Arquivo mensais:agosto 2021

Poli-USP realiza em agosto aula inaugural da disciplina “Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde”

No dia 17 de agosto de 2021, das 11h15 às 11h45, será realizada a Aula Inaugural da disciplina optativa “Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde”, que é promovida pelo Depto. de Engenharia de Produção da Poli-USP e ministrada pelo Prof. Dr. Clovis Alvarenga Netto. Em sua terceira edição, através de desafios e necessidades reais, a disciplina promoverá a troca de conhecimento e experiências entre docentes, profissionais e alunos(as) das áreas de Engenharia e Saúde. Neste evento de abertura, estarão presentes: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat (Pró-Reitor de Graduação da USP), Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci (Diretora da Escola Politécnica da USP), Profa. Marly Monteiro de Carvalho (Chefe do Depto. de Engenharia de Produção da Poli-USP) e o Prof. Dr. Clovis Alvarenga Netto. Participe do evento no Youtube: https://www.youtube.com/engenhariadeproducao.

Estudo aponta que a extensão da malha cicloviária de São Paulo equivale a 37,8% da meta prevista

A Nota Técnica “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades” apontou que a extensão da malha cicloviária na cidade de São Paulo equivale a 37,8% da meta prevista para 2028 pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014. O estudo ainda mostrou que em regiões onde a população possui renda mais baixa são menos contempladas infraestrutura cicloviária. O trabalho foi produzido por pesquisadores do Centro de Estudos das Metrópole (CEM), sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e na FFLCH-USP. A professora Mariana Giannotti, da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi uma das pesquisadoras do estudo. Acesse aqui a nota.

Professor da Poli participa de programa sobre Lei da extinção do licenciamento ambiental

O professor Luis Enrique Sanchez, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo  da Escola Politécnica (Poli) da USP participou, no dia 4 de agosto, do programa “Ágora Abrasco” da TV Abrasco, que abordou sobre a Lei da extinção do licenciamento ambiental (PL 2159/2021). Leia a matéria da Abrasco na íntegra.

Repercussão da notícia “Convênio entre Semae e Poli-USP viabilizará diminuir as perdas físicas d’água em 30%”

A fim de reestruturar e modernizar a elaboração do Plano Diretor de Monitoramento e Automação dos Sistemas Operacionais de Água e Planejamento Tático dos Setores Administrativos/Financeiros, um convênio entre o Semae, a Escola Politécnica (Poli) da USP e a Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) foi firmado. Um dos principais resultados é direcionar a diminuição do índice de perdas de água no município de Piracicaba – que hoje é de 45,3% para 30%. O investimento será de R$1,9 milhão e terá uma vigência mínima de 15 meses. Cicero de Moura, professor da USP e coordenador do projeto “É difícil imaginar uma empresa, em seu processo produtivo, com uma quantidade de perda tão elevada. A empresa não se sustenta. Sendo assim, se diminuirmos cerca de 30%, o ganho para o Semae e usuários será muito grande. E esse é o objetivo”, disse Cícero Moraes, professor da USP, representante da Poli e coordenador do projeto. Confira abaixo os links das matérias intituladas “Convênio entre Semae e Poli/USP viabilizará diminuir as perdas físicas d’água em 30%”: https://defesa.com.br/convenio-entre-semae-e-poli-usp-viabilizara-diminuir-as-perdas-fisicas-dagua-em-30/  https://rapidonoar.com.br/convenio-entre-semae-e-poli-usp-viabilizara-diminuir-as-perdas-fisicas-dagua-em-30-em-piracicaba/

Repercussão da pesquisa “Trocar combustível de caminhões não evitaria maioria de mortes por poluição”

Pesquisadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com o Imperial College London, apontaram em estudo que a substituição completa do diesel usado como combustível nos caminhões de carga pesada por gás natural liquefeito (GNL) salvaria vidas, mas não seria o suficiente para evitar a maior parte das mortes hoje atribuídas aos efeitos da poluição do ar. Confira abaixo os links das matérias sobre a pesquisa “Trocar combustível de caminhões não evitaria maioria de mortes por poluição”: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/08/trocar-combustivel-de-caminhoes-nao-evitaria-maioria-de-mortes-por-poluicao.htm https://agencia.fapesp.br/trocar-combustivel-de-caminhoes-e-insuficiente-para-evitar-mortes-por-poluicao-sugere-estudo/36517/ https://tnpetroleo.com.br/noticia/trocar-combustivel-de-caminhoes-e-insuficiente-para-evitar-mortes-por-poluicao-sugere-estudo/ https://canaldacana.com.br/trocar-combustivel-de-caminhoes-e-insuficiente-para-evitar-mortes-por-poluicao-sugere-estudo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=trocar-combustivel-de-caminhoes-e-insuficiente-para-evitar-mortes-por-poluicao-sugere-estudo https://www.gasnet.com.br/Conteudo/21946/Trocar-combust%C3%ADvel-de-caminh%C3%B5es-%C3%A9-insuficiente-para-evitar-mortes-por-polui%C3%A7%C3%A3o,-sugere-estudo https://brasilamazoniaagora.com.br/trocar-combustivel-de-caminhoes-e-insuficiente-para-evitar-mortes-por-poluicao-sugere-estudo/ https://blogdocaminhoneiro.com/2021/08/mortes-por-poluicao-devem-continuar-mesmo-se-todos-os-caminhoes-passassem-a-usar-gas/

Repercussão na imprensa sobre a matéria “Enquanto mobilidade elétrica avança na América Latina, no Brasil está estagnada, diz relatório”

O relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), publicado na última semana, apontou que a mobilidade elétrica continua sendo uma realidade distante para o Brasil, devido à falta de políticas públicas no âmbito nacional. Enquanto isso, outros países da América Latina aumentaram seus esforços nacionais para formular estratégias de mobilidade elétrica durante o ano de 2020. “Temos um mercado automotivo fechado, exportamos e importamos pouco, e essa é uma das razões de a gente não ter tantos veículos elétricos aqui. No Chile, por exemplo, é muito mais fácil e você vê muitos carros chineses e japoneses nas ruas”, explica o professor Marcelo Alves, da Escola Politécnica (Poli) da USP. Esta página reúne os links de matérias “Enquanto mobilidade elétrica avança na América Latina, no Brasil está estagnada, diz relatório”, que contam com uma entrevista com o professor Marcelo Alves, da Poli-USP: https://br.noticias.yahoo.com/enquanto-mobilidade-el%C3%A9trica-avan%C3%A7a-na-100028775.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cDovL2xpbmtwdWJsaWNvLmNvbXVuaXF1ZS1zZS5jb20uYnIv&guce_referrer_sig=AQAAAByLqyI8sjU-UBNivCxHtwgIXqOEfjvfIYUxLb09z2OsjevdpFd_S-9LHEMwsWMotk2gUJNLifa8rXUIqG2u43aTAC0ef6ay-sR68TAqtT-hoNcZcKIZo-DwQi5HkbN3NIhOgwHbjPr4UDHV2q4DFVJDfBbpRULfBTS-5u6ciXUx https://oglobo.globo.com/brasil/meio-ambiente/enquanto-mobilidade-eletrica-avanca-na-america-latina-no-brasil-esta-estagnada-diz-relatorio-25145185

Pós-doutorado em engenharia da computação aplicada a ciências ambientais e atmosféricas

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) da Escola Politécnica (Poli) da USP está com inscrições abertas, até o dia 22 de agosto de 2021, para uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O projeto, no qual o bolsista irá trabalhar, objetiva desenvolver métodos de integração de bancos de dados, considerando as diferenças de representatividade espacial e temporal, além de outras limitações das plataformas de observação de gases de efeito estufa (GEE) na Amazônia. Além disso, o projeto irá propor um conjunto de técnicas estatísticas e de mineração de dados adequadas para investigar a relação entre fluxos de GEE na Amazônia, variáveis ambientais e atividades antrópicas. São requisitos para a vaga ter doutorado em geociências, física, meteorologia, química, ciência ou engenharia da computação, engenharia elétrica ou áreas similares, além de experiência com aplicações ambientais, gestão de dados atmosféricos, conhecimento básico em programação científica e base de dados. Leia na íntegra.

Estratégia Nacional de Inovação não contribui com o desenvolvimento da indústria

Especialistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em reunião organizada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), discutiram sobre a indústria brasileira. No encontro, também foram abordados temas como digitalização e transformação das empresas. “A indústria que continua perde protagonismo no cenário internacional, esse é o ponto”, afirma, ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Mario Sergio Salerno, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP. “Essa estratégia é um amontoado de coisas, algumas delas sem pé nem cabeça”, acrescenta sobre a Estratégia Nacional de Inovação. Leia na íntegra.

Liedi Bernucci fala sobre os desafios da engenharia brasileira

O programa Desafios desta quinta-feira, 12/8, às 11h, falará sobre os desafios atuais e futuros da engenharia brasileira, o ensino de Engenharia e a participação das mulheres na engenharia. A convidada desta semana para discutir o assunto é Liedi Bernucci, professora e diretora da Escola Politécnica da USP, e a apresentação do programa é de Luiz Roberto Serrano.  

Treinamento Online 19/08 : Plataforma NATURE.COM de 10:30 à 11:30

Fonte: https://www.aguia.usp.br/noticias/19-08-treinamento-online-plataforma-nature-com-de-1030-a-1130/ Convidamos pesquisadores, professores, estudantes e bibliotecários para participar do treinamento virtual da plataforma nature.com. Todos podem participar remotamente deste treinamento, você só precisa se conectar à nossa sala virtual. Registre-se: https://register.gotowebinar.com/register/4277580035316868879 Conteúdo do treinamento: Revista Nature e as demais revistas disponíveis no site nature.com Navegação/busca e download de artigos Download e importação de citações Como se registrar para receber alertas Ferramenta SharedIt e Nature Index Como acessar nosso conteúdo através do Research Gate Ferramentas Springer Nature para autores de artigos científicos. Pedimos gentilmente que compartilhe este convite com os demais colegas. Não pode participar do treinamento? Enviaremos sua gravação a todos os registrados, inclusive os que não puderam participar. Enviaremos *certificados a todos os participantes. *Os certificados são criados automaticamente pela ferramenta GotoWebinar baseados no nome e sobrenome informados no momento do registro. Não há maneira de alterá-lo uma uma vez confirmado o registro. Apresentadora: Heloisa Tiberio – Gerente de Desenvolvimento de Contas – LAC Heloisa Tiberio é gerente de desenvolvimento de contas na América Latina e trabalha na Springer Nature há 9 anos. Especialista em treinamento presencial e virtual para as plataformas SpringerLink e nature.com, a Heloisa também desenvolve o programa Springer Nature Webinars para autores e webinars especializados para bibliotecários.     Organização e promoção: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica em parceria com a Springer Nature.