Edição referente a dezembro de 2021

Nº 01/2022

---

Ao longo do mês de dezembro de 2021, atendemos a 15 pedidos de veículos de imprensa, além das demandas do Jornal da USP. 

Caso tenha concedido uma entrevista e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

---

Cientistas se unem para propor ações de combate à fome no Brasil 

01/12/2021 - Agravada pela pandemia, as condições de insegurança alimentar e fome condições voltaram a assombrar o país, que tem mais da metade dos lares atingidos: pelo menos 19 milhões de brasileiros e 55% dos domicílios vivem com a privação de alimentos. O Grupo de Trabalho (GT) “Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”, criado pela Reitoria da USP para desenvolver pesquisas sobre insegurança alimentar, alimentação sustentável, subnutrição e combate à fome realizam iniciativas que visam propor políticas públicas e ações concretas para a melhoria da situação nutricional das populações mais vulneráveis e para a mitigação dos problemas sociais decorrentes desses problemas.

Uma das ações do grupo foi a realização do 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome. O evento on-line foi realizado no dia 2 de dezembro, que apresentou as atividades do grupo de trabalho para a sociedade. O encontro está disponível neste link para quem não pôde acompanhar ao vivo. O 1º Seminário foi dividido em quatro partes, com a Parte 4: Tecnologia e gestão para a mitigação da insegurança alimentar, contando com a participação do professor Antonio Mauro Saraiva, da Escola Politécnica (Poli) da USP, que debateu sobre o potencial da inteligência artificial na tomada de decisão em políticas públicas.

 

Homens ou mulheres: quem dirige com a postura mais adequada?

03/12/2021 - O professor doutor em ergonomia da Poli e médico, Laerte Idal Sznelwar, em entrevista ao Uol, deu dicas de como encontrar a postura correta para dirigir. Algumas das dicas são apoiar-se de maneira adequada e encontrar uma posição que proporcione o máximo de visibilidade possível.

"O motorista precisa prever acontecimentos, por isso, a visibilidade é um fator de extrema importância. O próximo passo é ter conforto para segurar no volante com as duas mãos e acesso fácil aos outros comandos e equipamentos, como a alavanca de câmbio", afirma o doutor em ergonomia.

 

Educação continuada alavanca carreira

 06/12/2021 - O professor Marcelo Massarani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou sobre os cursos Stricto Sensu e Lato Sensu oferecidos pela Poli. 

Nos cursos stricto sensu, devido à multidisciplinaridade envolvida no projeto e desenvolvimento de veículos, e à profundidade necessária para uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, os trabalhos são realizados em programas de pós-graduação específicos nas diversas áreas de engenharia. Sobre os cursos lato sensu, a Poli iniciou o curso de especialização em Engenharia da Mobilidade (pecepoli.com.br), devido à ampliação do conceito de Engenharia Automotiva.

 

HC pretende realizar diagnósticos de imagens de ultrassom feitas em lugares remotos

07/12/2021 - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) anunciou recentemente a parceria que desenvolverá um ecossistema envolvendo tecnologia, telecomunicações, ações governamentais, Universidade e instituições financeiras, a fim de desenvolver um ecossistema de testagem das aplicações do 5G na área da saúde. Com participação da Escola Politécnica (Poli) da USP, o projeto busca implementar conceitos inovadores em medicina e saúde. 

“O objetivo do projeto é transmitir exames de imagem de ultrassom realizados em lugares remotos do País para que os diagnósticos sejam feitos aqui no Estado de São Paulo”, destaca Moacyr Martucci Junior, professor da Poli e responsável pelo projeto, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. 


Parceria entre USP e TSE pretende criar novo formato para as urnas eletrônicas no futuro

09/12/2021 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, anunciou o intuito de reduzir o tamanho e o peso das urnas eletrônicas para algo semelhante a uma máquina de cartão de crédito. Segundo Barroso, assim, a logística de transporte das Forças Armadas durante a preparação eleitoral seria otimizada, assim como os custos também diminuiriam. O objetivo é aproveitar o convênio firmado em outubro de 2021 com a Escola Politécnica (Poli) da USP para a realização de pesquisa tecnológica aplicada, de modo que assegure a segurança do processo eleitoral e, no futuro, viabilize um sistema de votação mais aprimorado.

“Um dos principais requisitos é a questão da redução de custos”, explica o professor Wilson Ruggiero, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Poli e coordenador do projeto. Ele explica que o projeto tem sido chamado de Eleições do Futuro e que segue uma linha de desenvolvimento que trará elementos com foco na redução de custos ao longo dos próximos tempos. “Esse requisito vem, evidentemente, acompanhado da preservação e do aprimoramento das características de segurança, sigilo, auditabilidade e transparência do sistema e do processo eleitoral como um todo”, destaca.

