Edição de 05 de março de 2021

Nº 9/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Cursos da Poli são destaque em ranking internacional

No dia 3 de março, o QS World University Ranking divulgou sua avaliação de áreas específicas de universidades de todo o mundo. A USP está entre as melhores universidades em 44 das 51 áreas específicas avaliadas. Desse total, 13 áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores, entre elas a Engenharia de Petróleo, na 29ª posição; Engenharia de Minas, na 34ª posição; e Engenharia Civil e de Estruturas, na 39ª colocação. Na USP, os cursos de Engenharia de Petróleo e de Minas são oferecidos apenas na Escola Politécnica, e o curso de Engenharia Civil é também oferecido na Escola de Engenharia de São Carlos. Leia a notícia sobre a posição da Universidade de São Paulo no link.

Indique a nossa página Estude na Poli sobre os cursos de graduação, formas de ingresso e bolsas. Acesse no link.

Pesquisadores da Poli contribuem para criação de Biobanco da Amazônia

“O objetivo do Biobanco é garantir a  economia sustentável da Amazônia, ao invés de promover o corte das árvores, e mostrar a riqueza da biodiversidade para as comunidades e nacionalmente, a Amazônia é mais que só ouro” diz Marcos Simplicio, professor da Poli.

Os professores Marcos Simplicio e Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, do Departamento de Engenharia da Computação da Poli, junto a uma equipe de alunos, estão trabalhando no projeto Amazônia 4.0,  que visa construir um Biobanco da floresta, com o objetivo de promover  renda  para as comunidades da região, por meio da preservação da floresta. 

Leia na íntegra. 

Como pesquisadores da Poli tem contribuído com inovação da tecnologia de Blockchain

A Poli tem contribuído por meio de estudos e desenvolvimento de pesquisas sobre aplicações de ferramentas tecnológicas como Blockchain, bem como mecanismos colaborativos correlatos, para a resolução de problemas reais, como dar maior transparência a sistemas. O Blockchain é essencialmente uma tecnologia para armazenamento de dados de forma que tentativas de manipulação da ordem ou conteúdo dos registros seja de fácil detecção. Essa propriedade é útil, por exemplo, para permitir que os usuários em uma rede de negócios possam transacionar ativos digitais diversos com segurança. 

Leia na íntegra.

Poli recebe doação para projetos em IA e Indústria 4.0

O  Departamento de Poli recebeu a doação de um scanner 3D portátil e uma placa de desenvolvimento do tipo Raspberry Pi pela empresa brasileira BigData, que atua na área de Inteligência Artificial aplicada a negócios. A doação desses equipamentos foi uma premiação pela participação dos alunos da Poli em uma competição nacional de Hackathon.  

Leia na íntegra. 

Ex-aluno da Poli-USP conquista o Prêmio International IGS Student

Rafael Ribeiro Plácido, ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Poli, ganhou o IGS Student Awards pelo seu artigo “Field and laboratory time-dependent behaviors of nonwoven geotextiles in reinforced soil walls”. Rafael elaborou o artigo com base em sua tese de Doutorado “Análises de campo e laboratório do comportamento ao longo do tempo de muros de solos tropicais finos reforçados com geossintéticos”, que teve o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli,  Marcos Massao Futai, como orientador.

Leia na íntegra.

Ex-aluno da Poli-USP vence Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado

O ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Poli, Andrei Nardelli, ganhou o Prêmio ABMS Icarahy da Silveira de melhor dissertação de mestrado realizada em uma instituição brasileira entre 2018 e 2019. A dissertação premiada, “Degradação do atrito lateral de estacas em fundações de torres eólicas submetidas ao carregamento cíclico axial”, aborda as  fundações de torres eólicas colocadas no solo, principalmente o processo de degradação e suas razões. O projeto de Nardelli foi orientado pelo professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli,  Marcos Massao Futai.

Leia na íntegra. 

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Professor da Poli comenta sobre zerar as emissões de gases do efeito estufa

O professor Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, comentou sobre a importância de zerar as emissões de gases do efeito estufa. Além de falar do estudo conduzido pela Universidade de Princeton que apresenta uma análise de alternativas para a produção de energia sem a emissão de gases poluentes nos EUA. Essa pesquisa também concluiu que a meta de zerar a emissão desses gases até 2050 é possível e pode ser aplicada no Brasil. “Emissão de gases de efeito estufa é a pandemia do século 21”, expressa o professor Meneghini.

