Edição 13 de março.2020

Nº 09/2020

Notícias

Amigos da Poli lançará Edital de Projetos 2020 em evento na Poli

No dia 16 de março das 11h às 13h, no auditório da Engenharia Elétrica da Poli, acontecerá uma roda de conversa da Amigos da Poli. O objetivo do prezado momento é falar sobre o ajudo de financiamentos de projetos e captação de recursos para o desenvolvimento e o custeamento de projetos desenvolvidos na Escola Politécnica. Os Amigos da Poli já possui mais de 30 milhões de reais em patrimônio, mais de 110 projetos apoiadores e 4.500 alunos impactados. Acesse aqui a página do evento.

---

Associação dos Engenheiros Politécnicos cria Clube da Minerva para discutir questões de gênero

A organização é aberta a alunos(as), professores(as) e engenheiros(as) já formados(as), e tem como principal objetivo Incentivar o interesse para formação de mulheres em carreiras na área conhecida como STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). “Acreditamos que a diversidade, em especial a igualdade de gêneros, no mercado profissional promove ambientes mais inovadores com maior potencial de disrupção e, para isto, precisamos de uma oferta mais balanceada de profissionais”. Outras informações no link.

---

FEBRACE será realizada remotamente. Evento presencial foi cancelado

A etapa presencial da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que seria realizada na próxima semana, de 16 a 20 de março, foi cancelada, segundo anunciado pelos organizadores na manhã desta sexta-feira. As atividades serão mantidas, porém serão realizadas à distância, via internet, com explica a coordenadora do evento, a professora Roseli de Deus Lopes, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, explicou como serão feitas as adaptações necessárias por meio de pronunciamento em vídeo.

“Neste momento, mais que antes, é muito importante que nenhum talento seja desperdiçado, precisamos de jovens engajados que queiram estudar ciência, que queiram trabalhar com tecnologia para resolver os grandes desafios que temos e a cada dia aparecem novos desafios”, ressaltou a professora Roseli.

---

Poli na mídia

Professor da Poli, João Amato Neto, fala sobre o curso de Engenharia de Produção ao Guia do Estudante

12/3/2020 - Para contar a trajetória da engenheira de produção Cristina Junqueira, fundadora do Nubank, a reportagem do Guia do Estudante abordou sua formação, realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP, e entrevistou o professor do Departamento de Engenharia de Produção, João Amato Neto. Leia a matéria no link.

Em entrevista à CBN, Marcelo Tas fala sobre mudanças que ele vê na Poli nos últimos 40 anos

Politécnico formado em 1983, Marcelo Tas concedeu uma entrevista à Rádio CBN após ser Patrono da Turma de 2019 dos formandos da Escola Politécnica (Poli) da USP. Ele contou que isso trouxe algumas reflexões sobre como mudou a engenharia e a tecnologia, e ressaltou que há maior diversidade no ingresso da instituição de ensino, o que ele considera uma boa notícia.

---

Dia-a-dia na Poli

Poli integra rede internacional para o desenvolvimento da engenharia automotiva​

Nesta sexta-feira, dia 13 de março, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu a 1ª Conferência ASCENT, que marca a inauguração da rede de mesmo nome. O evento contou com a participação de especialistas internacionais de renome que abordaram os atuais desafios da engenharia automotiva. A rede ASCENT é um projeto de capacitação ERASMUS +, um programa da União Europeia de fomento na área de educação, pesquisa e internacionalização.

O objetivo da ASCENT é a formação de uma rede de laboratórios voltados para a Engenharia Automotiva em universidades no Brasil, México e Argentina. O professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, explicou que o evento é a abertura desta rede, e foi realizado para discutir as tendências do setor automotivo e como indústria e universidade podem colaborar.

---

Agenda

Seminário Internacional da Qualidade do Ar Interior  

será realizado no dia 18 de março

O evento é promovido pela a Associação Brasileira de Refrigeração Ar condicionado ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e ASHRAE Chapter Brasil terá como localização o Teatro da UMC, São Paulo na Leopoldina. O público alvo são engenheiros, arquitetos, técnicos, projetistas e consultores da área de saúde e administração prediais. Para se inscrever acesse o link

Cancelada a palestra internacional sobre desenvolvimento e otimização da cadeia de suprimentos

O Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Poli realizará a palestra “Analysis of a New Alternative Fuel Supply Chain Development and Optimization Modeling of Freight Transportation/Logistics”, ministrada pelo professor Seckin Ozkul, da University of South Florida (EUA). O evento acontecerá no dia 16 de março de 2020, das 11h às 13h, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi.

