Arquivo mensais:agosto 2022

USP anuncia teses e dissertações vencedoras da Cátedra Abertis de 2021

USP anuncia teses e dissertações vencedoras da Cátedra Abertis de 2021  A Cátedra Abertis – USP divulgou, nesta terça-feira, dia 30 de agosto, o resultado do Prêmio Nacional Cátedra Abertis em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e Segurança Viária nas categorias de melhor tese e dissertação no ano de 2021, apresentadas em Programas de Pós-graduação de Universidades Brasileiras. Neste ano, para a premiação de 2021, o Júri formado por docentes e por engenheiros da ARTERIS, selecionou as seguintes teses/dissertações:1.Categoria melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado de Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes: 1º lugar com prêmio de 7.000 Euros “EFEITOS DA CAMINHABILIDADE NA VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA: EVIDÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POPULAÇÕES DE BAIXA RENDA” de autoria do Dra. Shanna Trichês Lucchesi, orientada pela Profa. Dra. Ana Margarita Larranaga, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, receberá o prêmio 1o lugar CÁTEDRA ABERTIS em Gestão de Infraestruturas de Transportes e Engenharia de Transportes de 2021, com o prêmio em dinheiro de 7.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).2. Categoria melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado no tema de segurança viária:1º lugar com prêmio de 7.000 Euros“AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DA CLASSIFICAÇÃO LTS (LEVEL OF TRAFFIC STRESS) PARA UMA CIDADE MÉDIA BRASILEIRA” de autoria de Murilo Ribeiro Rodrigues, orientado pelo Prof. Dr. Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, receberá o prêmio 1o lugar CÁTEDRA ABERTIS em Segurança Viária de 2021, com o prêmio em dinheiro de 7.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).Os trabalhos ganhadores serão submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2021, com divulgação de ganhadores em outubro de 2022.  Os prêmios nacionais serão entregues neste ano de forma online, por videoconferência, no dia 22 de setembro de 2022, em horário a ser divulgados, durante o evento “SEMANA DO TRÂNSITO” promovido pela ARTERIS, grupo de concessionárias de rodovias, cujo GRUPO ABERTIS é sócio. A professora da Escola Politécnica da USP, Liedi Bernucci, Diretora da Cátedra Abertis no Brasil, parabenizou os dois ganhadores e seus orientadores pela excelência dos trabalhos apresentados.  “Cumprimentamos todos os candidatos que submeteram suas Dissertações e Teses para concorrerem aos Prêmios da Cátedra Abertis em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e em Segurança Viária, e cumprimentamos todos os orientadores pelo excelente trabalho na busca dos temas e de orientação para formação dos importantes profissionais e pesquisadores em Transportes”.

Engenheiros da USP finalizam teste da urna eletrônica e não encontram vulnerabilidades

Após meses de testes e liderados pelo professor Wilson Ruggiero, do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC), engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não foi possível encontrar vulnerabilidade na urna eletrônica que será utilizada nas eleições de outubro de 2022. A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) também entregaram ao TSE conclusões que atestam a segurança e a auditabilidade dos sistemas.  Os testes de segurança são fruto de um convênio entre a Universidade e a Justiça Eleitoral e, durante seis meses, uma equipe de 15 profissionais fez uma imersão para tentar corromper o aparelho e descobrir fragilidades no sistema. Ao todo, os engenheiros tentaram oito estratégias diferentes de ataque às urnas, todas sem sucesso.  “ Mergulhamos profundamente no código-fonte, e não achamos nenhuma vulnerabilidade. Tentamos de tudo quanto é jeito”, diz Ruggiero. O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para o devido funcionamento do sistema. Leia a matéria na íntegra no jornal O Globo.   Confira a repercussão da notícia nos demais veículos de comunicação brasileiros: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/26/urna-eletronica-nao-tem-vulnerabilidades-concluem-engenheiros-da-usp.htm  https://gazetabrasil.com.br/eleicoes-2022-2/2022/08/25/tse-universidades-testam-novo-modelo-de-urna-eletronica-e-atestam-seguranca-da-votacao/  https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2022/noticia/2022/08/29/urnas-eletronicas-passam-em-testes-de-seguranca-feitos-por-pesquisadores-de-usp-unicamp-e-ufpe.ghtml  https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/08/25/unicamp-usp-e-ufpe-chancelam-seguranca-das-urnas-eletronicas  https://www.band.uol.com.br/eleicoes/noticias/nova-urna-eletronica-e-aprovada-em-testes-da-usp-unicamp-e-ufpe-16530720  https://www.cartacapital.com.br/politica/usp-unicamp-e-ufpe-certificam-a-seguranca-das-urnas-apos-meses-de-testes/  https://horadopovo.com.br/usp-unicamp-e-ufpe-atestam-que-a-urna-eletronica-e-segura-e-confiavel/  https://hojecidades.com.br/unicamp-usp-e-ufpe-chancelam-a-seguranca-das-urnas-eletronicas/  https://www.correiodobrasil.com.br/engenheiros-finalizam-teste-urna-eletronica-nao-encontram-vulnerabilidades/  https://www.metro1.com.br/noticias/politica/127718,universidades-atestam-seguranca-da-votacao-pela-urna-eletronica-diz-tse  https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/universidades-atestam-seguranca-das-urnas-diz-tse/  https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/universidades-validam-nova-urna-e-codigos-fonte-dos-sistemas-eleitorais/  https://www.itatiaia.com.br/editorias/itatiaia-tecnologia/2022/08/26/universidades-publicas-testam-urna-eletronica-e-atestam-sua-seguranca

