Edição de 19 de novembro de 2021

Nº 45/2021

---

DESTAQUES

Livro sobre o Engenheiro como profissional no Brasil é um dos finalistas do Prêmio Jabuti

O livro “Engenheiros para Quê? Formação e Profissão do Engenheiro no Brasil” está concorrendo ao 63º Prêmio Jabuti na categoria Ciências, no eixo não-ficção. O anúncio foi realizado no dia 16 de novembro, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a qual divulgou uma lista com os cinco finalistas de cada uma das 20 categorias do prêmio. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de novembro, às 19h, no canal do YouTube da CBL.

O livro foi lançado pelo ex-reitor da USP, Roberto Leal Lobo Filho, e pela editora Edusp. O professor José Roberto Cardoso, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Poli, colaborou para a publicação da obra junto à Renata Perrenoud, ex-professora do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) e da professora Maria Beatriz Lobo.

Leia na íntegra.

---

Escola Politécnica é contemplada com quase 200 bolsas de intercâmbio voltadas para alunos de graduação

A Poli foi contemplada com 159 bolsas-mérito, de 360 oferecidas pela USP, e 35 bolsas-Santander, de um total de 107 concedidas, para alunos politécnicos que estão em intercâmbio no exterior. O alto número de bolsas concedidas se deve à escolha da área de Relações Internacionais da Poli  (Comissão e Serviço de Relações Internacionais, CRINT e SVREint) de não interromper os processos de intercâmbio,  mantendo a mobilidade estudantil durante o período de pandemia da covid-19, respondendo a uma demanda dos próprios alunos de continuação dos programas e respeitando as normas sanitárias estabelecidas pelos países e escolas do exterior. Muitos intercâmbios se iniciaram de forma online e passaram para a forma presencial assim que as restrições sanitárias permitiram.

---

Politécnico lança livro sobre a trajetória de um dos primeiros engenheiros negros do Brasil

O Doutor pela Escola Politécnica (Poli) da USP, Rafael Augusto Seixas Reis de Paula, está lançando o livro “A caminhada de um dos primeiros engenheiros negros do Brasil", o qual aborda sobre a trajetória de José de Paula, avô de Rafael. O lançamento oficial acontecerá em uma live no Dia da Consciência Negra, próximo sábado, dia 20 de novembro, às 17h, no canal do YouTube e no Facebook da Editora Desconcertos, a qual é focada em publicar obras de autores ou sobre temas de negros.

A ideia para escrever o livro nasceu a partir do interesse de Rafael em compreender como ocorria a ascensão de certos grupos sociais no século XX no Brasil, visto que o País era ainda mais desigual naquele período. “Ser negro no Brasil do início do século XX era praticamente um atestado de que sua vida não seria nada fácil”, relata. Um exemplo disso é que, na época, eram raros os casos de pessoas negras que conseguiram cursar o ensino superior e obter um diploma.

Leia a matéria na íntegra.

---

POLI NO JORNAL DA USP

Privação de sono crônica ou aguda afeta controle da caminhada

Em análise publicada no periódico científico Science Reports, conduzida pelo Laboratório de Biomecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenada pelo professor Arturo Forner-Cordero, os padrões de sono de 30 estudantes universitários foram monitorados. Após serem submetidos a um teste de coordenação motora, o estudo constatou que a privação de sono afetou o controle de marcha, importante para o equilíbrio das pessoas durante a caminhada. Os resultados podem orientar a atuação da prática clínica em Fisioterapia e na identificação dos sintomas de fadiga e a necessidade de outras intervenções médicas. 

“Quem sabe, no futuro, seja possível desenvolver sistemas para monitorar os padrões de caminhada das pessoas e usar isso para identificar indivíduos sofrendo com fadiga, algo relevante na segurança de trabalho, entre outros contextos”, explica Guilherme Umemura, primeiro autor do artigo. Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Entenda por que a mineração de criptomoedas produz um desastre ambiental

17/11/2021 - Reportagem da Istoé Dinheiro sobre os sistemas de criptomoedas, baseados na tecnologia de blockchain, e seu impacto ambiental, contou com a contribuição dos professores do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP, Marcos Antônio Simplício Júnior, Bruno Albertini e Antônio Mauro Saraiva. Confira no link.

