Edição de 30 de julho de 2021

Nº 29/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Diretora da Poli é empossada conselheira titular da Academia Nacional de Engenharia

Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de julho de 2021, das 17h às 18h, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) realizou virtualmente a cerimônia de posse dos novos conselheiros titulares da instituição. A diretora da Escola Politécnica (Poli) da USP, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, foi nomeada conselheira titular da ANE no evento.

A professora irá ocupar a cadeira nove, que tem como patrono Alix Corrêa Lemos. Em 2018, Liedi foi eleita a primeira mulher diretora da tradicional Escola Politécnica da USP, fundada em 1893. Leia na íntegra a cobertura do evento.

---

Pesquisadores da Poli-USP e do IPT ganham o Aperam Award no 21º Congresso Internacional de Corrosão

O trabalho “Influence of Welding Energy on Intergranular and Pitting Corrosion Susceptibility of UNS S32205 Duplex Stainless-Steel Joints” ganhou a premiação (Aperam Award), de melhor apresentação oral relacionado ao aço inoxidável, no 21th International Congress on Corrosion e 8º Encontro Internacional de Corrosão, que ocorreu em 2021. O trabalho é parte do projeto sobre falha por corrosão sob tensão de juntas soldadas de aço inoxidável duplex, em parceria com a Petrobras.

O autor principal do estudo é o doutorando da Poli, Henrique B. Pereira, que trabalhou e realizou essa pesquisa no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP (PMT). Leia mais.

---

Professor da Poli lança livro sobre otimização de processos

A Edusp, editora da USP, lançou o livro “Programação Matemática para Otimização de Processos”, escrito pelo professor Jorge A. W. Gut,do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, com o intuito de apresentar de forma clara e direta os fundamentos e as técnicas de otimização por programação matemática aos alunos de graduação e pós-graduação em engenharia.

A teoria e os problemas são expostos de forma gradual e didática, por meio de exemplos numéricos ao invés de deduções matemáticas formais. A obra objetiva capacitar o estudante a formular modelos de otimização com variáveis contínuas e binárias. Leia mais.

---

Conheça o PoliRETRIBUA, projeto de bolsas e mentorias que acolhe politécnicos em circunstância de vulnerabilidade social

O Projeto PoliRETRIBUA é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) para auxiliar alunos em estado de vulnerabilidade social a concluírem a sua formação na Poli. O programa apoia esses estudantes por meio de bolsas e mentorias. O PoliPoliRETRIBUA é gerido e mantido por engenheiros politécnicos, que doam recursos para as bolsas ou se engajam no projeto como voluntários. 

A AEP  há muitos anos  concede bolsas para alunos de baixa renda. Em 2017, surgiu o Projeto PoliRETRIBUA que, além de conceder bolsas a alunos de 1º e 2º ano qualificados pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da USP, oferece mentoria. Leia a matéria na íntegra.

---

INTERNACIONALIZAÇÃO

O Duplo Diploma de Tatiana Theoto: uma sucessão de re(encontros)

Numa noite em 2011, no que parecia ser um simples jantar na casa da então adolescente  Tatiana Theoto, uma conversa entusiasmada com um dos grandes amigos de seu pai sobre o filho que faria um intercâmbio pela Escola Politécnica da USP, que lhe garantiria um diploma internacional, fez nascer, nas suas palavras: “Uma sementinha de vontade de ingressar na USP. O Duplo Diploma é o diferencial que eu vi da Poli para as outras faculdades”.

“Eu sinto que a experiência do DD está ligada ao propósito da universidade: você estar ali no campus unido ao tanto de gente diferente de você, fazendo uma troca e abertura da cabeça, promovendo crescimento. O Duplo Diploma é uma extensão disso, da comparação de realidades, entendimento do mundo, ver como as coisas funcionam hoje e como podem ser no futuro.”

Leia mais.

