aqui.

---

Saiba como funciona o intercâmbio na Poli durante a graduação

Durante a semana de recepção dos calouros de 2020, a Poli realizou palestras dando um panorama de como funcionam os intercâmbios e a mobilidade acadêmica internacional na faculdade. Leia mais.

---

Dia-a-dia na Poli

Diretoria oferece almoço aos calouros da Poli no restaurante central da USP

No final da manhã desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a Diretoria da Poli ofereceu um almoço aos ingressantes de 2020 dos cursos de engenharia da Escola. A refeição, que teve o intuito de promover a integração dos novos alunos com os espaços da universidade, aconteceu no Restaurante Central do campus. Enquanto esperavam na fila, os estudantes presentes contaram que estão gostando muito da Semana de Recepção preparada pela Escola, com a Atlética da Poli tendo destaque entre os melhores momentos. Acesse as fotos aqui.

---

Cerca de 500 engenheiros colaram grau na última semana

A Poli realizou, no dia 14 de fevereiro, as cerimônias de colação de grau dos 498 alunos formados em 2019 e nos semestres anteriores, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

---

Conheça os Melhores Alunos da Poli de 2019

Ao longo das cerimônias de  foram entregues as premiações que reconhecem o desempenho acadêmico dos alunos, tradicionalmente realizada todos os anos. Veja aqui a lista completa de premiados.

---

RCGI realizou Workshop para procurar ideias para novos projetos de pesquisa

Em busca de ideias para novos projetos de pesquisa frente aos desafios relacionados à captura de carbono e à transição para uma matriz energética mais limpa, um grupo seleto pesquisadores e especialistas reuniu-se nos dias 12 e 13 de fevereiro em um workshop na sede do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), no campus da USP. Leia mais.

---

Programa de mestrado profissional em inovação na construção civil está com inscrições abertas

Até o dia 8 de março, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do ConstruInova, Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrado no âmbito do Departamento de Engenharia de Construção Civil. Leia mais.

---

Poli na mídia

Jornal da USP: Inteligência artificial agiliza busca pela inovação em biblioteca

18/2/2020 – Ao contrário de perderem importância, as bibliotecas ganham ainda mais com as novas tecnologias. Na Faculdade de Odontologia (FO) da USP, um projeto vem refinando as buscas por conhecimento por meio da utilização de um sistema de Inteligência Artificial (IA).  Leia mais.

---

Professor Luis Sánchez comenta projeto de lei que deixa Estados definirem regras sobre licenciamento ambiental

19/02/2020 – O projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que tramita na Câmara, pretende dar carta branca para que cada Estado do País defina, de forma independente, quais serão as regras de seus processos de licenciamento. Leia mais.

---

Jornal da USP: Banco de dados acústicos ajuda a monitorar vazamentos de gás no oceano

18/02/2020 – “Vazamentos, geralmente, formam uma pluma de bolhas que faz barulho ao ser gerada sob a água. Nossa meta é conhecer a ‘assinatura’ dos ruídos das plumas de bolhas para poder detectá-las, quantificá-las e diferenciá-las de outros tipos de ruído”, explica Linilson Rodrigues Padovese, coordenador desse projeto no RCGI. O professor também faz parte do Laboratório de Acústica e Meio Ambiente (Lacmam) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli. Leia mais.

---

Agenda

Poli recebe palestra sobre “Ecole Nationale Supérieure de Chimie” no dia 10 de março

O evento de apresentação de oportunidades na instituição francesa será realizado na terça-feira, 10 de março, das 11h30 às 13h30, na Sala de Videoconferência do prédio da administração da Poli.

---

Alunos de graduação

Serviço de Relações Internacionais da Poli abre inscrições para programas de intercâmbios 

Poderão se candidatar os alunos de graduação, regularmente matriculados na Poli e ingressantes pelo vestibulares FUVEST/SISU em 2016 e 2017 para os programas de intercâmbios. As inscrições serão aceitas durante o período de 03/02/2020 até 28/02/2020 às 12h00. As candidaturas  devem ser realizadas exclusivamente pelos sistemas Intranet e Mundus até o meio dia de 28 de fevereiro. Acessem o edital 1248 para outras informações. 

---

Alunos de pós-graduação

Estão abertas as inscrições para o Programa de Cooperação de Formação Didático-Pedagógica USP/UNIVESP para alunos de pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP divulgou que as inscrições estão abertas até 26 de fevereiro. O Programa é uma parceria entre a USP e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) que visa a formação didática e pedagógica dos estudantes de Pós-Graduação da USP na modalidade de educação a distância (EaD), visto ser esta modalidade de ensino cada vez mais presente na carreira docente. O Programa destina-se a oferecer, em um ambiente prático e teórico, a formação para essa modalidade de ensino e destina-se, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação, cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, da Universidade de São Paulo. Confira o edital e o link para as inscrições.

