Edição de 18 de fevereiro de 2022

nº 6/2022

---

Destaques

Poli-USP e Copa Energia firmam acordo de inovação para desenvolvimento de novas tecnologias

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizou, no dia 11 de fevereiro, uma solenidade de assinatura de um convênio com a Copa Energia, detentora das marcas Copagaz e Liquigás, para desenvolver nos próximos quatro anos o projeto BioGLP, gás de cozinha de origem renovável. Leia mais sobre a solenidade e o acordo aqui.

---

5ª edição do STEAM TechCamp Brasil acontece nesta semana, com o apoio da Poli

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da USP, com o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, do CONSED e do Instituto 3M, realizam a 5ª edição do STEAM TechCamp Brasil de 14 a 18 de fevereiro. A coordenação científica do evento é feita pela professora Roseli de Deus Lopes, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Poli.

O evento objetiva incentivar a aprendizagem ativa de STEAM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Por meio de um programa focado na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes.

Acesse aqui os detalhes.

---

Poli no Jornal da USP

Bilhetagem eletrônica, GPS, celulares: tecnologia ajuda a entender como os mais vulneráveis usam o transporte público em São Paulo

O transporte público interfere diretamente na qualidade de vida do passageiro. Pensando nisso, pesquisadores da USP realizam estudos para entender a realidade dos passageiros do transporte público de São Paulo. Os estudos são do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que reúne pesquisadores dedicados a estudar a dinâmica social e espacial do cenário urbano. Os artigos Measuring mobility inequalities of favela residents based on mobile phone data e Big data for big issues: Revealing travel patterns of low-income population based on smart card data mining in a global south unequal city foram publicados na plataforma ScienceDirect, em abril e outubro de 2021, respectivamente.

Uma das pesquisas é realizada pelo consultor e mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica (Poli) da USP, Caio de Borthole Valente Pieroni, e utiliza o sistema de GPS e de bilhetagem eletrônica (de pagamento digital) para identificar diferentes grupos de passageiros e os associa a perfis sociais, de modo a compreender as formas de deslocamento entre as classes mais altas e baixas de São Paulo. 

Com o mesmo objetivo, outro estudo, que conta com a participação André Leite Rodrigues, geógrafo e mestre em Engenharia de Transportes pela Poli, desenvolveu uma análise espacial e temporal de dados de telefones celulares e de geocodificação de dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e possibilitou a identificação de diferentes padrões nas viagens diárias dos moradores de favelas da capital paulista. Ambas as pesquisas sugerem métodos de entender a mobilidade urbana da população mais vulnerável, como forma de intervir e aprimorar o serviço de transporte público. 

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra aqui.

---

Novo podcast convida jovens a ampliar horizontes a partir da ciência

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica (Poli) da USP e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), lançou neste mês o programa de podcast Mentes Criativas, Soluções Inovadoras. O podcast é composto por duas séries de entrevistas: Mulheres na Ciência, já disponível nas principais plataformas, e Jovens Transformadores, que vai ao ar no dia 29 de março. Cada série tem oito episódios, disponibilizados às terças-feiras, e divulgados pelo site, Facebook e Instagram da Febrace.

“O programa é mais uma iniciativa para estimular jovens e docentes da educação básica a ampliarem seus horizontes a partir da ciência”, afirma, ao Jornal da USP, a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da Febrace e professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Poli. “Todos os anos, centenas de estudantes e professores, engajados em projetos de pesquisa científica e tecnológica, passam pela feira. Eles vêm de várias partes do País, de escolas públicas e privadas, e muitos têm suas vidas mudadas radicalmente a partir dessa experiência. O podcast tem o objetivo de contar essas histórias inspiradoras”, destaca.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Descentralização de licenciamento ambiental pode fragilizar decisões na área

O Governo Federal está com uma proposta que retira licenciamento do Ibama para repassá-lo às Secretarias Estaduais. O professor Luis Enrique Sánchez, do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, explica que a descentralização do licenciamento ambiental pode fragilizar o processo, pois no Ibama havia mais capacidade técnica e rotatividade de especialistas.