---

Retrato de um intercâmbio, ou melhor, de uma experiência digna de filme

Realizar seus sonhos, viver um tempo no exterior e de quebra encontrar o amor de sua vida. Parece até a sinopse de um filme hollywoodiano, ou uma propaganda em vídeo de dia dos namorados, não é mesmo? Se para muitos isso só acontece no cinema, para Henrique Dantas, ex-aluno da Poli, esta é a história da sua vida. 

Em agosto de 2010, no meio do quarto ano de faculdade, Henrique foi para Itália realizar o seu Duplo Diploma. As aulas da graduação italiana começavam no final de setembro, mas os alunos estrangeiros recebiam um curso intensivo de italiano do mês anterior, até o começo das aulas. Essas aulas eram lecionadas em um campus fora de Milão, então precisou procurar hotéis para se hospedar, contudo não encontrou vaga em nenhum lugar. “Eu fiquei desesperado, até pensei em ficar na rua ou na estação de trem aquela noite”, relata o politécnico.

Ele começou a tentar contatar pessoas de Milão por grupos no Facebook, pedindo informações de locais para ficar. Nas primeiras tentativas, ninguém respondeu, mas após insistir mais, uma resposta veio. Como em um roteiro de filme, o par romântico do protagonista sempre aparece para ajudar em um momento crítico, e foi isso que aconteceu com Henrique.

Leia essa história na íntegra no nosso site.

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Busca por novas fontes de energia renováveis abre caminho para o uso do hidrogênio

Fonte de energia renovável atraente para setores que buscam o desenvolvimento sustentável, o hidrogênio se oferece como alternativa às demais fontes, por conta de sua abundância, já que é o elemento mais comum no planeta. Como capacidade energética, ele apresenta flexibilidade, pois pode suprir setores industriais e setores de transporte, como o naval e aéreo. Para o Brasil, os planos são de que seja inserido na malha energética brasileira por meio do Plano Nacional de Energia, juntamente com a energia solar e eólica.

“Essa é uma área que demanda muito investimento em pesquisa, não só no desenvolvimento de materiais, mas desenvolvimento de células e combustível”, diz o professor Claudio Ruggieri da Poli, que conclui: “É uma cadeia completa em que só teremos benefícios daqui alguns anos e que já está sendo feito no mundo afora”.

Leia a matéria na íntegra no Jornal da USP.

---

Reutilização do CO2 vira alternativa para futuro sustentável

Estudo realizado por pesquisadores da Poli aponta que produtos gerados a partir da emissão de CO² podem se tornar alternativas para o combate à poluição. A pesquisa objetiva encontrar maneiras de  transformar o CO² em um produto que possa ser comercializado, diminuindo os impactos ambientais. “A ideia é encontrar, dentre esses possíveis produtos que podem ser feitos a partir de CO², aqueles mais promissores, que tenham uma grande demanda para o mercado e que consigam armazenar mais CO² possível”, indica, em  Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Kelvin André Pacheco, engenheiro químico e doutorando pela Poli.

Leia na íntegra.

---

Professora da USP é eleita para a Academia Nacional de Engenharia

No dia 23 de junho, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) divulgou a lista dos selecionados a novos membros titulares e membro correspondente da entidade. Entre os 19 novos nomes, está presente a diretora da Escola Politécnica (Poli) da USP, a professora Liedi Légi Bariani Bernucci e única mulher que passará a integrar a lista de acadêmicos. A ANE conta com outros membros da USP, como é o caso do reitor Vahan Agopyan e dos professores José Roberto Castilho Piqueira e Laurindo Leal e Paulo Cruz.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Será que sou empreendedor? Ações de alunos e da USP te ajudam a descobrir

Criado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o NEU tem a participação de alunos, pesquisadores e professores buscando o envolvimento e a capacitação de pessoas a empreenderem. Os cursos, projetos e eventos inclusos servem como incentivo e pontapé inicial; o empreendedorismo no nível universitário é construído por meio dos programas de pré-aceleração e aceleração de startups - empresas emergentes, que usam a inovação tecnológica e modelos de negócios passíveis de crescimento. Com atuação em todos os campi da Universidade e em todas as áreas do conhecimento, o NEU tem a marca de já ter alcançado 2.200 estudantes por meio de atividades, treinamentos e eventos.

