Edição 28 fevereiro.2020

Nº 07/2020

Notícias

No Sambódromo, carnaval populariza tema da indústria 4.0 com apoio da universidade

Para Marcos Barreto, professor da Poli, a principal mensagem é a da importância da educação para enfrentar as mudanças da quarta revolução industrial

Com objetivo de popularizar a indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, a Rosas de Ouro escolheu a inovação tecnológica como atrativo para os desfiles do Carnaval 2020 de São Paulo, juntamente com o enredo Tempos Modernos. 

Para tal feito, a escola de samba se aliou a importantes centros de pesquisa, como a Escola Politécnica da USP, o Centro Universitário FEI, o Instituto Mauá de Tecnologia e o Insper. “A universidade está muito engajada para este Carnaval, com uma mensagem importante: das mudanças que estão acontecendo na indústria 4.0”, comenta Marcos Barretto, professor da Poli. Leia mais.

---

Professores da Poli integram diretoria do Instituto Brasileiro de Concreto para o biênio 2019-2021

Os professores da Poli, Paulo Helene e José Tadeu Balbo, fazem parte da nova diretoria do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) para o biênio 2019-2021. A equipe foi eleita em dezembro de 2019, e os professores da Poli ocuparão os cargos de presidente e diretor técnico, respectivamente. Leia a notícia completa aqui.

---

Professor da Poli é premiado por associação americana de engenheiros que atuam com equipamentos de ar-condicionado

O professor  Antonio Luis Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, foi reconhecido pelo seu papel de destaque entre os associados pelo braço brasileiro da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers), com a premiação na categoria Fellow no dia 1º de fevereiro de 2020  em Orlando, na Flórida. 

A ASHRAE é uma associação global com mais de 57.000 membros, presente em 132 países. Foi fundada em 1894 por engenheiros em Nova York com a missão de desenvolver o mercado de ar-condicionado e refrigeração, e promover um mundo mais sustentável. Leia mais.

---

Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) completou 85 anos nesta semana

Na última terça-feira, dia 25 de fevereiro, a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) completou 85 anos. Os integrantes ressaltam que a organização estudantil é a mais antiga associação de ex-alunos em atividade contínua. Em comemoração à data, a AEP convidou dois politécnicos renomados para dar um depoimento sobre a instituição. Leia mais.

---

Poli na mídia

Roberto Marx, professor da Poli, fala sobre a entrada de empresas de carros elétricos no Autoesporte

Roberto Marx, professor do Departamento de Produção da Poli,  comenta a instalação de uma fábrica da Tesla no Brasil, conforme anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, que confirmou ter  planos para a implantação no Brasil. "O mercado local será muito pequeno para um produto com esse preço", explicao professor Roberto Marx. "Quando uma fábrica decide vir, ela tem uma série de benefícios, como a isenção de alguns impostos, mas mesmo assim seria difícil justificar a instalação de uma fábrica para atender esse mercado reduzido." Para ler a notícia completa acesse o link.

---

Agenda

Poli recebe palestra sobre duplo diploma de pós-graduação com a Universidade de Houston

A Poli receberá, no dia 3 de março, terça-feira, às 11h, uma palestra de divulgação de oportunidades de duplo-diploma de mestrado e doutorado, e colaboração em pesquisa entre a Poli e a University of Houston, com a professora Debora F. Rodrigues, da universidade americana. O evento é aberto e destinado a docentes e alunos de pós-graduação. Será realizado no Anfiteatro da Engenharia Química (Priscila Aya Shimizu), que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco-19 (piso superior). Leia mais.

Agência USP de Inovação realiza seminário sobre pesquisa e inovação com agência internacional da Bélgica

O objetivo do seminário é promover a articulação entre a pesquisa acadêmica e o mercado, de casos de estudos de pesquisadores, startups e eco-sistemas inovadores da Bélgica e do Brasil, assim como a apresentação de oportunidades de financiamento. O evento será realizado na sala de Congregação da FEA-USP, no dia 9 de março, das 14h às 18h, é gratuito e aberto, e terá  emissão de certificado. Para se inscrever, acesse o link.