“Infelizmente, o mesmo não ocorre nos órgãos estaduais. Nós temos visto, na maioria dos órgãos ambientais, um enfraquecimento. As pessoas mais experientes das equipes terminam suas carreiras, se aposentam ou mudam de posição.”

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

POLI NA MÍDIA

USP e empresas privadas começam a testar 5G na Cidade Universitária

A USP, em parceria com as empresas Claro, Embratel, e Ericsson, começou a testar a rede de 5G para celulares na Cidade Universitária da USP. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver aplicações, principalmente relacionadas a smart cities (cidades inteligentes) e IoT (internet das coisas).

“Várias unidades de ensino, incluindo centros de pesquisa, hospital universitário, reserva ecológica e museu, distribuem-se pelos quase 4 milhões de metros quadrados que compõem a Cidade Universitária, onde milhares de pessoas circulam diariamente. As possibilidades interdisciplinares de pesquisa, desenvolvimento e inovações em 5G integradas às comunidades vizinhas à USP e na cidade de São Paulo são enormes”, destacou Marcelo Knörich Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Escola Politécnica (Poli) e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

Leia a matéria na íntegra.

---

Marcos Massao Futai fala sobre as chuvas em São Paulo

O engenheiro Marcos Massao Futai, professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) da Escola Politécnica (Poli) da USP, secretário do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas e ex-presidente do Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), foi entrevistado pela Comunicação da ABMS sobre as chuvas que atingiram o Estado de São Paulo. Ele lembrou que existem as áreas de risco e “elas sempre serão de risco se não forem tratadas. E quando acontecem os períodos de chuvas muito intensas, essas áreas sofrem os escorregamentos”.

Assista a entrevista na íntegra aqui.

FOTO: Cecilia Bastos/USP Imagens

---

Liderança feminina e reconhecimento das mulheres na ciência

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, publicou no portal Terra em 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, um artigo sobre liderança feminina e reconhecimento das mulheres na ciência.

No texto, a Secretária aborda que o reconhecimento do trabalho das mulheres cientistas é fundamental para a participação feminina igualitária na área das ciências. Segundo a Unesco, somente 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. No Brasil, elas representam 54% dos doutorandos e publicam 70% dos artigos científicos do País, embora recebam apenas 24% das bolsas de produtividade.

“Diante deste contexto, o Estado de São Paulo se orgulha de contar com uma expressiva presença de mulheres em cargos de liderança no ecossistema paulista de ciência, tecnologia e inovação. Um recorde”, comenta Patrícia Ellen no artigo. Entre as mulheres que ocupam cargos de liderança no estado, o texto cita a professora Liedi Bernucci, ex-diretora da Escola Politécnica (Poli) da USP e atual presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Leia o artigo na íntegra.

---

Alunos de curso sobre Ambiente Portuário Prefeitura de Guarujá ganharão visita à instalações da Poli-USP

A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro para um programa de 50 bolsas de estudo para a 5ª Edição do Curso de Fundamentos de Logística, Infraestrutura e Ambiente Portuário, promovido pela Fundação Cenep Santos. O curso será virtual e o conteúdo ficará disponível de 7 de março até dezembro de 2022. Saiba mais detalhes.

---

OPORTUNIDADES

Departamento de Engenharia de Produção da Poli lança cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em modalidade EAD

O Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli) da USP ingressou no Ensino a Distância (EAD) com quatro cursos de pós-graduação Lato sensu, na modalidade especialização. Os cursos são coordenados por professores do PRO e certificados pela USP. É possível se inscrever nas especializações até o dia 10 de junho por aqui.

