Edição 6 de março.2020

Nº 08/2020

Notícias

Mais de cem alunas de ensino médio visitarão a Poli no próximo sábado

Amanhã, dia 7 de março, cerca de 130 alunas de ensino médio visitarão laboratórios da Poli, e serão recebidas por alunas e professoras. O evento está sendo organizado pelos Centros Acadêmicos, organizações de estudantes, com total apoio da Diretoria da Escola, e faz parte da programação do mês da mulher da Poli-USP.

As jovens serão recebidas na manhã do sábado, a partir das 9h, pela diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, e por outras docentes de diferentes áreas da engenharia, como química, de produção, mecânica, elétrica, naval, civil, ambiental, entre outras. 

Além de almoçar no bandejão da USP elas visitarão, tanto no período da manhã quanto à tarde, os seguintes laboratórios: Centro de Engenharia de Conforto, Tanque de Provas Numérico, Laboratório de Tecnologia de Pavimentação, Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI), o Hall Tecnológico de engenharia de materiais, o INOVALAB, o Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (GEnBio) e o Laboratório de Engenharia de Alimentos.

---

Área de engenharia civil e de estruturas da USP está entre as 50 melhores do mundo

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 40 das 48 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado no dia 3 de março. Desse total, 11 áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores, entre elas “Engenharia Civil e de Estruturas”, que ficou na 46ª colocação. Leia mais.

---

Vídeo da Aula Inaugural de 2020, com o cientista Paulo Artaxo, já está no site da Poli

No dia 17 de fevereiro, o o professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, que trabalha com física aplicada a problemas ambientais, deu a Aula Inaugural de 2020 da Poli. O vídeo com a palestra pode ser acessado aqui.

---

FEBRACE: mostra nacional de Ciências e Engenharia receberá uma nova geração de jovens cientistas de todo o Brasil

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2020 será realizada entre 17 e 19 de março, com exposição de mais de 300 projetos, no Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. O evento receberá cerca de 1.200 professores e estudantes finalistas, além dos mais de 5 mil visitantes. Outra novidade deste ano é a exigência de inscrição prévia para visitar a mostra, que continua com entrada franca, para um melhor mapeamento de impacto. Leia mais.

---

Poli na mídia

USP e Bike Sampa disponibilizam bicicletas compartilhadas na Cidade Universitária

Foram inauguradas, no dia 5 de março, as 18 estações do Bike Sampa, projeto que opera desde 2018 na capital paulista. A expectativa é que o serviço atenda aproximadamente cinco mil pessoas por dia. 

Na cidade de São Paulo, o Bike Sampa disponibiliza 2.600 bicicletas e possui 260 estações localizadas perto de terminais de transporte público e áreas com grande movimento. O sistema é operado pela Tembici e patrocinado pelo Itaú Unibanco.

Leia a notícia completa aqui.

Presente em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife), além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, a Tembici é uma empresa que nasceu dentro da USP.

Um de seus fundadores, o engenheiro mecatrônico Mauricio Villar, idealizou um sistema de compartilhamento de bicicletas em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), defendido em 2009, na Poli.

Após a conclusão do curso, o projeto foi apresentado à Prefeitura do campus, que apoiou institucional e financeiramente seu desenvolvimento e implantação na Cidade Universitária. Assim, o PedalUSP foi inaugurado em 2011 e contava apenas com duas estações – uma na estação Butantã do Metrô e outra na Portaria 1 – e 16 bicicletas que realizavam mais de 250 viagens por dia.

“O PedalUSP abriu as primeiras portas e iniciou um caminho que nos trouxe até aqui. Hoje, temos 16 mil bicicletas na América Latina e estamos transformando as cidades. Espero que a USP continue a estimular projetos assim, porque é daqui que sai a inovação do Brasil, é daqui que saem as novas coisas que mudam a vida das pessoas”, ressaltou Villar.

