Edição de 21 de janeiro de 2022

nº 2/2022

---

POLI NO JORNAL DA USP

Chuvas intensas chamam atenção para rompimento de barragens

As barragens servem como reservatório de algum tipo de material. Por não serem um projeto simples e estarem propícias a riscos, precisam de atenção, ainda mais depois dos dados do Relatório de Segurança de Barragens apontarem que, em 2020, o número de acidentes em barragens, sejam hidrelétricas ou de rejeitos de mineração, cresceu 14 vezes em dois anos.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Marcos Massao Futai, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) da Escola Politécnica (Poli) da USP, explica mais sobre o assunto. “As barragens hidrelétricas normalmente são mais seguras, porque quem empreende aquilo ali é o recurso delas [água] e precisam ter a barragem para gerar energia. No caso do rejeito, o material de que já retirei o minério, eu tenho algo que não quero e preciso colocar em algum local, eu faço, então, as barragens de rejeitos.” Leia mais.

---

Professor da Poli, Cláudio Geraldo Schön, publica artigo sobre modernidade e tradição 

O professor Cláudio Geraldo Schön, em artigo publicado no Jornal da USP, pondera sobre o conflito inerente que há entre os sentidos de modernidade e tradição. 

O objetivo do artigo é propor uma reflexão sobre a modernidade, do ponto de vista de Schön, e como muitas vezes ela acaba por se impor de maneira forçada em meio às muitas tradições da Poli, assim como em outras unidades da Universidade. Em forma de diálogo, trata sobre a ambiguidade dos avanços e das morosidades nas áreas de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e internacionalização na Poli. 

Leia o artigo na íntegra no Jornal da USP.

Foto: Cláudio Geraldo Schön – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens.

---

Logística reversa: entraves e benefícios para a sociedade

Estabelecida como Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa possui o intuito de modificar a destinação dos resíduos sólidos e o descarte incorreto de lixo. No Brasil, em 2020, pouco mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos tiveram como destino aterros sanitários ou lixões. Segundo a lei da logística reversa, tudo o que é produzido por empresas deve voltar à própria para promover uma correta destinação e, para isso, firmam-se acordos entre os setores público e privado, que se responsabilizam por tais medidas.

“A partir do momento que as empresas precisam fazer, elas vão procurar formas econômicas eficientes e práticas para que aquilo seja feito. E daí surge todo um ecossistema de negócios para suportar a empresa, porque ela não vai de uma hora para outra se tornar especialista em descarte”, comenta Daniel de Oliveira Mota, professor de Engenharia de Produção na Poli.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Plataforma de ex-alunos da USP auxilia a gestão universitária

A Plataforma Alumni obteve aumento de mais de 300% no número de cadastrados em sua plataforma que, com quase 100 mil ex-alunos cadastrados, é um espaço para o reencontro de ex-alunos e fornece dados que podem impactar na gestão das unidades e na administração central da USP. A partir do cadastro, o Alumni reúne os dados do Júpiter (sistema de informações dos alunos de graduação da Universidade) e do Janus (sistema de informações dos alunos de pós-graduação).

 O software utilizado foi criado em 2015 por uma startup de três diplomados da Escola Politécnica (Poli) da USP: Etienne Cartolano, Allan Veiga e Marcelo Burdelis. Em outubro de 2016, foi lançada para toda a Universidade. Em abril de 2018, no início da gestão do professor Vahan Agopyan, foi oficializada como Programa Alumni USP e passou de cerca de 20 mil cadastrados para mais de 96 mil até o final de 2021.

 Atualmente é coordenado pelos professores Marina Helena Cury Gallotini, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, e Fernando Josepetti Fonseca, da Escola Politécnica, que já atuavam na plataforma desde 2016. 

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Hackers acessaram nuvem do Ministério da Saúde com senha; entenda o ataque

O Ministério da Saúde confirmou que os autores do ataque aos sistemas da pasta em dezembro de 2021, conseguiram acesso utilizando uma credencial ao banco de dados, ou seja, uma senha. Devido a tal nível de acesso, os hackers conseguiram entrar na nuvem dos arquivos e excluir os sistemas de ambiente virtual, além de deletar dados sobre vacinas, registros de casos e de óbitos relacionados à pandemia de covid-19.

 No entanto, um ex-funcionário público da pasta contou à reportagem que acha pouco provável que o apagão de dados tenha sido resultado da eliminação de dados pelos hackers. O programador, que faz parte da equipe de programação do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), confirmou que a equipe trabalhou com desde o seu surgimento, em 1991. A professora Cíntia Borges Margi, do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli, explicou à reportagem o conceito de sistema de backup descentralizados, uma ideia de sistemas interligados em governos, bastante comum e antiga. "Sem eles, a troca de informações não seria possível nem para governos, nem para empresas, nem para a população em geral."

