Edição Especial Mês da Mulher - 11 de março.2020

Nº 08/2020

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a equipe de Comunicação da Poli produziu, com o apoio da comunidade, um especial com foco na participação das mulheres no desenvolvimento tecnológico e da engenharia. Este conteúdo será publicado ao longo mês de março, esperamos que todos gostem de ler, tanto quanto nós gostamos de contar essas histórias.

---

Engenharia é coisa de menina? Uma mulher na engenharia?

Por incrível que pareça, essas frases foram ouvidas por muitas meninas e mulheres. Por mais que isso não faça parte da realidade de todos, no último sábado, dia 7 de março, professoras, alunas e engenheiras formadas na Poli conversaram com jovens estudantes para desmistificar a área de engenharia.

O vídeo com as apresentações pode ser acessado aqui.

---

Conheça a trajetória de professoras da Poli

A engenheira atuou grande parte da sua carreira com robótica e visão computacional, e hoje estuda técnicas para que as máquinas aprendam por reforço. Para os alunos, ela explica que esta área abre grandes possibilidades profissionalmente.

---

Filha de pais professores, a jovem Marly Monteiro de Carvalho não queria seguir a carreira docente. Apaixonada pelas exatas no ensino médio, a garota de São Paulo correu para a engenharia buscando uma forma de unir sua vocação com uma trajetória profissional ligada ao mercado e distante do ensino, ao que ela associava a física e a matemática que tanto gostava. A trajetória completa da professora pode ser acessada no site da Poli.

---

Sua trajetória profissional acompanha a incorporação da preocupação ambiental nos projetos de engenharia, aspecto não considerado na época de sua formação. A engenharia não a conquistou à princípio, mas com o desenvolvimento de novos estudos, que exigiram muita dedicação e persistência, ela consolidou sua carreira em uma área hoje essencial para a sustentabilidade.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.