Edição de 11 de fevereiro de 2022

nº 5/2022

---

Destaques

Centro da USP vai testar soluções para cidades inteligentes com tecnologia 5G

A USP acaba de assinar um acordo de colaboração com a Claro, a Embratel e a Ericsson para o desenvolvimento de soluções 5G com foco em Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês para Internet of Things). O acordo consolida um longo percurso da USP para transformar seus campi em laboratórios de experimentação aberta, articulando a produção científica gerada na Universidade e integrando projetos e ações de sustentabilidade da USP com a cidade.

A rede 5G implementada na USP pela Claro – com tecnologia Ericsson – utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel, na frequência 3,5 GHz, uma das faixas que foram adquiridas pela operadora em leilão recente. A estrutura busca oferecer um ambiente para que pesquisadores possam criar, prototipar e testar produtos e serviços. O 5G está em funcionamento no entorno da Escola Politécnica desde a última quinta-feira, 3. Leia mais.

---

Professora Marly Monteiro de Carvalho é única pesquisadora brasileira selecionada pelo Ranking dos Melhores Pesquisadores nas áreas de Gestão e Negócios

A professora Marly Monteiro de Carvalho, docente e chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, foi a única pesquisadora brasileira selecionada pela primeira edição do Ranking dos Melhores Pesquisadores nas áreas de Gestão e Negócios (Top Business and Management Scientists). O ranking foi criado pelo Portal Research.com levando em consideração o Índice H, Publicações e Citações, coletados em 6 de dezembro de 2021. Ao todo, mil pesquisadores ao redor do mundo foram selecionados pelo ranking.

Leia mais detalhes.

---

Manifestação da Egrégia Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 07/02/2022

A Egrégia Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo repudia veementemente a mensagem oportunista, veiculada por meio de vídeo disponibilizado na rede social Twitter, propagando falsas afirmações repletas de misoginia e preconceitos. Sem qualquer fundamento, essa mensagem atribui a mulheres engenheiras e outras profissionais a pretensa responsabilidade sobre o recente acidente ocorrido na obra da linha 6 do Metrô de São Paulo.

Leia a nota completa no site da Poli.

---

iPoli, Escritório Politécnico Internacional, disponibiliza transmissões de eventos sobre experiências de intercâmbio

A iPoli, Escritório Politécnico Internacional, realizou, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, rodas de conversa com o objetivo de tirar as dúvidas dos estudantes em relação à modalidade de intercâmbio “Aproveitamento de Estudos (AE)”, além de compartilhar experiências sobre como é estudar no exterior.

Desde 1º de fevereiro, na Poli,  o edital de Aproveitamento de Estudos (AE) 2022 está com inscrições abertas para alunos de 4º e 5º anos. O AE é uma mobilidade de intercâmbio da Poli com duração de até 1 ano, que conta com uma extensa variedade de países e flexibilidade na escolha de disciplinas. Saiba mais detalhes.

---

USP divulga boletim semanal sobre covid-19

07/02/2022 - Programa semanal de entrevistas com especialistas da Universidade de São Paulo sobre questões práticas e científicas relacionadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19. Toda segunda-feira, 18h, no Canal USP do YouTube. Perguntas podem ser enviadas com antecedência via formulário disponível neste link: https://bit.ly/34yUqPY

Neste programa, o Prof. Aluisio Segurado e a Profa. Anna Sara Levin, da Faculdade de Medicina da USP, falam sobre as medidas adotadas pela universidade para lidar com a pandemia em 2022, e sobre como se proteger da contaminação pelo vírus.

O Boletim USP-Covid é uma iniciativa da Reitoria da Universidade de São Paulo, com apoio da Comissão Assessora de Saúde da USP, um grupo de especialistas encarregado de manter a comunidade informada sobre a pandemia no Estado de São Paulo e de orientar as medidas necessárias a serem tomadas pelos gestores da universidade.

---

Poli no Jornal da USP

Combate às enchentes passa por planejamento e mapeamento de áreas de risco

O Jornal da USP no Ar 1ª edição entrevistou os professores Alex Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, e Fernando Marinho, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica e também do Instituto de Geociências, ambos da USP, sobre a situação de áreas de risco e problemas de moradia na Grande São Paulo, a qual, segundo dados levantados em 2020 pelo Instituto Geológico do Estado, possui 132 mil imóveis em áreas de risco alto ou muito alto para deslizamentos e enchentes.

De acordo com professor Abiko, sobre o planejamento urbano, “a gente tem que olhar o problema que se repete todos os anos, tendo vários olhares. Um deles é o planejamento urbano em si. Existe um ordenamento territorial estabelecido tanto pelo Plano Diretor quanto por leis de zoneamento. Se observamos tragédias como essas que a gente observou no mês de janeiro, significa que alguma coisa não está funcionando e que necessita ser melhorada e ser objeto de uma ação mais contundente do poder público”.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Aeroportos dos EUA não estão preparados para o 5G, ao contrário do que ocorre no Brasil e na Europa

Algumas companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram uma série de voos devido à proximidade das torres de tecnologia 5G. As companhias brasileiras fizeram o mesmo com os voos que tinham os EUA como destino, por conta da possibilidade de que equipamentos importantes para o pouso, como os altímetros, fossem afetados pelas ondas emitidas pelo 5G.