Leia a matéria da Tilt Uol na íntegra.

---

Entenda como o hidrogênio verde pode ser usado como fonte de energia renovável

Com o objetivo de intensificar o combate às mudanças climáticas, novas fontes de energia que possam reduzir as emissões de gás carbônico vêm sendo buscadas. O hidrogênio é visto como uma dessas alternativas eficientes, tendo um grande potencial energético e aplicações em setores cuja descarbonização não passa por outras fontes de energia renovável, como acontece com a eólica e a solar.

Atualmente, o gás ainda é produzido usando fontes de energia não renováveis e poluentes, mas uma nova produção gera o chamado hidrogênio verde. Considerado a energia do futuro, o elemento tem potencial de uso em áreas como transporte e indústria. “O primeiro é o hidrogênio marrom, gerado usando carvão. Há o hidrogênio cinza, gerado usando gás natural ou metano, e por último há o verde, obtido via fontes renováveis, como uma plana eólica ou solar”, afirma Claudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli. 

Leia a matéria da CNN Brasil na íntegra.

---

Vilanova Artigas: principais obras e produções que enaltecem o arquiteto e engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP

João Batista Vilanova Artigas é um dos maiores nomes da arquitetura brasileira e, em 12 de janeiro de 2022, completaram-se 37 anos da morte de um dos expoentes profissionais da arquitetura moderna brutalista que foi também engenheiro e professor formado na Escola Politécnica (Poli) da USP. 

Os projetos de âmbito social de Vilanova Artigas, como é mais conhecido, marcaram sua carreira profissional, que via a arquitetura como uma forma de transformar o mundo ao redor. Ao lado do arquiteto Carlos Cascaldi, projetou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) em 1961, tendo a construção iniciada em 1966 e finalizada em 1969. 

Confira a matéria na íntegra, que reúne algumas das maiores obras e produções visuais que o homenageiam.

---

OPORTUNIDADES

Agência USP de Inovação convida alunos de doutorado a integrarem o Hub USP Inovação

A Agência USP de Inovação (AUSPIN) está realizando o Levantamento das Competências dos pesquisadores da Universidade, como explicado neste vídeo.

As competências são disponibilizadas no Hub USP Inovação, proporcionando maior visibilidade às especialidades e áreas de atuação dos pesquisadores, tornando simples a busca e a conexão com estes para o estabelecimento de práticas de conhecimento, assim como para entrevistas na mídia. O Hub tem como propósito a criação de um ambiente favorável à cooperação entre a Universidade e a sociedade, enquanto fortalece o desenvolvimento de pesquisas, a transferência de tecnologia e, consequentemente, a inovação.

Por isso, a AUSPIN está convidando alunos de doutorado a participarem da iniciativa e fazerem parte dos mais de 2,6 mil pesquisadores listados no Hub. O cadastro é feito a partir do preenchimento do formulário, neste link.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail hubusp.inovacao@usp.br.

---

Coral da USP está com vagas abertas para novos integrantes no 1º semestre de 2022

O CORALUSP, coral oficial da Universidade de São Paulo, está com inscrições abertas para novos integrantes no 1º semestre de 2022. As inscrições começam no dia 17 de janeiro (segunda-feira) e vão até 31 de março (quinta-feira) de 2022. Leia mais.

---

Poli Júnior abre inscrições para processo seletivo de 2022

A empresa júnior da Poli abriu inscrições para o Summer 2022, o processo seletivo da organização estudantil que oferece aos alunos a oportunidade de adquirir experiência profissional nos primeiros anos da Poli. “Não é necessário conhecimento prévio, e o aluno pode escolher o seu núcleo de interesse entre Civil, Mecânica e Eletrônica, Produção e Negócios ou Tecnologia e Inovação. O link para inscrição pode ser encontrado também na página da Poli Júnior no Instagram.

---

ESALQ está oferecendo treinamentos e disciplinas focadas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados para elaboração de teses acadêmicas

 A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) está oferecendo uma série de treinamentos internos e remotos nos meses de janeiro e fevereiro, além de oito disciplinas da USP (cinco de graduação e três de pós-graduação). As disciplinas e os treinamentos trabalham nas áreas de Ciência de Dados (CD), Inteligência Artificial (IA) e Robótica Aplicada (RA) para Pesquisa (dissertações, teses, artigos) e Gestão. Todos estes assuntos fazem parte da chamada “Era da IA” e os treinamentos darão espaço para publicações nacionais e internacionais e auxiliarão sua aplicação em trabalhos de pós-graduação. Saiba mais.

