Edição referente a março de 2022

Nº 04/2022

---

Ao longo do mês de março de 2022, atendemos a 24 pedidos de veículos de imprensa, além das demandas do Jornal da USP. 

Caso tenha concedido uma entrevista e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

---

Brasileiros estudam sons de animais em prol da saúde e da conservação

03/03/2022 - A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) do Estado de São Paulo em parceria com o Laboratório de Acústica e Meio Ambiente (Lacmam), do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Escola Politécnica (Poli) da USP, realizam projeto científico que estuda os sons dos macacos bugios, que vivem no Parque Estadual da Cantareira e no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), ambos em São Paulo, em prol da saúde e da conservação. 

A ideia é gravar especificamente as vocalizações desses animais, com a finalidade de estimar sua população. A intrusão tem o objetivo de combater epidemias de febre amarela, como a que ocorreu entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, atingindo sobretudo o Sudeste.

“O bugio apresenta um rugido que é superfácil de detectar, porque é de longo alcance. E se houver redução da taxa de vocalização, podemos inferir que há alta na taxa de mortalidade naquela área”, explica a bióloga Bruna Campos Paula, doutoranda no Lacmam.

 

Na Cidade Universitária, projeto quer atrair público para realizar práticas sustentáveis

04/03/2022 - Com o intuito de ensinar práticas sustentáveis na Universidade, os professores Thais Mauad e Antonio Mauro Saraiva, professor da Poli, decidiram implementar uma horta comunitária na Cidade Universitária, no bairro do Butantã. A horta é localizada na área conhecida pela comunidade da USP como Núcleo de Recreação Infantil (Nuri), o atual Espaço Multiuso, que foi inaugurado em 1989 já com a vocação de “uso interdisciplinar” pelo físico e então reitor da USP, José Goldemberg. A proposta do USP Sustentabilidade é resgatar este sentido ao local e torná-lo um laboratório “aberto, prático, de experiências que envolvam cultivo sustentável, explorando a biodiversidade alimentar e que abordem práticas para uma alimentação saudável”. Para realizar o cultivo sustentável, um grupo frequenta o espaço todas as quintas-feiras para o mutirão de manutenção da horta.

 

Tecnologia adotada em Congonhas aumenta segurança em pouso de aviões grandes

09/03/2022 - O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá áreas de escape que utilizam a tecnologia Engineered Material Arresting System (EMAS). Essa tecnologia de segurança consiste em blocos de concreto que se deformam quando o avião ultrapassa a pista e já é utilizada em aeroportos da Europa, Ásia e Estados Unidos. O professor Jorge Eduardo Leal Medeiros, da disciplina de Transportes Aéreos e Aeroportos da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, explica que, com essa deformação, o atrito da pista aumenta e desacelera o avião de maneira mais rápida.

 

“Reafirmo o compromisso de conduzir a Poli sempre para frente e alcançar novos patamares”, diz diretor

11/03/2022 - No dia 10 de março de 2022, foi realizada a cerimônia de posse do novo diretor da Poli, Reinaldo Giudici, e do novo vice-diretor, Silvio Ikuyo Nabeta. Giudici destacou em seu discurso que assume o cargo com gratidão e responsabilidade e tendo como principais premissas de sua gestão, que abrange o período de 2022 a 2026, os lemas da Escola: “Tradição e Modernidade” e “Formação de Engenheiros e Líderes”. Dentre seus principais projetos estão a ampliação de espaços de estudos inovadores que permitam a criatividade dos alunos, a implementação de novas disciplinas ligadas à inovação na grade curricular, o fomento à internacionalização, desenvolvimento de projetos visando à aproximação da Escola com a sociedade e o incentivo à realização de grandes projetos multidisciplinares. “Reafirmo meu compromisso e responsabilidade de conduzir a Escola sempre para frente e alcançar novos patamares”, ressaltou.

