Edição de 21 de maio de 2021

Nº 19/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Pesquisadores da Poli-USP, NTNU e MIT estudam metodologia para analisar viabilidade de projetos de Sistemas Complexos

Pesquisadores da Poli, da Norwegian University of Science and Technology (NTNU) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão desenvolvendo uma metodologia para analisar grandes soluções de engenharia. Os professores Kazuo Nishimoto (Poli), Donna Rhodes (MIT) e Henrique Gaspar (NTNU) partiram do desafio de analisar a viabilidade econômica e tecnológica de um projeto que vinha sendo desenvolvido no Research Centre for Gas Innovation, que propõe a criação de cavernas no pré-sal para armazenagem de gás natural. Leia na íntegra.

---

Engenheiro de energia e automação é essencial para pensar soluções sustentáveis na matriz energética

O Engenheiro de Energia e Automação formado pela Poli está apto a trabalhar com toda cadeia de energia elétrica, desde a produção, construção de usinas, transporte e distribuição de energia, enfrentando o desafio de levar para toda a população esse recurso essencial. Os engenheiros formados pela Poli trabalham em grandes empresas e indústrias dos setores privado e  público, com atuação em projetos de edificações, indústria, comércio e toda a parte de logística elétrica, um nicho grande do mercado. 

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Energia da Poli aqui.

---

POLI NA MÍDIA

A taxa de desmatamento ilegal em áreas de mineração aumentou mais de 90% na Amazônia entre 2017 e 2020, revela artigo escrito por pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP e publicado na revista Mudança Ambiental Regional. De acordo com o trabalho, o avanço da mineração clandestina, especialmente de ouro, além de desmatar áreas de floresta que não são recuperadas, contamina os rios próximos, afeta a vida aquática e causa riscos à saúde das comunidades ribeirinhas e populações indígenas. Os pesquisadores recomendam o rastreio da produção mineral por meio de certificação, ações locais e nacionais para controle do desmatamento, e alertam para os riscos da simplificação da legislação ambiental. Leia mais.

Parceria entre Polícia Federal e Escola Politécnica usará tecnologia para integração do órgão

A Polícia Federal é um órgão cujo objetivo é atuar na segurança pública segundo os interesses da União. Agindo no nível federal, é de se esperar que seu sistema organizacional exija grandes esforços para garantir a eficiência de seus deveres. É nesse contexto que surge a parceria entre o órgão federal e o Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da USP. Leia mais.

Pesquisadores da USP debatem políticas públicas para o combate à fome

O simpósio “Políticas Públicas para o Combate à Fome” foi realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), no dia 12. O evento reuniu pesquisadores de temas relacionados ao combate à fome, em áreas como saúde pública, agricultura sustentável, engenharia de alimentos, engenharia ambiental e ciências sociais. O professor Reinaldo Pacheco da Costa, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, coordenador do Programa Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP) da PRCEU, foi um dos pesquisadores convidados do debate. Pacheco desenvolve trabalhos voltados para a inclusão social e a economia solidária. Leia a matéria na íntegra.

Cooperação USP e a Amazon Web Services é tema de podcast

O Comitê Industrial da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) criou uma nova iniciativa, o podcast EletriCast. O primeiro episódio do podcast conta com a participação do professor José Reinaldo Silva, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP,  e tem como tema o Projeto de Cooperação USP e a Amazon Web Services (AWS). Ouça o podcast.

Diretora Liedi Bernucci participará do podcast “Deixa Ela Contar”

A professora Liedi Bernucci, diretora da Poli, foi uma convidada do episódio “Ensino de Engenharia no Brasil” do podcast “Deixa Ela Contar”,  que trata de assuntos da carreira profissional de um ponto de vista feminino. O podcast será liberado nas plataformas online no dia 24 de maio de 2021. 

Saiba mais detalhes.

Poder 360: Compare os apps Telegram, Signal e WhatsApp e saiba qual é o mais seguro

O professor Marcos Antonio Simplicio Junior, da Poli, especialista em segurança de redes e criptografia, explicou, em entrevista ao portal Poder 360º, como saber se o sistema de segurança e criptografia do aplicativo de mensagens é eficiente. “É preciso levar em consideração o tipo de criptografia adotada e se o código-fonte é aberto ou fechado”.