---

A corrida dos minerais

Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, anunciou que o Brasil neutralizará as emissões de carbono no país até 2050, na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, realizada na Escócia. Porém, recentemente o Governo divulgou um dado que diz respeito ao cumprimento desta meta. De janeiro a setembro de 2021, cerca de 44% do que o Brasil exportou esteve concentrado em apenas três tipos de commodities: petróleo, minério de ferro e soja. Além de apontar a primarização da economia, revela a exploração que está na contramão do discurso oficial, por conta dos impactos significativos sobre o meio ambiente, já que os derivados de petróleo são altamente poluentes; os minerais ameaçam áreas de conservação e a soja consome grandes quantidades de insumos cada vez mais escassos (como a água).

“Temos que encontrar uma conciliação”, diz o professor Luiz Enrique Sánchez, da Escola Politécnica (Poli) da USP. “Deve haver um equilíbrio entre a demanda por minerais que suportem a transição energética e a expansão dessa produção sobre áreas de proteção ambientais”, afirma. Leia a matéria da Istoé na íntegra.

---

OPORTUNIDADES

Competição de criação de Startups - 17º SER Empreendedor

Datas e horários: sempre aos sábados, a partir do dia 20 de novembro, às 10h, com duração máxima de três horas.

Inscrição 17° SER Empreendedor: até 19 de novembro, às 12h.

O SER Empreendedor, promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP, é uma competição de criação de startups onde, ao longo de 5 semanas, iremos capacitar você através de conteúdos e mentorias com empreendedores de sucesso e agentes do ecossistema de empreendedorismo. Você pode inscrever qualquer ideia e projeto de startup, para competir com outros projetos similares. Saiba mais sobre a 17° Edição neste link.

---

Oportunidades de Novembro do Núcleo de Empreendedorismo da USP (Neu)

Aceleração e pré-aceleração de startups, treinamentos, eventos com networking e mais. Confira as oportunidades do Neu no site uspempreende.org.

---

Biblioteca Brasiliana oferece curso sobre acontecimentos de 1922, voltado a educadores

Data: de 10 a 14 de janeiro de 2022, das 14h às 16h.

Curso: 3 vezes 22 na escola: independência, modernismos e projetos de futuro.

Organização: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) realizará o curso “3 vezes 22 na escola: independência, modernismos e projetos de futuro”, o qual tem como público-alvo professores e interessados em educação. O curso tem como base o entrecruzamento de três datas significativas na história do país: a Independência (1822), os modernismos dos anos 1920, cuja Semana de Arte Moderna (1922) é um marco, e o presente (2022). 

Por meio dessas temporalidades, pretende-se estimular os estudantes a refletir e discutir alguns dilemas da sociedade contemporânea - por meio dos módulos de cidadania, meio-ambiente, desigualdade e educação -, de maneira que eles também possam associar tais reflexões com os seus projetos de vida e criem novos projetos de futuro para o País, frente aos problemas e desafios que se colocam.

Inscreva-se aqui. Acesse aqui outras informações.

---

Universidade da Coréia do Sul lança Programa de Bolsa sobre Ciência e Tecnologia Nuclear

O Secretariado da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização autônoma da ONU,  apresenta o processo de candidaturas para o Programa Bolsa em Ciência e Tecnologia Nuclear da "KEPCO International Nuclear Graduate School (KINGS)", situada na Coréia do Sul. O qual será realizado em 2022, com suporte financeiro da AIEA, após a seleção do candidato pela KINGS.

Para se candidatar, é preciso submeter a aplicação diretamente para o e-mail admission@kings.ac.kr até o dia 30 de novembro de 2021. A seleção do interessado pela KINGS deverá ser informada à CGAI/CNEN, pelo do e-mail inter@cnen.gov.br, coma designação oficial do selecionado, por meio de carta ou ofício timbrado e assinado pela autoridade competente da instituição, para obter instruções sobre o pedido de auxílio financeiro da AIEA.

