Arquivo mensais:julho 2023

Pesquisadoras da Poli-USP avaliam a união de milho e cana-de-açúcar na produção de etanol

O Jornal da USP divulgou recentemente uma pesquisa realizada pela mestranda Nathália Dias Silva e a orientadora Marcela dos Passos, ambas do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP. O estudo avalia a produção de etanol de mosto misto de milho e cana de açúcar irradiado por feixe de elétrons, que é uma inovação para a indústria e na busca por energias sustentáveis.   Nathália explica que o objetivo era unir as duas matérias-primas, milho e cana de açúcar, para a produção de etanol e avaliar os impactos.  “Existem três principais benefícios da utilização desses materiais em conjunto: a diversificação das fontes de matéria prima, o aumento da sustentabilidade e o crescimento da eficiência da indústria de etanol e milho”.   A irradiação por feixes de elétrons foi um dos importantes mecanismos utilizados nesse processo. A pesquisadora explica que os feixes são uma radiação ionizante provocada por meio de uma alta voltagem: “basicamente, são elétrons que quando interagem com a matéria-prima podem modificar as características do produto final trazendo alguns benefícios”. A professora Marcela acrescenta que o uso do feixe também tem um efeito direto na produção e no tratamento da biomassa, o que se torna importante pensando no cenário de transição de energia e tecnologia. 

Professor da Poli dá dicas sobre como evitar choques elétricos ao Portal R7

Segundo o Portal R7, o choque elétrico é responsável pela morte de duas pessoas por dia no Brasil. O mais recente caso noticiado, da catarinense Diane Ramos, que levou um choque enquanto limpava o quintal de casa com uma lavadora de alta pressão, acendeu um alerta sobre os riscos. José Aquiles Grimoni, professor da Escola Politécnica da USP, participou da matéria realizada e inicia dizendo que é extremamente importante o cuidado com instalações elétricas em áreas molhadas.    Além disso, Grimoni explica que a Associação Brasileira de Normas Técnicas indica o uso do interruptor diferencial residual para controlar a energia de cômodos onde é comum o uso de água, evitando fugas de correntes elétricas. O cabo terra, fio ligado ao sistema de aterramento da casa, e o uso de chinelo são outras recomendações sugeridas pelo especialista.    Leia a matéria completa no site do R7.

USP abre concurso para engenheiros e arquitetos

A USP abriu recentemente concurso para 15 engenheiros e arquitetos para atuar na Superintendência do Espaço Físico (SEF), órgão responsável pelos projetos e obras de construção civil. As inscrições poderão ser realizadas a partir de 12h do 22 de agosto de 2023, e se estenderão até o mesmo horário no dia 18 de setembro.    As provas serão realizadas pela FUVEST e os editais estão disponíveis no site. Em alguns dos editais abertos, o número de vagas inclui outras unidades da USP além da SEF, inclusive do interior do Estado de São Paulo.    Confira as vagas disponíveis e os editais completos aqui.   

Congresso da USP que discutirá a história das atividades científicas e técnicas aceita trabalhos de pesquisadores

O III Congresso USP de História da Ciência e Técnica, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados e pelo Centro de História da Ciência da USP, terá como tema Diálogos e Fronteiras e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023, no campus Butantã. O encontro visa discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. Outra questão a ser abordada é a divulgação e a acessibilidade aos resultados das pesquisas científicas.  Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação interessados na área estão convidados a contribuir com seus trabalhos. As pesquisas poderão ser apresentadas na forma de comunicação oral ou cartaz, mediante inscrição até 30 de setembro, dentro dos seguintes temas gerais: Ideias e Instituições e lugares ligados ao conhecimento; Comunicação e divulgação do saber científico e técnico; Controvérsias científicas e técnicas; Relações entre ciências e técnicas; Instrumentos e ferramentas de pesquisa; Políticas Públicas e o papel social de cientistas e técnicos; Fontes, documentação e historiografia; Desenvolvimento científico/técnico local e global; A História da Ciência e Técnica e o seu diálogo com a educação; História da Ciência, Filosofia da Ciência e suas interfaces; Interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos. Para outras informações, acesse a página.

Edital 1785 / 2023 – LEUSP – Academic Communication – Inglês | Presencial | Capital | Pós-Graduação (2º sem. / 2023)

Até 06 de agosto de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1783 / 2023 – LEUSP – Academic Communication (cursos presenciais de inglês aos alunos de Pós-Graduação do campus da capital – 2º semestre / 2023). Trata-se de cursos gratuitos na modalidade presencial, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a pós-graduandos e pós-graduandas da Universidade de São Paulo que  planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP. O programa resulta da parceria entre a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e o Programa de Pós-Graduação “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Inscrições, sob o código 1785, em Editais > Alunos de Pós-Graduação (não é necessário login no sistema). Em caso de dúvidas, entre em contato com a AUCANI Idiomas pelo aucani.idiomas@usp.br. (publicação em 28 de julho de 2023)  

Edital 1784 / 2023 – LEUSP – Academic Communication – Inglês | Online | Interior | Pós-Graduação (2º sem. / 2023)

