Arquivo mensais:janeiro 2020

Cursinho popular coordenado por alunos da Poli em Santos abre inscrições

Cursinho popular coordenado por alunos da Poli em Santos abre inscrições para 2020 A partir de 3 de fevereiro, os interessados no cursinho pré-vestibular gratuito focado na Fuvest poderão se inscrever online Estarão abertas, de 3 a 21 de fevereiro de 2020, as inscrições para o cursinho pré-vestibular AtuaMente (CPVAM), que oferece vagas para alunos de baixa renda. O CPVAM é um cursinho popular formado por alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, em Santos, e oferece aulas para alunos de escola pública da baixada santista que desejam ingressar em universidades públicas, em especial a USP. As inscrições para o processo seletivo deverão ser feitas online, e os detalhes podem ser acompanhados na página do cursinho. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h, na Poli em Santos, que fica no prédio do antigo Colégio Cesário Bastos, no endereço Praça Coronel Narciso de Andrade, s/n – Vila Mathias – Santos. A mestranda e engenheira de petróleo formada na Poli-USP em 2019, Nathalia Spada, que atua hoje na coordenação do cursinho, conta que o número de alunos interessados em participar do cursinho tem crescido. “Só na Fuvest deste ano já tivemos três aprovados até agora: na Poli, Farmácia e Arquitetura. Acreditamos que o projeto é bastante interessante para a população da região da Baixada Santista, para que fiquem sabendo dos projetos aqui desenvolvidos e da importância da universidade pública. O edital do processo seletivo pode ser acessado aqui.

USP e Universidade de Surrey realizam em fevereiro seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 

USP e Universidade de Surrey realizam em fevereiro seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU  No dia 03 de fevereiro de 2020, das 14h às 17h, será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo o seminário “Mensuração de Impactos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O evento é organizado pelos professores Stelvia Matos e Stephen Morse (Universidade de Surrey, Reino Unido), Marly Monteiro de Carvalho (POLI-USP) e Flavio Hourneaux Junior (FEA-USP). Apoiado pela University Global Partnership Network (UGPN), rede internacional que promove parcerias entre universidades renomadas do mundo, o evento visará a uma compreensão cada vez mais profunda do impacto da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de estimular a sustentabilidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, pelo setor industrial. O evento será voltado para alunos, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de atuação (negócios, economia, engenharia e outras ciências ambientais e sociais). As palestras serão abertas ao público (realizadas em inglês, sem tradução simultânea; programação e inscrições: clique aqui). 

Professores da Poli lançam livro sobre aplicações modernas de dispositivos eletromecânicos

Professores da Poli lançam livro sobre aplicações modernas de dispositivos eletromecânicos Publicado em inglês por editora britânica, o livro aborda aplicação de conceitos em equipamentos modernos como veículos elétricos, drones, robôs, propulsão dos modernos submarinos, entre outros. A editora IoP Publishing lançou, em dezembro de 2019, o livro “Electromechanical Energy Conversion Through Active Learning”, de autoria dos professores da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Roberto Cardoso e Mauricio Barbosa de Camargo Salles, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) e o politécnico Mauricio Caldora Costa. A obra é fruto da experiência de décadas no ensino da Conversão Eletromecânica de Energia, e se utiliza de metodologias de aprendizagem ativa, técnicas modernas que vêm sendo aprimoradas pelos estudiosos da educação.  Os autores identificaram que os livros didáticos disponíveis não apresentavam atualidades que contemplam as modernas aplicações dos dispositivos eletromecânicos em nossos dias. “A maioria são textos antigos, alguns clássicos e de grande valor intelectual para a época que foram lançados, que se restringem à apresentação dos atuadores clássicos, mormente as máquinas elétricas rotativas, sem apresentar aplicações importantes dos dispositivos eletromecânicos em equipamentos modernos, tais como: veículos elétricos, drones, robôs, propulsão dos modernos submarinos e outras”, explica o professor José Roberto Cardoso. Além de mostrar a importância do entendimento desta disciplina na solução de problemas que nos afetam no dia-a-dia, os autores destacam que o livro também está adaptado à nova exigência da moderna educação em engenharia, a qual dedica esforços para tornar os cursos de formação mais agradáveis e eficientes, através das técnicas de aprendizagem ativa, como o Problem Based Learning, Flipped Classroom, Project Based Learning, Peer Instruction e outras. Ao final de cada capítulo é apresentado um desafio a ser resolvido em grupo, alguns com solução aberta, para estimular a discussão e o trabalho em equipe, praticando com isso as competências exigidas pelo mercado de trabalho e pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) das Engenharias, que estão a exigir profissional que não se restringe apenas em obedecer ordens de seu superior e sim ser proativo nas tomadas de decisões da equipe. Acesse aqui o site da Editora.