Villar também agradeceu o apoio de todos os professores da Poli, em especial, de Marcos Barretto, que foi seu orientador no TCC, e Antonio Marcos de Aguirra Massola, que, à época, ocupava o cargo de prefeito do campus.

---

Conheça o microcomputador do tamanho de uma moeda feito no Brasil

03/03/2020 – Ideia do projeto é fomentar a inovação por meio de sistemas e hardwares de código aberto Do tamanho de uma moeda de 25 centavos, o “Pulga” é um microcomputador de placa única que promete aplicações no universo de Internet das Coisas (IoT) e o aprimoramento da produção de tecnologias de sistemas e hardwares abertos no Brasil. Leia mais.

Professor Marcos Simplício defende que profissionais de cibersegurança devem atuar em todo o ciclo de um sistema

02/03/2020 – Uma reportagem do Jornal O Estado de Minas abordou o mercado de cibersegurança, e ouviu o especialista da Escola Politécnica (Poli) da USP, professor Marcos Antônio Simplício Júnior, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Leia mais.

---

Dia-a-dia na Poli

Professores da Poli participam de treinamento em técnicas inovadoras de ensino

No dia 3 de março, terça-feira, alguns professores da Poli participaram do “Workshop hands-on sobre Aprendizagem Invertida (flipped learning)” com o professor americano, Robert N. Talbert, sobre aprendizagem invertida, uma técnica que ensino que visa melhorar o aproveitamento dos alunos no ensino superior. Leia mais.

---

Agenda

Palestra sobre a “Ecole Nationale Supérieure de Chimie” foi adiada

A apresentação da universidade de  Chimie não ocorrerá na data prevista de 10 de março, pois os representantes da mesma no exterior foram aconselhados pelas autoridades competentes a não viajarem neste período. O Serviço de Relações Internacionais da Poli comunicará quando houver nova data.

Poli recebe palestra internacional sobre desenvolvimento e otimização da cadeia de suprimentos

O Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Poli realizará a palestra “Analysis of a New Alternative Fuel Supply Chain Development and Optimization Modeling of Freight Transportation/Logistics”, ministrada pelo professor Seckin Ozkul, da University of South Florida (EUA). O evento acontecerá no dia 16 de março de 2020, das 11h às 13h, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi.

---

Quadro de avisos 

Hospital Universitário (HU) divulga nota de esclarecimento sobre Coronavírus para a comunidade USP

Entre as informações divulgadas nesta quinta (05), estão explicações sobre medidas de proteção, viagens internacionais, recepção de visitantes estrangeiros, grupos de risco e outras. No material, é esclarecido que o COVID-19 é um novo vírus com alta capacidade de transmissão porém com baixa porcentagem de casos graves, restrita a idosos e pessoas com outros problemas de saúde. Para acessar a nota completa, clique aqui. As informações também estão disponíveis no site do HU e SAU. Em caso de dúvidas, é recomendado procurar um desses órgãos.

Grupo de extensão Concreto Poli convida alunos para participarem de seu processo seletivo

O grupo de extensão da Engenharia Civil convoca estudantes que tenham interesse por concreto e suas tecnologias, trabalho em grupo e colocar a mão na massa. “Somos um grupo novo, em expansão, à procura de pessoas com desejo de fazer a diferença”, dizem no convite. Além disso, eles participam de diversas competições do IBRACON. As inscrições ficam abertas até o final do dia 8 de março, por meio link.

Pró-Reitoria de Pesquisa promove mais uma edição do treinamento remoto GIP Day São Carlos para interessados em gestão administrativa e de recursos

O objetivo é a capacitação de usuários para o sistema GIP (Gestão da Informação de Projetos), utilizado para gestão e prestação de contas dos auxílios financeiros extraorçamentários. O evento acontecerá dia 31 de março, das 9h às 15h, e será transmitido do Instituto de Física de São Carlos. As inscrições estarão abertas a todos os servidores USP de 9 a 24 de março através desse link. Como as vagas são limitadas (70), ea PRP fará a confirmação com os servidores inscritos.