Até 06 de agosto de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1784 / 2023 – LEUSP – Academic Communication (cursos online de inglês aos alunos de Pós-Graduação dos campi do interior – 2º semestre / 2023). Trata-se de cursos gratuitos na modalidade online síncrona, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a pós-graduandos e pós-graduandas da Universidade de São Paulo que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP. O programa resulta da parceria entre a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e o Programa de Pós-Graduação “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Inscrições, sob o código 1784, em Editais > Alunos de Pós-Graduação (não é necessário login no sistema). Em caso de dúvidas, entre em contato com a AUCANI Idiomas pelo aucani.idiomas@usp.br. (publicação em 28 de julho de 2023)  

Edital 1783 / 2023 – LEUSP – Academic Communication – Inglês | Presencial | Capital | Graduação (2º sem. / 2023)

Até 06 de agosto de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1783 / 2023 – LEUSP – Academic Communication (cursos presenciais de inglês aos alunos de Graduação do campus da capital – 2º semestre / 2023). Trata-se de cursos gratuitos na modalidade presencial, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a graduandos e graduandas da Universidade de São Paulo que  planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP. O programa resulta da parceria entre a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e o Programa de Pós-Graduação “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Inscrições, sob o código 1783, em Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login no sistema). Em caso de dúvidas, entre em contato com a AUCANI Idiomas pelo aucani.idiomas@usp.br. (publicação em 28 de julho de 2023)  

Edital 1782 / 2023 – LEUSP – Academic Communication – Inglês | Online | Interior | Graduação (2º sem. / 2023)

Até 06 de agosto de 2023, estão abertas as inscrições ao Edital 1782 / 2023 – LEUSP – Academic Communication (cursos online de inglês aos alunos de Graduação dos campi do interior – 2º semestre / 2023). Trata-se de cursos gratuitos na modalidade online síncrona, com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido a graduandos e graduandas da Universidade de São Paulo que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP. O programa resulta da parceria entre a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e o Programa de Pós-Graduação “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Inscrições, sob o código 1782, em Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login no sistema). Em caso de dúvidas, entre em contato com a AUCANI Idiomas pelo aucani.idiomas@usp.br. (publicação em 28 de julho de 2023)

USP é a primeira universidade brasileira a ter edifício no metaverso

Foto: Freepick Localizado dentro do metaverso da United States of Mar (USM), o prédio da USP no metaverso foi concedido à universidade graças a uma parceria firmada com a USM no último ano. O feito foi veiculado pela revista Exame.  O edifício da USP na plataforma, que é baseada em blockchain, permite diferentes tipos de interação para os seus usuários, além de ser aberto a receber reuniões, encontros e workshops.  Em entrevista à revista, o professor do departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli), Marcos Simplício destaca que a USP tem o objetivo de construir diferentes espaços que permitam a interação entre e com usuários (alunos, professores, pesquisadores, visitantes, etc).  A USP ainda declara que a instituição pretende realizar pesquisas no metaverso em diferentes áreas, como na educação e na psicologia que podem analisar o aprendizado e comportamento em aulas e as interações realizadas dentro desse ambiente.  Leia a entrevista na íntegra no site da Exame. 

Poli-USP e Opas se unem para promover programas destinados ao desenvolvimento tecnológico da saúde na América Latina

Poli-USP e Opas se unem para promover programas destinados ao desenvolvimento tecnológico da saúde na América Latina Foto: Freepick A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Grupo de Automação Elétrica e Sistemas Industriais (Gaesi) da Escola Politécnica (Poli) da USP estabeleceram uma parceria para desenvolver projetos de pesquisa na área da inovação direcionados a apoiar a implantação de tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de saúde da América Latina, e na alfabetização digital dos profissionais da área.   O Grupo da Poli e a entidade internacional estão empenhados no desenvolvimento de uma série de iniciativas dentro do programa. Entre elas, um livro a respeito de tecnologias 4.0 aplicadas na saúde que está em fase de ser concluído, e que também  contará com versões em inglês e espanhol, e um curso para atender as demandas na área  específicas do Brasil e da América Latina. Por fim, a parceria irá gerar softwares que podem auxiliar na produção de medicamentos. O livro e o curso, que serão disponibilizados gratuitamente, serão aliados  a uma política de alfabetização tecnológica de profissionais da área.  Professor do Gaesi e coordenador do acordo, Mario Dias destaca que a tecnologia deve ser utilizada de maneira a aprimorar o trabalho humano nas diferentes áreas. O professor ainda explica que o acordo representa “uma forma de contribuição da USP para a tecnologia que nós desenvolvemos” e levanta que a cooperação será um meio de atender uma série de demandas por sistemas novos que foram geradas durante a pandemia.  Essa parceria, conta ele, se localiza na esteira de um acordo estabelecido há dez anos entre a Opas e o grupo que originou o Inova HC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas .  Entre os principais desafios do desenvolvimento do acordo, o professor ressalta a necessidade de treinar mais profissionais na área, que é um campo de intersecção entre a Poli e a Faculdade de Medicina;  focar, em primeiro momento, no desenvolvimento de um sistema de controle de medicamentos com logística de entrega de vacinas e desmistificar a tecnologia como um instrumento que substituiu o trabalho humano e passar a enxergá-la como aliada na prestação e otimização de diversos serviços.  Leia a matéria produzida por Gabriela Varão para o Jornal da USP.