Edição de 29 de outubro de 2021

Nº 42/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Poli realiza Workshop de Pesquisa sobre como criar projetos interdisciplinares

A Poli realizará o seu primeiro Workshop de Pesquisa de 2021 no dia 4 de novembro, das 14h às 17h30.  O evento terá como tema “Mecanismos para a formação de grandes projetos interdisciplinares de pesquisa e inovação”, e está sendo organizado pela Comissão de Pesquisa (CPq) da Poli. O objetivo dos idealizadores é promover a interação entre os pesquisadores da Poli, para que estes conheçam os grandes projetos integrados de pesquisa realizados na Escola, e assim fomentar a criação de novas iniciativas.

Leia mais para saber sobre a origem do workshop e a importância dos centros de pesquisa.

---

Professores da Poli e RCGI vão apresentar, na COP-26, o potencial brasileiro de reverter emissões de carbono

Diretores do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) irão até Glasgow, na Escócia, para participar do International Technology Centres Summit & Research Study. O evento paralelo à Conferência do Clima (COP-26) tem o objetivo de facilitar projetos científicos internacionais e auxiliar a comunidade científica e empresarial global a engajar cientistas e institutos de excelência.

“Será uma oportunidade para apresentar o trabalho que estamos realizando no RCGI e mostrar o potencial brasileiro para se tornar não apenas neutro, mas possivelmente negativo nas emissões de gases do efeito estufa. Claro que isso envolve uma série de ações e uso de tecnologias, mas é algo factível”, afirma Gustavo Assi, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do RCGI, que participará do evento junto com Julio Meneghini, diretor Científico do RCGI, e Karen Mascarenhas, diretora de Recursos Humanos e Liderança. Leia mais.

---

Pesquisadora propõe metodologia para reciclagem de resíduo da indústria de laticínios

Conheça o trabalho da pesquisadora Isabela Mehi Gaspari Augusto, apresentado no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica, o SIICUSP, de 2020, e que recebeu menção honrosa na etapa final do evento. Isabela realizou um estudo sobre a otimização dos processos de produção de gás hidrogênio a partir da digestão do soro do leite. Leia mais.

---

Poli realiza encontro para debater Extensão Universitária​

Na tarde da última segunda-feira, 25 de outubro, a Poli realizou online o I Encontro de Extensão da Poli, “A engenharia na academia e a formação do engenheiro”, com transmissão pelo canal da Poli no YouTube. O evento foi organizado pela direção da Poli e pela Comissão de Cultura e Extensão da Escola. Voltado à apresentação de atividades de extensão desenvolvidas pela Escola, o evento reuniu professores da Poli e convidados de outras instituições, que discutiram também a importância dos engenheiros como agentes de transformação social.

Leia a cobertura na íntegra e assista o evento na íntegra no link.

---

Equipe Poli Baja, grupo de extensão da Poli, realiza evento em celebração aos seus 20 anos

A Equipe Poli de Baja realizará o evento de celebração dos 20 anos de equipe no próximo domingo, 31 de outubro, às 14h, pelo Canal oficial da EPUSP no YouTube. Visando comemorar o marco especial de uma história repleta de conquistas, o convite se destina a todos os estudantes da Poli e entusiastas do meio automotivo que se interessem pela história do grupo.

Fundada em 2001, a Equipe Poli de Baja é um grupo de extensão organizado por alunos da Escola Politécnica da USP, que desenvolve protótipos monopostos off-road para competições universitárias, o Baja SAE. A Equipe busca atingir o desenvolvimento pessoal por meio do exercício de competências técnicas e interpessoais ligadas a projetos na Engenharia.  

“Foram 20 anos de muito trabalho, esforço, aprendizado, amizades, alegrias (houve até alguns percalços, como em toda atividade humana). Formou-se uma identidade, praticamente uma família. Tive a felicidade de acompanhar estes 20 anos e ver o que foi construído por jovens de grande talento e, principalmente, detentores de muita vontade de trabalhar sério”, escreve Marcelo Alves, professor orientador do grupo, em carta de comemoração e agradecimento pelos 20 anos da Equipe e está disponível para visualização na íntegra aqui.