Leia na íntegra.

Poli e Hospital das Clínicas realizam projetos em conjunto

Pesquisadores da Poli e profissionais do Hospital das Clínicas trabalham juntos em vários projetos que objetivam aprimorar a área da saúde. Entre os projetos, está a iniciativa que criou robôs para atender pacientes com covid, os quais ajudavam na limpeza. Os robôs retiravam o lixo, que é material contaminado, evitando que os funcionários se expusessem desnecessariamente. Outra atividade foi o desenvolvimento do projeto de rastreabilidade de medicamentos da Anvisa. Leia a matéria completa.

Folha de S. Paulo: Taxa de reinfecção pelo Sars-Cov-2 em Manaus na segunda onda pode ter chegado a 31%, sugere estudo

Análise feita pelos cientistas do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) apontam que 31% dos casos de covid-19 registrados na cidade de Manaus após janeiro de 2021, período da 2ª Onda, são reinvenções pela variante P.i. Carlos Prete, doutorando na Poli, é um dos pesquisadores do estudo.

Leia na íntegra.

Gás carbônico será matéria-prima para produção do combustível verde

O Departamento de Engenharia Química da Poli, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), a Repsol Sinopec Brasil e a Hytron iniciaram em parceria o projeto “CO2CHEM”, que tem como objetivo desenvolver alternativas tecnológicas para a produção de hidrocarbonetos verdes a partir de gás carbônico (CO2).O projeto visa enfrentar o grande desafio das mudanças climáticas, derivado do acúmulo de carbono na atmosfera.

Acesse a matéria completa.

---

INFORME-SE

Novo prazo para os empréstimos nas bibliotecas da USP é  7 de junho de 2021

As datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 07 de junho de 2021, devido a pandemia de Covid-19. Em caso de dúvidas, é orientado que os usuários entrem em contato por e-mail ou telefone com as Bibliotecas. As Bibliotecas da USP oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. 

Saiba mais sobre o acervo das Bibliotecas da USP aqui.

Eleição dos representantes dos servidores na Congregação e no CTA

 Conforme o disposto na Portaria DIR 2.792/2021, publicada no D.O.E. de 15.04.2021, estão abertas até as 16 horas de amanhã, 21.05.2021, as inscrições para a eleição de escolha dos representantes e respectivos suplentes dos servidores técnicos e administrativos para a Congregação e para o Conselho Técnico-Administrativo da Escola Politécnica da USP.

A eleição será realizada no dia 04 de junho de 2021, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação. Leia mais.

Eleição do representante dos Antigos Alunos no Co

A Portaria GR 7662/2021 dispõe sobre a eleição do representante dos antigos alunos de graduação no Conselho Universitário e da qual a primeira fase do processo é realizada pela Unidade. As inscrições serão recebidas pelo e-mail svorcc.poli@usp.br até as 16 horas do dia 28 de maio de 2021. O formulário pode ser encontrado no link.

Oportunidades

EMBRAPII realiza chamada para novos grupos de pesquisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) irá ampliar sua rede de inovação com novas Unidades EMBRAPII para atuarem no âmbito do programa PPI IoT/Manufatura 4.0. A chamada irá selecionar até quatro novos grupos de pesquisa para inovar com a indústria.

Saiba mais detalhes aqui.

Inscrições abertas para o Edital de Projetos 2021 do Amigos da Poli

Estão abertas as inscrições para o Edital de Projetos 2021 do Amigos da Poli. O Edital de Projetos seleciona projetos de professores, alunos e toda a comunidade USP que receberão apoio financeiro do Amigos da Poli. Os projetos podem abranger diversas áreas da escola, como ensino, projetos de extensão, pesquisa científica, startups e engenharia aplicada à saúde, uma nova categoria criada esse ano. No dia 26 de maio, será realizado o webinar ESG e workshops de propostas. As inscrições encerram dia 2 de junho. Inscreva-se aqui.

Programa de pré-aceleração do Núcleo de Empreendedorismo da USP recebe inscrições até 28 de maio

O StartupLab é o programa gratuito de pré-aceleração do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU). De forma online, vamos desenvolver 10 ideias de startups de alunos e recém formados da USP. Somamos mais de 50 horas de conteúdos, conversas e mentorias com especialistas do mercado na última edição. Acesse aqui o edital.