“Entender as barreiras de entrada no ecossistema de empreendedorismo sendo uma estudante da Universidade facilita trabalhar pelos estudantes da USP, afinal, eu vivo ‘dores’ semelhantes”, afirma Isabela de Oliveira, aluna do curso de Engenharia Mecânica da Poli e membro do NEU. Leia a matéria na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Um apaixonado pela Matemática

Falecido no último dia 11, em São Paulo, aos 63 anos, em decorrência de um enfarte, o professor Saulo Rabello Maciel de Barros era descrito pelos colegas e parentes como um apaixonado pela Matemática e entusiasta do livre pensar. Sua dedicação aos estudos foi constante e precoce, tendo ingressado na Escola Politécnica (Poli) da USP aos 17 anos, mas mudando de curso e indo atrás de sua verdadeira vocação, a Matemática, logo após.

Tornando-se mestre em Matemática Aplicada pela USP em 1984, e doutor pela Universidade de Bonn em 1989, na Alemanha, seu tempo pela Poli foi crucial para que conhecesse a companheira com quem viria a se casar e construir um relacionamento duradouro, próspero e frutífero, a engenheira Karin-Anne Van de Bilt.

Leia a matéria do Uol na íntegra.

---

Geotermia pode reduzir consumo de luz de 40% a 70%, avalia especialista

O uso de sistemas geotérmicos é pouco difundido no Brasil, mas segundo Alberto Hernandez Neto, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, a geotermia pode reduzir entre 40% e 70% o consumo de energia elétrica nos sistemas de ar-condicionado.

O professor, que cuida da parte da superfície do projeto de prédio-laboratório da Universidade, explica que o calor retirado do ambiente pela geotermia não vai para o ar, como costuma ocorrer com sistemas de ar-condicionado convencionais; esse calor vai para o solo. Com o consumo de energia elétrica em excesso no Brasil nos últimos anos, a geotermia pode ajudar na economia de gastos, justifica a cientista da USP, Cristina Tsuha, e a técnica já faz parte do Plano Nacional de Energia de 2050 do Governo Federal como forma de abastecimento energético do país.

Leia a matéria na íntegra.

---

Núcleo formado por oito ICTs, universidades e empresa inicia estudos com foco em aços de alta resistência ligados ao nióbio

A estruturação de projetos de ligas específicas para manufatura aditiva (MA) e para a obtenção de pós metálicos com características sob controle são os dois desafios a serem enfrentados pelo novo Núcleo de Manufatura Aditiva. O núcleo é uma iniciativa que agrupa oito ICTs e universidades, como a Escola Politécnica (Poli) da USP, além da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), com objetivo de desenvolver a cadeia produtiva da MA a partir do enfrentamento de gargalos tecnológicos reincidentes em cada etapa.

 "Para isso, propõe-se que os diversos grupos de competências que constituem a cadeia tecnológica e de conhecimento do tema sejam abordados a partir de desafios discutidos com as empresas parceiras do projeto", explica o coordenador do projeto e pesquisador Mario Boccalini Jr., do Laboratório de Processos Metalúrgicos do IPT.

Leia a matéria na íntegra.

---

Pesquisadora explica projeto para desenvolver plástico biodegradável

As medalhas das Olimpíadas de Tóquio - 2020 foram confeccionadas com o reaproveitamento de metais de aparelhos eletrônicos antigos e descartados, evitando a geração de novos resíduos. Como forma de praticar a economia circular, uma pesquisa de iniciativa da Escola Politécnica (Poli) da USP pretende criar um plástico verde biodegradável.

A variação desenvolvida no estudo tem como base o amido de mandioca, explica Tereza Cristina Carvalho, professora da Poli-USP.  "O plástico verde biodegradável deverá ser uma tendência em um futuro próximo, a ideia é não gerar mais resíduos, aproveitando-os em outra cadeia".

Leia a matéria na íntegra.

