Edição 03 de abril.2020

Nº 12/2020

Notícias

Comunidade politécnica cria ações para enfrentar a pandemia do COVID-19

Ventilador Pulmonar INSPIRE, doações de computadores com modem de internet, FAQ da graduação, são algumas das iniciativas apresentadas nesta página. Esperamos poder contar muitas histórias de cooperação e solidariedade aqui, e você pode nos enviar sugestões para comunicacao.poli@usp.br.

---

A Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), com apoio do Grêmio Politécnico e de alunos voluntários, realizou uma ação de arrecadação de computadores para doação à alunos que encontram dificuldade de acesso para acompanhar as aulas de graduação da Poli remotamente neste momento de crise. A campanha teve início em 15 de março e conseguiu, no total, 52 computadores.

Outras informações aqui.

---

Pesquisadores da Poli buscam inovar para enfrentar a crise do COVID-19​

Criamos uma página para reunir as iniciativas de pesquisadores da Poli para ajudar, por meio da ciência e tecnologia, a sociedade brasileira a enfrentar a pandemia de 2020 do coronavírus. Acesse aqui a página.

Tem alguma sugestão? Nos envie para o e-mail comunicacao.poli@usp.br. 

---

A  Comissão de Graduação da Poli produziu um página com respostas para as dúvidas que estão surgindo devido ao oferecimento online de aulas.

"A Diretoria e a CG estão trabalhando para que todos estudantes de graduação da Poli não percam contato com o conhecimento, que possam fazer exercícios e outras atividades, dando continuidade à sua vida acadêmica e com isso promovendo esperança e acreditando no futuro. Isso é de uma riqueza exemplar, se transformando possivelmente em um pilar de sustentação emocional no seu ambiente familiar.

Existem estudantes vulneráveis para os quais a Poli, com o apoio da AEP e do Grêmio, está disponibilizando computadores e acesso à internet. Contamos com o apoio e compreensão de todos os nossos professores para possibilitar que nenhum estudante seja prejudicado pelas circunstâncias que no momento enfrentamos", detalhou a diretoria da Poli. A Página pode ser acessada no link.

---
https://www.poli.usp.br/noticias/20296-so-boas-noticias-sobre-a-covid-19.html

Só boas notícias relacionadas à COVID-19

Em meio a tantas informações e a adaptação de todos à realidade imposta, criamos uma página em nosso site para reunir apenas as boas notícias ligadas ao coronavírus.
Em meio a uma crise como nunca havia se experienciado, emergem inúmeras iniciativas positivas, descobertas incríveis que só poderiam vir à tona em meio a um caos como esse provocado pela pandemia do COVID-19. Acesse a página aqui.

---

Termina amanhã o prazo de inscrição no edital de projetos de combate à COVID-19 do Amigos da Poli

A chamada, em caráter especial, busca dar apoio a projetos que possam ajudar durante esse período de crise e pandemia frente ao Covid-19.  Escute aqui os esclarecimentos da diretora do Fundo, Célia Kano. As inscrições para os projetos vão até o dia 04 de abril, enviem os projetos no seguinte e-mail combatecovid@amigosdapoli.com.br e dúvidas também. Confira as informações no edital para participar.

---

Biblioteca da Poli cria guia educativo para alunos ingressantes 

A Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica (Poli) da USP organizou, para os calouros de 2020, o Guia do Calouro, com instruções para que os alunos possam utilizar os serviços da Biblioteca. No guia, o aluno encontra também como fazer o seu primeiro cadastro que dará acesso livre para uso das bibliotecas ao longo de toda graduação. Acesse aqui o material. 

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

---

Mensagem da Reitoria à comunidade sobre o funcionamento do Hospital Universitário na pandemia do coronavírus

"Nos últimos dias, ocorreram algumas manifestações, com argumentações diversas, colocando suspeições sobre as atividades da USP na área de saúde, notadamente em relação ao funcionamento do Hospital Universitário. Seguem algumas informações para dirimir equívocos e esclarecer que a Universidade de São Paulo (USP) está totalmente comprometida com a sociedade neste momento de crise." Leia nota completa no link.

---

Bolsas,cursos e parcerias 

Núcleo de Empreendedorismo da USP abre inscrições para programa  de pré-aceleração de startups

O projeto StartupLab tem como foco auxiliar empreendedores que possuem ideias e as querem tirar do papel, e está com inscrições abertas até o dia 24 de abril. O público-alvo do projeto são alunos da USP, que receberão orientações de professores, empreendedores de mercado e especialistas. Para se inscrever, o interessado deve preencher formulário aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato com o e-mail startuplabneu@gmail.com 

CNPq lancará chamada de R$ 50 milhões para pesquisas sobre coronavírus

A partir da próxima semana o Governo brasileiro irá financiar pesquisa sobre  novos métodos de diagnóstico, tratamento e interrupção da transmissão no país do Convid-19. Serão destinados R$ 50 milhões pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições científicas, tecnológicas ou de inovação tanto públicas quanto privadas. A Chamada Pública Nacional de Pesquisa em Saúde sobre o Coronavírus será lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Depois de lançada os pesquisadores devem fazer a submissão no prazo de 20 dias.

Instituto japonês abre inscrições para programa tecnológico da informação e comunicação 

O MIRAI Innovation Research Institute, um laboratório de pesquisa em Osaka, no Japão, abriu inscrições até 30 de Abril de 2020 para interessados em participar do programa. Esse dura 12 semanas, irá de setembro a novembro deste ano, e abrange as especialidades de Inteligência Artificial, Robótica, entre outras ligadas a estes temas. O acesso ao formulário, inscrições e informações estão aqui. 

---

Vivência Universitária

Revistas científicas liberam acesso ao público para pesquisa sobre coronavírus

Publicações mais importantes da área de ciências querem contribuir com informações e divulgação de estudos para auxiliar no combate à pandemia. Leia mais.

Programa de Bolsas Schwarzman está com inscrições abertas

O Programa de Bolsas Schwarzman (Estados Unidos - China), para mestrado em Assuntos Globais da Tsinghua University (China), está com as inscrições abertas até o dia 15 de abril. O bolsista integrará uma rede global de jovens líderes, no programa que oferece aos acadêmicos oportunidades de aprendizado por meio de interações de em palestras, um programa de estágio, uma rede de mentores, seminários intensivos e viagens.  Leia mais.

USP leva sua programação cultural para quem está em casa

Frente à pandemia do COVID-19, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão criou o programa “USP Cultura em casa” que disponibiliza os conteúdos produzidos pelos Centros de Cultura da universidade e pelos programas USP comunidade por meio do site. São vídeos, textos, links e muitas outras produções, inclusive inéditas. Os interessados podem conferir aqui.  

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.