Leia na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Banco de dados armazenará informações genômicas de espécies da Amazônia com uso de blockchain

Professor de Computação da Poli e participante em iniciativa para construção de um Biobanco da Amazônia, Marcos Simplício, fala em entrevista a Época Negócios sobre a criação do Biobanco com informações genéticas da Floresta Amazônica que usará tecnologias como blockchain e o Bittorrent para registro e armazenamento de dados.

Leia na íntegra. 

Professor da Poli comenta a privatização da Eletrobras

O professor Dorel Soares Ramos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Poli, em entrevista para o Minuto MT, comentou sobre a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina que atua em todas as três fases da cadeia produtiva desse setor. “Mas ela poderia ter sido mais bem pensada. O motivo principal parece ser cobrir o déficit público”, fala o professor.

Leia na íntegra.

Professor Sidney Martini publica artigo sobre o setor elétrico

O professor Sidnei Martini, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli publicou um artigo no site Canal Energia sobre a vida útil dos ativos do Setor Elétrico, ou seja, qual é a periodicidade necessária para trocar os equipamentos e sistemas que compõem a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica.

Leia na íntegra.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil está com inscrições abertas

O processo seletivo 2021 da Construlnova, programa de pós-graduação gratuito stricto sensu em Inovação na Construção Civil da Poli, está com as inscrições abertas até o dia 7 de março. o ConstruInova qualifica profissionais do mercado para solucionar desafios empresariais com o uso de métodos científicos e tecnologias inovadoras. 

Para saber mais detalhes e inscrever-se, acesse aqui.

Comitê coordenado por professor da Poli publica livro

O comitê criado pela diretoria da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e coordenado pelo professor José Reinaldo Silva, do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP, lançou o livro Automação no Pós-Pandemia no formato de e-book.

O e-book é acompanhado de um link para o painel realizado pelo comitê com seis palestrantes de diferentes setores. O Painel abre um canal de discussão entre a academia e a indústria sobre os rumos da inovação no pós-pandemia, o que pode ou deve ser acelerado neste período, e o que deve ser corrigido. 

Para ler o e-book na íntegra gratuitamente, acesse aqui. 

Bolsa de Mestrado em Engenharia da Computação

O convênio de pesquisa do Grupo de Análise de Segurança (GAS) da Poli, em conjunto com a Vale, abre  inscrições para uma bolsa de mestrado na área de Engenharia da Computação. O tema do mestrado deve ser sobre “Pesquisa em novos métodos para garantia de segurança operacional e prevenção de acidentes em ferrovias”.

Saiba mais. 

Programa de bolsas de estudos em New York

As inscrições para o  programa de bolsas de estudos parciais em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany estão abertas para os alunos de graduação. 

O programa objetiva aprofundar conhecimentos do aluno na sua área de atuação no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional. São oferecidos quatro programas, sendo que o programa Competitive Project Management é o mais recomendado para futuros profissionais da área de Engenharia/TI. Os programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuito, com dupla certificação e contatos com executivos locais, incluindo uma visita à ONU New York

Saiba mais. 

Cooperação entre a USP e a Amazon Web Services oferece treinamento para uso da nuvem

O acordo de cooperação da USP com a Amazon Web Services (AWS) oferece o treinamento virtual AWS Foundation para alunos, professores e funcionários da USP. O treinamento ensinará com mais profundidade o uso da nuvem como suporte às atividades acadêmicas e será ministrado por arquitetos de solução da USP já certificados. 

Para inscrever-se ou saber mais detalhes, envie um e-mail para contato@usp-aws.org.

British Council oferece bolsas de mestrado em STEM para mulheres

British Council, em parceria com 19 universidades do Reino Unido, lança um programa de bolsas de mestrado na áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para mulheres com necessidade de suporte financeiro. É necessário que as candidatas tenham disponibilidade para fazer a curso em tempo integral no Reino Unido durante o ano acadêmico europeu de 2021 a 2022. Saiba mais.

Samsung oferece cursos online gratuitos para alunos de graduação e pós-graduação da USP

O Samsung Ocean realizará uma Jornada Python no mês de março. A jornada contará com mais de 20 horas de conteúdo online e é destinada tanto para os iniciantes na linguagem, como para os que desejam aprimorar seus conhecimentos no tema. Além da Jornada, no mês de março, o Samsung Ocean também oferecerá cursos nas áreas de blockchain, desenvolvimento de jogos, gestão de produtos digitais, entre outros. Todos os cursos conferem certificado de participação e são gratuitos mediante inscrição. Inscreva-se.