---

Poli quer conhecer suas empresas-filhas

A Agência USP de Inovação disponibiliza um sistema para mapeamento dos empreendedores da Universidade, e a Poli optou por utilizar esta ferramenta para reunir os dados de sua comunidade na área

Para preencher este formulário, a empresa necessita ter sido criada por alunos(as) que cursaram ou que ainda estejam cursando a graduação ou pós-graduação na USP, ou então por pesquisadores e docentes da USP. Também podem se cadastrar as empresas que sejam resultantes de processos de incubação ou de aceleração em alguma das incubadoras associadas à Universidade de São Paulo (CIETEC, ESALQTec, HABITs e Supera). Leia mais.

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Estudantes da Poli criam aplicativo de relacionamento exclusivo para universitários

A Umatch é um aplicativo de relacionamento voltado ao relacionamento de universitários, interagindo com quem estuda na mesma ou em outras universidades. A ideia partiu de Bruno Adami, estudante de Computação da Poli e Cayo Syllos, que havia estudado Engenharia Elétrica na Poli, mas interrompeu o curso para fazer Ciência da Computação nos EUA.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Tecnologia “concentrating solar power” inova ao transformar energia térmica em energia elétrica

A fim de buscar transições energéticas em fontes mais sustentáveis, a energia heliotérmica, ou termossolar, surge como uma alternativa importante e viável para o Brasil, que a utiliza por meio da tecnologia de painéis fotovoltaicos. Em outro caso, a inovadora concentrating solar power (CSP) concentra raios solares em um foco, armazenando energia térmica do sol em tanques, pelos quais passa água, gerando vapor e, posteriormente, energia elétrica.

O Chile pode ser considerado um caso de sucesso na implementação da CSP, com seu parque de espelhos refletores localizado no deserto do Atacama. No caso do Brasil, a oferta de radiação direta é mais propícia em regiões do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. “O Brasil tem esse grande potencial solar para fazer a transição energética”, relata o professor José Roberto Simões Moreira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli. Leia a matéria na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Concurso de inovação Campus Mobile abre inscrições para 10ª edição

O Instituto Claro abriu as inscrições para a 10ª edição do programa Campus Mobile, concurso criado para estímulo ao desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis, produtos e serviços de tecnologia voltados a beneficiar a população.Realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, a ideia é identificar e desenvolver jovens talentos, maiores de 18 anos e matriculados em instituições de ensino superior no Brasil ou recentemente graduados, com projetos que se enquadrem nas áreas de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Outras informações sobre o concurso estão disponíveis aqui. Leia a matéria na íntegra.

---

Mineração enfrenta desafio de aumentar produção sem causar danos ambientais

O jornal Estado de S.Paulo publicou uma reportagem sobre os desafios do processo de descarbonização da economia e a substituição dos combustíveis fósseis pelas fontes de energias limpas. O professor Luis Enrique Sánchez, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli), explicou em entrevista que não é simples contabilizar a diminuição da exploração do carvão compensar os impactos causados pelo aumento da mineração. Porém, o docente afirma que é necessário realizar essa transição energética.

Leia a matéria do Estadão na íntegra.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Deferimento de inscrições - Eleição Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da Escola Politécnica da USP

A Comissão Eleitoral da Poli comunicou esta semana que foi publicado no site da Escola Politécnica o deferimento de inscrições da eleição para escolha do(a) Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da Escola Politécnica da USP, e também informou a abertura do segundo período de inscrições, de 26 de outubro a 4 de novembro de 2021 [10 dias], nos moldes do estabelecido no Art. 5º da Portaria, hipótese em que poderão ser apresentadas candidaturas compostas também de Professores Associados 2 e 1.

---

Pesquisa sobre mobilidade no Campus com alunos de graduação e pós

O projeto de conclusão de curso “DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA – CUASO)” está sendo desenvolvido por um grupo de alunos de Engenharia Ambiental da Poli. Neste trabalho está sendo feita uma pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação sobre a mobilidade urbana dentro do campus a fim de entender a atual situação e, a partir disso, ser possível pensar em soluções para uma mobilidade urbana sustentável. Em função da pandemia do covid-19 e do fechamento do campus, é importante ressaltar que a pesquisa deve ser respondida por alunos que ingressaram até 2019. 

A pesquisa é anônima e pode ser respondida pelo link.

