Arquivo mensais:dezembro 2020

Confira o Edital 2021 do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE)

A Superintendência de Assistência Social (SAS) divulgou hoje, 23 de dezembro, o Edital 2021 do Programa de Apoio à Campus da Cidade Universitária no Butantã. Torre da Praça do Relógio e prédio da Reitoria, 2016/12/06 Foto: Marcos Santos/USP Imagens Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). Os interessados devem se inscrever pelo Sistema JúpiterWeb, no período de 25/01/2021 a 07/02/2021. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Cartão de Boas Festas 2020 da Escola Politécnica da USP celebra comunidade politécnica

A Diretoria da Escola Politécnica da USP lançou, no dia 17 de dezembro de 2020, um cartão de boas festas em formato de vídeo, celebrando as conquistas da comunidade politécnica, geradas pelo engajamento de alunos, professores e funcionários. O material está no canal da Poli-USP no YouTube e pode ser conferido abaixo:

Manifesto da Egrégia Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sobre o Projeto de Lei 627/2020

A Egrégia Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, reunida no dia 17 de dezembro de 2020, vem a público manifestar repúdio e indignação à aprovação do Projeto de Lei 627/2020 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com respeito à subtração de 30% dos recursos da FAPESP, a mais prestigiosa agência de fomento à pesquisa da América Latina, que serão contingenciados em 2021. Esta aprovação contraria declarações anteriores do Governo do Estado, quando se comprometeu publicamente com a sociedade paulista pela manutenção dos recursos da FAPESP. Retirar recursos das atividades de pesquisa e desenvolvimento, especialmente neste momento de Pandemia, em que a ciência e a tecnologia desenvolvida no Estado de São Paulo vem contribuindo de forma decisiva para a preservação da vida e bem estar social, é atitude inoportuna e incoerente!

Equipe da Poli conquista primeiro lugar em competição de aerodesign

A Equipe Keep Flying, representante da Escola Politécnica (Poli) da USP na Competição SAE AeroDesign 2020, foi nomeada campeã da categoria Regular da 22ª edição do Prêmio. O grupo é composto por mais de 30 alunos de diversos cursos de graduação da Poli, sob a orientação do professor Antonio Luís de Campos Mariani. “Este grupo manteve sua atuação em alto nível com impressionante resiliência, dedicação e qualidade nos resultados. Fez, mais uma vez, um belíssimo projeto de uma aeronave biplana, incrível e inovadora”, comenta o professor.  O projeto foi apresentado no YouTube e pode ser assistido aqui.  Além disso, a equipe Keep Flying Jr., formada pelos calouros da Poli e ingressantes na equipe, também obteve um ótimo desempenho na categoria Micro de aeronaves, conquistando a 10ª posição com notas altas em vários quesitos da avaliação. Os jovens ingressantes foram formados por meio de atividades internas, estudos e apoio dos colegas. A apresentação da equipe está disponível no YouTube por meio deste link.  O orientador da equipe destaca e agradece o apoio da Diretoria da Poli, dos colegas docentes, de vários Departamentos da Poli, com especial destaque para o de Engenharia Mecânica, e da Comissão de Graduação. Além disso, a ajuda dos patrocinadores também é lembrada, em especial do Fundo Patrimonial Amigos da Poli. “Este apoio tem sido fundamental para a evolução permanente deste Projeto AeroDesign”, completa Mariani. 

Poli recebe doação de laboratório para o curso de Engenharia Civil da empresa Trimble

8/12/2020 – Reitor visitou o espaço, que possibilitará a ampliação dos estudos com inovação nas áreas de construção civil e transportes O reitor Vahan Agopyan visitou, no dia 8 de dezembro, o Trimble Technology Lab, laboratório da Escola Politécnica (Poli) voltado para treinamentos e pesquisas em projetos de edifícios 3D, Building Information Modeling (BIM), levantamentos topográficos e georreferenciamento, escaneamentos e ambientes construídos sustentáveis. O espaço é resultado da parceria da Universidade com a empresa norte-americana Trimble,  que desenvolve tecnologia na área de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados para toda a cadeia produtiva das indústrias, principalmente nas áreas de agricultura, construção, geoespacial e transportes e logística. O Trimble Technology Lab proporcionará aos alunos da Poli, incluindo os Departamentos de Construção Civil (PCC) e de Engenharia de Transportes (PTR), experiência prática em soluções que abrangem escaneamentos de edifícios e canteiros de obra, modelagem arquitetônica e estimativas digitais de custo e cronograma da construção para melhorar a produtividade e reduzir custos. “Para a USP, receber uma doação da Trimble não é apenas uma vantagem financeira para aprimorar um laboratório ou apoiar uma pesquisa. Primeiro, exprime a confiança investida naquilo que fazemos; segundo, representa o apoio às nossas atividades e, em terceiro lugar, a colaboração possibilita o diálogo contínuo com a Trimble, que certamente se fortalecerá conforme construímos essa relação com uma líder da tecnologia da construção”, destacou Agopyan.

