Favela Paraisopolis, Morumbi. Foto: Jorge Maruta/Jornal da USP. Foi prorrogado o prazo para envio de candidaturas para processo seletivo para a vaga de Bolsista em Treinamento Técnico FAPESP Nível TT-V, vinculada ao projeto de pesquisa “Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo”, coordenado pela Prof. Karin Marins, do Departamento de Engenharia de Construção Civil. O projeto está sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo” e integra os projetos aprovados na chamada PPPP – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, da FAPESP. A pesquisa está sendo desenvolvida em cooperação técnica com a SMUL/ PMSP e parceria com a FAU USP e o CEM USP – Centro de Estudos da Metrópole. O bolsista em Treinamento Técnico Nível V trabalhará majoritariamente no desenvolvimento de uma plataforma web para coleta, visualização e análise de dados espaciais, com desenvolvimento tecnológico para mapeamento participativo relacionado ao objeto do projeto de pesquisa. Mais detalhes do trabalho a ser desenvolvido e da documentação necessária para candidatura pode ser acessada no link. Interessados devem **enviar a documentação solicitada para o email **planbairros@gmail.com até 10/06/2024. Mais informações sobre requisitos e benefícios das Bolsas FAPESP estão em fapesp.br/3098 e fapesp.br/3162.
Arquivo mensais:maio 2024
Uso de resfriamento geotérmico em construção sustentável na USP é tema de reportagem do SP2
Data: 23/05/2024 Link: https://globoplay.globo.com/v/12626918/ Docente entrevistado: Alberto Hernandez Neto. Resumo: Uma reportagem do Jornal SP2, da TV Globo, apresentou uma pesquisa realizada no Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da USP.
Pesquisa inova ao utilizar marcadores sociais para investigar acesso ao transporte
Data de publicação: 28/05/2024 Link: https://jornal.usp.br/diversidade/pesquisa-inova-ao-utilizar-marcadores-sociais-para-investigar-acesso-ao-transporte/ Resumo: Uma pesquisa desenvolvida na Escola Politécnica (Poli) da USP analisou a qualidade e o grau de acessibilidade ao transporte público em quatro capitais brasileiras: Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Utilizando uma correlação entre a estrutura social e o acesso a oportunidades das populações locais, o estudo de doutorado intitulado Desigualdades de classe, raça e gênero no acesso ao transporte e ao espaço urbano em cidades brasileiras: análises empíricas e métodos para políticas e planejamento apontou que desigualdades socioespaciais e a segregação estão associadas a diferentes níveis de oferta do transporte, restringindo as interações entre diferentes grupos sociais. De acordo com a autora da pesquisa, a engenheira de transportes Tainá Bittencourt, as análises mostram que as classes mais baixas têm sistematicamente menor acesso às oportunidades de emprego do que as classes mais altas, e pessoas negras têm menor acessibilidade do que as brancas, mesmo quando pertencem à mesma classe social. Essas desigualdades são maiores nas grandes cidades, nos países de menor renda e em sociedades pós-coloniais, especialmente quando são considerados os custos de viagem do transporte público urbano.
USP e as Profissões: comunidade da Poli-USP recebe estudantes para visita monitorada
USP e as Profissões: comunidade da Poli-USP recebe estudantes para visita monitorada 29/05/2024 A Escola Politécnica da USP realizou, no dia 25 de maio de 2024, a visita monitorada aos seus laboratórios e a uma feira de projetos onde estavam representados todos os seus cursos de graduação. A visita é voltada, principalmente, para os estudantes de ensino médio e vestibulandos, e visa ajudá-los na escolha de seu curso de graduação. Foram recebidos 480 visitantes, e ao todo foram mobilizados 123 funcionários e 357 estudantes. Os jovens estudantes, muitos acompanhados de seus familiares, foram recebidos com palestras de boas-vindas sobre a Escola Politécnica, a Universidade de São Paulo e como é a experiência universitária, em que foi abordada, também, as formas de ingresso na Universidade. Confira as fotos do evento no link. Leia mais sobre como estudar na Poli Confira a cobertura em vídeo:
Curso de Imersão em Gamificação na Educação apresenta abordagens engajadoras e motivacionais para o processo de aprendizagem
Doutoranda do ICMC oferecerá nova edição do curso, que é gratuito e online, de 3 a 16 de junho Estimular os educadores a descobrirem abordagens engajadoras e motivacionais para facilitar o processo de aprendizagem. Esse é o principal objetivo do curso Imersão em Gamificação na Educação, que terá uma segunda edição realizada de 3 a 16 de junho de forma assíncrona. Aberto a todos os interessados e gratuito, o curso é totalmente online e será ministrado pela doutoranda Isabelle Melo do Nascimento, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de compreender desde os fundamentos da gamificação na educação até estratégias personalizadas. Para se inscrever, basta preencher, até dia 2 de junho, o formulário disponível neste link: https://eagle-edu.com.br/imersao-gamificacao. “É uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguiram participar da primeira edição do curso”, explica Isabelle. A seguir, confira os tópicos que serão abordados durante as aulas: Quando e como gamificar uma aula: introdução à gamificação na educação; definição de gamificação e sua aplicação na educação; importância do engajamento dos estudantes para o sucesso acadêmico; cenários em que devemos optar pela gamificação; implementação de exemplos de atividades e recursos de gamificação em sala de aula. Gamificando sem uso de tecnologias digitais: introdução à gamificação desplugada; atividades de gamificação desplugada promovendo colaboração, competição saudável e motivação sem tecnologia digital (uso do UnplugGamify) Personalizando a gamificação de acordo com as necessidades dos estudantes: entendimento das necessidades dos estudantes e perfis de aprendizagem; apresentação da gamificação personalizada (elementos, designs e estratégias); desenvolvimento de gamificação personalizada usando o sistema Eagle-edu.
