Edição 09 de abril.2020

Nº 13/2020

---

Inovações desenvolvidas por pesquisadores da Poli para enfrentar a crise do COVID-19​ estão nesta página

Veja aqui as iniciativas de pesquisadores da Escola Politécnica da USP para ajudar a sociedade brasileira a enfrentar a pandemia de 2020 do coronavírus. 

Quer ver o seu projeto aqui? Nos envie as informações para comunicacao.poli@usp.br.

---

Alunos da Poli recebem modens e computadores para acesso remoto às aulas

Alunos da Poli recebem modens e computadores para acesso remoto às aulas Ontem (8/4) foi realizada a entrega dos kits de equipamentos para acesso remoto às aulas, com modem e computador, para um aluno da Poli. Essa ação foi realizada em conjunto pela Escola, alunos e ex-alunos, e os detalhes desta ação estão no link.

---

Grupo de acolhimento da Poli realizará fórum online para trocas de experiências durante a quarentena

Para que alunos e professores possam compartilhar suas vivências durante este período, o Grupo de Acolhimento da Poli irá promover um fórum de discussão, online, no dia 14 de abril, às 17h, para que os participantes possam compartilhar suas experiências acadêmicas, com estão estudando e lidando com a situação.

Para participar, é necessário se inscrever no link.

---

Quinto comunicado da Reitoria à comunidade acadêmica

"Prezados(as) colegas, Quero expressar meu profundo agradecimento a todos que, de diversas formas, estão garantindo o ambiente de intensa cooperação e trabalho na USP. Já são três semanas de suspensão das aulas presenciais e duas de redução das atividades administrativas nos campi e de incentivo ao teletrabalho". Confira aqui o comunicado oficial aqui.

---

Poli na mídia

G1 apresenta projeto de ventiladores pulmonares da Poli

Frente à pandemia do Covid-19, professores da Escola Politécnica desenvolveram ventilador pulmonar.  O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, Raul González Lima,  especialista na área de engenharia biomédica, coordenador do projeto INSPIRE, explicou para o portal de notícias G1 como estão sendo desenvolvidos os ventiladores pulmonares. Matéria completa aqui

Respirador INSPIRE, desenvolvido na Poli, é destaque em reportagem da Agência Brasil

Uma reportagem da Agência Brasil, publicada no dia 2 de abril, apresentou a iniciativa de pesquisadores da Poli-USP, que desenvolveram o ventilador pulmonar INSPIRE. Leia matéria no link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/pesquisadores-da-usp-criam-respirador-15-vezes-mais-barato.

Poli integra projeto da USP que testa materiais para produzir 1 milhão de máscaras para hospitais

Máscaras que irão para 8 mil profissionais de saúde têm eficiência de até 97% em reter vírus. Também começam testes de máscaras com tecidos de algodão de camiseta, para uso geral O professor Vanderley John, da Escola Politécnica (Poli) da USP, é um dos coordenadores da iniciativa, e explicou ao Jornal da USP que a prioridade é garantir. Matéria completa aqui.

Jornal Nacional apresenta projeto de pesquisadores da Poli, de ventiladores mecânicos de baixo custo

O Jornal Nacional da sexta-feira, dia 3 de abril, abordou o projeto INSPIRE, desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP. Assista à reportagem no link.

---

Notícias

Do laboratório de química à engenharia de alimentos: a trajetória da professora Carmen Tadini

Carmen Cecília Tadini, antes de se tornar doutora em engenharia química e professora titular na Poli, foi uma estudante paulistana que descobriu nas aulas de laboratório o gosto pela química. Concluindo o ginásio da época, a jovem precisava decidir qual caminho seguir no então colegial — seu pai, conhecendo seu interesse particular pela química, viu ali um potencial e sugeriu que a filha ingressasse em um curso técnico daquela área, o que ela acabou fazendo. Leia essa história completa no link.

As contribuições de Inés Pereyra pela microeletrônica na América Latina

Inés Pereyra, hoje professora titular no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, entrega sua origem argentina ao falar, carregando ainda um leve sotaque, mesmo após décadas no Brasil. Física de formação, Inés conta que a engenharia surgiu na sua vida durante a graduação. Após trocar a matemática pela física na Universidad de Buenos Aires, a então estudante se deparou com dispositivos semicondutores no seu trabalho de conclusão de curso, e começou a estudar microeletrônica.

Conheça a trajetória da pesquisadora nesta matéria.

---

Centro de Ondas Milimétricas da Poli permite testar e desenvolver tecnologias para o 5G

A Poli possui um laboratório chamado Centro de Ondas Milimétricas (Centro mmW), equipado com apoio da FAPESP, que permite que empresas e grupos de pesquisa possam fazer medidas e desenvolver equipamentos, circuitos e dispositivos de telecomunicação projetados para operar em frequências de até 110 gigahertz (GHz).

Essas frequências, que estão no espectro de ondas milimétricas – variável entre 30 e 300 GHz –, serão usadas na quinta geração das redes sem fio para celulares, a 5G, e em gerações futuras.

