Edição de 11 de junho de 2021

Nº 22/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Alunos da Poli realizam workshop sobre a Década dos Oceanos

 Nesta quinta-feira, 10 de junho de 2021, os alunos de graduação da disciplina Introdução à Engenharia (PNV3100) dos cursos de engenharias de produção, mecânica e naval da Escola Politécnica (Poli) da USP realizaram o workshop online “Escola Politécnica em prol dos Oceanos”, com a temática da Década do Oceano, promovida pela Organização das Nações Unidas. O workshop foi transmitido pelo canal do Youtube da Poli. Leia aqui a notícia completa.

Pesquisadores apontam os produtos derivados de CO2 mais promissores

Com definição de critérios, técnicas e ferramentas de análise, grupo avaliou 112 produtos e selecionou três que se destacaram pela maior viabilidade técnica, potencial de mercado e sustentabilidade.

O dimetilcarbonato (DMC), o ácido acético e o dimetil éter (DME) são os três produtos derivados do dióxido de carbono (CO²) com maior potencial para desenvolvimento e mais promissores para novos estudos, indicou um artigo publicado no início do ano no Journal of CO2 Utilization por pesquisadores do Departamento de Engenharia Química da Poli-USP, no âmbito do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI). A conclusão foi feita após estudo no qual se avaliou quais seriam os melhores métodos e ferramentas para realizar essa escolha, levando-se em consideração múltiplos critérios. “Tentamos desenvolver a nossa própria metodologia para fazer uma seleção um pouco mais rigorosa do que encontrávamos na literatura”, diz o engenheiro químico e doutorando Kelvin André Pacheco, primeiro autor do artigo. Leia mais.

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Projeto PoliRetribua oferece bolsas de apoio a alunos politécnicos em situação de vulnerabilidade

O projeto PoliRetribua surgiu em 2017 na Escola Politécnica (Poli) da USP e conta com uma associação de engenheiros politécnicos, assim como com outras pessoas que nutrem vínculos com a escola, para acolher e apoiar alunos politécnicos em situação de vulnerabilidade. O professor da Poli e coordenador do projeto Marcos Rodrigues detalha ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que a iniciativa partiu da necessidade de prover mentoria como apoio complementar às bolsas que eram concedidas aos alunos e, de início, o PoliRetribua contava com menos de 20 pessoas. “Hoje, temos 130 mentores ativos que oferecem mentoria a 230 alunos”, afirma o professor. Ouça aqui.

Privação crônica de sono pode afetar controle postural

Com informações coletadas por meio de “dispositivos vestíveis”, a pesquisa desenvolvida no laboratório de Biomecatrônica da Poli revela que o controle postural (habilidade de manter a posição do corpo durante atividades físicas e/ou dinâmicas) pode ser afetado após uma noite sem dormir. 

Elaborado pelos próprios estudantes do laboratório após demonstrarem desempenhos ruins em função da privação do sono, os resultados da pesquisa podem ajudar a planejar as cargas de trabalho ao longo dos semestres para que tarefas não sobrecarreguem os alunos. Leia na íntegra.

---

Evento on-line apresenta olhar da engenharia sobre exploração excessiva dos oceanos

Organizado pelos alunos da Poli, a realização do workshop Escola Politécnica em prol dos Oceanos teve destaque no Jornal da USP. Leia na íntegra.

---

Nova metodologia ajuda a nortear processo decisório de políticas públicas urbanas

Um estudo recente desenvolvido por pesquisadores da Poli apresenta uma nova metodologia baseada em parâmetros como densidade populacional, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos e hierarquização de demandas requisitadas por comunidades locais para qualificar e tornar mais eficaz os processos governamentais urbanos. 

“Temos avançado, em termos de políticas urbanas, em vários segmentos. Mas as políticas, por si só, não executam e colocam em prática as transformações necessárias”, afirma a professora Karin Marins, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli. “Existem muitas oportunidades para se instrumentalizar o processo decisório, de forma que ele se torne algo mais coerente com as políticas de desenvolvimento de longo prazo que o município realmente precisa.” Leia na íntegra a matéria no Jornal da USP.

---

POLI NA MÍDIA

Carta escrita pela diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, ao Estadão foi publicada no dia 8 de junho de 2021, na editoria Opinião do site do Jornal. “A Associação de Engenheiros Politécnicos em seu Projeto PoliRetribua (www.retribua.org), que provê bolsas de estudo e mentoria a alunos em circunstância de vulnerabilidade. O corpo de mentores do PoliRetribua conta com 130 engenheiros politécnicos voluntários que hoje mentoram 230 alunos ao longo do curso, até a formatura. Integralmente fundamentado em doações e trabalho voluntário, o projeto é motivo de grande orgulho para a nossa Escola”. Leia na íntegra.

---

O projeto “Amigos da Poli” surgiu a partir da iniciativa de um grupo de recém formados da Poli que desejavam criar o primeiro endowment de uma universidade brasileira. Eduardo Vasconcellos, um dos fundadores do Amigos da Poli, encabeçou a iniciativa enviando um e-mail com a proposta do projeto para seu superior no Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, que auxiliou na conquista dos principais parceiros do endowment da Escola Politécnica (Poli) da USP. Leia na íntegra.

