Edição de 10 de setembro de 2021

Nº 35/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Hoje é o último dia para se inscrever no SIICUSP

Termina hoje, dia 10 de setembro, o prazo para se inscrever no 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). O envio dos vídeos de apresentação dos trabalhos inscritos pode ser feito até o dia 13 de setembro - impreterivelmente.

Este ano, a primeira fase do SIICUSP na Poli acontecerá de 28 de setembro a 1º de outubro. A segunda fase, que envolverá toda a USP, será de 29 de novembro a 2 de dezembro. O SIICUSP é um evento anual realizado pela USP que objetiva a divulgação de resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da Universidade, assim como de outras instituições brasileiras e internacionais. Saiba mais detalhes.

---

Alunos da Poli ficam em  2º lugar em competição internacional

Equipe de estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP ficou em 2º lugar na competição internacional “Metal Cup”.

O grupo apresentou um projeto sobre a transição energética na siderurgia para uso de hidrogênio.

Assista a transmissão da competição.

---

Centro da Poli e Itaú realizam evento com pesquisadores do MIT

No dia 1º de setembro de 2021, das 15h30 às 17h30, o Centro de Ciência de Dados (C2D) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com o Itaú-Unibanco, realizou o V Encontro de Machine Learning. O evento contou com a participação de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e foi transmitido em inglês pelo canal do YouTube da Poli. Leia na íntegra.

---

A POLI NO JORNAL DA USP

USP participa de parceria que oferece treinamento para startups de todo o País

A parceria de pré-aceleração entre a Samsung, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a USP e a Unicamp aproxima startups do mercado. Através do programa Ocean Novos Negócios (Ocean N2), a parceria oferece treinamento para startups de todo o País, desenvolvidas por estudantes, para facilitar a forma com que elas lidam com o mercado, clientes e outras microempresas. Por meio de mentorias individuais, o projeto visa a ensinar sobre modelos de negócios, interfaces de comunicação, as questões tecnológicas e relacionadas ao mercado.

“O que acontece, que é muito bacana, é que a USP descobriu, nos últimos dez anos, que a gente tem uma vocação muito especial nesse espaço da criação”, contou o professor André Leme Fleury, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Cosmos do InovaUSP. Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

USP concede título de Doutor Honoris Causa a diretor da Embrapii, Jorge Guimarães

Na última sexta-feira, dia 3 de setembro de 2021, a USP concedeu o título de Doutor Honoris Causa da USP ao diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães. A proposta do título foi apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário.

Como diretor-presidente da Embrapii, Guimarães tem fomentado a transmissão do conhecimento acadêmico para o setor produtivo através de iniciativas pioneiras de inovação no Brasil. A USP tem quatro unidades credenciadas pela Embrapii, sendo uma delas ligada à Escola Politécnica (Poli). Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Transição energética nos países em desenvolvimento depende de nova abordagem

Estudo realizado por pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP, RCGI e Universidade de Queensland, na Austrália, mostra quais são os principais desafios para que a tecnologia de fontes renováveis criada nos países desenvolvidos seja de fato implantada nos países de baixa e média renda.

“Quando se discute transição energética, fala-se de uma série de soluções encontradas na bibliografia internacional, que é muito mais voltada para estudos realizados nos países desenvolvidos. Portanto, são discussões distantes da realidade de países de baixa e média renda. Enquanto os países desenvolvidos falam em autonomia do consumidor, outros países ainda lutam para dar acesso a qualquer tipo de energia elétrica para parte da população”, exemplifica Stefania Gomes Relva, pesquisadora da Poli-USP e autora do estudo. Leia a matéria na íntegra.

---

Saneamento mais próximo dos pequenos municípios

O doutor em engenharia hidráulica e sanitária pela Escola Politécnica (Poli) da USP e professor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Ricardo Lazzari Mendes, escreveu um artigo sobre o Novo Marco Legal do Saneamento para o portal "Diário do Aço”. No texto, o docente abordou a disparidade da presença de saneamento básico entre as cidades pequenas e os grandes municípios.

“O Novo Marco Legal do Saneamento traz um novo modelo de organização dos municípios capaz de atender às demandas das cidades menores. A nova legislação determina que os Estados devem criar unidades regionais de saneamento básico, que são agrupamentos de municípios, não necessariamente limítrofes”, explica Mendes em seu artigo. Leia na íntegra.