Pesquisador dos EUA realiza palestra na Poli sobre desenvolvimento e otimização da cadeia de suprimentos

O Centro de Inovação em Sistemas Logísticos (CISLOG) da Poli realizará a palestra “Analysis of a New Alternative Fuel Supply Chain Development and Optimization Modeling of Freight Transportation/Logistics”, ministrada pelo professor Seckin Ozkul, da University of South Florida (EUA). O evento gratuito acontecerá no dia 16 de março, das 11h às 13h, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no Prédio da Administração da Poli. A palestra será realizada inglês, e não haverá tradução simultânea. Para se inscrever, acesse o link. Em caso de dúvidas , entre em contato pelo e-mail cislog@usp.br. O Cislog é coordenado pelos professores Hugo Yoshizaki, do Departamento de Engenharia de Produção, e Claudio Barbieri da Cunha, do Departamento de Engenharia de Transportes.

---

Alunos de graduação

Poli Júnior abre inscrições para o processo seletivo. Alunos podem se inscrever até 3 de março. 

A empresa júnior da Poli já iniciou o processo seletivo de 2020. Dividido em cinco etapas — palestras, pré-seleção, dinâmica, case e entrevista, o período de inscrições vai até 3 de março, e qualquer aluno da Poli pode participar. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online disponível aqui. As palestras, primeira parte do processo após o formulário, vão acontecer dia 28 de fevereiro às 11h ou ás 17h, e dia 3 de março, às 11h ou às 17h. Para outras informações, acesse o link.

Núcleo de Empreendedorismo da USP realiza Festival sobre o tema na universidade 

O Festival de Empreendedorismo da USP será uma semana de atividades temáticas sobre inovação e tecnologia, e contará com . Terá a presença dos profissionais da NuBank, QuintoAndar, 99, Neon, Loggi, Yellow, Revelo, SumUp e muitos outros compartilhando experiências profissionais e falando sobre como se destacar no mercado. Temas como Marketing Digital, Smart Cities e UX Design; mesas redondas com debates sobre Data Science e investimento em startups serão apresentados no evento. A programação Tudo isso vai acontecer em diferentes institutos da USP, de 9 a 13 de março, confira a programação no link e se inscreva aqui.

Grupo Turing  abre inscrições para o processo seletivo 

O grupo de extensão da USP que se reúne para estudar tópicos de Inteligência Artificial está com processo seletivo aberto neste semestre. O processo contará com quatro etapas, incluindo um case técnico. Para participar se inscreva no neste formulário  e para outras informações visite a página do evento.

---

Bolsas, cursos e editais

Banco Interamericano de Desenvolvimento abre inscrições gratuitas para o curso de gestão de riscos em projetos 

As aulas são destinadas aos empreendedores, gestores do setor público ou privado, empresários de todos os portes, profissionais autônomos e estudantes universitários que desejam iniciar ou aprimorar sua jornada adquirindo conhecimentos sólidos sobre como gerenciar riscos em negócios com conteúdo previsto para cinco semanas, em média são seis horas semanais. O curso é online, todo em português, com início em 16 de abril. O aluno pode cursar no seu tempo, desde que complete em até 4 meses. Para outras informações e se inscrever acesse o site.

---

Vivência universitária

“Das Cidades Inteligente às Cidades Afetivas” é tema de evento na Arena Santander

No dia 16 de março, será realizada a palestra com a doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, Vivian Blaso, que irá trazer uma reflexão colaborativa a respeito de qual futuro a sociedade quer construir frente aos desafios do século XXI. O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificado.Para se inscrever, basta acessar o link.

AUCANI inaugura Escritório de Recepção Acadêmica

O evento de inauguração será no dia 2 de março, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, e nele serão recebidas as delegações estrangeiras e nacionais que visitam a USP. O Escritório também promoverá, assim como os escritórios internacionais locais, o atendimento presencial para recepção e orientação a alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e professores oriundos de outros países. Além do atendimento presencial, o escritório realizará atendimento virtual para quem busca informações gerais sobre as atividades internacionais da USP (pelo e-mail international.info@usp.br), atuará juntamente com os escritórios internacionais locais na realização de agendamentos junto à Polícia Federal (pelo estrangeiros@usp.br) e coordenará o programa de voluntariado USP iFriends (pelo ifriends@usp.br).

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.