Arquivo mensais:abril 2021

Projeto da USP capacita jovens de baixa renda na área tecnológica

20/04/2021 – Reportagem destaca iniciativa coordenada pelo Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli-USP), com suporte do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR) para capacitação e inserção de jovens de baixa renda na área de tecnologia.   A iniciativa é da professora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, Tereza Cristina Carvalho, que em 2017 começou com o projeto.    Inspirada no conceito de formação dos gregos, que envolvia formar cidadãos completos, capazes de desempenhar um papel positivo na sociedade, Tereza Cristina desenvolveu o Projeto Paideia – Pró-Profissão em Tecnologia da Informação, que capacita jovens vulneráveis nas áreas de microinformática, programação computacional básica e relacionamento profissional.   Leia na íntegra.   

Tecnologia auxilia jovens autistas em parceria entre USP e Prefeitura de Cajamar

20/04/2021 – O professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, do Escritório de Relacionamento da Escola Politécnica (Poli) da USP, fala em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre uma parceria entre o escritório de Relacionamento da Poli USP e a Prefeitura Municipal de Cajamar para criação de Centro de Apoio Tecnológico a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).   “Para o autismo, é absolutamente importante ter a presença pessoal, mas isso estamos conseguindo fazer principalmente com o pessoal técnico que nós dispomos no centro em Cajamar”, comenta o professor Massola.    Leia na íntegra.   

Departamento de Engenharia de Produção da Poli realiza em maio a segunda edição da Série de Webinars “Trajetórias de Engenheiras (os) de Produção”

No dia 06 de maio de 2021, das 13h às 14h, será realizada a segunda edição da Série de Webinars “Trajetórias de Engenheiras(os) de Produção”. Os eventos têm o objetivo de enriquecer as perspectivas e preparar alunos, alunas e outros interessados, para os desafios profissionais futuros, a partir das experiências e ensinamentos de egressos do Curso de Engenharia de Produção da Poli-USP. Elas e eles vão nos contar sobre as suas trajetórias, seus objetivos e projetos profissionais, como os realizaram até o momento, as barreiras que tiveram que superar, os projetos futuros e, dado o contexto, como está vendo os impactos da pandemia nas atividades produtivas das quais estão participando.   O segundo convidado será Tacito Nobre, graduado (turma 1993) e mestre (1998) em Engenharia de Produção na Poli-USP. Atualmente, ocupa o cargo de Senior Client Partner na Korn Ferry Consultoria Organizacional. Possui mais de 20 anos de experiência no desenho e facilitação de iniciativas de desenvolvimento e implementação de estratégia, liderança e transformação cultural.   Serviu diversos setores (alimentos & bebidas, aço, automotivo, bens de consumo, construção, educação, eletrônicos, embalagens, energia, equipamentos pesados, mídia, óleo & gás, papel & celulose, saúde, serviços financeiros, serviços profissionais, tecnologia de informação, shopping centers, telecomunicações, transporte e varejo) em vários países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Escócia, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai e Porto Rico). A série de Webinars será coordenada pela Profa. Marly Monteiro de Carvalho e pelo Prof. Afonso Fleury (Depto. de Engenharia de Produção da Poli-USP). O evento será transmitido no Youtube do PRO (youtube.com/engenhariadeproducao). Para realizar a sua inscrição, acesse: https://bit.ly/3gnnHB5.

“Década do Oceano – O papel da Engenharia, da Tecnologia e da Inovação”

No próximo dia 27 de abril, acontecerá na PoliUSP a palestra “A Década do Oceano – O Papel da Engenharia, da Tecnologia e da Inovação” com o professor Alexander Turra, como parte integrante da disciplina PNV3100 – Introdução à Engenharia, que propõe anualmente um tema para os mais de 180 alunos de graduação em 3 habilitações para desenvolverem no primeiro semestre. O especialista em oceanos, professor titular do Instituto Oceanográfico IO-USP e responsável pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, professor Turra irá discorrer a respeito de questões como a sustentabilidade dos oceanos, descarte de dejetos, acúmulo de detritos e exploração sustentável, destacando também a contribuição da engenharia, da tecnologia e da inovação para despoluir, cuidar e preservar os oceanos. O tema corresponde ao décimo quarto objetivo de Sustentabilidade da ONU para a agenda 2030. A “Década do Oceano” tem início em 2021 e acontece em âmbito internacional, até 2030.  Serviço: Palestra “A Década do Oceano – O Papel da Engenharia, da Tecnologia e da Inovação” Palestrante: Professor Alexander Turra Participação: Professora Liedi Légi Bariani Bernucci Data: 27/4/2021 Horário: 13h10 às 14h10 Transmissão: Canal do YouTube da Poli USP 