---

Professor da Poli participou de uma audiência do Senado sobre o marco legal para o licenciamento ambiental

O professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Luis Enrique Sánchez, participou, na última quinta-feira, dia 2 de setembro de 2021, de uma audiência do Senado. Na audiência, as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente (CMA) debateram a proposta de marco legal para o licenciamento ambiental (PL 2159/2021) e ouviram pesquisadores, cooperativas, produtores rurais e empresários.

O professor Sánchez pediu cuidado para não exagerar na simplificação dos licenciamentos. Ele citou o relator na Câmara, deputado Neri Geller, do PP de Mato Grosso, que defendeu o projeto para impulsionar a implementação da Ferrogrão. Leia a matéria na íntegra.

---

Professor da Poli é um dos votantes do prêmio “Auto Esporte: Carro do Ano 2022”

O professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Marcelo Alves, será um dos votantes do prêmio “Auto Esporte: Carro do Ano 2022”. O professor é um dos especialistas da categoria “Motor do ano”. A premiação é organizada pela revista Auto Esporte, com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), e, nesta edição, os modelos SUVs dominaram a lista de pré-qualificados ao prêmio. Leia a matéria do Auto Esporte na íntegra.

---

Hub de inovação da construção da Poli vem ganhando corpo

O professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Valter Frigieri, foi entrevistado pelo portal AECweb sobre o HubIC – Inovação e Construção Digital, criado por meio de um convênio entre a Poli e a ABCP. “Iniciamos em 2021 e já temos a adesão de mais de 30 empresas ao novo ambiente”, informa o docente.

Leia a entrevista na íntegra.

---

Politécnico cria plataforma que ajuda pequenos estabelecimentos a terem seu próprio delivery

Egresso da graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (Poli) da USP, Luan Naufal, em parceria com o analista Gustavo Almeida, criou a plataforma Menu Vip. A plataforma ajuda pequenos estabelecimentos de comida a ter seu delivery online próprio, automatizando o recebimento de pedidos e garantindo o controle das vendas, dos cadastros de clientes e da parte  financeira, sem precisar pagar comissão por cada venda realizada. Leia a matéria na íntegra.

---

Pesquisadores geram energia limpa com resíduos de madeira

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP mostrou como gerar energia limpa a partir de resíduos como serragem de madeira. O aproveitamento desse tipo de material é uma saída para o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, responsáveis por gerar os gases causadores do efeito estufa. Para gerar energia, o material é queimado de maneira controlada. A queima gera “gases pobres”, que possuem baixo poder de combustão. Esses gases, por sua vez, são aproveitados para movimentar motores a combustão especiais.

“São ­­ substâncias que ficam jogadas em grande quantidade e não são aproveitadas, podendo virar energia”, afirmou, em um comunicado, o professor da Poli, José Roberto Cardoso, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE). Leia a matéria da Veja na íntegra.

---

Pesquisadores da Poli criam Observatório de Mobilidade Urbana de São Paulo

Pesquisadores do Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade (MobiLAB) da Escola Politécnica (Poli) da USP participaram de um workshop para a criação de um Observatório de Mobilidade Urbana de São Paulo. A iniciativa conta com a participação de diversas áreas, como Metrô, CPTM, representantes da indústria e universidades para formular sugestões de políticas e acompanhar os indicadores de mobilidade em São Paulo.

“A ideia principal é, através de pesquisas, atividades didáticas e parcerias com outras instituições, oferecermos soluções viáveis para as várias questões de mobilidade urbana”, afirma o responsável pelo laboratório, o professor Roberto Marx, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. Leia a matéria na íntegra.

---

O professor Luis E. Sanchez participou de um painel sobre mineração e conservação da biodiversidade como parte do Congresso Mundial de Conservação da União Internacional de Conservação da Natureza

No dia 6 de setembro, no Congresso Mundial de Conservação da IUCN, evento online com sede principal em Marselha, na França, especialistas debateram sobre os diferentes atores envolvidos e impactados pela mineração e as formas de reduzir os riscos para a humanidade e a natureza. Há uma demanda crescente por minerais e metais, devido, em parte, à transição para uma economia de baixo carbono, que poderia ameaçar áreas terrestres e marinhas protegidas, bem como santuários de biodiversidade.