---

FAPESP e Sabesp anunciam resultados de edital para a modernização do setor de saneamento

A FAPESP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgaram os resultados da 3ª chamada de propostas, edital que apoia projetos de inovação em pesquisas inseridas no setor de saneamento.

Com 13 projetos selecionados, a contribuição de recursos será dividida entre as duas instituições e é superior a R$11 milhões. Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP pretendem utilizar as novas tecnologias dos projetos no desenvolvimento de módulos de ultrafiltração para tratamento de água e esgoto, além de equipamentos para a osmose reversa. Leia na íntegra.

---

Projeto Inspire cede dois ventiladores pulmonares para a cidade de Monte Alto

O projeto Inspire doou dois novos ventiladores pulmonares Inspire para a cidade de Monte Alto, localizada no interior do estado de São Paulo. O município teve a pior semana na saúde pública da região, devido ao aumento no número de casos de covid-19. “Com esses novos ventiladores, vamos poder oferecer mais dois leitos de urgência com suporte ventilatório, passando, assim, a contar com 9 leitos de urgência aqui no PS”, explica o enfermeiro, Wagner de Grandi. Leia na íntegra.

---

Repercussão na imprensa sobre Pesquisa brasileira pioneira que propõe o uso de energia do solo para a climatização de edifícios

Esta página reúne os links de matérias sobre a pesquisa inovadora realizada no edifício-laboratório CICS Living Lab, do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) na Escola Politécnica da USP por uma pesquisadora da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que avaliou o uso das fundações de edifícios como meio para a troca de energia térmica entre o prédio e o subsolo. Acesse aqui para ler todas as matérias na íntegra.

---

O futuro do uso de tecnologias de imersão virtual no ensino acadêmico

Um painel internacional sobre realidades aumentadas publicou recentemente um relatório com resultados ao redor do aprendizado imersivo. O documento ressalta a importância das tecnologias imersivas para potencializar a educação e imergir os alunos em realidades mais práticas que promovam o maior aproveitamento técnico.  

“A simulação de procedimentos na área da saúde é um clássico uso de tecnologia imersiva, porque o concorrente da imersão como forma de aprendizagem seria o mundo real”, afirma Romero Tori, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli. “Se o enfermeiro puder pegar um braço virtual e fazer coleta de sangue nesse braço virtual, ele vai estar muito mais próximo do treinamento real”, completa. Leia na íntegra.

---

OPORTUNIDADES

Programa de MBA da Esalq-USP oferece bolsas para a comunidade USP

O MBA USP/Esalq oferece bolsas para a Comunidade USP para contribuir na especialização de profissionais vinculados à USP, por meio da participação em cursos de especialização nas áreas de gestão, agronegócios e marketing. As bolsas destinam-se aos discentes de mestrado e doutorado da USP, que tenham CRA mínimo de 3,6; professores e funcionários concursados da USP e de fundações vinculadas à USP e parentes de primeiro grau de funcionários e professores concursados da USP.

Saiba os detalhes aqui.

---

Inscrições para a Revista Originais Reprovados - 2021 

A Com-Arte Jr. (CAJu), empresa júnior do curso de Editoração da ECA-USP, abriu as inscrições para o envio de textos para a 16ª edição da revista Originais Reprovados (OR). A revista reúne prosas e poesias sobre quaisquer temas escritos por alunos e funcionários da Universidade e é distribuída gratuitamente. O projeto permite a inserção de novas vozes no mercado autoral e agrega na formação dos alunos do curso de Editoração e futuros editores, diagramadores e revisores de texto. Leia mais.

---

Projeto sobre ensino de Análise Real abre edital para bolsas

Os Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG) abriu o edital para seleção de bolsistas de graduação para o projeto “Uma proposta de ensino híbrido para a disciplina Análise Real”. O projeto selecionará três bolsistas, sendo que dois atuarão na área de gravação, edição e produção de vídeos, sendo necessário ter conhecimentos de programação Python, design gráfico e web design, e um bolsista auxiliará nas atividades de ensino do projeto. Para se candidatar a esta vaga é preciso ter conhecimento de Análise Real. As bolsas são de R$400,00, têm carga horária de 40h mensais e duração de 4 meses. Saiba os detalhes aqui.

---

Divulgação de 5 vagas de monitoria para alunos de graduação no projeto CAEG 

O projeto Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG), da Pró-Reitoria de Graduação, está oferecendo quatro vagas para monitores de disciplinas (PMT3202, PQI3203, PQI3202, MAT2453, MAT2456, MAT3458) e uma vaga para monitor de informática. A bolsa disponibilizada é no valor de R$400,00 e tem duração de cinco meses. É possível se inscrever até o dia 14 de junho, por meio do e-mail acneiva@usp.br, do professor da Poli, Augusto Neiva. 