Professor Marcos Simplício dá dicas de como criar uma senha segura para redes sociais em reportagem

28/01/2020 – Em reportagem do site NSC Total, o professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP explica como criar uma senha segura para redes sociais. “Escolha de sílabas de palavras de frases conhecidas é uma dica para evitar sequências óbvias, diz especialista” Leia mais https://www.nsctotal.com.br/noticias/saiba-como-criar-uma-senha-segura-para-redes-sociais Teclado de Computador. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Premiação de pesquisas em infraestrutura de transportes e segurança viária está com inscrições abertas

A quinta edição do Prêmio Cátedra Abertis-USP receberá inscrições até 16 de março, e o resultado final será divulgado em junho de 2020 O Prêmio Abertis, um concurso que visa fomentar o interesse dos universitários e pesquisadores na área de gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil, está com inscrições abertas até o dia 16 de março. A premiação tem duas categorias: melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e melhor tese de doutorado ou dissertação de no tema de segurança viária. Os trabalhos devem ter sido defendidos no Brasil durante o ano de 2019, na área de Engenharia de Transportes e correlatas. As informações detalhadas e o edital podem ser acessados no link.  

Professor Josemir Coelho Santos (PEA) comenta possível mudança no padrão das tomadas no País, de três pinos

Jornal da USP: Modelo de tomada pode passar por nova mudança 28/01/2020 – A tomada de três pinos é obrigatória no País desde 2011, porém, o presidente Jair Bolsonaro pretende acabar com esse padrão, já que é o único permitido. A possibilidade de haver uma nova troca, em um intervalo de tempo tão curto, já está gerando muita polêmica, isso sem falar que muita gente nem sabe da possível mudança. O novo formato dos plugues e das tomadas é obrigatório em novas construções e em produtos vendidos aos consumidores. Nesta entrevista, o professor Josemir Coelho Santos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica (Poli) da USP, explica a necessidade do atual modelo de tomada. Leia mais – https://jornal.usp.br/atualidades/modelo-de-tomada-pode-passar-por-nova-mudanca/ Detalhe de plug do novo padrão brasileiro de 3 pinos. Foto: Pedro Bolle/USP Imagens.

Professor José Aquiles Grimoni (PEA) explica precauções com rede elétrica devido a chuvas de verão

28/01/2020 – Chega a época de verão e logo a preocupação com tempestades e rede elétrica se intensifica. Esse sentimento não se restringe a apenas equipamentos elétricos, mas também à vida humana. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entre 2008 e 2018 quase 3 mil pessoas morreram pelas ruas do País, uma média de duas por dia. Essas mortes envolvem acidentes com fios elétricos, sem contar os acidentes de trabalho com funcionários de distribuidoras. Muitos desses acidentes ocorrem devido à falta de conhecimento sobre como diferenciar os fios que vemos diariamente nos postes espalhados pelas ruas. De acordo com o professor José Aquiles Baesso Grimoni, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas, da Escola Politécnica (Poli) da USP, a diferença entre os fios é basicamente a altura, “os cabos de alta tensão ficam em uma posição mais alta, enquanto os fios de telefonia e internet ficam mais abaixo”. Leia mais no link https://jornal.usp.br/atualidades/verao-traz-chuvas-e-preocupacao-com-rede-eletrica/ Imagem de FelixMittermeier por Pixabay

G1 conta com apoio do CTH para levantar dados sobre nascentes e rios subterrâneos da cidade de São Paulo

25/01/2020 – Em comemoração aos 466 anos da cidade de São Paulo, o G1 fez uma reportagem especial com dados da metrópole, como a quantidade de vôos, espécies de aves, números de teatros e elevadores. Com a temática “No céu e no subsolo”, eles contaram com apoio do Centro Tecnológico De acordo com o mapa de rios e córregos de São Paulo, feito pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) para a Prefeitura Municipal de São Paulo, a cidade de São Paulo possui 4.900 km de córregos, sendo 30% cobertos e 70% descobertos. A estimativa do número de nascentes que é 10.300. Acesse o infográfico no link https://especiais.g1.globo.com/sp/sao-paulo/no-ceu-e-no-subsolo/ Prédios da cidade de São Paulo. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Professor da Poli-USP comenta medida provisória que possibilita licenciamento ambiental automático para projetos de baixo ou médio impacto

24/01/2020 – Reportagem do jornal Istoé Dinheiro abordou a publicação pelo governo da Medida Provisória 915, em 27 de dezembro, e que tem causado polêmica entre especialistas do meio ambiente. “No entendimento do setor, o texto da MP possibilita que processos de licenciamento ambiental que envolvam projeto de baixo ou médio impacto poderão obter licença automática, caso os órgãos responsáveis não cumpram um prazo pré-determinado para se manifestarem.” Leia matéria no link https://www.istoedinheiro.com.br/licenca-tacita-apos-fim-de-prazo-causa-polemica/ Em São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) acumula um estoque de mais de 100 mil processos de licenciamento já realizados. Desse total, somente 1% exigia EIA, segundo o doutor Luis Sánchez, professor titular da Escola Politécnica da Universidade São Paulo (USP). “Tentam resolver pela via legislativa um assunto que é administrativo. É uma forma de não enfrentar o problema, que é falta de capacitação dos órgãos ambientais”, diz Sánchez. Queda de árvore. Foto: George Campos / USP Imagens

Reportagem destaca parcerias da Poli-USP com universidades estrangeiras e possibilidades na pós-graduação

26/01/2020 – Novos cursos de pós-graduação incluem excursão internacional de curta duração Matéria completa no link https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/01/novos-cursos-de-pos-graduacao-incluem-excursao-internacional-de-curta-duracao.shtml Passaporte comum. Foto: Marcos Santos/USP Imagens