Webinar 26/04: Scopus ID de Autor: como corrigir e validar seu perfil

Fonte: https://www.aguia.usp.br/noticias/webinar-scopus-id/ Webinar Scopus ID de Autor: como corrigir e validar seu perfil 26/04 14h Scopus – base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações, abriga também perfis dos pesquisadores com Scopus ID. Webinar para autores: recomendações e correções de perfil de autor na base de dados Scopus Data: 26 de abril de 2021, segunda-feira Horário: 14h – 16h Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/autores-perfil-base-scopus-26abr2021 Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete, o link e a senha para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente participado. Seu perfil de autor do Scopus (criado automaticamente) mostra vários indicadores, incluindo número e histórico de publicações, áreas de conhecimento e revistas, contagem de citações e índice h. Essas métricas podem ser usadas para estabilidade, financiamento e outras avaliações baseadas em desempenho de pesquisa. Portanto, é importante garantir que seu perfil reflita suas informações corretamente. Pesquise, atualize, unifique e valide seu perfil gratuitamente. A Base de Dados Scopus está disponível a todos pelo Portal de Periódicos da CAPES – http://www.periodicos.capes.gov.br Atualize seu perfil e unifique seus Scopus IDs  Devido às variações de nome mencionados nas publicações, o Scopus pode gerar vários IDs para o mesmo autor. Certifique-se de mesclar todos os seus IDs para otimizar suas métricas de citação. Na página Detalhes do autor, clique em ‘Solicitar correções de detalhes do autor’ para abrir o Assistente de feedback do autor. Aqui você pode revisar seu perfil e lista de publicações e adicionar nomes de publicação alternativos e outras afiliações, https://blog.scopus.com/posts/an-improved-way-to-check-your-scopus-author-profile Conecte-se ao ORCID No  Scopus, pesquise uma de suas publicações e vá para a página Detalhes do autor (acessada clicando em seu nome quando ele aparecer em uma lista de resultados de pesquisa, uma página de detalhes de documento de origem ou uma página de detalhes de documento) e clique em ‘Adicionar ORCID ‘. Isso abrirá o assistente Scopus Author Feedback. Observe as opções e conecte seu ORCiD ao seu Scopus ID. Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com Elsevier Scopus

Webinar 26/04 – InCites: ferramenta de pesquisa e análise da ciência

Fonte: https://www.aguia.usp.br/noticias/webinar-incites-26-de-abril-2021/ Homepage da Plataforma InCites (Web of Science) assinada pela USP O InCites (Clarivate Analytics) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa. Usuários da USP podem utilizar o InCites por meio do acesso remoto VPN aos computadores da USP. Webinar InCites: ferramenta de pesquisa e análise da ciência Data: 26 de abril de 2021 Horário: 10h–12h Inscrições: https://doity.com.br/incites-26abr2021 Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente participado. InCites: Base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science. O InCites permite: Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista; Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento; Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto; Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente; Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais; Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país; Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais. O acesso à Plataforma InCites é feito pelo link https://incites.clarivate.com/, mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP. O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição ou organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos e quantitativos, todos os métodos têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com ressalvas. O InCites provê esse tipo de análise: relatórios personalizados de autores, organizações, regiões, áreas de pesquisa, artigos, trabalhos de eventos e agências de fomento podem ser obtidos a partir de ajustes simples de parâmetros. Período de cobertura: 1980-atual; Tipos de publicação: artigos de revistas, conferências, livros; Tabelas e gráficos personalizados que podem ser exportados na forma de imagens ou tabelas csv; Relatórios padrão e Relatórios personalizados: gera, armazena e exporta. Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate Analytics Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com a Clarivate Analytics.