“Essas tecnologias vão se sobrepondo. Nós já temos uma operação 3G, 4G, vários mecanismos de comunicação sem fio como transmissão de TV e rádio, o que nós chamamos de radiodifusão, e agora o 5G”, diz Marcelo Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em explicação do porquê há a possibilidade dessas interferências.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

Repercussão na imprensa sobre a matéria “Claro, Embratel, Ericsson e USP fazem acordo de cooperação para desenvolver aplicações em rede 5G”

Em mais uma iniciativa para o desenvolvimento de soluções voltadas para aproveitar todo o potencial de redes 5G, a Claro e a Embratel, com apoio do seu hub de inovação (beOn), a Ericsson e a USP - Universidade de São Paulo, através da Escola Politécnica, se unem para a formação de um ecossistema de inovação que vai trabalhar com foco no desenvolvimento conjunto de aplicações para os segmentos de Smart Cities e IoT - Internet das Coisas. 

O propósito é formar uma rede de colaboração público-privada na qual as empresas possam oferecer capacitação tecnológica e interação entre especialistas, pesquisadores e alunos para atuarem no lançamento de Provas de Conceito (POCs) que contribuam para a melhoria da efetividade e da eficiência de ferramentas e serviços para a tecnologia 5G, assim como para Narrow Band e CAT-M.

Confira os links das matérias sobre o acordo de cooperação aqui.

---

Submarinos são utilizados no tráfico de drogas

O professor Miguel Buelta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, concedeu uma entrevista para a edição do dia 9 de fevereiro do Jornal da Band, sobre o uso de submarinos no tráfico de drogas. Para o telejornal, ele explicou que esses submarinos não vão a grandes profundidades, apenas ficam a alguns metros da superfície para não serem avistados.

Assista a matéria na íntegra a partir da minutagem de 32:35.

---

EMTU e USP devem testar ônibus a hidrogênio

A Escola Politécnica (Poli) da USP e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) assinaram um convênio para estudos de ônibus a hidrogênio em São Paulo. Segundo a publicação do Diário Oficial, os trabalhos devem ocorrer em 60 meses para análises de viabilidade técnica e operacional.

Leia a matéria na íntegra.

---

Repercussão na Mídia: Especialistas veem riscos em proposta que retira licenciamento do Ibama

Especialistas brasileiros em Direito Ambiental e em processos ligados à fiscalização e autorização de obras de infraestrutura criticaram a decisão do governo Bolsonaro de elaborar um decreto que retirasse diversas atribuições de licenciamento ambiental do Ibama.

"Seus analistas são altamente qualificados. Em 2014, o Ibama recebeu reconhecimento da Associação Internacional de Avaliação de Impactos por um conjunto de iniciativas de aprimoramento de suas práticas. Infelizmente, a capacidade técnica do Ibama não tem paralelo em nenhum dos Estados. Passar aos Estados a tarefa de analisar empreendimentos complexos, como hidrovias e ferrovias, vai enfraquecer o licenciamento ambiental", afirma Luis Sánchez, professor titular da Escola Politécnica (Poli) da USP e especialista em licenciamento ambiental.

Leia as matérias na íntegra.

---

OPORTUNIDADES

Grêmio Politécnico abre inscrições para edital de bolsas para cursos de idioma

O 26º edital de bolsas para o Extensivo do primeiro semestre de 2022 do Poliglota Idiomas, escola de idiomas do Grêmio Politécnico, está aberto, e suas inscrições já estão disponíveis! Para se inscrever, preencha o formulário disponível no edital da Graduação ou da Pós-Graduação.

Os formulários ficarão disponíveis até dia 28 de fevereiro.
Todos os detalhes do processo de seleção estão disponíveis nos editais.

Caso haja qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com um diretor do Grêmio: https://bit.ly/ContatosGremio

Poli Júnior abre inscrições para processo seletivo de 2022

A empresa júnior da Poli abriu inscrições para o Summer 2022, o processo seletivo da organização estudantil que oferece aos alunos a oportunidade de adquirir experiência profissional nos primeiros anos da Poli. “Não é necessário conhecimento prévio, e o aluno pode escolher o seu núcleo de interesse entre Civil, Mecânica e Eletrônica, Produção e Negócios ou Tecnologia e Inovação. O link para inscrição pode ser encontrado também na página da Poli Júnior no Instagram.