---

Professor da Poli participa de live da UOL sobre escolha de modelos de smart TVs

No dia 22 de julho, o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, participou da live Tilt Lab Day, do canal de ciência e tecnologia do UOL. Nesta live, o professor Zuffo e outros convidados fizeram testes comparativos de modelos de smart TVs para auxiliar os consumidores a decidirem qual é o melhor modelo para comprar.

Leia as matérias sobre o Tilt Lab Day no link.

---

OPORTUNIDADES

Agência USP realiza webinar sobre seleção de artigos para periódicos científicos

Nome do evento: Webinar Springer Nature seleção de periódicos científicos.

Data e horário: dia 3 de agosto de 2021, das 14h30 às 15h30.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica em parceria com a Springer Nature.

Inscreva-se. Saiba mais detalhes.

---

A DWIH, Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo, está com inscrições abertas para o concurso global de ideias transformadores, o Falling Walls Lab Brazil

Inscrições.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo está organizando a etapa brasileira do concurso internacional de ideias transformadoras, o Falling Walls Lab Brazil. As inscrições podem ser feitas até dia 8 de agosto e são voltadas à indivíduos de todas as áreas do conhecimento que possuam uma ideia, pesquisa, proposta de inovação ou projeto de empreendedorismo com potencial transformador. O autor da melhor proposta poderá participar da final mundial em Berlim, com viagem e acomodações pagas, com a chance de representar a ideia para lideranças globais e cientistas renomados do mundo todo nas áreas de ciência, negócios, política, arte e sociedade. Para outras informações, acesse o site da DWIH neste link.

---

Centro de Inteligência Artificial (C4AI) oferece bolsa de pós-doutorado voltada ao estudo da ocorrência de eventos de marés e ressacas no litoral de Santos

O Centro de Inteligência Artificial, um Centro de Pesquisa financiado pela FAPESP e IBM Research e com sede na USP, está oferecendo uma bolsa de Pós-Doutorado em Physics-Informed Machine Learning (PIML), aplicada ao meio ambiente. O objetivo é investigar diferentes arquiteturas PIML para prever a ocorrência de eventos extremos de marés e ressacas no litoral de Santos. 

A bolsa de Pós-Doutorado é voltada a cientistas que tenham obtido o título de doutor há menos de 7 anos, no País ou no exterior, com desempenho destacado; para contribuição em pesquisas, em desenvolvimento de sistemas, análises, no auxílio ao orientar alunos, na escrita e na publicação de artigos em conferências e periódicos de impacto. Para outros detalhes sobre como concorrer a esta posição, acesse aqui.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Pesquisadores da Unesp realizam questionário sobre a dependência de exercícios físicos e alimentação saudável

A estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição da Unesp de Araraquara, Giovanna Soler Donofre, e seu orientador, o professor Wanderson Roberto da Silva, convidam a comunidade politécnica a participarem de uma pesquisa que será utilizada na dissertação de mestrado da aluna, sobre a influência da dependência do exercício físico e da ansiedade física social na preocupação com a alimentação saudável de praticantes de exercício. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e praticar exercícios físicos regularmente.

Acesse a pesquisa aqui.

---

Prazo para devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foi prorrogado

A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Águia) da USP comunica que, em razão das recomendações de distanciamento social, o prazo para devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foi prorrogado para o dia 30 de agosto de 2021, automaticamente.

As Bibliotecas da USP oferecem um acervo digital que pode ser acessado no site da Aguia com a utilização do VPN USP.

---

Pró-Reitoria de Graduação anuncia datas de inscrições para o Edital PEEG - 2º semestre de 2021

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) anuncia que estarão abertas, até o dia 2 de agosto, as inscrições para o Edital PEEG e o Ofício Circular 001 referente ao PEEG-Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação que visa oferecer aos estudantes atividades de monitoria, para o 2º semestre de 2021. O Edital PEEG pode ser acessado aqui.

---

ESTÁGIOS 

Confira aqui as vagas de estágio da semana.

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.