“A novidade da rede 5G é que, além de usar todas as frequências utilizadas em outros protocolos de transmissão de dados, também agregará uma nova, próxima de 30 gigahertz”, disse ao Pesquisa para Inovação Ariana Lacorte Caniato Serrano, professora da Poli-USP e coordenadora do Centro mmW. Leia aqui a notícia.

---

Professor da Poli coordena acordo internacional para gestão e compartilhamento de dados climáticos

O professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli- USP, Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa coordena acordo entre instituições de pesquisa brasileiras e o Oak Ridge National Laboratory, do Departamento de Energia dos Estados Unidos

“A soberania do país está relacionada com a capacidade de gerir esses dados, fazer descobertas a partir deles e desenvolver uma infraestrutura brasileira. É importante criar essa competência. Nossa ciência atmosférica é muito avançada e é preciso também capacitação e infraestrutura para trabalhar com grandes volumes de dados atmosféricos, que permitam a gestão e a curadoria integrada, envolvendo desde a aquisição, o processamento, a publicação e até a análise das informações”, disse Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli- USP e coordenador do acordo.

---

Poli Social realizou trote solidário

 A atividade reuniu alunos politécnicos em escola pública de São Paulo para ação em áreas de convivência dos estudantes Anterior Próximo No dia 7 de março, a Poli Social, organização de alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, realizou a 6ª edição do seu Trote Solidário. Veja aqui como foi a Poli Social.

Veja aqui as fotos.

---

Politécnico funda empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de drones

Politécnico funda empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de drones A Xmobots é uma empresa brasileira que cria aeronaves não tripuladas para aplicações de engenharia, agronomia e topografia. Tendo a inovação tecnológica como grande interesse desde a graduação, o politécnico Giovani Amianti usou seu interesse na área para fundar a Xmobots, empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de drones. Matéria completa aqui

---

Quadro de avisos

Estão abertas as inscrições para o edital de Duplo Diploma em Engenharia Química

Poderão se candidatar alunos de graduação regularmente matriculados na Poli, ingressantes no curso de Engenharia Química pela FUVEST e Sisu em 2018. Os interessados devem preencher um formulário na Intranet Poli, salvando o mesmo em formato pdf para anexar no Sistema Mundus, e depois submeter os outros documentos também neste sistema(CV, Projeto Profissional, Histórico Escolar e Inscrição da Intranet, todos os documentos em formato pdf). As inscrições serão aceitas somente entre 8 e 15 de abril de 2020, até as 12h da quarta-feira. Confira edital e faça suas inscrições aqui.

Departamento de Administração da FEA da USP cria Boletim sobre o Covid-19

O projeto, realizado por  professores do departamento, tem o objetivo de apresentar semanalmente análises, pesquisas e iniciativas desenvolvidas, ou em desenvolvimento, conduzidas por professores e parceiros nacionais e internacionais. O departamento soltou o primeiro boletim que pode ser visto aqui. Neste primeiro, além das análises dos professores, têm textos de parceiros da FEA-USP como a Business School Victoria University of Wellington (Nova Zelândia) e da Fudan University (Shanghai/China).

Programa de aceleração de negócios segue com inscrições abertas para entrada de projetos da edição de 2020 

O Starter Business Acceleration selecionará 30 startups que terão a oportunidade de apresentar suas soluções para as  empresas do Grupo EDP – Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos –, além de outras três empresas de energia parceiras que integram o programa: a American Electric Power  a Verbund, da Áustria; e a Turning Tables, empresa de inovação do grupo espanhol Cuerva. As sete categorias disponíveis para candidatura são:  energias limpas, soluções com foco no cliente, inovação digital, armazenamento de energia, redes inteligentes, inovação em processos internos e inovação de impacto. As inscrições podem ser realizadas aqui até o dia 20 de abril.

Portal de Revistas USP divulga Edital 2020 do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

O Edital 2020 do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP acaba de ser publicado e está disponível no Portal de Revistas USP na aba EDITAL 2020.

Biblioteca Digital Cengage libera acesso gratuito a todo acervo de e-books

O acervo de e-books conta atualmente com mais de 1.100 obras, nacionais e importadas, em diversas áreas do conhecimento. Seus alunos e acadêmicos, poderão usufruir do acesso online e offline, como de todas as funcionalidades da plataforma que o auxiliarão em seus estudos a distância. Esse acesso ilimitado estará disponível para toda a sua comunidade até 30 de junho de 2020. Leia mais clicando aqui

Fundação Cargill abre edital para projetos voltado a área de alimentação

O Edital Fundação Cargill, que está na sua sexta edição, é uma iniciativa voltada para estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos, negócios de impacto social e pesquisas na área  alimentação segura, sustentável e acessível. Esse edital tem o objetivo de oferecer suporte técnico e financeiro para até 15 projetos que tenham duração máxima de 24 meses, com valores entre R$ 50 mil e R$200 mil para cada um dos selecionados. O público alvo são organizações da sociedade civil (OSCs), startups e instituições de ensino superior e pesquisa. As inscrições acontecem até o dia  24 de abril. Os interessados devem acessar o regulamento, informações e inscrições aqui

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.