Está aberta a chamada de propostas de doutorado e pós-doutorado da IDEX Université Grenoble Alpes (França)

Até 9 de março, estão abertas as inscrições à Chamada de Propostas de Doutorado e Pós-Doutorado da IDEX Université Grenoble Alpes (França) - International Strategic Partnerships 2019/2020. A iniciativa de excelência em pesquisa é voltada a projetos que promovam as parcerias estratégicas internacionais da instituição francesa com várias universidades, inclusive a USP. Os doutorandos e pós-doutorandos interessados em desenvolver projetos conjuntos na mais diversas áreas do conhecimento, podem inscrever-se em http://projects-call.univ-grenoble-alpes.fr. Confira o edital, e em caso de dúvidas o e-mail de contato é o dpo@univ-grenoble-alpes.fr

Palestra “Seja um empreendedor ao final da Pós-Graduação” será realizada em 24 de  março na Arena Santander USP 

O Professor Fabio Kon (IME-USP), coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP, irá abordar a importância do Empreendedorismo de alta-tecnologia para o país e apresentar o programa PIPE da FAPESP que financia projetos de pesquisa em startups e pequenas empresas no Estado de São Paulo. O evento é aberto e gratuito, e tem a emissão do certificado. Para se inscrever, acesse o link

CAPES lança edital de bolsas para Programa Doutorado Sanduíche

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior publicou o Edital PRPG 03/2020 - PDSE CAPES. Outras informações sobre as candidaturas o link

Estão abertas as inscrições para as vagas e oportunidades de bolsas para os cursos de mestrados na Europa no EIT Digital  

Até 17 de abril, estão abertas as inscrições às vagas e oportunidades de bolsas nos cursos de mestrado pan-europeu do European Institute of Innovation & Technology (EIT Digital – Diversos Países). Os cursos têm duração de dois anos e os estudantes podem estudar nas faculdades da Europa.  Outras informações, acesse o link.

RWTH Aachen University (Alemanha) oferece bolsas de pesquisa para doutorandos

Até 31 de março, estão abertas as inscrições ao programa de bolsas de pesquisa de doutorado e pós-doutorado na RWTH Aachen University (Alemanha). O “Programa de Oportunidades de Pesquisa Avançada” oferece bolsa de viagem e bolsa mensal de estudos por um período de até 6 meses.

Embaixada da França no Brasil oferece bolsas de cofinanciamento de doutorado em cotutela

Os projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de seis meses ao ano, durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado. O financiamento adicional, no valor mínimo de 750 euros por mês, deve ser garantido por uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail phd@campusfrancebrasil.com.br por um coordenador de projeto que trabalhe em um estabelecimento de ensino superior e/ou de pesquisa, público ou privado, brasileiro ou francês, até o dia 16 de março de 2020 (12h - horário de Brasília). A lista de documentos está disponível no edital.

Estão abertas as inscrições para os programas de mestrado na Universidade de Lausanne (Suíça)

Os programas de mestrados oferecidos pela Université de Lausanne (EPFL – Suíça) tem possibilidade de bolsas aos estudantes internacionais. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de abril, e todos os 25 programas de mestrado oferecidos pela EPFL são elegíveis para bolsas de mestrado. Para outras informações, acesse EPFL Excellence Scholarships e em caso de dúvidas, escreva para student.services@epfl.ch.

Politécnico di Torino oferece bolsas de doutorado no âmbito da Rede Magalhães

Até 15 de março, a instituição italiana recebe as inscrições ao seu programa de bolsas de doutorado, no âmbito da Rede Magalhães, nas áreas centrais de Engenharia, Arquitetura e Design. As bolsas são reservadas a candidatos latino-americanos com diploma de mestrado.

Para acessar os detalhes sobre todos os procedimentos de candidatura, acesse a carta oficial do programa de bolsas e o site da renomada instituição parceira. Os interessados podem entrar em contato com o sr. Roberto Zanino pelo roberto.zanino@polito.it.

---

Docentes

Univesp abre inscrições para professores conteudistas para o segundo semestre de 2020

As inscrições para o credenciamento de docentes interessados em desenvolver disciplinas na modalidade EaD (ensino a distância) já estão abertas. Confira o edital e o formulário de inscrições. Para outras informações, acesse o site da Univesp

Universidade de Viena oferece vagas para mobilidade de docentes

Até 15 de março, estão abertas as inscrições ao Teaching Mobility Program da University of Vienna (Áustria). Trata-se de um programa de curta-duração, para o qual são convidados professores de Humanidades, Direito, Ciências Sociais e Ciências Biológicas. O ensino compreende um curso universitário inteiro (30 horas de contato na sala de aula). A duração da estadia deve ser de pelo menos 3 semanas e – devido a restrições legais – não deve exceder 90 dias. Os candidatos convidados receberão um contrato de trabalho com a University of Vienna. Além disso, as despesas de viagem serão reembolsadas até um limite de 2.000 euros. Seguem mais informações e o link do formulário que podem ser encontrados no site. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email staffmobility@univie.ac.at.

---

Bolsas, cursos e editais

Data Science for All abre vagas para estudantes interessados em ciências de dados

Até 21 de fevereiro, estão abertas as inscrições ao Data Science for All, que traz ao Brasil Ciência de Dados e Inteligência Artificial entre março e maio. O programa – lançado pelo SoftBank, Microsoft e Correlation One – é ministrado por uma equipe de especialistas mundiais em ciência de dados da Harvard University e do MIT. Os participantes do programa aprenderão habilidades práticas em ciência de dados, construirão uma rede profissional importante e encontrarão empregos nas mais inovadoras empresas latino-americanas. Inscreva-se pelo site oficial do programa: Data Science for All.

Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil está com inscrições abertas

Até o dia 8 de março, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do ConstruInova, Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Poli, ministrado no âmbito do Departamento de Engenharia de Construção Civil. Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu gratuito, voltado aos profissionais atuantes no setor, e com ênfase nas áreas de pesquisas, desenvolvimento de produtos e processos inovadores, seja em empresas públicas ou privadas. Outras informações entre no site e para atendimento entre em contato pelo e-mail: eliany.funari@usp.br.  

Bolsas para cursos de idiomas para alunos de graduação e pós

O Poliglota, uma escola de idiomas do Grêmio Politécnico, está recebendo inscrições para o Edital de bolsas para seus cursos de idiomas, voltado aos alunos da Poli, dos cursos de idiomas francês, alemão, espanhol, inglês e italiano. As inscrições vão até 6 de março, e os critérios levados em conta estão no edital, que pode ser acessado nos links http://bit.ly/Extensivograd e http://bit.ly/Extensivoposgrad.

Universidade Livre de Bruxelas oferece bolsa para aperfeiçoamento em francês

Até 13 de março, estão abertas as inscrições para bolsas para cursos de aperfeiçoamento em francês para um estudante brasileiro, promovida pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). O curso será durante o verão europeu, de 17 de julho a 7 de agosto. O edital está em francês, e é aberto aos estudantes com um nível mínimo A2 na língua francesa. Para quaisquer dúvidas, escreva para e.meunier@alac-wbi.be.

Instituições ligadas à gestão do Rio Paraíba do Sul lançam programa de fomento à pesquisa 

O Comitê Médio Paraíba do Sul e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul convidam instituições de ensino superior para participarem do Programa de Fomento à Pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos. As inscrições vão até 6 de abril, confira o edital.

---

Quadro de avisos

Cursos presenciais de inglês, exames Toefl e plataforma My English Online estão suspensos

A AUCANI informou que, devido ao contingenciamento do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) pelo Governo Federal em maio de 2019, os cursos presenciais, assim como os exames Toefl, ofertados pelo Programa foram suspensos, e a plataforma do My English Online foi encerrada em dezembro de 2019. Serão mantidos os cursos presenciais do AUCANI Idiomas para a comunidade USP. Outras informações pelo e-mail aucani.idiomas@usp.br.

---

Vivência universitária

Anfiteatro Camargo Guarnieri recebe concerto gratuito da Osusp

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) recebe os calouros de 2020 com uma apresentação gratuita, dia 21 de fevereiro, sexta-feira, às 12h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Serão distribuídas 400 senhas a partir das 12h. O concerto traz obras de Newton Carneiro, Heitor Villa-Lobos, Sergei Prokofiev e Wolfgang Amadeus Mozart, sob a regência de Luís Gustavo Petri, criador e regente titular da Sinfônica de Santos desde 1994.

INPE realiza workshop sobre “First Galileo Solar Space Telescope”

O evento será realizado no auditório do LIT, um dos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, de 16 a 18 de março. A Galileo (Galileo Solar Space Telescope, GSST) fornece medidas do campo magnético na superfície solar e nas camadas mais baixas de sua atmosfera, dentro de um esforço internacional para entender a evolução da Heliosfera. O intuito do workshop é preparar para uma análise formal da missão GSST, incluindo a possibilidade de realização técnica e programática dos conceitos selecionados (Fase 0/A) que deverá ocorrer de maio/2020 a novembro/2020. O evento é uma oportunidade para os acadêmicos de pós-graduação acompanharem a concepção de uma missão espacial científica. O número de participantes é limitado, e não será cobrada taxa de inscrição. Outras informações sobre o evento em: http://www.inpe.br/gsst/

Centro MariAntonia convida para exposição de Re Velando 

O centro universitário MariAntonia da USP, que fica na rua Maria Antônia, na Vila Buarque, está realizando a exposição de “Re velando”, composta por imagens de dois grandes fotojornalistas brasileiros que retratam o período da ditadura militar: Luiz Humberto e Orlando Brito. Com entrada gratuita, a exposição vai de até 23 de fevereiro. Confira aqui as informações.  

Cinusp apresenta a 8ª edição da mostra “ Para Gostar de Cinema” até 6 de março

Os filmes selecionados, de 12 diferentes países, são notáveis pelo seu apelo visual, sonoro e narrativo, com impacto emocional e sensorial. Veja mais informações no site do Cinusp.

Inscrições abertas para o 8º Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais

As inscrições são gratuitas, e o evento se destina a profissionais da construção civil. A programação prevê a realização de apresentações e debates sobre temas como normalização relativa às instalações hidrossanitárias e de águas pluviais, qualificação de mão de obra, qualidade e avaliação dos serviços, entre outros. O workshop será no dia 12 de março das 9h às 12h30, na FIESP. Veja a programação no link. Outras informações e inscrições no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.