 

Enchentes, enxurradas e deslizamentos podem ter solução. Entenda como

11/03/2022 - As tragédias decorrentes das chuvas intensas do dia 15 de fevereiro em Petrópolis (RJ) deixaram vítimas fatais e mais de 1,1 mil pessoas desabrigadas. Em busca de soluções para evitar acidentes, um relatório da Escola Politécnica (Poli) da USP declara que pesquisadores desenvolveram um novo tipo de cobertura porosa capaz de absorver e reter as águas das chuvas, reduzindo os riscos de enchentes e enxurradas.

“A água infiltrada passa pelas camadas de revestimento, acumula-se na base do pavimento e sai pelos drenos, reduzindo o impacto da impermeabilização causado pela pavimentação convencional das ruas e estradas”, explica José Rodolfo Scarati Martins, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli e um dos coordenadores do trabalho. Os experimentos indicam que a capacidade de amortecimento média do novo pavimento permeável, considerando eventos de maior e menor intensidade, é de cerca de 50%.

  

Mostra virtual apresenta projetos científicos de jovens estudantes de todo o Brasil

14/03/2022 - Do dia 14 ao 26 de março, ocorre virtualmente a 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) pela Plataforma Febrace Virtual. Neste ano, a Feira selecionou e realizará a exposição de 497 projetos científicos desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil.

 

Amazônia terá sistema abrangente de análise de emissões de gases de efeito estufa 

14/03/2022 - Sediado na USP com financiamento da empresa Shell e da Fapesp, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) está desenvolvendo um banco de dados sobre as emissões de gases do efeito estufa (GEES) na região amazônica. A plataforma está sendo construída com técnicas avançadas de big data para monitoramento das emissões de gases; maior compreensão de suas causas; norteamento de criação e fiscalização das políticas públicas voltadas à mitigação das emissões. Permitirá ainda acompanhar os compromissos internacionais do Brasil na redução do desmatamento e na emissão de gases de efeito estufa pelo ecossistema amazônico.

“As técnicas de big data, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, serão usados para processar e analisar esta gigantesca massa de dados, desvendando os complexos relacionamentos não lineares entre os múltiplos parâmetros”, explica o coordenador da parte computacional do projeto, José Reinaldo Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli.

 

Desemprego e Economia Circular: seria essa uma solução para o problema social?

15/03/2022 - Segundo estimativas prévias da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia circular pode gerar cerca de 2,8 milhões de empregos na América Latina e no Caribe. No entanto, a organização frisa que, para a economia circular se tornar uma solução para o problema do desemprego, é preciso haver estratégias bem definidas por parte dos governos. 

Para refletir sobre Desemprego e Economia Circular, o programa Perspectiva, realizado pelo veículo Observatório do Terceiro Setor, de 15 de março, entrevistou Tereza Cristina Carvalho, professora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Eletrônicos da Poli e pesquisadora nas áreas de tecnologias digitais, inovação sustentável, economia circular, resíduo de equipamentos eletrônicos e internet do futuro.

 

Inteligência Artificial na indústria dinamiza e otimiza busca por soluções e alternativas imediatas

15/03/2022 - A fim de otimizar o caminho dos produtos e da matéria-prima ao consumidor final, grandes empresas e indústria testam e aplicam a Inteligência Artificial (IA) e o sensoriamento remoto para melhorar a cadeia de suprimentos (supply chain), rede de fornecedores de produtos e serviços para as empresas. “Existe um mercado consumidor e existe a necessidade de ter sistemas de fornecimento de produtos aqui também”, conta Paulo Miyagi, professor de Engenharia Mecatrônica da Poli e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

 

Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) conta com docentes da Poli entre os organizadores

16/03/2022 - O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) chega a sua 50ª edição com duas importantes tarefas: celebrar a implantação das novas diretrizes curriculares para os cursos da área, com prazo prorrogado devido à pandemia para serem incluídas em todas as grades até abril de 2023, e chamar a atenção das instituições de ensino, alunos e profissionais a um grande desafio atual da sociedade, o cuidado com o meio ambiente.