Webinars 23 ou 30/04: EndNote gerenciador de citações e referências

Fonte: https://www.aguia.usp.br/noticias/57627/ EndNote Online, conhecido também como EndNote Web – https://www.myendnoteweb.com/ é uma ferramenta gratuita de gestão e organização de referências e citações, que facilita a redação de textos. Escolha a melhor data e horário para participar: Webinar EndNote Online Gerenciador de Citações e Referências Data: 23 de abril de 2021 Horário: 14h–16h Inscrições: https://doity.com.br/endnote-23abr2021 Webinar EndNote Online Gerenciador de Citações e Referências Data: 30 de abril de 2021 Horário: 10h–12h Inscrições: https://doity.com.br/endnote-30abr2021 Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. A Declaração de participação será fornecida àqueles que tiverem efetivamente participado.     EndNote Online é uma solução de gerenciamento de referências e citações. Os usuários do EndNote Online podem sincronizar todas as referências em uma biblioteca online e compartilhar toda a biblioteca com outros usuários do EndNote. Sua biblioteca online pode conter um número ilimitado de referências e anexos ilimitados. Acelere sua pesquisa e a redação de seus trabalhos acadêmicos e científicos: Pesquise centenas de recursos online para referências e PDFs. Acesse artigos de pesquisa em texto completo com um clique. Leia, revise, anote e pesquise PDFs com facilidade em sua biblioteca. Crie regras para organizar referências automaticamente como você. Mantenha seus dados precisos com referência automática e atualização de links. Elimine a duplicação rapidamente do conteúdo de sua biblioteca pesquisando identificadores exclusivos. Insira citações no texto de sua biblioteca com o recurso Cite While You Write no Microsoft® Word. Construa automaticamente sua bibliografia usando a biblioteca de mais de 7.000 tipos de referência ou seu próprio estilo personalizado. Certifique-se de que sua bibliografia seja precisa com periódicos atualizados e estilos de referência. Compartilhe parte ou toda a sua biblioteca com colaboradores em todo o mundo. Fornece acesso de gravação ou somente leitura à sua biblioteca. Use o novo recurso Guias para multitarefa mais fácil. Rastreie as alterações de seus colegas de equipe e veja suas atividades em sua biblioteca compartilhada. Compare seu artigo com periódicos relevantes e confiáveis ​​usando o Manuscript Matcher. Realize análises de literatura em grande escala com facilidade e rapidez usando as poderosas ferramentas de análise. Acesse sua pesquisa a qualquer hora, em qualquer lugar da nuvem. Mova-se perfeitamente entre os aplicativos online, desktop e iPad. Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate Analytics   Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com a Clarivate Analytics

Ingressantes, confiram os auxílios oferecidos pela USP para aumentar a permanência estudantil

Com o intuito de apresentar aos calouros os auxílios que a USP disponibiliza para fomentar a permanência estudantil, os docentes que compõem a Comissão de Graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP realizaram um bate-papo com o professor Gerson Tomanari, presidente da Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP. Para os alunos da Graduação, a USP possui o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) que oferece Auxílios Moradia, Alimentação e Livros para os alunos em situação de vulnerabilidade social. No Auxílio Moradia, os estudantes que vêm de outras cidades recebem R$400,00 para ajudar nas despesas com habitação. O Auxílio Alimentação isenta os discentes do PAPFE de pagarem pelas refeições dos bandejões (Restaurantes Universitários) da USP. No Auxílio Livros, os estudantes ganham R$150,00 nos meses letivos para utilizarem na aquisição de livros na livraria da USP. Além desses, a USP também disponibiliza o Apoio Moradia, que é o oferecimento de acomodações no Conjunto Residencial da USP (Crusp). A USP também possui o Suporte ao Estudante Ingressante (SEI), programa que oferece aos calouros os auxílios disponibilizados pelo PAPFE durante os três primeiros meses do curso para ajudar o aluno até a sua aprovação no programa. Em razão do adiamento do início do ano letivo de 2021, a USP não disponibilizou o SEI aos ingressantes deste ano. Além disso, o SAS é responsável pelos bandejões, creches e programas sociais desenvolvidos pela USP. Para conhecer mais sobre as funções do SAS e os auxílios aos alunos, assista ao bate-papo: https://drive.google.com/file/d/1NxwDMhIjWobC8k8iWx8aXFEnlQYaS3Qa/view?usp=sharing

Poli USP entrega ventilador pulmonar à unidade de Atendimento de São Lourenço da Serra 

14/04/2021 – A Escola Politécnica (Poli) da USP entregou gratuitamente um ventilador pulmonar do Projeto Inspire à unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço da Serra. “Além de ser um equipamento de baixo custo, sua produção é rápida e utiliza equipamentos e tecnologias nacionais. É portátil e ideal para a utilização em hospitais de campanha, ambulâncias e regiões remotas”.   Leia na íntegra.   

Implantação do 5G no Brasil trará mudanças para várias área

19/04/2021 – O professor Sérgio Kofuji, do departamento de Engenharia de Energia e Automação (PEA) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista, comentou sobre os desafios de implantar o 5G no Brasil e o que mudará com a sua implementação. “O 5G não se restringe a comunicação do dispositivo móvel pessoa para pessoa. Ele vai poder cobrir uma quantidade imensa de sensores espalhados dentro de um ambiente urbano”, explica o professor Kofuji.   Leia na íntegra aqui.