Mesmo com 76% de infectados, epidemia em Manaus não acabou

8/12/2020 – Na capital do Amazonas, uma das mais castigadas pelo vírus, 76% das pessoas foram infectadas pelo SARS-CoV-2 entre março e outubro, segundo um estudo publicado hoje na revista Science, liderado por pesquisadores da USP. E a pandemia ainda está longe de terminar por lá, com 9,5 mil novos casos reportados do início de novembro até agora. O trabalho conta ainda com autores da Escola Politécnica e do Instituto de Matemática e Estatística da USP, além de várias outras instituições do Brasil e do exterior, incluindo a Universidade de Oxford e o Imperial College London. O modelo de análise foi desenvolvido pelo engenheiro Carlos Prete Jr., aluno de doutorado da Escola Politécnica da USP, sob orientação do professor Vitor Nascimento. Leia mais no link.

Encontro anual dos engenheiros da Poli-USP será realizado on-line

Objetivo da Associação dos egressos da Escola Politécnica da USP é fortalecer a comunidade politécnica e gerar novas oportunidades em diversos aspectos No dia 10 de dezembro, no período da tarde, a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) realizará o Poli Networking, uma versão digital da tradicional reunião de confraternização dos engenheiros e engenheiras formadas na Escola Politécnica da USP. O evento é aberto ao público, e visa promover um ambiente de interação entre os profissionais já formados, membros da Escola e de instituições que a apoiam. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link. O diretor-geral da AEP e engenheiro mecânico formado pela Poli em 1979, Dario Gramorelli, conta que havia uma tradição entre os ex-alunos da Escola Politécnica da USP de realizar uma confraternização de final de ano, com homenagens aos formados, que acontecia no Clube Homs na Av. Paulista. “Quando nós assumimos gestão da Associação dos Engenheiros Politécnicos, nós mudamos o formato das reuniões anuais para fortalecer algo que achamos muito importante, a comunidade politécnica, ou seja, envolver a própria Escola e também todas aquelas entidades que não estão ligadas formalmente, mas tem a ver com a Escola, como as atividades extracurriculares, entidades como o Poli Angels, e diversos outros”.  É muito mais que uma festa Este ano o evento é aberto ao público e não será presencial, com o foco em promover esta interação. O objetivo da organização é muito claro: gerar oportunidades. E neste diálogo entre os egressos surgem soluções que vão desde a recolocação profissional até a interação entre pesquisadores e empresas para gerar inovações tecnológicas nacionais – o que tem a ver inclusive com a missão da Escola Politécnica desde a sua fundação, em 1893. “Isso tem sido muito bem sucedido e diversas coisas já aconteceram em função das reuniões que temos realizado nos últimos anos. O objetivo é favorecer a interação entre as pessoas da comunidade”. Entre os frutos do networking promovido pela Associação podem ser citadas a interação entre pesquisadores da Poli e a empresa PHDSoft, que está desenvolvendo tecnologia nacional, inédita no mundo, e patrocinando mestrados, doutorados e iniciação científica; a recolocação profissional de diversos engenheiros; o sucesso da campanha de doação de computadores para alunos da Poli durante a pandemia, que segundo Dario “não teria sido tão grande se não houvesse a interação entre os colegas egressos”; e o empurrão inicial do projeto INSPIRE, dado pelos contatos do Poli Networking. “Não há dúvida que a rede de contatos foi fundamental para os momentos iniciais do trabalho”. Para participar do evento, inscreva-se no link. Serviço Poli Networking – Encontro anual dos engenheiros da Poli Data: 10 de dezembro de 2020. Horário: 13h às 18h. Inscrições: https://polinetworking.4.events/#/  Programação: https://www.poli.usp.br/evento/poli-networking-10-de-dezembro 

Poli na Mídia: Território Motorsport incentiva projeto de protótipos monopostos off-road da USP

Foto: Divulgação 07/12/2020 — Edu Piano, piloto e também preparador de veículos de competição, recebeu na sede da Território Motorsport, em Tatuí (SP), alguns alunos da Equipe Poli de Baja, grupo de extensão da Escola Politécnica da USP que projeta e fabrica protótipos monopostos off-road. Os futuros engenheiros passaram algumas horas no Laboratório de Amortecedores e Dinamômetros da equipe recebendo orientações e dicas do multicampeão dos ralis, que desde 2016 desenvolve UTVs. Leia o texto completo do ABC do ABC aqui. 

Poli na Mídia: Momento é de transição do modelo de produção e de consumo

07/12/2020 — O Jornal da USP no Ar recebeu João Amato Neto, professor titular sênior do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, para comentar sobre a segunda edição do Seminário Economia Circular e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva, evento promovido pela Fundação Vanzolini, da qual Amato Neto é diretor-presidente, com patrocínio da Poli e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP).  Veja a matéria completa do Jornal da USP aqui. 

2020 – Como foi a Produção Científica no ano da pandemia? Um boom de 2020 produzirá uma queda de 2021?

Fonte: http://www.acessoaberto.usp.br/2020-producao-cientifica-no-ano-da-pandemia/ 2020 – Como foi a Produção Científica no ano da pandemia? Um boom de 2020 produzirá uma queda de 2021? O crescimento forte e contra-intuitivo de 2020 pode dar uma falsa sensação de segurança e levar a previsões excessivamente otimistas para 2021. Confira a matéria completa: http://www.acessoaberto.usp.br/2020-producao-cientifica-no-ano-da-pandemia/ Em vez de sofrer uma desaceleração causada pelo COVID, 2020 proporcionou um crescimento extraordinário para o conteúdo de periódicos. Para simplificar, os periódicos devem crescer cerca de 500 mil artigos de 2019 a 2020, tanto quanto cresceram no geral nos seis anos anteriores. Mas, e 2021?