---

Inscrições abertas para o Curso de Ciências Moleculares da Pró-Reitoria de Graduação

Desde o dia 02 de junho, estão abertas as inscrições para a 31ª turma do Curso de Ciências Moleculares, que tem como objetivo formar pesquisadores com visões multidisciplinares em áreas científicas e aplicadas. Composto por dois ciclos, um de nível básico e um de nível avançado, os alunos receberão conhecimentos necessários para especializar-se e posteriormente elaborar, em conjunto ao professor orientador, um currículo flexível e personalizado. Na fase avançada, os alunos poderão cursar disciplinas das diferentes unidades da USP, otimizando a formação multidisciplinar.

As inscrições vão até 30 de junho, acessando o formulário na página de inscrições e se cadastrando com o e-mail neste site

---

Poli abre inscrições para cursos de Especialização e MBA nas áreas de gestão e negócios

O Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli abriu as inscrições para quatro novas turmas dos cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) e uma turma de MBA nas áreas de gestão e negócios, todas com certificado USP. Com carga horária de até 400 horas, os cursos têm início previsto para setembro de 2021 e são operacionalizados pela Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por docentes deste departamento. Conheça os cursos de Especialização e MBA da Poli aquiSaiba aqui os detalhes.

---

AUCANI e FFLCH abrem inscrições para o curso online de italiano com vagas para o segundo semestre de 2021

O curso de italiano online de introdução à compreensão e a produção textual oral e escrita em língua italiana para viagens de estudos na Itália está sendo ofertado aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo. O programa é resultado da parceria entre a AUCANI e o Programa de Pós-Graduação do Curso de Italiano do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Leia mais.

---

Última semana para inscrever-se no evento Conexão Gestão Empresarial

Data: 21 e 22 de julho de 2021. 

Organização: Fundação Estudar.

Inscrições: As inscrições vão até o dia 13 de junho, e podem ser feitas por meio deste link.

Durante os dias 21 e 22 de julho de 2021, será realizado o evento Conexão Gestão Empresarial que tem objetivo conectar jovens a grandes empresas de diversos setores e organizações do País. 

Com direito a palestras, participação em dinâmicas em grupo e o recebimento de um currículo personalizado, os inscritos ainda terão contato com empresas como Ambev, Azul, Itaú, Tenda Construtora e Grupo Boticário para otimização profissional. 

---

NOTA DE FALECIMENTO

Nota de falecimento – professor Nicolau Dionísio Fares Gualda

A Escola Politécnica da USP lamenta informar o falecimento do professor Nicolau Dionísio Fares Gualda, docente sênior do Departamento de Engenharia de Transportes, na quarta-feira, 9 de junho de 2021. A família comunicou que não haverá cerimônia pública de velório e da cremação.

O professor Gualda foi homenageado, em novembro de 2020, por suas contribuições para área de logística. Era especialista em modelagem de sistemas logísticos e em planejamento e projeto de terminais de transportes. Atuou em grandes iniciativas como no planejamento do sistema aeroportuário brasileiro, no projeto do Aeroporto de Guarulhos e em consultoria em logística para empresas de ponta. Foi professor convidado da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e da Universidade de Marselha, França. É consultor ad-hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e do Scielo.

Confira aqui a nota na íntegra.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Reeleição da chefia do Departamento de Engenharia de Produção da Poli

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP reelegeu, no dia 07 de junho de 2021, conforme Portaria DIR 2.800 de 22.04.2021, a Profa. Dra.

 Marly Monteiro de Carvalho como Chefe e o Prof. Dr. Eduardo de Senzi Zancul como Vice-Chefe do Departamento. O mandato será de 24 de junho de 2021 a 23 de junho de 2023. Ambos já ocupam os cargos desde 24 de junho de 2019. Leia mais.

---

Escolha de representantes discentes será realizada em 5 de julho de 2021

A escolha de representantes discentes de graduação junto ao Conselho Universitário e aos Conselhos Centrais será realizada no dia 5 de julho de 2021, das 9h às 17h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. As inscrições individuais ou de chapas de candidatos poderão ser feitas até as 17h do dia 22 de junho de 2021. Leia mais.

---

Pesquisa sobre saúde na pandemia convida comunidade da Poli a participar

A professora Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e sua equipe estão realizando a pesquisa “Emoções, Humor e estratégias de enfrentamento na pandemia”, aprovada pelo CONEP CAAE 30604220.4.0000.0008. A pesquisa objetiva levantar informações referentes à saúde mental da população durante a pandemia. Esse levantamento trata da 3ª Etapa da pesquisa que coleta informações a cada 6 meses para acompanhamento da saúde mental dos brasileiros. A pesquisa está levando os dados, por meio de um formulário que demanda de 15 a 20 minutos para ser preenchido. Responda o questionário aqui e ajude a pesquisa.

---

Prazo para devolução dos livros das Bibliotecas da USP é prorrogado para agosto 

O prazo para devolução dos livros das Bibliotecas da USP foi prorrogado para o dia 2 de agosto de 2021. As Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. Em caso de dúvida, entre em contato com as bibliotecas por e-mail e telefone, para evitar casos de contaminação por covid-19. Saiba outras informações aqui.

---

ESTÁGIOS 

Confira aqui as vagas de estágio da semana. 

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.