Edição 27 de março.2020

Nº 11/2020

Amigos da Poli lançam Edital de Combate ao COVID-19

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli lançou hoje, 27 de março, um Edital de Combate ao COVID-19, que receberá projetos até dia 4 de abril de 2020, às 23h59min, por meio do e-mail combatecovid@amigosdapoli.com.br. “Queremos ajudar o Brasil a atravessar esta crise com o menor impacto possível, e sabemos que a engenharia é um meio”. Leia mais.

---

FAPESP financiará pesquisas para o combate ao coronavírus 

A fundação está lançando duas chamadas de propostas no valor de 30 milhões de reais para iniciativas de pesquisa ao combate da COVID-19 e estimular micro e pequenas empresas a desenvolver projetos que resultem em inovação tecnológica voltadas para o diagnóstico e tratamentos dos doentes. A primeira chamada está oferecendo 10 milhões de reais para redirecionar pesquisas já em andamento, nas modalidades Temático e Jovens Pesquisadores e em Centros de Pesquisa, inovação e Difusão (CEPIDs) e Centros de Pesquisas em Engenharia (CPEs). Esses projetos de pesquisas devem ter duração de 24 meses e o valor máximo de cada proposta será de 200 mil de reais, o prazo para submissão do projeto é o dia 22 de junho. Confira aqui o primeiro edital.  

Já a segunda chamada oferece uma linha especial de financiamento para Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas no valor de 20 milhões de reais para o desenvolvimento de equipamentos de proteção aos profissionais da saúde, soluções de tecnologias digitais e inteligência para serviços de saúde ou atendimento. Aqui as empresas devem realizar ,em até 24 meses, o desenvolvimento comercial e industrial de produtos ou processos. Cada projeto aprovado levará até 1,5 milhão. O prazo para submissão de propostas é 6 de abril. Confira aqui o segundo edital.

---

Instituições canadenses lançam desafio para criação de respirador mecânico

No âmbito da pandemia do COVID-19, estão abertas, até 31 de março de 2020, as inscrições ao concurso Code life Ventilador Challenge. A Fundação do Hospital Geral de Montreal, em colaboração com o Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill (MUHC) e Agorize, estão lançando o desafio global à inovação. Os participantes podem fazer o projeto individualmente ou em equipe. Para se inscrever para o desafio clique aqui.

---

Coronavírus: Site da Poli reúne curadoria de informações sobre pandemia

Buscamos reunir as informações mais relevantes neste momento de pandemia.

---

Covid-19: guia ensina como conviver com familiares infectados

As medidas ajudam a impedir a propagação da doença para outras pessoas da casa e a desafogar os serviços do Sistema de Único de Saúde, que só devem ser procurados em casos mais graves.

---

Pró-reitorias de Cultura e Extensão e a de Graduação da USP realizam encontros instrutivos de forma digital

O objetivo destes encontros é orientar os docentes que desejam informações para utilizar as ferramentas aplicadas à educação mediada por tecnologias. As atividades estão acontecendo desde o dia 24 deste mês. Para participar do último encontro que será no dia 27 de março sobre “Conhecimento básicos do Moodle”, às 14h30, os interessados devem entrar aqui com a senha: culturadigital.

Departamento de Engenharia de Produção da Poli informa como ficam suas atividades

Os alunos podem encontrar  informações sobre as aulas online, eventos e atividades administrativas. Link para o site aqui.

---

Bolsas

Universidade da Bélgica lança bolsas para pesquisadores estrangeiros  

O serviço público da Valônia (Wallonie-Bruxelles International) está com  inscrições abertas até 24 de abril, para novo programa BEWARE Fellowships 2, que tem como objetivo atrair 75 pesquisadores para as empresas da Valônia, região belga, onde os alunos  poderão trabalhar e estudar já a partir do próximo semestre. As bolsas abarcarão salário, subsídio de mobilidade e custos operacionais. As propostas devem ser enviadas online até 24 de abril ao meio dia (horário de Bruxelas). Para mais informações entre aqui e em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail pierre.demoitie@spw.wallonie.be.

Fundação Estudar abre chamada para o Programa de Bolsas de estudos 

O programa oferece bolsas destinadas aos alunos brasileiros de graduação e de pós-graduação em  universidades do exterior para formação de líderes mundiais. Além da bolsa, os selecionados receberão  orientação, treinamento e terão várias oportunidades de desenvolvimento além de fazerem parte de uma rede de profissionais. Para mais informações  e inscrições clique aqui

---

Suspensões devido ao Covid-19

Programa de Engenharia de Produção suspende edital temporariamente 

Devido às recomendações da Organização Mundial da Saúde referente a pandemia do Covid-19, a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Poli suspende temporariamente o Processo Seletivo PPGEP-USP 2020 (2º quadrimestre). Para outras informações clique aqui.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP suspende atividades temporariamente 

Desde o dia 17 de março, a Biblioteca suspendeu as visitas guiadas, individuais e em grupo consultas ao acervo físico e ao uso das salas de estudos, saguão e auditórios. Em breve serão divulgados novos cronogramas a respeito das programações suspensas. Acompanhe no site

A boa notícia é que a Biblioteca  está disponibilizando parte do seu acervo de forma digital confira aqui. Em caso de dúvidas escreva para bbm@usp.br.

CAPES suspende chamada de programa 

Por meio do Ofício Circular no 2/2020-DRI/CAPES, datado de 18/03/2020, a fundação suspendeu a segunda janela de indicação do Programa PrInt. Isso equivale, na prática, à impossibilidade de contemplados PrInt iniciarem suas atividades em julho e agosto. A janela subsequente, apesar de mantida por ora, viabiliza saídas apenas no mês de novembro (cadastro a partir de 15/09 e mínimo de 45 dias entre cadastro e data de início das atividades). Confira aqui os editais suspensos.

Clínica Odontológica da FO-USP suspende serviços 

Desde segunda-feira, dia 23 de março, os serviços odontológicos da USP foram suspensos tanto para  consultas agendadas como para urgências devido aos surtos do Covid-19. Para mais informações entrar  em contato pelo e-mail recepcao.odontosau@usp.br Para acompanhar as notícias referentes ao vírus clique aqui.

AUCANI presta esclarecimentos sobre suspensão de bolsas temporariamente 

O Ofício AUCANI o27/2020 discorre sobre a prestação de contas referentes às bolsas concedidas através dos seus editais, cujas modalidades foram impactadas pela pandemia do  Covid-19. O ofício apresenta os procedimentos a serem tomados nos casos de bolsistas AUCANI. 

Para saber como ficará o  funcionamento temporário clique aqui 

Outras informações no  site.

---

Universidade

Jornal do Campus libera versão on-line das notícias 

Devido ao  cancelamento das atividades no  campus da USP, o tradicional Jornal do Campus manterá a sua publicação de forma on-line.  

Clique aqui para versão on-line. Os conteúdos serão publicados também no site http://www.jornaldocampus.usp.br/.

Multinacional do segmento educacional libera acervo de livros  

A empresa britânica, Pearson, libera a sua Biblioteca Virtual para a Universidade de São Paulo. Para ter acesso entre no site colocando login: BV_USP@pearson.com  e senha: @Pearson123.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.