---

Quadro de avisos 

Estão abertas as inscrições para maior competição de Biologia Sintética do mundo nos EUA

O time de Biologia Sintética da USP, formado por estudantes de graduação, pós e professores da USP, convida  a todos os politécnicos para participar do International Genetically Engineered Machine Competition, criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). No evento, os participantes devem elaborar e gerir um projeto que tenha como consequência final uma aplicação social. Para participar, se inscreva aqui.

---

Bolsas, cursos e editais

Universidade Francesa abre inscrições para bolsas de mestrado

A Avignon Université, na França, está disponibilizando bolsas para estudantes estrangeiros com excelência acadêmica, para obtenção de diploma de mestrado na instituição francesa. As inscrições vão até o dia 31 de março. Para mais informações acesse o link. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail mobilite-in@univ-avignon.fr. 

Estão abertas as inscrições para Mobilidade Internacional do  Programa TOP Espanha Santander Universidade

O programa é voltado para docentes, com o objetivo de proporcionar acesso a diferentes culturas por meio da vivência internacional para a comunidade acadêmica. A Universidade de Salamanca, na Espanha, está disponibilizando bolsas no seu campus. As inscrições online devem ser feitas entre 23 de março e 12 de abril no sistema mundus da USP , confira o edital aqui.

Governo polonês lança ULAM Program com bolsas de pesquisa

As bolsas são oferecidas pela Agência Nacional de Intercâmbio Acadêmico, do Ministério Polonês da Ciência e Ensino Superior que tem como objetivo ajudar pesquisadores doutores estrangeiros em suas carreiras por meio da vivência internacional. O Programa fornece financiamento para uma Bolsa de Estudo que cobre os custos de vida do pesquisador durante sua visita científica na Polônia, que pode durar de 6 a 24 meses. As inscrições vão até 15 de abril. Para outras informações e para se inscrever acesse aqui

Cargill oferece bolsas para desenvolvimento de lideranças na universidade 

O Cargill Global Scholars realizará, a partir de hoje, 13 de março, um circuito de palestras presenciais e online sobre as bolsas que oferece para desenvolvimento de futuras lideranças. Leia mais no link

Grupo Coimbra anuncia bolsas para jovens docentes e pesquisadores da América Latina

O programa de bolsas concedidas pelo Grupo Coimbra é destinado para jovens docentes e pesquisadores das universidades da América Latina, e a iniciativa visa subsidiar visitas de pesquisa de curto prazo por meio de intercâmbio acadêmico. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março. Para outras informações, acesse a página oficial do Grupo Coimbra.   

Estão abertas as inscrições para o edital de propostas de projetos entre o Institut Pasteur International network, Fiocruz e a USP

O objetivo do programa é facilitar a colaboração em áreas prioritárias de pesquisa e saúde pública. As propostas devem apresentar em suas equipes ao menos um pesquisador de cada instituição. Para se inscrever, o candidato deve fazer o processo via internet pelo Sistema  Mundus  até o dia 10 de maio, e consulte o edital para saber mais informações. Em caso de dúvidas, consulte o link.

---

Vivência universitária

USP realizará maior estudo sobre hábitos alimentares no Brasil

“O Nutrinet se propôs a ser o maior estudo de acompanhamento de pessoas já realizado no Brasil, com o objetivo de acompanhar por dez anos pelo menos 200 mil pessoas”, explica Maria Laura Louzada, professora do Departamento de Nutrição da FSP-USP e pesquisadora do Nupens, em entrevista ao Jornal da USP no Ar. Sendo totalmente virtual, com cadastro feito no site nutrinetbrasil.fsp.usp.br, qualquer brasileiro acima de 18 anos, residente nas 27 unidades da federação, pode participar, mediante resposta de um questionário que vai coletar informações como alimentação do dia anterior, histórico de doenças e escolaridade.

Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) realiza evento sobre tecnologias de displays 

O evento será realiza no dia 14 de março, e terá dois tutoriais apresentados por especialistas dos EUA, que falarão sobre os temas: “Introduction to Quantum Dots”e “Fundamentals OLED lighting Science and technology”. No Simpósio de C&T, haverá cinco apresentações e considerações formuladas por pesquisadores brasileiros dos setores acadêmico, institutos de pesquisa e indústria. Para se inscrever, acesse o link e outras informações aqui.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.