Edição de 18 de março de 2022

nº 10/2022

---

SEMANA DE RECEPÇÃO AOS INGRESSANTES

De volta para a Poli: Semana de Recepção aos calouros de 2022 é marcada por atividades de integração e retorno ao presencial

Ao longo desta semana, de 14 a 18 de março, a Poli está realizando a recepção aos calouros e veteranos, em uma programação marcada pelo retorno pleno ao presencial.

A programação, bem como as demais informações acerca das atividades a serem realizadas ao longo da semana, podem ser acessadas na Página dos Ingressantes no site da Escola Politécnica da USP. A cobertura completa e as fotos serão publicadas nesta página.

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Especialistas debatem aspectos estruturais do racismo em evento

A Universidade Zumbi dos Palmares e a Escola Politécnica (Poli) da USP promovem, no próximo dia 21 de março, às 20h, o evento Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. Com palestras gratuitas de diversas personalidades da área de educação, tecnologia, justiça e saúde pública, o evento será completamente online. As inscrições podem ser feitas no link

O evento pretende colocar em discussão os diferentes aspectos e facetas da discriminação: racismo e educação, racismo e tecnologia, racismo e justiça, e racismo e saúde. “Coloca assim em foco aspectos estruturais do racismo, que transcendem manifestações individuais – que obviamente também precisam ser coibidos”, explica o professor da Poli, José Reinaldo Silva.

---

Laboratório de Sustentabilidade da Poli-USP abre inscrições para MBA em Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável

O Laboratório de Sustentabilidade (Lassu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli, está com inscrições abertas para o curso de MBA em Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável, que foca na aplicação de novas tecnologias para gerar soluções e inovações sustentáveis.

O programa do MBA está organizado em quatro trilhas: Gestão, Inovação, Tecnologias Digitais e Sociedade. “Nossos alunos aprendem a consolidar os conhecimentos teóricos e práticos sobre as tecnologias digitais, geri-las e aplicá-las de forma a impactar positivamente a sociedade, a sua empresa e o seu trabalho, além do próprio meio ambiente”.

Inscreva-se aqui.

---

[Hoje] Poli Social realiza Campanha de Doação de Sangue

Com o intuito de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e realizar atividades solidárias com os calouros, a Poli Social, grupo de extensão da Poli que oferece serviços gratuitos ao terceiro setor, fará a Campanha de Doação de Sangue, uma coleta de doação de sangue na Pol. Todos os membros da Comunidade Politécnica poderão doar, porém os ingressantes terão prioridade. A campanha acontecerá no dia 18, das 9h às 15h, na Sala de Aprendizagem Ativa do Biênio. Para participar, é preciso fazer um agendamento no Sympla.

---

Mostra virtual da FEBRACE 2022 vai até 26 de março

Selecionados pelo rigor científico e pela criatividade, os 497 projetos que estarão em exposição na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia são uma mostra da capacidade inventiva e da persistência da nova geração de jovens cientistas do País. O evento, que acontece de 14 a 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual, traz projetos de todas as áreas do conhecimento – muitos com grande potencial de serem escolhidos para a Regeneron ISEF – a maior feira internacional de ciências do mundo que acontece em maio, nos EUA. Todos os anos, na FEBRACE, são selecionados nove projetos para essa mostra. Leia na íntegra.

---

Poli no Jornal da USP

“Reafirmo o compromisso de conduzir a Poli sempre para frente e alcançar novos patamares”, diz diretor

No dia 10 de março de 2022, foi realizada a cerimônia de posse do novo diretor da Poli, Reinaldo Giudici, e do novo vice-diretor, Silvio Ikuyo Nabeta. Giudici destacou em seu discurso que assume o cargo com gratidão e responsabilidade e tendo como principais premissas de sua gestão, que abrange o período de 2022 a 2026, os lemas da Escola: “Tradição e Modernidade” e “Formação de Engenheiros e Líderes”. Dentre seus principais projetos estão a ampliação de espaços de estudos inovadores que permitam a criatividade dos alunos, a implementação de novas disciplinas ligadas à inovação na grade curricular, o fomento à internacionalização, desenvolvimento de projetos visando à aproximação da Escola com a sociedade e o incentivo à realização de grandes projetos multidisciplinares. “Reafirmo meu compromisso e responsabilidade de conduzir a Escola sempre para frente e alcançar novos patamares”, ressaltou. 

