Arquivo mensais:maio 2024

Poli-USP abre vaga para Bolsista em Treinamento Técnico FAPESP Nível TT-V, vinculada ao projeto de pesquisa “Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo”

Favela Paraisopolis, Morumbi. Foto: Jorge Maruta/Jornal da USP. Foi prorrogado o prazo para envio de candidaturas para processo seletivo para a vaga de Bolsista em Treinamento Técnico FAPESP Nível TT-V, vinculada ao projeto de pesquisa “Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo”, coordenado pela Prof. Karin Marins, do Departamento de Engenharia de Construção Civil. O projeto está sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo” e integra os projetos aprovados na chamada PPPP – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, da FAPESP. A pesquisa está sendo desenvolvida em cooperação técnica com a SMUL/ PMSP e parceria com a FAU USP e o CEM USP – Centro de Estudos da Metrópole. O bolsista em Treinamento Técnico Nível V trabalhará  majoritariamente no desenvolvimento de uma plataforma web para coleta, visualização e análise de dados espaciais, com desenvolvimento tecnológico para mapeamento participativo relacionado ao objeto do projeto de pesquisa. Mais detalhes do trabalho a ser desenvolvido e da documentação necessária para candidatura pode ser acessada no link. Interessados devem **enviar a documentação solicitada para o email **planbairros@gmail.com até 10/06/2024. Mais informações sobre requisitos e benefícios das Bolsas FAPESP estão em fapesp.br/3098 e fapesp.br/3162.

Pesquisa inova ao utilizar marcadores sociais para investigar acesso ao transporte

Data de publicação: 28/05/2024 Link: https://jornal.usp.br/diversidade/pesquisa-inova-ao-utilizar-marcadores-sociais-para-investigar-acesso-ao-transporte/ Resumo: Uma pesquisa desenvolvida na Escola Politécnica (Poli) da USP analisou a qualidade e o grau de acessibilidade ao transporte público em quatro capitais brasileiras: Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Utilizando uma correlação entre a estrutura social e o acesso a oportunidades das populações locais, o estudo de doutorado  intitulado Desigualdades de classe, raça e gênero no acesso ao transporte e ao espaço urbano em cidades brasileiras: análises empíricas e métodos para políticas e planejamento apontou que desigualdades socioespaciais e a segregação estão associadas a diferentes níveis de oferta do transporte, restringindo as interações entre diferentes grupos sociais. De acordo com a autora da pesquisa, a engenheira de transportes Tainá Bittencourt, as análises mostram que as classes mais baixas têm sistematicamente menor acesso às oportunidades de emprego do que as classes mais altas, e pessoas negras têm menor acessibilidade do que as brancas, mesmo quando pertencem à mesma classe social. Essas desigualdades são maiores nas grandes cidades, nos países de menor renda e em sociedades pós-coloniais, especialmente quando são considerados os custos de viagem do transporte público urbano.

USP e as Profissões: comunidade da Poli-USP recebe estudantes para visita monitorada

USP e as Profissões: comunidade da Poli-USP recebe estudantes para visita monitorada 29/05/2024 A Escola Politécnica da USP realizou, no dia 25 de maio de 2024, a visita monitorada aos seus laboratórios e a uma feira de projetos onde estavam representados todos os seus cursos de graduação. A visita é voltada, principalmente, para os estudantes de ensino médio e vestibulandos, e visa ajudá-los na escolha de seu curso de graduação. Foram recebidos 480 visitantes, e ao todo foram mobilizados 123 funcionários e 357 estudantes. Os jovens estudantes, muitos acompanhados de seus familiares, foram recebidos com palestras de boas-vindas sobre a Escola Politécnica, a Universidade de São Paulo e como é a experiência universitária, em que foi abordada, também, as formas de ingresso na Universidade. Confira as fotos do evento no link. Leia mais sobre como estudar na Poli Confira a cobertura em vídeo:

Curso de Imersão em Gamificação na Educação apresenta abordagens engajadoras e motivacionais para o processo de aprendizagem

Doutoranda do ICMC oferecerá nova edição do curso, que é gratuito e online, de 3 a 16 de junho Estimular os educadores a descobrirem abordagens engajadoras e motivacionais para facilitar o processo de aprendizagem. Esse é o principal objetivo do curso Imersão em Gamificação na Educação, que terá uma segunda edição realizada de 3 a 16 de junho de forma assíncrona. Aberto a todos os interessados e gratuito, o curso é totalmente online e será ministrado pela doutoranda Isabelle Melo do Nascimento, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de compreender desde os fundamentos da gamificação na educação até estratégias personalizadas. Para se inscrever, basta preencher, até dia 2 de junho, o formulário disponível neste link: https://eagle-edu.com.br/imersao-gamificacao. “É uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguiram participar da primeira edição do curso”, explica Isabelle. A seguir, confira os tópicos que serão abordados durante as aulas: Quando e como gamificar uma aula: introdução à gamificação na educação; definição de gamificação e sua aplicação na educação; importância do engajamento dos estudantes para o sucesso acadêmico; cenários em que devemos optar pela gamificação; implementação de exemplos de atividades e recursos de gamificação em sala de aula. Gamificando sem uso de tecnologias digitais: introdução à gamificação desplugada; atividades de gamificação desplugada promovendo colaboração, competição saudável e motivação sem tecnologia digital (uso do UnplugGamify) Personalizando a gamificação de acordo com as necessidades dos estudantes: entendimento das necessidades dos estudantes e perfis de aprendizagem; apresentação da gamificação personalizada (elementos, designs e estratégias); desenvolvimento de gamificação personalizada usando o sistema Eagle-edu.