"Nenhuma mina é uma ilha. Infraestrutura adicional é necessária para abrir novas minas e transportar suas saídas. Este simples fato tem duas implicações importantes. Em primeiro lugar, a construção dessa infraestrutura pode ter um impacto direto nos valores da biodiversidade. Em segundo lugar – e mais importante em muitas regiões – essa infraestrutura abre caminho para perdas adicionais, pois facilitam tanto o desenvolvimento de novos e ilegais ações prejudiciais, como a exploração madeireira", disse Luis Enrique Sánchez, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP. Leia a matéria na íntegra, em inglês.

---

O Deep Learning e o "I" do BIM

O engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli) da USP, Marcus Granadeiro, escreveu um artigo sobre o Deep Learning e o "I" do BIM para o portal Tiinside. No texto, o politécnico abordou o uso de dados, algo que é comum em várias áreas, como na seleção de conteúdo específico para determinado usuário, porém ainda não é muito utilizado na tomada de decisão nas estratégias de marketing. Leia o artigo na íntegra.

---

Grupo da USP realiza estudos para subsidiar projeto de lei sobre estocagem de carbono

Sob a coordenação da professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP), o grupo de pesquisadores realiza estudos para adotarem tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCS, na sigla em inglês) e sobre a etapa de estocagem, considerada a mais sensível de todo o processo. Esse tipo de tecnologia é uma das alternativas para enfrentamento das mudanças climáticas. O trabalho é conduzido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica (Poli) da USP.

“Uma empresa que explore por 30 anos um poço de petróleo, por exemplo, dá como encerrada a operação após o descomissionamento – desmonte da infraestrutura e devolução da área ao governo. O mesmo não é verdade quando se trata da estocagem de CO2, porque a obrigação de realizar o monitoramento e a responsabilidade sobre um possível vazamento tendem a se estender após o encerramento da operação, o que impacta os custos no modelo do negócio", explica a advogada Isabela Morbach, uma das pesquisadoras do grupo, em entrevista à Assessoria de Comunicação do RCGI. Leia a matéria na íntegra.

---

Estudo da Poli aponta qual modelo de chuveiro é o mais sustentável

Pesquisadores do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA), ligado à Escola Politécnica (Poli) da USP, realizaram um estudo sobre o modelo de chuveiro mais sustentável. Segundo a pesquisa, entre os cinco modelos analisados, o chuveiro híbrido, uma mistura do modelo elétrico com o solar, é o mais econômico e sustentável.

“No verão, o custo do chuveiro híbrido é muito baixo. As pessoas praticamente não precisam ligar a energia elétrica dele nessa época porque a água é aquecida via energia solar. O gasto começa no inverno”, afirmou o autor da pesquisa, o professor Ivanildo Hespanhol, da Poli. Leia a matéria do From Press na íntegra.

---

Calçadas são menores onde mais se anda a pé em São Paulo, diz estudo

Um estudo divulgado nesta semana pelo CEM (Centro de Estudos da Metrópole) mostra que as regiões onde há maior quantidade de deslocamentos feitos a pé são também aquelas com a menor largura das calçadas. Ou seja, onde se caminha mais é que as calçadas são mais estreitas. De forma geral, são bairros da periferia de São Paulo como Brasilândia (zona norte), Guaianases, Cidade Tiradentes, Sapopemba (todos na zona leste).

“A responsabilização precisa ser revista e a coleta de dados também. No fundo, isso é muito pouco olhado”, diz Mariana Giannotti, professora de geoprocessamento da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenadora de desigualdades relacionadas ao transporte público, do CEM. Leia a matéria da Folha de S. Paulo na íntegra.

---

'Alexa, apague a luz': lâmpada inteligente ajuda a reduzir conta de luz?

Com o aumento atual na conta de luz, o brasileiro tem buscado alternativas para redução de gastos. O Uol Tilt conversou com especialistas para descobrir se as lâmpadas inteligentes, que se conectam à internet, podem ajudar na economia da luz ou se elas gastam mais que as tradicionais. Lâmpadas inteligentes são chamadas assim porque podem ser controladas por aplicativos no celular ou por dispositivos compatíveis com assistentes de voz, como a Alexa e o Google Assistente. O usuário, além de pedir em voz alta os comandos, pode programar horários para deixar a lâmpada acesa, apagada, com maior ou menor intensidade — e, em alguns modelos, escolher a cor da emissão de luz.

"O controle da lâmpada, o ligar e desligar, tem um consumo muito pequeno. Não é isso que impacta na conta de luz", diz José Baesso Aquiles Grimoni, engenheiro e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP. Leia a matéria na íntegra.