 

Estão abertas as inscrições para a Escola de Matemática Aplicada, realizada pelo CEPID-CeMEAI

Estão abertas as inscrições para a Escola de Matemática Aplicada, que será realizada pelo CEPID-CeMEAI, no dia 21 de fevereiro de 2022. O objetivo da Escola de Matemática Aplicada é apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem para problemas reais nos quais os alunos possam vivenciar experiências teóricas e práticas na semana que antecede o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, que também está com inscrições abertas e será realizado entre os dias 7 e 11 de março. Leia mais detalhes.

 

Comissão Nacional de Energia Nuclear está com edital aberto para propostas de projetos na área

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) lançou um o edital para a seleção propostas de projetos com visitas ao estabelecimento-sede da carteira de projetos nacionais do Brasil, no âmbito do Programa de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (PCT/AIEA) para o biênio de 2024/2025. 

O prazo para encaminhamento das propostas do projeto por meio do formulário National Project Concept Tempate à CGAI/CNEN vai até 4 de março de 2022, conforme as orientações presentes no edital.

O edital e seus anexos podem ser obtidos por este link. Dúvidas e informações adicionais deverão ser encaminhadas pelo endereço de e-mail nlo.brazil@cnen.gov.br.

Projeto FAPESP voltado a jovens docentes faz Chamada para submissão de trabalhos

A FAPESP está iniciando a Chamada FAPESP de Propostas - Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial π (Pi), destinada aos jovens docentes contratados a partir de 2014 (inclusive), e com título de Doutor obtido a partir de 2010 (inclusive). O prazo de submissão de propostas vai até 20 de março de 2022, exclusivamente pelo Sistema SAGe. 

A Diretoria da Poli incentiva, fortemente, que todos os docentes que se enquadrem nas condições estabelecidas submetam projetos para tal Chamada, a qual prevê valor mais expressivo que os auxílios regulares da FAPESP, e que possibilita a solicitação de bolsas de IC, M, D, DD, TT etc. 

Saiba mais detalhes.

 

Universidade de Trento promove Conferência sobre inovação e multidisciplinaridade; projetos podem ser submetidos

A Universidade de Trento, na Itália, realizará a P&D Management Conference 2022, que tem como objetivos promover uma abordagem multidisciplinar da inovação para identificar tecnologias de investimento, investigar as oportunidades e barreiras econômicas, sociais e legais à sua adoção, bem como avaliar as implicações de sua difusão para pessoas e territórios.  

Interessados em participar podem submeter projetos de inovação até 28 de fevereiro. 

O professor Mario Sergio Salerno, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, que coordena o Laboratório de Gestão da Inovação (LGI), é um dos organizadores da trilha sobre Gerenciamento da Inovação Radical e Estratégia, o último item na trilha 2 (Innovation and digital transformation).

Demais informações estão disponíveis no site oficial da Conferência, neste link.

Últimos dias para inscrever-se no Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos

As inscrições do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos, da parceria entre a Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog, estão abertas para estudantes de graduação e pós-graduação. As inscrições poderão ser feitas até 13 de fevereiro de 2022 e as informações estão disponíveis no Edital DeDH nº 02/2021, no site da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Esta segunda edição do prêmio acolhe candidaturas de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, concluídas em 2021, de todas as instituições públicas de ensino e pesquisa com sede no estado de São Paulo. Saiba mais detalhes.

 

CEA da USP recebe projetos para análise estatística de dados até o dia 18 de fevereiro

O Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) está recebendo inscrições de projetos para análise estatística de dados. O prazo de submissão vai até o dia 18 de fevereiro de 2022. As triagens serão realizadas de 21 de fevereiro a 9 de março, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, por videoconferência.

Saiba mais detalhes. Veja o cartaz de divulgação.

---

INTERNACIONALIZAÇÃO

LiU Summer Academy, universidade na Suécia, está com edital aberto para programa de estudos voltado a alunos de graduação

Estarão abertas, entre 1º de fevereiro a 24 de março de 2022, as inscrições ao programa de estudos da Linköping University Summer Academy, na Suécia.

O programa dará aos alunos a oportunidade de estudar em Linköping, por quatro semanas durante o verão do hemisfério norte. Os interessados podem escolher entre vários cursos de alta qualidade e obter percepções culturais junto com outros alunos das universidades internacionais e parceiras em todo o mundo. Todos os cursos são de nível de bacharelado, com crédito (7,5 ECTS), serão ministrados em inglês e em período integral. Para estudantes das universidades parceiras da LiU, a LiU Summer Academy é gratuita. Saiba mais aqui.

 

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para programas de intercâmbio na modalidade Aproveitamento de Estudos para alunos de graduação da Poli 

O Serviço de Relações Internacionais da Escola Politécnica da USP, o SVREInt-Poli, abriu inscrições abertas para o Edital 1452 - Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos 2022. As inscrições serão aceitas somente durante o período de 1º a 23 de fevereiro (quarta-feira), às 12h.

Podem se candidatar alunos de graduação regularmente matriculados na Poli e ingressantes pelos Vestibulares FUVEST e SISU em 2018 e 2019. Leia mais.

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente

Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda

Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação                                               

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva - estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.