Leia mais.

---

Comunicados internos

Cartilhas do Grupo de Acolhimento e Promoção à Saúde da Poli

O Grupo de Acolhimento e Promoção à Saúde (GAPS) reúne estudantes, funcionários e professores da Escola Politécnica que discutem e propõem iniciativas e projetos que tornem a Poli um ambiente cada vez mais acolhedor e inclusivo para todas as pessoas que frequentam seus espaços físicos ou virtuais. 

Uma das primeiras propostas do grupo foi a criação de cartilhas informativas. Esses materiais têm o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre pautas de diversidade, acessibilidade e saúde mental. As primeiras cartilhas publicadas estão anexas a este e-mail.  Confira aqui o material.

Diretório Acadêmico explica aos alunos o que são os órgãos colegiados da USP e da Poli

O Diretório Acadêmico acredita na importância da discussão sobre a estrutura da Representação Discente dentro da Poli. Para isso, foi formado um Grupo de Trabalho aberto aos alunos, o GT de RDs, para discutir esse assunto. Um dos papéis do GT é informar os alunos e aproximá-los da representação estudantil da Poli. Confira nesse link https://bit.ly/3fhKL1W a função dos principais órgãos da Poli e da USP, em que há representantes dos alunos.

Poli integra pesquisa da UFRGS sobre o Ensino Remoto Emergencial. Alunos de graduação podem participar respondendo questionário

O Núcleo de Ações Discentes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Poli, outras unidades da USP, Unicamp, FATEC e IFSP, preparou um formulário sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a fim de investigar de forma aprofundada o seu impacto em seu segundo ano de prática. Para participar da pesquisa, alunos de graduação podem acessar o formulário aqui.

 

Pesquisadoras da FSP realizam questionário sobre o comércio de alimentos e bebidas no metrô de São Paulo

A estudante de nutrição na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Laura Nogueira, e sua orientadora, a professora Jéssica Vaz, convidam a comunidade politécnica a participarem de  uma pesquisa que será utilizada na tese de doutorado da aluna sobre o comércio de alimentos e bebidas nas estações de metrô da cidade de São Paulo. Para participar, é necessário utilizar no cotidiano o metrô da capital paulista, e ser profissional de uma área que não seja da saúde. Acesse a pesquisa aqui.

Cinusp realiza a mostra online “Irreverente Extravagância"

O Cinusp está realizando a mostra “Irreverente Extravagância" entre os dias 17 de maio e 13 de junho. A exibição contará com 11 curtas-metragens do estilo camp, um fenômeno estético que se constitui pela intensidade e artificialidade, proporcionando sensações únicas a partir de uma visão de mundo, no mínimo, exótica. A mostra contará com filmes de Kenneth Anger e Pedro Almodóvar, além dos longas nacionais “Leona assassina vingativa 4: atrack em Paris”, “A cristalização de Brasília” e  “ folguedos no firmamento”.  A mostra estará hospedada no site e no canal do YouTube do CINUSP. 

Saiba mais detalhes aqui.

Programa de liderança internacional ShARE

A ShARE é uma startup global que atua em duas vertentes: educação e consultoria. Na parte educacional, tem um programa de liderança internacional que tem como objetivo criar líderes para o futuro. "Além disso você aprende o processo de consultoria, coloca a mão na massa em projetos reais e conhece várias pessoas internacionalmente e ao final do programa ainda ganha certificado!", destaca a estudante de engenharia de petróleo na Poli, Dan Ni Lin, atual representante deste programa.

Contato: dan_lin@usp.br

Inscrições: http://bit.ly/ShARE-USP,  até 30 de maio.

---

ESTÁGIOS 

Confira aqui as vagas de estágio da semana. 

---

FALECIMENTOS

Doutorando Shigueru Nagao Jr.

É com pesar que informamos o falecimento do aluno de doutorado Shigueru Nagao Jr. em função de complicações relacionadas à covid-19. Shigueru desenvolvia seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e, desde setembro de 2020, era representante discente na Comissão de Pós-Graduação da Poli, em que foi um membro-colaborador exemplar para o colegiado.

A Poli e sua Comissão da Pós-Graduação manifestam seus sinceros sentimentos à família.

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Ana Carolina Rios Guerra, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.