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra aqui.

---

Mostra virtual apresenta projetos científicos de jovens estudantes de todo o Brasil

Do dia 14 ao 26 de março, ocorre virtualmente a 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) pela Plataforma Febrace Virtual. Neste ano, a Feira selecionou e realizará a exposição de 497 projetos científicos desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Tecnologia adotada em Congonhas aumenta segurança em pouso de aviões grandes

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá áreas de escape que utilizam a tecnologia Engineered Material Arresting System (EMAS). Essa tecnologia de segurança consiste em blocos de concreto que se deformam quando o avião ultrapassa a pista e já é utilizada em aeroportos da Europa, Ásia e Estados Unidos. O professor Jorge Eduardo Leal Medeiros, da disciplina de Transportes Aéreos e Aeroportos da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, explica que, com essa deformação, o atrito da pista aumenta e desacelera o avião de maneira mais rápida. Leia a matéria na íntegra.

---

Amazônia terá sistema abrangente de análise de emissões de gases de efeito estufa

Sediado na USP com financiamento da empresa Shell e da Fapesp, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) está desenvolvendo um banco de dados sobre as emissões de gases do efeito estufa (GEES) na região amazônica. A plataforma está sendo construída com técnicas avançadas de big data para monitoramento das emissões de gases; maior compreensão de suas causas; norteamento de criação e fiscalização das políticas públicas voltadas à mitigação das emissões. Permitirá ainda acompanhar os compromissos internacionais do Brasil na redução do desmatamento e na emissão de gases de efeito estufa pelo ecossistema amazônico.

“As técnicas de big data, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, serão usados para processar e analisar esta gigantesca massa de dados, desvendando os complexos relacionamentos não lineares entre os múltiplos parâmetros”, explica o coordenador da parte computacional do projeto, José Reinaldo Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

---

Poli na mídia

Enchentes, enxurradas e deslizamentos podem ter solução. Entenda como

As tragédias decorrentes das chuvas intensas do dia 15 de fevereiro em Petrópolis (RJ) deixaram vítimas fatais e mais de 1,1 mil pessoas desabrigadas. Em busca de soluções para evitar acidentes, um relatório da Escola Politécnica (Poli) da USP declara que pesquisadores desenvolveram um novo tipo de cobertura porosa capaz de absorver e reter as águas das chuvas, reduzindo os riscos de enchentes e enxurradas.

“A água infiltrada passa pelas camadas de revestimento, acumula-se na base do pavimento e sai pelos drenos, reduzindo o impacto da impermeabilização causado pela pavimentação convencional das ruas e estradas”, explica José Rodolfo Scarati Martins, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli e um dos coordenadores do trabalho. Os experimentos indicam que a capacidade de amortecimento média do novo pavimento permeável, considerando eventos de maior e menor intensidade, é de cerca de 50%.

Leia a matéria da Agência Senado.

---

Desemprego e Economia Circular: seria essa uma solução para o problema social?

Segundo estimativas prévias da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia circular pode gerar cerca de 2,8 milhões de empregos na América Latina e no Caribe. No entanto, a organização frisa que, para a economia circular se tornar uma solução para o problema do desemprego, é preciso haver estratégias bem definidas por parte dos governos. 

Para refletir sobre Desemprego e Economia Circular, o programa Perspectiva, realizado pelo veículo Observatório do Terceiro Setor, de 15 de março, entrevistou Tereza Cristina Carvalho, professora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Eletrônicos da Poli e pesquisadora nas áreas de tecnologias digitais, inovação sustentável, economia circular, resíduo de equipamentos eletrônicos e internet do futuro. 

Confira a entrevista na íntegra.

---

OPORTUNIDADES

Núcleo de Empreendedorismo da USP abre inscrições para programa de aceleração de startups e dará aporte de R$ 20 mil

O Núcleo de Empreendedorismo da USP abriu as inscrições para a StartNEU, o programa gratuito de aceleração do núcleo. O programa irá auxiliar empreendedores de alto potencial na conexão de contatos (Fundos de Venture Capital, Investidores Anjo, possíveis clientes), com mentorias técnicas com especialista e, especialmente no Batch #4, no qual 10 equipes receberão R$ 20 mil cada para auxiliar na construção do projeto. Leia mais.