“É uma edição especial pela organização e principalmente pelo tema, em um momento que o mundo inteiro enfrenta mudanças climáticas e outras questões relacionadas, e para enfatizar às instituições de ensino superior do País a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Toda escola de engenharia tem que dar a devida importância a esse tema na formação de seus alunos”, afirma o coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP, professor da Poli-USP e chairman do Cobenge, José Roberto Cardoso.

 

Solução criada na USP facilita tomada de decisão para o combate da fome

16/03/2022 - Utilizando Inteligência Artificial, análise e interpretação de informações de centenas de bancos de dados diferentes como meio para combater a fome, pesquisadores do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP desenvolveram novos algoritmos capazes de identificar quais regiões de uma determinada cidade carecem de infraestrutura e de opções mais adequadas para o fornecimento de alimentos. 

“Tem fome por falta de alimento, fome de quantidade, fome de qualidade, fome por falta de acesso, por falta de nutrientes, fome porque não teve produção naquele ano. É um problema real e muito grave que precisamos resolver de forma concreta. As informações de cada uma dessas áreas estão em bancos diferentes. São dados geográficos, sanitários, médicos e cada um deles representa um mundo distinto. A integração dessas informações era um obstáculo enorme, mas que estamos resolvendo”, observa o professor da Poli e pesquisador do C4AI, Antonio Mauro Saraiva.

 

Amazônia terá sistema abrangente de análise de emissões de gases de efeito estufa

16/03/2022 - Sediado na USP com financiamento da empresa Shell e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) está desenvolvendo um banco de dados sobre as emissões de gases do efeito estufa (EEGs) na região amazônica. Sendo construída com técnicas avançadas de big data para gerar dados de monitoramento, a plataforma compreenderá melhor as causas e, assim, poderá nortear a criação e a fiscalização de políticas públicas que buscam cessar as emissões; além de acompanhar os compromissos internacionais do Brasil na redução do desmatamento na Amazônia.  A Poli é uma das coordenadoras do projeto.

 

Tecnologia da Fórmula 1: o que pode ser transferido das pistas para as ruas 

 17/03/2022 - Com grandes investimentos e uma série de recursos financeiros, tecnológicos e humanos, as equipes da Fórmula 1 têm como um dos principais objetivos favorecer o desenvolvimento de carros mais rápidos e eficientes. A busca incentiva a corrida tecnológica, na qual as montadoras desenvolvem e aprimoram uma série de equipamentos para melhorar o desempenho de seus carros. “Muitas coisas ficam só na pista. Elas não vão para os veículos de rua, seja por uma questão de custo, seja por uma questão de processo de fabricação, que não permite que elas sejam produzidas em massa”, afirma o professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli.

 

Em transmissão ao vivo, edição de 2022 do Cobenge é oficialmente lançada

17/03/2022 - No dia 17 de março, a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) realizou o lançamento oficial do edital do 50º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) em evento online, transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. O prazo para submissão de artigos e trabalhos para o Cobenge 2022 estará disponível até 24 de abril. Confira o edital neste link.

 

Smart TVs requerem atualizações e acessórios extras para não se tornarem ultrapassadas

18/03/2022 - A tecnologia dos televisores conectados à internet, popularmente conhecidos como Smart TVs, não acompanha as mudanças dos ramos de streamings, o que eventualmente pode torná-la ultrapassada.  “Aquela definição de TV que a gente tinha mudou: agora, ela é apenas uma tela, e o que vai aparecer nessa tela nós podemos decidir”, afirma Renato Franzin, professor da Poli, que sugere os dongles, equipamentos acoplados à televisão que permitem a exibição de aplicativos de streaming diversos, como uma solução.