---

Cursos de janeiro do Samsung Ocean estão com inscrições abertas

Voltados à alunos de graduação e pós-graduação, as inscrições para os cursos online de janeiro do Samsung Ocean estão disponíveis. São quatro cursos gratuitos com professores e pós-graduandos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os temas serão focados em Backend, Frontend, UX, Python, Games, Blockchain, entre outros. As inscrições são gratuitas e há certificação de participação. É possível se inscrever na página oficial do evento, neste link

Demais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail oceansp@oceanbrasil.com.

Confira o cronograma.

---

Cursinho popular da FEA-USP está com inscrições abertas para turmas de preparação para o vestibular

O Cursinho Popular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP está com inscrições abertas até dia 26 de janeiro. Com objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior para alunos de baixa renda, o Cursinho atende anualmente cerca de 480 pessoas. 

As turmas com inscrições abertas são a Turma de Semana (TSE), com aulas durante os dias úteis da semana, e a Turma de Sábado (TSA), com aulas aos sábados. As aulas de ambas as turmas serão presenciais na própria unidade da FEA, na Cidade Universitária, com professores contratados, materiais didáticos fornecidos pelo Anglo e acesso a várias plataformas de ensino. 

Para outras informações, acesse o site oficial do Cursinho FEAUSP; o perfil no Instagram, @cursinhofeausp e a página no Facebook, neste link.

---

Chamada FINEP PROINFRA 2021

A FINEP lançou no final de dezembro a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA – Infraestrutura de Pesquisa em Áreas Prioritárias – PROINFRA 2021, com o objetivo de apoio financeiro à aquisição de equipamentos, bem como às pequenas adaptações de instalação estritamente ligadas a estes equipamentos, em áreas prioritárias abrangidas pela Portaria MCTI nº 5.109, de 16 de agosto de 2021. Para fins deste edital, entende-se como prioritários os projetos de pesquisa básica que contribuam para o desenvolvimento das áreas de Tecnologias: I - Estratégicas; II - Habilitadoras; III - de Produção; IV - para  desenvolvimento Sustentável; V - para Qualidade de Vida.

A USP poderá participar com apenas uma proposta com até dois subprojetos. Serão avaliadas solicitações de recursos financeiros para a cobertura de gastos com aquisição de equipamentos multiusuários de médio e grande porte para a implantação de laboratórios e modernização dos laboratórios existentes, bem como adaptações de espaço físico necessárias para a instalação dos equipamentos a serem apoiados.

Para maiores informações visite o site da FINEP. Os interessados deverão encaminhar para a PRP (pelo email prp@usp.br) até o próximo dia 25 de janeiro, propostas de aquisição de equipamentos que atendam os critérios da chamada, justificadas de acordo com o item 9.2 Processo de Análise de Mérito, que consta do edital da chamada e acompanhadas de orçamento atualizado do equipamento.

Se a PRP receber mais de duas propostas, ela fará a seleção das 2 propostas que estiverem mais aderentes ao edital e com a documentação mais completa para encaminhamento como proposta institucional à FINEP. Leia mais.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Está aberto edital de vagas remanescentes para ingressar na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP para filhos de funcionários da Universidade

A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP está com vagas remanescentes abertas para o 1º Semestre de 2022; as vagas destinam-se aos filhos de funcionários da Universidade de São Paulo, e também à comunidade externa. Leia mais.

---

Estão abertas as inscrições para programa de apoio aos estudantes da USP

 As inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) de 2022 estão abertas desde 10 de janeiro e estão disponíveis até 27 de janeiro, até às 20h. O prazo e o horário não serão prorrogados.

Para maiores informações e orientações, os veteranos deverão consultar o site da Secretaria de Assistência Social (SAS) da USP, onde estão disponíveis o Edital PAPFE/2022 e também um FAQ para esclarecimento de dúvidas ou, ainda, entre em contato com o Serviço Social do respectivo campus ou pelo e-mail papfe@usp.br (sempre informe seu nº USP).

Os solicitantes devem ficar atentos ao e-mail institucional, pois a SAS poderá entrar em contato a qualquer momento requisitando esclarecimentos e documentos.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Alunos de pós-graduação precisam incluir o comprovante de vacinação contra a covid-19 no cadastro do Sistema Janus

O Serviço de Apoio ao Sistema, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP informa que, no dia 17 de janeiro, foi realizada uma reunião sobre a comprovação da vacinação contra a covid-19, cabendo os pontos principais, disponíveis aqui.

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação                                                    Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva- estagiárias

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.