---

Edital destinado a professores visa fomentar o desenvolvimento de cursos EaD sobre Metodologias Ativas de Ensino

A Pró-Reitoria de Graduação da USP abriu as inscrições para o Programa Santander Universidades-USP/Metodologias Ativas, uma ação da Pró-Reitoria de Graduação que visa fomentar entre os professores o desenvolvimento de cursos na modalidade EAD sobre Metodologias Ativas de ensino. Cada bolsa contemplará a realização de cinco cursos de Ensino a Distância, mais especificamente os cursos de Pbl – Problem Based-Learning, Peer instruction, Flipped Classroom, Team Based Learning, Competências Digitais: Dos Primeiros Passos até a Interatividade e a Avaliação, cujas especificações e diretrizes estarão descritas e disponíveis em https://www.becassantander.com/pt.

São previstas 15 bolsas no total, sendo que cada bolsa contemplará a realização de 5 cursos EaD, mais especificamente os cursos de Pbl – Problem Based-Learning, Peer instruction, Flipped Classroom, Team Based Learning, Competências Digitais: Dos Primeiros Passos até a Interatividade e a Avaliação. 

Inscreva-se até o dia 30 de novembro. Leia o edital na íntegra.

---

EmprEEL da USP abriu as inscrições para o PITCHDAY

O  EmprEEL, Núcleo de Empreendedorismo da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, abriu as inscrições para o evento PITCHDAY, que acontecerá no dia 27 de novembro de 2021. O PITCHDAY é um projeto que irá oferecer capacitação sobre Pitches para as Startups. Durante o processo, a comissão irá analisar e selecionar os melhores projetos para apresentar um Pitch para os investidores-anjos. O vencedor ganhará uma Mentoria com os investidores para melhorar a apresentação da própria ideia e estimular o crescimento da cultura empresarial, e um bonus de R$75,00.

Inscreva-se aqui.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Grêmio Politécnico lança podcast com conteúdo de seus principais eventos

O Grêmio Politécnico está com um novo projeto, o Polifonia, um podcast que traz eventos em formato de áudio. Nele, os ouvintes poderão ter acesso aos principais eventos oferecidos pela organização de alunos da Poli.

O programa está com alguns episódios já disponíveis, como os Politizados com a participação do Dr. Dráuzio Varella e Érika Hilton, e os quatro eventos da Semana de Politizados de 2021, além do PoliTalks com Paulo Blikstein. Ainda há os eventos realizados no projeto do Ano Amarelo, com o primeiro episódio da série já disponível. 

Acesso o conteúdo do Polifonia no Spotify, neste link, e também pela plataforma do Deezer, neste link.

---

Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico lança pesquisa sobre a funcionalidade dos membros da comunidade USP

O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA) está conduzindo uma pesquisa institucional, em parceria com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA-HC FMUSP), intitulada "Inquérito sobre a funcionalidade dos membros da comunidade".

No início do mês de novembro, todos os membros da comunidade receberam por e-mail um convite para participar da pesquisa, com o link deste formulário e que estará disponível para respostas até 30 de novembro de 2021. Além disso, o estudo foi objeto de reportagem no Jornal da USP (matéria na íntegra).

---

Equipe brasileira de cibersegurança está com inscrições abertas para novos membros

O ELT é uma equipe brasileira de cibersegurança que está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos membros. Para se candidatar é preciso ser basileiro e ter experiência nas subáreas de engenharia reversa (rev) e exploração de binários (pwn).

O ELT é um time de Capture The Flag (CTF), formato de competição na qual os jogadores precisam usar os seus conhecimentos em segurança da informação e tecnologia para resolver desafios e ganham pontos como recompensa por resolver cada um deles. Essa equipe é o time mais bem colocado da América Latina em competições internacionais de cibersegurança e organizadora da 3ª mais bem avaliada competição do mundo na área, o Pwn2Win.

O ELT é uma equipe brasileira interinstitucional que conta com integrantes do ITA, UFSCar, UFRJ, UFCG, PUC, Google, Itaú, Globo, Telefónica, PRIDE Security, Olist, WillBank, SAP, Scontain e Dupsec. Inscreva-se aqui.

---
---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.