Últimos dias para se inscrever nos cursos presenciais de Pós-Graduação Lato Sensu do Departamento de Engenharia de Produção da Poli 

São os últimos para se inscrever nos cursos presenciais de Pós-graduação Lato Sensu realizados pelo Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli) da USP e operacionalizados pela Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por docentes deste departamento. Confira mais informações.

SBMAC abre inscrições para a  segunda edição do Prêmio Kepler

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro para o Prêmio Johannes Kepler. A premiação objetiva promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. O vencedor da competição ganhará um diploma certificado pela SBMAC e uma remuneração de R$10.000,00. Leia mais.

Últimos dias para submissão de resumos na R&D Management Conference 2022, da Universidade de Trento

A Universidade de Trento, na Itália, realizará a P&D Management Conference 2022, que tem como objetivos promover uma abordagem multidisciplinar da inovação para identificar tecnologias de investimento, investigar as oportunidades e barreiras econômicas, sociais e legais à sua adoção, bem como avaliar as implicações de sua difusão para pessoas e territórios. Leia mais.

---

INTERNACIONALIZAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Duplo Diploma em Engenharia Química

O Serviço de Relações Internacionais da Escola Politécnica da USP (SVREInt-POLI), objetivando uniformizar e facilitar o acesso dos alunos da Poli aos Programas de Intercâmbio para as várias Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas, abre as inscrições para o “Edital 1460 - Processo Seletivo de Duplo Diploma 2022 – Engenharia Química - PROGRAMA BRASIL/FRANÇA (CAPES-CDEFI)”, que está disponível no Sistema Mundus (digitar o número do edital – 1460).

O edital é destinado a alunos de Graduação, regularmente matriculados na Poli e ingressantes pelos Vestibulares FUVEST/Sisu em 2020, no curso de Engenharia Química. Leia mais.

Estão abertas as inscrições o Summer School da Paristech

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para a Escola de Verão do Grupo ParisTech. A Escola de Verão acontecerá em Paris de entre 1º a 15 de julho de 2022. A candidatura para a Escola de Verão é independente e não abrange os acordos da Escola Politécnica (Poli) da USP com o Grupo ParisTech. Leia mais.

---

Avisos

Biblioteca de Engenharia Química está fechada para reformas

A Biblioteca de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP está em reforma que se estenderá por um período, provavelmente, de 60 dias. Durante esse período, a biblioteca permanecerá fechada e o acesso ao acervo físico ficará suspenso. O material emprestado continuará a ser recebido, em devolução, no hall do prédio da administração da Escola, Edifício Mario Covas Junior, de segunda a sexta-feira.

Para outros atendimentos, entre em contato pelos emails: fatima.lanza@usp.br e delivery.poli@usp.br

Assim que houver a data de reabertura e normalização dos serviços da Biblioteca de Engenharia Química, será enviado novo comunicado.

---

Universidade

Curso da USP voltado à terceira idade propõe reflexões sobre a vida a partir de obras de cinema

O professor aposentado do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, Luiz Roberto Terron, criou o  curso online “(Português do Brasil) Sobre a Família (Volume 1)” para o Programa 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. O curso propõe ao grupo da terceira idade reflexões e debates sobre a própria vida assistindo-se a filmes de cinema que tratem das emoções de pessoas comuns, sentidas em família, adquiridas durante o transcorrer da própria vida. As aulas acontecerão nas quartas-feiras, das 16h às 17h, entre 9 de março a 6 de julho de 2022. Inscreva-se de 21 a 25 de fevereiro de 2022, pelo e-mail filmesevidas@gmail.comSaiba mais detalhes.

---

Programa USP Sustentabilidade abre votação para a escolha do seu logo

O Programa USP Sustentabilidade promove diversas ações, como atividades de plantio e cursos, todos abertos à comunidade. Sua equipe está produzindo sua identidade visual, e para isso conta com a ajuda da comunidade universitária para escolher seu logo. Para participar, é só votar aqui, até o dia 24 de fevereiro, no seu logo favorito.

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente

Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda

Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação                                               

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva - estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.