Poli-USP arrecada doações para o Rio Grande do Sul através da Campanha “Poli apoia RS”
Poli-USP arrecada doações para o Rio Grande do Sul por meio da Campanha “Poli apoia RS” 29/05/2024 Na última semana, a Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a Campanha “Poli apoia RS” para arrecadação de doações para as vítimas das inundações do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi organizada pelo Programa Poli Cidadã, juntamente com os Centros Acadêmicos, Grêmio Politécnico, Atlética, Associação dos Servidores da Escola Politécnica (ASEP), alunos, docentes e funcionários, e contou com o apoio da Diretoria.Os materiais foram reunidos e organizados em sete pontos de coleta, entre os dias 20 e 23 de maio. Foram classificados entre os 4 principais grupos que hoje são mais necessários (Água, Cobertores, Higiene Pessoal e Limpeza), e em sua maioria colocados em caixas e sacos plásticos identificados que preencheram o Caminhão viabilizado pela Seção de Veículos da Poli.Na sexta-feira, dia 24 de maio, o caminhão entregou os materiais no Posto de Coleta e Remessa para o Rio Grande do Sul do Fundo Social / Defesa Civil de São Paulo, localizado no Jaguaré. “Foi emocionante ser bem recebido e encontrar uma grande mobilização de pessoas e muitas doações!”, afirma o professor Antonio Mariani, coordenador do Programa Poli Cidadã. O professor destaca ainda que o principal resultado desta ação, para além da contribuição material, é ampliar o sentimento de Solidariedade em toda a Comunidade Politécnica para os que estão precisando de ajuda. “Avalio que esta ação, que nos ajuda educativamente, seja também um acréscimo na formação dos estudantes e esteja presente nas sua vida profissional futura”.
Workshop Gratuito “Business + Excel na Prática” com a BTC é promovido pela Semana de Estudos Energéticos, Mínero-Metalúrgicos e de Materiais da Poli-USP
A Semana de Estudos Energéticos, Mínero-Metalúrgicos e de Materiais (SEMM) promoverá o workshop “Business + Excel na Prática”, onde aprenderemos a aplicar conceitos de negócios de forma prática e eficaz, utilizando as ferramentas do Excel. Detalhes do Evento: – Data: Sexta-feira, 07/06 – Horário: 17h15 O que você vai aprender: – Aplicação prática de conceitos de negócios – Funções do Excel como ferramenta para resolução de cases – Construção de modelagens práticas Benefícios: – Certificado BTC – Evento gratuito e aberto para toda a comunidade da USP Inscrições: Para se inscrever, basta acessar o link:(https://forms.gle/2QZTLqB9xMdVEFTs7) Observação: O local será divulgado em breve. Fique atento para não perder essa oportunidade incrível! Não perca essa chance de aprimorar suas habilidades em Excel e negócios com a orientação do CEO e fundador da BTC. A SEMM espera por você!
Jornal da USP: Segunda fase de teste das urnas eletrônicas reforça segurança do sistema
Poli – LARC . Placa hardware da urna eletrônica. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/segunda-fase-de-testes-das-urnas-eletronicas-reforca-seguranca-do-sistema/ Data de publicação: 24/05/2024 Docente entrevistado: Marcos Simplício, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Resumo: Em entrevista, o professor explicou com detalhes o funcionamento do Teste de Confirmação. Realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o trabalho é resultado da parceria com a Escola Politécnica. Com participação ativa no processo, Simplício explica que “o sistema eleitoral é composto de uma série de softwares e um computador gera o programa utilizado nas votações, o qual é inserido nas urnas eletrônicas através de um pen drive”. Ele ainda ressalta que o objetivo de todos os processos de teste é chegar ao máximo possível de segurança, mas que não existe nenhum sistema 100%.
Programa de Inovação 2024, do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Programa de Pesquisa e Inovação 2024 (PI24) do Amigos da Poli! Inscreva-se já pelo link abaixo: https://centrodecarreira-adp.typeform.com/InscricaoPI O PI24 prepara alunos de graduação e pós-graduação da USP para seguirem carreiras em áreas correlacionadas a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) tecnológica. Para isso, o programa combina sessões de capacitação em habilidades específicas, um projeto hands-on e eventos de desenvolvimento e perspectivas de carreira no setor. Além de palestras com profissionais de destaque dos três setores, o programa promove discussões entre empresas, academia e órgãos públicos sobre temas de relevância para o ambiente de PD&I nacional. Ao final do programa, os patrocinadores podem contactar alunos de destaque para processos seletivos para vagas de estágio ou efetivas. Inscrições: até 30/06 Início do programa: 06/08 Encerramento: 14/09 Horários das sessões: 3as e 5as das 18h30 às 21h + sábado 14/09 das 9h30 às 12h Formato: híbrido (eventos presenciais na POLI) Confira outras informações aqui.
Oficina de inglês “Leitura e interpretação de textos argumentativos sobre vacinas” está com inscrições abertas
Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH promove oficina de inglês “Leitura e interpretação de textos argumentativos sobre vacinas”, que será ministrada na modalidade presencial, de acordo com o programa informado na página (https://clinguas.fflch.usp.br/oficina-leitura-e-interpretacao-de-textos-argumentativos-sobre-vacinas). A oficina tem investimento no valor de R$25,00 para alunos USP e R$50,00 para o público externo. Essa oficina vai abrir inscrições no período de 29 de maio a 5 de junho de 2024. Caso haja dúvidas, entre em contato pelo e-mail: oficinasdocl@gmail.com