---

OPORTUNIDADES

São os últimos dias para as inscrições em premiação do CAPES sobre pesquisas em infraestrutura

Está aberto até o dia 28 de setembro de 2021, às 23h59, o período de inscrições para o Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura. A premiação é organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo serão R$100 mil em prêmios, a serem divididos em cinco categorias: governança, aviação civil, planejamento, ferrovias e sustentabilidade.

O Edital nº 10/2021, referente a premiação, determina que os trabalhos devem ter sido aceitos e/ou publicados a partir de 1º de janeiro de 2019 por autores em atividade no Brasil. O primeiro a assinar o artigo é o considerado para premiação. O vencedor de cada categoria receberá R$20 mil. Outra exigência é de que o material apresentado no concurso seja parte do trabalho de conclusão de curso de mestrado ou de doutorado, além de ter sido defendido no País. Inscreva-se até o dia 28 de setembro de 2021, às  23h59.

 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência em Pesquisa

Estão abertas, até o dia 30 de setembro de 2021, as inscrições de pesquisadores na sétima edição do Programa de Residência em Pesquisa para desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo e ao arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). O edital foi criado com o objetivo de possibilitar que pesquisadores visitantes, nacionais e estrangeiros, desenvolvam projetos relacionados ao acervo BBM. O programa contemplará até 11 projetos de pesquisa que atendam às finalidades acadêmicas da BBM e contribuam para a disseminação do saber. Os projetos precisam apontar como se alinham com o perfil do seu acervo, por meio de propostas de investigações que explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias.

O Edital é destinado a pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como para doutorandos, que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à BBM. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente e reunidas as condições necessárias, contar com o apoio, em suas pesquisas, dos acordos internacionais de parceria celebrados pela BBM. Destaca-se, nesse sentido, o convênio com a John Carter Brown Library, que possui um programa de Fellowships e de bolsas abertas para candidaturas dos pesquisadores da BBM. Inscreva-se até o dia 30 de setembro de 2021.

Estão abertas as inscrições para cursos de mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos dos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes da CCP-PPGET para início em 2022. 

Saiba mais detalhes.

 

Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos lança quinta edição de curso internacional

A Embaixada da República Argentina no Brasil, por meio da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), lançou a Convocatória do Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos para o Curso Internacional de Direitos Humanos. O curso será realizado virtualmente entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro de 2021.

A 5ª edição do Curso Internacional de Direitos Humanos terá como tema “Memoria, Verdad, Justicia y Democracia”. Herencias y Proyecciones” e contará com um olhar interdisciplinar e comparativo de especialistas e políticos nacionais e internacionais que ministrarão as aulas do curso. Inscreva-se até o dia 10 de setembro.

---

COMUNICADOS INTERNOS

XI Colóquio PELSE da Associação de Universidades Grupo Montevidéu ocorre de setembro a novembro

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu realizará a XI edição do Colóquio PELSE entre setembro e novembro de 2021. Nesta edição,  a partir do dia 10 de setembro de 2021, o núcleo disciplinar “Ensino de espanhol e português como L2/LE” discutirá o “PELSE” como uma área de pesquisa e trabalho no Cone Sul, pensando em que sejam abordados os diferentes modos de inscrição que, nela, as diversas Universidades representadas levam adiante. Assista a transmissão da primeira mesa.

 

USP realiza semana do Marketing com grandes nomes da área

O Diretório Acadêmico de Marketing (DAMA EACH) e o Curso de Marketing da USP realizarão a  6ª edição da Marketing Week USP, o maior evento de Marketing da USP. O evento acontecerá entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 e objetiva gerar experiências e conhecimento para o profissional de marketing, por meio de palestras e workshops gratuitos. 

A semana contará com a participação de grandes empresas como Gucci, P&G, Santander. Além de apresentar palestras sobre vários temas, como “O Impacto do BBB na criação de Influencers”, que será comandado pelo Jude Reis, da agência Music2Mynd, que atende o ex-BBB Gil do Vigor. Também haverá um painel sobre as estratégias de marketing da cantora Anitta, que será apresentado por Paulo Pimenta, que cuida da imagem da cantora.

Inscreva-se aqui. Saiba mais detalhes.