Celebração aos 129 anos da Escola Politécnica da USP tem troca de experiências entre alunos e egressos

Celebração aos 129 anos da Escola Politécnica da USP tem troca de experiências entre alunos e egressos Na última quarta-feira, 24 de agosto, a Escola Politécnica da USP e a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) promoveram um encontro para celebrar os 129 anos de fundação da tradicional escola de engenharia. O evento foi realizado no Anfiteatro Vermelho do Prédio do Biênio. Participaram o diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Reinaldo Giudici, o vice-diretor, Sílvio Nabeta, o comunicador e politécnico, Marcelo Tas, e dos politécnicos, Leandro Bassoi e Otavio Guazzelli. A conversa foi conduzida pela jornalista Roxane Ré e pelo diretor da AEP, Dario Gramorelli. O evento foi transmitido pelo canal da Poli no YouTube e poder ser conferido abaixo. Confira as fotos no link.

Alunos e pesquisadores realizam homenagem ao professor Cláudio Oller, docente do Departamento de Engenharia Química da Poli

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, alunos e ex-alunos, amigos e familiares do professor Cláudio Oller realizam um evento em homenagem ao docente. A celebração contará com homenagem da família e apresentação de pesquisadores que tiveram Oller como seu líder. As fotos serão publicadas aqui em breve. Na foto, os professores Cláudio Oller, Vahan Agopyan, ex-Reitor da USP, e Reinaldo Giudici, atual diretor da Poli.

Artigo “Avançados em quê?”, do professor Guilherme Ary Plonski

O Professor Guilherme Ary Plonski, da Escola Politécnica e da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP fala em artigo sobre os propósitos do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). A temática é abordada num livro em elaboração, que narra a saga do IEA desde a sua criação, em 1986, por iniciativa do professor José Goldemberg, inspirado no renomado Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA). “E será objeto de um processo de preparação do instituto para continuar avançado e avançando em um mundo e uma universidade em transformação”. Leia o artigo na íntegra.

Implementação do 5G ainda requer modificações técnicas e na legislação

Agosto foi marcado pela ativação da tecnologia 5G em algumas capitais do País, como o caso da capital paulista, que viu a cidade de São Paulo ser contemplada com a tecnologia no último dia 8. A quinta geração das redes móveis é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio, trazendo melhorias no que diz respeito à velocidade da reprodução de vídeos, maior capacidade de armazenamento de dados e a chamada IoT, internet das coisas, além de consumir até 90% menos energia que as redes atuais.  No Brasil, a implementação imediata da nova atualização dos dados móveis apresenta alguns impeditivos. Por aqui, as faixas na frequência de 3,5 GHz escolhidas para veicular a nova geração de dados móveis são as mesmas das antenas parabólicas. A decisão surgiu da necessidade de alocar os dados em uma frequência que fosse acessível, mesmo não sendo considerada uma “faixa de transmissão boa”, já que o 5G também pode funcionar nas faixas de 700 MHz e 26 gigas. É isso que diz o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP, que também adiciona: “Houve um consenso que a faixa mais adequada para a transmissão de serviços para a população era a da faixa de 3,5 GHz”.  Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Professor da Poli, José Carlos Mierzwa, é convidado de podcast sobre a construção da agenda do saneamento até 2023

O professor Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao Podcast Trata Brasil, discorre sobre como o saneamento básico deve avançar no País com a adoção de tecnologias no episódio “Tecnologia e Inovação na construção da agenda do saneamento até 2033”. Acesse o podcast na íntegra.