 

Feira de Ciências Febrace ganha prêmio Péter Murányi

09/12/2021 - A Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica (Poli) da USP, ganhou a edição 2021-22 do Prêmio Péter Murányi, a qual premia iniciativas capazes de melhorar de maneira inovadora a qualidade de vida da sociedade em os quatro temas: educação, saúde, ciência e tecnologia e alimentação.

A Febrace é realizada desde 2003 por um grupo de docentes da Poli e atualmente é a principal feira de ciências do Brasil; recebendo projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de colégios públicos e privados de todo o país. O intuito da Febrace é incentivar os alunos a se aprofundar na pesquisa em ciências e engenharia e a apresentar soluções criativas para problemas de seu cotidiano. “É com orgulho e muita satisfação que recebemos esse reconhecimento”, fala a professora Roseli de Deus Lopes, que criou a feira há 18 anos em parceria com as professoras Irene Karaguilla Ficheman e Elena Saggio, pesquisadoras do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP.

 

Professora da Poli realiza palestra no encerramento do projeto Ceará Científico

10/12/2021 - A professora Roseli de Deus Lopes, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, participou da cerimônia de encerramento do Ceará Científico Digital, com a palestra “Importância das feiras científicas e iniciação científica para alunos de Ensino Médio”, que foi realizada na última sexta-feira, dia 10 de dezembro.

O Ceará Científico é um projeto da Secretaria da Educação (Seduc) que faz parte da política de popularização das ciências, cultura e tecnologia do Governo do Ceará. No evento, foram apresentadas novas soluções para demandas reais da sociedade, com intuito de colocar o jovem no centro do processo produtivo do conhecimento.

 

O que fazer para evitar as duas situações de golpe mais comuns no WhatsApp

14/12/2021 - Para ajudar a driblar a constante clonagem e golpes em contas do WhatsApp, o professor Renato Franzin, da Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), deu dicas aos usuários do aplicativo em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. O professor explicou como funcionam os processos para a realização dos crimes e estratégias para se proteger contra tais ataques tecnológicos.

Segundo Franzin, o mais importante é que os usuários prestem atenção às conversas, sobretudo nas fotos do contato, além de verificar se aquele número é um contato incomum em listas de chamada. “O golpista já está bem preparado, ele conhece algum contato seu”, afirma Franzin, que acrescenta que “a vítima não é tanto você ou o seu WhatsApp, mas a pessoa que vai ser contactada”. 


Pesquisa da Escola Politécnica busca alternativas de aproveitamento mais eficiente de resíduo de laranja

14/12/2021 - Uma pesquisa de mestrado realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP procurou explorar outras possibilidades de utilização dos resíduos da laranja, como cascas e bagaços que costumeiramente vão para o lixo. Cerca de 50% a 60% da massa original da fruta é descartada durante os processos que o transformam em suco, e a escolha do que é feito com tais resíduos possui impactos importantes, pensando em descarte em aterro ou uso em rações animais. 

A engenheira química Lorrayne Suzuki e seu orientador do mestrado, o professor Moisés Teles, do Departamento de Engenharia Química da Poli, utilizaram dados da literatura científica prévia para desenvolver um modelo computacional que simulou um sistema de aproveitamento das cascas para gerar quatro subprodutos (D-limoneno, pectina, combustível biometano e energia elétrica). 

A notícia também foi repercutida pelo Portal Um só Planeta, do grupo Globo.

 

CIS-Caparaó entrega respiradores para municípios de Ipanema e Pocrane

14/12/2021 - Durante o 12º Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais em Governador Valadares, o CIS-Caparaó recebeu os dois primeiros respiradores doados pelo Projeto Inspire, equipamentos para atendimento de municípios da região que fazem parte do consórcio e possuem hospitais, mais precisamente nos hospitais das cidades de Ipanema Procane. A expectativa é fazer a doação de mais dois respiradores para mais municípios consorciados.

De acordo com o Presidente do CIS-Caparaó e Prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, as unidades de suporte ventilatório Inspire vão auxiliar no atendimento nos dois municípios. “Além de aprendizado, troca de informações e integração com outros consórcios no encontro estadual, nosso trabalho tem sido em beneficiar os municípios participantes. Estamos conseguindo conquistas importantes para as cidades que fazem parte do CIS-Caparaó”, pontuou.