 

Acadêmica Agência de Comunicação realiza congresso sobre divulgação científica

A Acadêmica Agência de Comunicação realizará o “1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica” entre os dias 27 e 30 de setembro de 2021. O evento será online e gratuito e terá como tema central "Divulgação Científica e negacionismo em tempos de desinformação". O congresso objetiva ampliar o debate sobre a ciência e a divulgação científica e promover o diálogo entre seus agentes - jornalistas de todas as áreas, cientistas, professores, divulgadores, pesquisadores e estudantes. A convenção contará com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de cases, minicursos e homenagens a jornalistas científicos e pesquisadores-divulgadores já falecidos. Saiba mais detalhes.

Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza formulário para exclusão de disciplinas

A Pró-Reitoria de Graduação decidiu que, no ano letivo de 2021, os alunos poderão solicitar exclusão de matrículas fora do período de retificação de matrícula. A exclusão será feita somente em disciplinas do 2º semestre de 2021 nas quais o aluno ainda conste como matriculado sem o lançamento de frequência e nota. Não serão feitas exclusões de disciplinas que já possuem frequência e nota lançadas e não serão recebidos pedidos de exclusões por email ou fora do prazo.

Os requerimentos de exclusão de matrícula devem ser solicitados pelo formulário, até o dia 29/10.

 

Aucani promove chamada para alunos contarem suas experiências de intercâmbio

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) publicou a chamada “Meu Intercâmbio”, com o intuito de alunos de graduação e pós-graduação, brasileiros e estrangeiros, enviarem depoimentos sobre suas experiências de intercâmbio no Brasil e no exterior. Os vídeos devem ser enviados até dia 10 de outubro de 2021. Saiba mais detalhes.

 

Poli divulga resultado do edital de bolsas PIBIC/PIBITI

O Serviço de Pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP publicou o resultado do edital de bolsas PIBIC/PIBITI 2021-2022. A vigência da bolsa é de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022. Acesse a lista dos contemplados com a bolsa.

 

Projeto da USP que atrai garotas para o mundo da tecnologia já impactou mais de 450 estudantes

A transformação da sociedade em busca da igualdade de gênero na área tecnológica depende de iniciativas que estimulem desde cedo o interesse de jovens garotas pelo ramo, como a Technovation Summer School for Girls (ou TechSchool), escola de verão realizada desde 2018 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O projeto já impactou mais de 450 meninas, de 10 a 18 anos, ensinando técnicas de programação e de habilidades empreendedoras para o desenvolvimento de aplicativos que podem ajudar a solucionar problemas sociais.

“Em geral, 80% das participantes são de escolas públicas, e a experiência nesses últimos anos tem sido incrível. Elas têm contato com tecnologias, com o pensamento computacional e com pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho, permitindo que elas tenham a oportunidade de saber quais são as possibilidades e perspectivas futuras, caso resolvam seguir por esse caminho. Quando realizado de forma presencial, o projeto estimula ainda a convivência direta com o ambiente da USP e a troca de experiências entre participantes e mentoras, proporcionando um enriquecimento pessoal imensurável para essas meninas”, comenta Kalinka Castelo Branco, professora do ICMC e fundadora do GRACE. Leia na íntegra.

---

LANÇAMENTO DE LIVRO

O professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Sidney Seckler Ferreira Filho, está publicando livro sobre equilíbrio processos biológicos

Depois de trinta anos de docência em cursos de graduação e pós-graduação ministrando disciplinas na área de processos físico-químicos, tratamento de águas de abastecimento e qualidade da água, o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental,  Sidney Seckler Ferreira Filho, percebeu que muitos assuntos de grande importância para a solução de problemas de engenharia e ambientais se encontravam dispersos em inúmeros textos e publicações em áreas diversas e nem sempre estando em uma linguagem de fácil acesso aos alunos e profissionais da área. Princípios, Fundamentos e Processos em Engenharia Ambiental tem por objetivo oferecer subsídios aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental de modo a complementar a sua formação em uma série de tópicos que apresentam grande relevância na solução de uma grande gama de problemas ambientais.

O livro pode ser empregado em cursos de graduação, pós-graduação e também por profissionais que militam na área ambiental, procurando oferecer um conjunto de ferramentas básicas e técnicas para a solução de problemas de engenharia e conferindo um caráter mais prático e objetivo na análise de sistemas ambientais de engenharia e sistemas ambientais naturais. O livro pode ser obtido gratuitamente em pdf neste site.

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.