 

Plataformas do futuro: Reportagem da Istoé aborda plataformas de petróleo não tripuladas

18/03/2022 - Plataformas não tripuladas são a representação do sonho da indústria petrolífera, o que significa que todas as operações realizadas em alto mar seriam controladas de uma central na costa. “Além de ser uma operação custosa, sempre há riscos por mais que a empresa seja rígida na segurança de trabalho e nos processos de mitigação dos acidentes e incidentes”, afirma Kazuo Nishimoto, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli e desenvolvedor de novas tecnologias para a indústria do petróleo.

 

Especialistas dizem que bloqueio ao Telegram pelo STF pode ser ineficaz na prática

18/03/2022 - Especialistas em direito digital e cibersegurança afirmam que um possível bloqueio do aplicativo Telegram em todo o Brasil, determinado - e revogado posteriormente - pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode não possuir um efeito prático já que não existem bases jurídicas que sustentem o bloqueio e que, mesmo com a suspensão dos serviços, o aplicativo poderia ser acessado pelos usuários por meio de mecanismos que ajudam a  burlar esse tipo de impedimento. 

"Tem jeitos de fazer e nenhum deles vai funcionar", avalia Marcos Antônio Simplício Júnior, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli e especialista em cibersegurança. "O básico seria [bloquear] via DNS. Por que não funciona? Por que o usuário pode simplesmente trocar o servidor de DNS. Só usar um de fora do Brasil e vai conseguir voltar a utilizar".

 

Veteranos ainda são ‘calouros’ nas faculdades presenciais

20/03/2022 - Afastados do ensino superior presencial desde o início das restrições impostas pela pandemia de covid-19, os alunos ingressantes de 2020 estão se familiarizando agora com os campus e as salas de aula da USP e das demais universidades. Sem serem propriamente ‘calouros’, alunos de 2º e 3º anos de faculdades paulistas voltaram a vivenciar na última semana as primeiras experiências presenciais.

 

Máquina de lavar roupa com abertura superior ou frontal? Saiba como escolher

21/03/2022 - A máquina de lavar é um item vendido em duas versões: com abertura superior — um aparelho mais robusto— e frontal. E a lavagem é diferente em cada uma delas. Para realizar a melhor escolha é preciso levar em conta o tamanho da família, a capacidade de cada aparelho, suas dimensões e funções extras.

“Pensar em comprar uma máquina mais poderosa é um problema porque, se ela não for utilizada no volume médio ou alto de água, não fará a lavagem de forma eficiente e gastará energia da mesma forma”, explica Eduardo Lorenzetti Pellini, professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

 

Plataforma reúne acervo bibliográfico inédito sobre as transformações urbanas no Brasil

 22/03/2022 - Uma base de dados bibliográficos que reúne informações publicadas, sob diferentes formatos editoriais, a respeito das várias dimensões do urbano brasileiro. Essa é a plataforma UrbanData-Brasil, iniciativa que reúne referências de mais de 1,5 mil livros, 7.900 artigos, mil papers, 6 mil monografias, teses e dissertações, com lançamento no dia 28 de março, às 14 horas, e com transmissão ao vivo pelo Canal do CEM no Youtube. O novo site pode ser consultado neste link.

 

Poli e Ambev inauguram um espaço para estimular o empreendedorismo e a inovação

22/03/2022 - A Poli inaugurou no dia 21 de março, o Espaço On, um ambiente pensado para estimular o desenvolvimento de um ecossistema de inovação na Universidade, aproximando alunos e professores de desafios reais do mercado e incentivando a cultura do empreendedorismo.

Construído em parceria com a Ambev, o espaço de 400 metros quadrados foi projetado para oferecer aos alunos e pesquisadores um local adequado para desenvolver projetos, participar de mentorias de carreira, palestras, webinars e diversos outros formatos de interação.

 

Professora da Poli é pesquisadora do mês de março do USP Mulheres

23/03/2022 - “Falta menina para projetar o futuro”. É o que diz Marly Monteiro de Carvalho, docente e chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli e também integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (POLI/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (FEA/USP). Neste mês das mulheres, o Escritório USP Mulheres conversou com a professora Marly Monteiro de Carvalho, inaugurando este espaço dedicado a perfis de pesquisadoras da USP, com o propósito de dar visibilidade às suas trajetórias e celebrar suas conquistas.