 

Grupo de funcionários da NEC promove visita de jovens à Japan House São Paulo

15/12/2021 - A fim de proporcionar conhecimento e uma visão ampla de mundo para 60 alunos participantes do Programa Paidéia - todos com idades entre 16 e 20 anos e integrantes de famílias que fazem parte da população de baixa renda, em programa oferecido pelo Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP, grupos de profissionais da NEC e da Japan House São Paulo (JHSP), promoveram, na instituição localizada na Avenida Paulista, uma programação repleta de atividades durante a tarde de 14 de dezembro. 

O Programa Paidéia, responsável atualmente por sua 4ª turma e criado em 2018 pelo LASSU-EPUSP tem, como objetivo, capacitar jovens de baixa renda em informática e aumentar a empregabilidade deles no mercado de trabalho. Na visita, os jovens participaram de duas apresentações: uma delas descrevendo as raízes da cultura japonesa e suas influências; e outra, ministrada pelos profissionais da NEC, desenhou um panorama de como a tecnologia pode ser um agente transformador para o avanço da sociedade. 

 

Os vencedores do Prêmio Dasa de Inovação Médica com VEJA SAÚDE 2021 

15/12/2021 - O Prêmio Dasa de Inovação Médica com VEJA SAÚDE 2021, uma iniciativa que mostra ao país e ao mundo ideias, ações e experiências disruptivas concebidas por brasileiros e capazes de mudar os caminhos da ciência e dos cuidados com a saúde, premiou projetos originais e inovadores na área da ciência e da saúde.

Pesquisadores da USP receberam o prêmio pelo desenvolvimento de um software baseado em algoritmos de inteligência artificial para auxiliar na gestão de aquisição e distribuição de medicamentos em hospitais e drogarias. “É um sistema revolucionário, porque automatiza todo o processo. Pode gerar economia de milhões de reais”, afirma Eduardo Mario Dias, professor da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Radiologia da USP, instituições à frente da iniciativa.

 

5G: multiplicação de antenas vai conectar paisagem urbana e gerar dados para ‘cidades inteligentes’

15/12/2021 - A tecnologia 5G é responsável por incrementar experiências pessoais na internet, e as grandes cidades são os territórios onde a nova geração tecnológica pode agregar mais e maiores ganhos para o coletivo. Ganha papel de destaque aliada a ideia de “cidades inteligentes”, mas com uma realidade futurista de paisagem urbana mais conectada e próxima dos usuários.

“A internet inicialmente foi concebida para conectar pessoas por meio de computadores. Agora, teremos a capacidade de conectar máquinas com máquinas”, diz o pesquisador Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Com apoio da USP, mostra virtual apresenta projetos científicos de escolas públicas

15/12/2021 - A Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o Programa Steam SP, uma iniciativa que, ao longo de 2021, treinou 44 professores em práticas de educação em Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aprendizagem por projetos, e metodologia científica de orientação a estudantes em projetos investigativos. 

Esses docentes orientaram 99 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana de São Paulo no desenvolvimento de projetos de ciências que foram exibidas na Mostra Virtual de Ciências Steam SP. As produções, apresentadas por meio de vídeo, pôster e resumo, podem ser acessadas neste link e mostram a criatividade dos jovens por meio de seus projetos científicos que, em sua maioria, apresentam soluções para problemas de suas comunidades. 

 

Novo dispositivo para separação do CO2 do gás natural, na região do pré-sal, auxilia meio ambiente

16/12/2021 - Uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveu um dispositivo para separação do dióxido de carbono presente no gás natural. A presença de CO2 no biogás extraído representa 50% do recurso obtido, sendo considerado peso morto. O grupo trabalha com uma técnica desenvolvida de reinjeção e armazenamento do peso morto na região do pré-sal. 

“Você devolve para o subsolo aquilo que já estava lá e que não está da nossa atmosfera”, explica o professor da Poli, José Roberto Simões Moreira, ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. A técnica de separação e reinjeção de gases é comum no processo de extração de derivados do petróleo, geralmente ocorrendo nas plataformas como forma de aumentar o rendimento do processo. 

 

Plataforma da USP para ex-alunos oferece descontos na compra de livros, cursos e ingressos

17/12/2021 - A plataforma Alumni USP objetiva reunir os ex-alunos de graduação e pós-graduação da Universidade com o intuito de propiciar contatos profissionais, a educação continuada, além da oportunidade de opinar e ter papel ativo na constante melhoria da instituição em que se formaram. O cadastro na plataforma é voluntário e gratuito e pode ser realizado neste link. Para ampliar o universo de  ex-alunos cadastrados - hoje são cerca de 27% dos diplomados na Universidade -, a Alumni USP tem oferecido vários benefícios, como cupons que oferecem descontos em atividades de lazer, educação e cultura. São várias as oportunidades, basta fazer o cadastro na plataforma e informar no local da compra o benefício do Alumni.