Os resultados e a análise das informações somente serão utilizados para fins acadêmicos e respeitando os princípios legais, morais e éticos, conforme Resolução CNS 96/1996.

---

Solicitação de Colação de Grau para os possíveis formandos do 2º Semestre tem prazo estendido até 31 de outubro

A Seção de Expedição de Diplomas da Poli informa que o prazo para a Inscrição para a Colação de Grau referente aos formandos do 2º semestre de 2021 foi estendido até o dia 31 de outubro (domingo), às 22h. Leia mais.

---

OPORTUNIDADES

Workshop de Pós-Graduação em Engenharia da Computação recebe submissão de trabalhos até 5 de novembro

Organizado pelo Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli, o X Workshop de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (X WPGEC) será realizado em 18 de novembro, com objetivo de difundir as pesquisas e estimular a colaboração entre alunos de pós-graduação, professores do PPGEE e a comunidade em geral. Para isso, o evento propõe que todos os alunos, em particular os que tiverem em fase de conclusão, submetam seus trabalhos até 5 de novembro (sexta-feira) nesta página.

---

Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) está com inscrições abertas para programa gratuito de pré-aceleração de startups 

Voltado a alunos e recém-formados, o StartupLab é o programa gratuito de pré-aceleração do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU). De forma online, desenvolverá 10 ideias de startups, somando mais de 50 horas de conteúdos, conversas e mentorias com especialistas do mercado na última edição. As inscrições estão abertas até o dia 30/10, neste link.

Para saber outras informações do cronograma e seleção sobre o programa, acesse o edital, o site e o manual.

---

Estão abertas as inscrições para a 2ª Semana de recrutamento do Grupo de Negócios da Poli

Data e Horário: dias 3 a 9 de novembro (com pausa no fim de semana), ao final da tarde.

Organização: Grupo de Negócios da Poli.

Inscrições.

A 2º Edição da GNPWeek será uma semana de atividades que contará com a participação de grandes empresas do mundo. O evento busca aproximar o universo corporativo de estudantes universitários, por meio  de palestras, bate-papos, dinâmicas e convidados exclusivos. Leia mais.

---

Instituto Semear lança projeto gratuito de Marketing Digital para universitários

O Instituto Semear é uma ONG que há 10 anos auxilia jovens de baixa renda e alto potencial a permanecer nas universidades por meio de bolsa-auxílio, eventos e treinamentos. Para fomentar estes impactos, a ONG criou o PlantYou All Year, projeto totalmente gratuito e online, que apresenta diferentes áreas do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que, por meio de treinamentos, desenvolve e prepara tais jovens para ingressarem nesses setores. 

O projeto tem duração de 2 semanas e meia, com acesso a treinamentos ao lado de empresas e profissionais influentes e referências do mercado, além de acesso a desafios práticos que geram networking e mentorias. É preciso garantir a vaga por meio de inscrição, disponível neste link. As inscrições para o bloco que abordará a área do Marketing Digital abriram nesta quinta-feira, 28 de outubro, e são destinadas a todos os alunos que tiverem interesse no assunto.Inscreva-se aqui.

---

Laboratório da FFLCH oferece tutorias em inglês para alunos de pós-graduação

O Laboratório de Letramento Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está oferecendo tutorias em inglês para alunos de pós-graduação da Universidade.

Focado em apoiar tais alunos, o Laboratório auxilia na elaboração de textos acadêmicos e científicos em inglês, com auxílio em contexto de produção, organização textual, aspectos lexicais, clareza, concisão, gramática e etc.

As sessões de atendimento referentes ao 2º Semestre de 2021 serão realizadas somente com agendamento prévio, com 48 horas de antecedência, todas as segundas, das 13h às 14h30 e sextas, das 10h às 12h. O atendimento pode ser agendado por meio do e-mail letramento.academico.ingles@gmail.com.

---

Poli abre processo seletivo para contratação de docente temporário para o Departamento de Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições, do dia 20 de outubro às 17h do dia 8 de novembro, para o processo seletivo de contratação, por prazo determinado, de um Professor Contratado III (MS-3.1), na especialidade “Economia & Organizações”, para o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

Para mais informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da Escola Politécnica da USP, por meio do endereço eletrônico svorcc.poli@usp.br. Confira o edital completo no endereço, clique aqui.

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.