---

Bolsas, cursos e editais

FAPESP e a universidade francesa anunciam chamada para projetos

Está aberto o processo de apoio e seleção de projetos de pesquisa colaborativos, primeira chamada de propostas lançada no âmbito do acordo de cooperação entre a Fapesp e a Université de Lyon, na França,. O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores vinculados à instituição francesa e instituições de ensino superior ou pesquisa do Estado de São Paulo. A chamada está aberta a propostas em todas áreas. Na FAPESP, as propostas seguirão as regras de financiamento relativas à modalidade Auxílio à Pesquisa. A data limite para o recebimento de propostas de projetos é 8 de abril. 

Mudança no cronograma do Edital Programa USP Municípios  

Confira as alterações no programa de Estímulo às Políticas Públicas dos municípios de São Paulo no link.

---

Internacionalização 

Universidade de Alicante (Espanha) abre inscrições para bolsas em másteres oficiais para docentes e pesquisadores de países latinos-americanos

O edital conta com o patrocínio do Banco Santander, e tem como objetivo incentivar e potencializar a cooperação universitária entre grupos de pesquisa. As inscrições estarão abertas até o dia 1° de abril de 2020. Outras informações no edital. Outras informações e dúvidas, entre em contato pelo e-mail p.becas@ua.es.

Universidade na Itália abre inscrições para vagas em Máster em Finanças, Seguros e Gerenciamento de Riscos com possibilidade de bolsa

As inscrições estarão abertas até 31 de março, para interessados nas áreas de Engenharia, Economia, Administração, Matemática, Estatística e Física. O curso é uma preparação para ocupações qualificadas no mercado financeiro. O programa é da University of Torino por meio do Collegio Carlo Alberto em parceria com a Compagnia di San Paolo. Para outras informações, acesse a chamada oficial ou o site oficial.

Feira Estudantil EuroPós Brasil 2020 será realizado em São Paulo e Rio de Janeiro 

O público-alvo são os interessados em assuntos internacionais em instituições de Ensino Superior, doutorandos, pesquisadores e estudantes interessados em estudar na Europa. Em São Paulo, o evento acontece nos dias 7 e 8 de março, já no Rio de Janeiro os dias são 10 e 11 de março. O evento é gratuito para inscrições acesse o site

---

Vivência universitária

Estão abertas as inscrições para palestra sobre "Emergência climática em vez de redução de emissões”, com o professor  Paulo Artaxo

A aula inaugural é voltada para os Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) e em Energia (PPGE). O evento acontecerá Auditório do IEE-USP no dia 9 de março das 9h às 12h, o objetivo da aula inaugural é apresentar aos alunos dos dois programas e da comunidade uspiana o quadro atual da emergência climática frente às perspectivas de redução de emissões e adaptação aos eventos extremos. As inscrições podem ser feitas aqui.

Institutos da USP promovem seminário “Mudanças Climáticas Pós COP 25 - Perspectivas Femininas”

O foco do seminário é apresentar a visão feminina sobre a COP 25 por meio de suas experiências com gestão pública, organizações da sociedade civil, jornalismo e a academia. O evento ocorrerá em 16 de março, às 9h30, no auditório do IEA-USP, e é organizado pelo IEE através do programa Latino Adapta e pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

Biblioteca Brasiliana e José Mindlin (BBM) abre exposição sobre "A Imagem e a Palavra - encontro com Clarice Lispector"

A mostra contará com um grupo de artistas plásticos de diferentes formações que interpretaram, por meio de pinturas, desenhos, cerâmicas e outros suportes, o mundo da escritora. A exposição estará aberta de 6 de março a 28 de abril às 17h, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, na Brasiliana.

USP São Carlos realiza Semana da Pós-graduação da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências, Matemáticas e de Computação 

O evento será realizado entre os dias 9 a 13 de março, e tem o objetivo de promover atividades científicas e culturais para apoiar os alunos dos programas de pós-graduação da Universidade. As inscrições já estão abertas, e confira no site a programação. 

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.