Neste mês das mulheres, o Escritório USP Mulheres conversou com a professora Marly Monteiro de Carvalho, inaugurando este espaço dedicado a perfis de pesquisadoras da USP, com o propósito de dar visibilidade às suas trajetórias e celebrar suas conquistas.

A professora Marly contou que identificou sua aptidão para as exatas desde cedo e quis estudar engenharia. Essa decisão contou com o apoio dos pais, ambos professores. Ao ingressar na USP de São Carlos, ela conta que foi uma imersão em um ambiente predominantemente masculino.

 

Convênio entre USP e TSE busca aprimorar sistema eletrônico de votação brasileiro

24/03/2022 - Equipes da USP e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalham na inovação do sistema eletrônico de votação, numa parceria que faz parte do convênio de cooperação firmado em 2021 para buscar novas tecnologias aplicadas ao sistema eleitoral. Por meio de análises de dispositivos dos programas eleitorais, especialistas simularam uma votação com a utilização de três urnas conectadas para atuarem simultaneamente em uma mesma seção eleitoral, a fim de agilizar a votação.

 

FEBRACE premia alunos de Etecs do interior paulista

26/03/2022 - Estudantes e professores de nove Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) estão entre os premiados da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Poli. Unidades de Americana, Campinas, Fernandópolis, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo e Suzano ficaram entre as que tiveram projetos reconhecidos. A cerimônia de premiação e encerramento do evento foi realizada virtualmente no último sábado, dia 26 de março,  e transmitida pelo canal da Febrace no YouTube.

 

Trens da linha 8 e 9 da ViaMobilidade, em SP, voltam a operar com problemas

28/03/2022 - Os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda voltaram a circular na última segunda-feira, 28 de março, com velocidade reduzida, maior tempo de parada nas estações e operação parcial. Os problemas são causados por falha no sistema de alimentação elétrica e os passageiros lotam algumas das estações. Outra possibilidade seria o aumento da capacidade das subestações. "É a mãe desses problemas desses últimos meses", disse, na ocasião, o doutor pela Poli e especialista em transportes Telmo Giolito Porto. "Pelo que sei, isso está claro para eles. Inclusive, planejando investimentos", afirmou.

 

Falhas do GPS no celular estão ligadas a sistema de posicionamento e recepção do sinal

28/03/2022 - Com as diversas falhas no GPS dos aplicativos de celular que ocorrem com frequência, o professor Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, indica que as falhas podem ser divididas em dois tipos: “A falha pode estar no sistema de posicionamento, na dificuldade de recepção do sinal, ou eventualmente, o sinal chegar refletido e gerar falhas no aplicativo ou aparelho celular”.

 

Pesquisa premiada mostra o impacto da mineração em terras indígenas

29/03/2022 - A Associação Internacional de Avaliação de Impacto (IAIA) escolheu a engenheira ambiental e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da Poli, Juliana Siqueira-Gay, para receber o Prêmio IAIA Juventude de 2022, voltado para o reconhecimento de conquistas notáveis na área da avaliação de impacto ambiental por membros da associação com menos de 35 anos.

 

FEBRACE e Movimento Circular divulgam os vencedores do prêmio “Por um Mundo Sem Lixo”

 29/03/2022 - O Movimento Circular, em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida na Poli, divulgou os vencedores do prêmio “Por Um Mundo Sem Lixo”. A premiação é uma forma de reconhecer e incentivar os trabalhos de iniciação científica finalistas na feira, que dialoguem com os preceitos da Economia Circular.

---

Veja todas as contribuições de representantes da Poli-USP na mídia no link.

---
---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda

Escola Politécnica da USP

Diretora: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Ana Carolina Rios Guerra e Jaqueline Silva, estagiárias de jornalismo.