Centro Intercultural Internacional da USP ganha espaço dedicado à Índia

A USP e o Consulado-Geral da Índia inauguraram, no dia 18 de agosto, o India Corner, novo espaço que faz parte do Centro Intercultural Internacional da USP, dedicado à divulgação da cultura indiana e informações sobre intercâmbio e pesquisa naquele país. “Neste corner, os visitantes poderão encontrar extratos, cuidadosamente selecionados, desta milenar diversidade cultural que é a Índia”, afirmou o presidente da Aucani, Sergio Proença. A cerimônia teve início com o acendimento da tradicional Lâmpada Cerimonial, que faz parte do ritual indiano de purificação e sabedoria, pela cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami; pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncin Proença; pelo presidente da Associação de Indianos em São Paulo, Shoban Saxena; e pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos do Rio Branco. Confira a cobertura da inauguração na íntegra.

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes (PPGET) realiza processo seletivo

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP divulgou os editais para os processos seletivos de Mestrado e Doutorado. O período de inscrição para o Processo Seletivo do Mestrado vai de 01/09/2022 a 31/10/2022 e para o Doutorado é de 01/09/2022 a 31/08/2023. O processo seletivo para o Doutorado é de fluxo contínuo, o candidato pode fazer a inscrição neste período.

Engenharia de Produção da Poli-USP oferece primeira turma EAD de MBA

A POLI USP PRO, do O Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP está com inscrições abertas para a primeira turma EAD (ensino a distância) do MBA em Engenharia de Produção (MBA EP). Quem se inscrever ainda em 2022 terá 50% de desconto nas parcelas, e ex-alunos da Poli cadastrados na plataforma Alumni USP terão 10% a mais de desconto. As aulas começam no dia 10 de outubro. POLI USP PRO – A marca POLI USP PRO chegou ao mercado digital em 2022 para oferecer interação e a excelência em ensino pela qual a Poli-USP já é conhecida. Todos os cursos são realizados de forma 100% online, com uma coordenação feita integralmente por professores do PRO e com a entrega de umcertificado USP aos alunos concluintes. Além do MBA EP, também são oferecidos os cursos de Especialização em Administração Industrial (CEAI); Especialização em Gestão de Projetos (CEGP); Especialização em Logística (CELOG); e Especialização em Qualidade e Produtividade (CEQP). MBA EP O MBA EP tem como objetivo auxiliar os alunos na administração de negócios com base em fundamentos da engenharia. Assim, os alunos aprenderão a formar um modelo mental baseado em fatos e na análise de dados para entender e resolver os desafios que encontrarão nas suas empresas. O curso é indicado para profissionais que tenham mais de 5 anos de carreira e que atuem em alguma função de liderança na empresa em que trabalham. O conteúdo é aplicável para profissionais tanto na área de indústrias quanto na área de serviços e, durante as aulas, os professores exploram exemplos em diversos setores do mercado. 100% online Os cursos da POLI USP PRO são realizados de forma 100% online. As aulas são transmitidas semanalmente ao vivo e continuam gravadas para que os alunos possam assisti-las quando e quantas vezes quiserem durante o curso. A presença também é contabilizada de forma digital, de provas regulares que ficam disponíveis para realização por até três semanas após a liberação. Ao final do curso, os alunos também devem realizar provas finais e a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Especificamente para estas etapas, os alunos podem escolher se as realizarão de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança). Qualidade de ensino Além da coordenação, o corpo docente também é composto por pelo menos 50% de professores USP. Eles se juntam a profissionais renomados com larga experiência no mercado para trazer o melhor conteúdo para os alunos.“A ideia é possibilitar a troca eficiente de conhecimento entre profissionais da academia e do mundo corporativo com nossos alunos”, enfatiza Daniel Mota, vice-coordenador USP dos cursos. Outro ponto importante dos cursos da POLI USP PRO é a interação. As aulas são transmitidas em uma plataforma desenhada especialmente para permitir que os alunos tirem dúvidas com os professores na aula ao vivo e façam networking entre si. Também são utilizadas diversas outras ferramentas para garantir que haja muita interação entre todos os participantes. Mota comemora esse benefício: “É dessa forma que garantimos o conteúdo mais atualizado possível para nossos alunos, além da flexibilidade de assistirem às aulas quando e de onde quiserem.”