A plataforma Alumni foi fundada em 2015 por três alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, Etienne Cartolano, Allan Veiga e Marcelo Burdelis, com o objetivo de reunir ex-estudantes da graduação e da pós-graduação. Em 2018, a plataforma foi oficializada. Desde 2016 é coordenada pela professora Marina Helena Cury Gallottini, professora da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

 

A tecnologia como forma de aprimorar os serviços prestados pela saúde

17/12/2021 - Com a pandemia de covid-19, a união das ciências da saúde e gestão de serviços cresceu exponencialmente. Para tanto, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a disciplina Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde, conta o professor Clovis Alvarenga Netto, que diz que o incentivo da Universidade à multidisciplinaridade e até mesmo a aproximação entre diferentes campi foi essencial para a formulação da disciplina. Diante da demanda dos estudantes da saúde pelo estudo da inovação e empreendedorismo, o professor buscou unir a temática a ações já existentes no curso de Engenharia.

“O atendimento pode melhorar através do uso de aparelhos, softwares e aplicativos de telemedicina”, diz Netto, que aproveita para destacar o potencial do último: “A legislação tem mudado quanto à telemedicina. Ela não elimina a necessidade do primeiro atendimento ocorrer presencialmente, mas alguns acompanhamentos do paciente podem ser feitos a distância”, completa.

 

Escolas de Engenharia da USP oferecem disciplina sobre gestão da inovação

20/12/2021 - Até o dia 10 de março de 2022, estarão abertas as inscrições para uma turma da disciplina interunidades Projetos Especiais em Gestão da Inovação, uma parceria das Escolas de Engenharia de Lorena (EEL), de São Carlos (EESC) e da Escola Politécnica (Poli), todas da USP. A disciplina oferece 80 vagas e será oferecida no 1º semestre de 2022 aos alunos da USP, com apoio da empresa Procter & Gamble (P&G).

A disciplina será ministrada no formato de aulas não presenciais, às quintas-feiras, das 11h10 às 12h50, com início previsto para o dia 17 de abril de 2022. Na semana anterior ao início das aulas, os alunos receberão material para integração na disciplina. A matrícula será realizada apenas por inscrições on-line aqui.

 

Professor da Poli publica artigo na revista Anais do Museu Paulista

20/12/2021 - O professor Fernando José Gomes Landgraf, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Escola Politécnica (Poli) da USP, publicou, em dezembro de 2021, o artigo “Os canhões de Ipanema: tecnologia, indústria, logística e política em 1840”, na Revista Eletrônica Anais do Museu Paulista.

O artigo é um dos resultados da linha de pesquisa sobre Arqueometalurgia, no PMT-Poli, e apresenta informações de documentos inéditos de 1840, com as descrições da fabricação de três canhões. Esse fato técnico mereceu ser rememorado, pelo ineditismo, pelos desafios metalúrgicos que superou e pelos registros sobre a Fábrica de Ferro de Ipanema.

 

Hospital das Clínicas testará 5G em 3,5 GHz e Open RAN para exames de ultrassom

21/12/2021 - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está realizando um projeto para utilizar a rede privada 5G e Open RAN no auxílio de exames de ultrassom em regiões remotas. A ideia é incorporar a iniciativa Aysú, do Instituto de Radiologia (InRad) do HC e que atende à população ribeirinha e indígena da região amazônica, ao programa de testes da quinta geração do OpenCare 5G, projeto realizado pelo núcleo InovaHC. 

O projeto utiliza licença experimental na faixa de 3,5 GHz e é coordenado pela Deloitte, com parcerias como Escola Politécnica (Poli) da USP, Telecom Infra Project (TIP), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Itaú e da fornecedora NEC, responsável pela integração da Open RAN.

 

Fuvest divulga notas de corte da 1ª fase do vestibular 2022

21/12/2021 - A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou a lista de aprovados para a segunda etapa e a nota de corte de cada curso. Na Ampla Concorrência (AC), a nota de corte da Engenheira da Escola Politécnica (Poli) da USP foi 64 pontos.

A nota mínima para que o candidato possa realizar a 2ª fase do Concurso Vestibular Fuvest varia ano a ano. Este cálculo considera o desempenho dos candidatos na 1ª fase nas carreiras e modalidades de concorrência. Quando o desempenho dos estudantes é melhor face ao nível de exigência da prova da 1ª fase, a nota mínima sobe. Em caso contrário, a nota mínima cai.

---

Veja todas as contribuições de representantes da Poli-USP na mídia no link.

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.