Plano USP amplia as restrições nos campi da universidade

A USP divulgou na última quarta-feira, 3 de março, o Plano USP de Readequação do Ano Acadêmico. O plano informa a comunidade acadêmica sobre as atitudes da USP em relação a pandemia de covid-19. Segundo o plano USP, os campi da USP estão em restrição máxima, devido ao agravamento da pandemia no estado de São Paulo, assim todas as atividades e espaços da universidade não essenciais e que possam gerar aglomeração estão fechados e a entrada será restrita. Essas regras são válidas até o dia 26 de março de 2021, quando a USP divulgará um novo comunicado.

Para ler o Plano USP na íntegra, acesse aqui.

---

EVENTOS

Mês das mulheres na Poli-USP 

Quando? De 8 a 19 de março. Os eventos serão realizados ao longo do mês, e incluem palestras, debates e uma semana de capacitação.

O Painel de Abertura contará com a participação da diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, e das professoras Maria Eugenia Gimenez Boscov, professora titular da Poli, e Roseli de Deus Lopes,  professora da Poli, coordenadora geral da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), e vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O encerramento será realizado com a professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Eva Blay.

Programação: Acesse o link.

Organização: Grêmio Politécnico, Diretório Acadêmico, Coletivos e a Escola Politécnica da USP.

Minervona - Evento do Clube Minerva da Associação dos Engenheiros Politécnicos

Quando? O evento virtual será realizado pelo Clube Minerva no dia 8 de março como comemoração do Dia Internacional da Mulher e do aniversário de 1 ano do Clube.

O Minervona terá a presença de várias convidadas, incluindo algumas professoras da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Como acessar? O evento será virtual e transmitido ao vivo nas redes sociais do Clube Minerva a partir das 19h. Inscreva-se aqui.

Organização: Clube Minerva da Associação de Engenheiros Politécnicos.

CDH-ICB comemora o Dia Internacional da Mulher com a participação do público

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promoverá, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, atividades  no dia 12/03 (sexta-feira), a partir das 17h. O evento apresentará  vídeos de convidadas que falarão sobre os desafios enfrentados na rotina diária.. O público também poderá enviar seus vídeos em homenagem às mulheres, no formato mp4 para o e-mail cdh.icb@gmail.com até o dia 08/03.

O evento é aberto e será transmitido pelo Youtube.

 

---

ESTÁGIOS

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

INFORME-SE

Site Participação feminina na Poli

O site "Participação feminina na Escola Politécnica da USP objetiva fomentar a inclusão feminina nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O site é um espaço para divulgar a participação e as conquistas das mulheres que fazem parte da Poli. Acesse o site aqui.

CeMEAI abre as inscrições para a Escola de Matemática Aplicada 

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) realizará a quinta edição do evento Escola de Matemática Aplicada entre os dias 15 e 19 de março no formato online. O evento é gratuito e seu objetivo é apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem para problemas reais, nos quais os alunos possam vivenciar experiências teóricas e práticas. Na semana seguinte, acontecerá o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais.

Para mais detalhes, acesse aqui.

Programa de Bolsas Líderes Estudar está com inscrições abertas

A Fundação Estudar abriu as inscrições para o Programa de Bolsas Líderes Estudar. O programa oferece bolsas para graduação e pós-graduação. Além da ajuda financeira, os selecionados irão ingressar na comunidade formada pelos líderes estudar. Os jovens líderes também receberão uma mentoria para acelerar a carreira e participarão de eventos exclusivos da Fundação Estudar. 

Saiba mais. 

O Laboratório de Design Jurídico da USP está com inscrições abertas

A extensão universitária Laboratório de Design Jurídico abriu o seu  processo de admissão. O Lab Design Jurídico da USP é uma extensão universitária da USP aberta para todos os alunos. Essa extensão objetiva utilizar a metodologia e o modo de pensar do design para repensar e inovar o modelo atual de acesso à justiça para grupos vulneráveis.

Leia o edital e inscreva-se aqui.

Plano USP amplia as restrições nos campi da universidade

A USP divulgou na última quarta-feira, 3 de março, o Plano USP de Readequação do Ano Acadêmico. O plano informa a comunidade acadêmica sobre as atitudes da USP em relação a pandemia de covid-19. Segundo o plano USP, os campi da USP estão em restrição máxima, devido ao agravamento da pandemia no estado de São Paulo, assim todas as atividades e espaços da universidade não essenciais e que possam gerar aglomeração estão fechados e a entrada será restrita. Essas regras são válidas até o dia 26 de março de 2021, quando a USP divulgará um novo comunicado. Acesse o documento na íntegra aqui.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Ana Carolina Rios Guerra, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.