 

Estão abertas as candidaturas para a décima chamada de pesquisa conjunta

Até o dia 16 de maio de 2022, estarão abertas as candidaturas para a décima chamada de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), rede formada pela USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NC State, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O edital, disponível neste link, prevê apoio de dez mil dólares por instituição a cada projeto de pesquisa conjunta entre as universidades parceiras. Leia mais.

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Turing USP

O Turing USP é um grupo de extensão da Universidade de São Paulo que se reúne para estudar tópicos de Inteligência Artificial e fazer projetos relacionados ao assunto. O grupo realiza eventos para tornar o conhecimento acessível à comunidade e desempenhar projetos com aplicações de IA, a fim de trazer um impacto positivo para a sociedade. Entre as áreas de estudo estão o Data Science, Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Finanças Quantitativas e Aprendizado por Reforço. Leia mais.

CAPES abre edital de bolsas para Pós-Doutorado e Pesquisador Experiente na Alemanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou o edital de candidaturas para o Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt, realizado em parceria com a Fundação Alexander von Humboldt. O edital irá selecionar bolsistas no âmbito do Programa CAPES/Humboldt, para fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de pesquisadores brasileiros na Alemanha por meio da concessão de bolsas no exterior, nas modalidades Pós-Doutorado e Pesquisador Experiente (Professor Visitante Sênior). Leia o edital na íntegra.

 

Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional estende prazo para Congresso Nacional na área (CNMAC)

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) estendeu o prazo para submissão de trabalhos para o XLI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC). As regras para submissão e as sessões técnicas estão disponíveis no site do CNMAC.

---

Internacionalização

Estão abertas as inscrições para o edital Cátedras Franco-Brasileiras até o dia 30 de março

O Edital 1491 / 2022 – Programa 2022 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo tem o objetivo de acolher, num princípio de reciprocidade, professores e/ou pesquisadores de instituições francesas numa das universidades estaduais paulistas, bem como professores e/ou pesquisadores dessas universidades nas instituições da parceria na França, por um período de 30 dias até 60 dias para cada estadia. Além disso, o programa apoia novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes e fortalece o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes entre duas equipes de pesquisa (uma francesa e uma brasileira). Leia mais.

 

Estão abertas as candidaturas para chamada de pesquisa conjunta da UGPN

Até o dia 16 de maio de 2022, estarão abertas as candidaturas para a décima chamada de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), rede formada pela USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NC State, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O edital, disponível neste link, prevê apoio de dez mil dólares por instituição a cada projeto de pesquisa conjunta entre as universidades parceiras. Outras informações estão disponíveis aqui. Quaisquer dúvidas não elucidadas por consulta ao edital deverão ser encaminhadas ao Fale Conosco do Sistema Mundus, com o assunto “Editais de Pesquisa”, ou ao e-mail international.networks@usp.br.

---

Comunicados Internos

Esclarecimentos sobre a realização de concursos na USP em 2022 

O Gabinete do Reitor encaminhou, por meio de ofício, as seguintes orientações relativas às disposições da legislação eleitoral, a respeito da realização de concursos em 2022 (ano eleitoral), sobretudo no que diz respeito às restrições impostas pela Lei nº 9.504/1997, com as alterações posteriores. Leia mais.

 

USP Mulheres organiza dados da população USP com recorte de gênero

No dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Escritório USP Mulheres disponibilizou no seu site o Observatório USP Mulheres, um espaço dedicado à publicação de dados e pesquisas sobre a situação de gênero na Universidade de São Paulo (USP). O objetivo dessa iniciativa é facilitar o acesso da comunidade USP aos dados de uma maneira mais organizada, promovendo o debate e a construção de novas políticas voltadas à equidade de gênero. Leia na íntegra.

 

Poli divulga campanha “Vamos nos proteger” focada na sinalização de medidas de proteção sanitária

Com o objetivo de disponibilizar  dicas de proteção sanitária para o público que utiliza as instalações da Poli no retorno às atividades presenciais, a administração disponibiliza cartazes com orientações de cuidados para evitar o contágio.

O material está disponível para download e impressão no link. Os cartazes devem ser utilizados para sinalizar laboratórios, departamentos, prédios e locais de grande visibilidade da Escola. Outras informações pelo e-mail rosimone@usp.br.

---
---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente

Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda

Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação                                               

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva - estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.