Poli-USP arrecada doações para o Rio Grande do Sul através da Campanha “Poli apoia RS”

Poli-USP arrecada doações para o Rio Grande do Sul por meio da Campanha “Poli apoia RS” 29/05/2024 Na última semana, a Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a Campanha “Poli apoia RS” para arrecadação de doações para as vítimas das inundações do Rio Grande do Sul. A  iniciativa foi organizada pelo Programa Poli Cidadã, juntamente com os Centros Acadêmicos, Grêmio Politécnico, Atlética, Associação dos Servidores da Escola Politécnica (ASEP),  alunos, docentes e funcionários, e contou com o apoio da Diretoria.Os materiais foram reunidos e organizados em sete pontos de coleta, entre os dias 20 e 23 de maio. Foram classificados entre os 4 principais grupos que hoje são mais necessários (Água, Cobertores, Higiene Pessoal e Limpeza), e em sua maioria colocados em caixas e sacos plásticos identificados que preencheram o Caminhão viabilizado pela Seção de Veículos da Poli.Na sexta-feira, dia 24 de maio, o caminhão entregou os materiais no Posto de Coleta e Remessa para o Rio Grande do Sul do Fundo Social / Defesa Civil de São Paulo, localizado no Jaguaré. “Foi emocionante ser bem recebido e encontrar uma grande mobilização de pessoas e muitas doações!”, afirma o professor Antonio Mariani, coordenador do Programa Poli Cidadã. O professor destaca ainda que o principal resultado desta ação, para  além da contribuição material, é ampliar o sentimento de Solidariedade em toda a Comunidade Politécnica para os que estão precisando de ajuda.  “Avalio que esta ação, que nos ajuda educativamente, seja também um acréscimo na formação dos estudantes e esteja presente nas sua vida profissional futura”.

Workshop Gratuito “Business + Excel na Prática” com a BTC é promovido pela Semana de Estudos Energéticos, Mínero-Metalúrgicos e de Materiais da Poli-USP

A Semana de Estudos Energéticos, Mínero-Metalúrgicos e de Materiais (SEMM) promoverá o workshop “Business + Excel na Prática”, onde aprenderemos a aplicar conceitos de negócios de forma prática e eficaz, utilizando as ferramentas do Excel. Detalhes do Evento: – Data: Sexta-feira, 07/06 – Horário: 17h15 O que você vai aprender: – Aplicação prática de conceitos de negócios – Funções do Excel como ferramenta para resolução de cases – Construção de modelagens práticas Benefícios: – Certificado BTC – Evento gratuito e aberto para toda a comunidade da USP Inscrições: Para se inscrever, basta acessar o link:(https://forms.gle/2QZTLqB9xMdVEFTs7) Observação: O local será divulgado em breve. Fique atento para não perder essa oportunidade incrível! Não perca essa chance de aprimorar suas habilidades em Excel e negócios com a orientação do CEO e fundador da BTC. A SEMM espera por você!

Jornal da USP: Segunda fase de teste das urnas eletrônicas reforça segurança do sistema

  Poli – LARC . Placa hardware da urna eletrônica. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/segunda-fase-de-testes-das-urnas-eletronicas-reforca-seguranca-do-sistema/ Data de publicação: 24/05/2024 Docente entrevistado: Marcos Simplício, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais.   Resumo: Em entrevista, o professor explicou com detalhes o funcionamento do Teste de Confirmação. Realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o trabalho é resultado da parceria com a Escola Politécnica. Com participação ativa no processo, Simplício explica que “o sistema eleitoral é composto de uma série de softwares e um computador gera o programa utilizado nas votações, o qual é inserido nas urnas eletrônicas através de um pen drive”. Ele ainda ressalta que o objetivo de todos os processos de teste é chegar ao máximo possível de segurança, mas que não existe nenhum sistema 100%. 

Programa de Inovação 2024, do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pesquisa e Inovação 2024 (PI24) do Amigos da Poli! Inscreva-se já pelo link abaixo: https://centrodecarreira-adp.typeform.com/InscricaoPI O PI24 prepara alunos de graduação e pós-graduação da USP para seguirem carreiras em áreas correlacionadas a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) tecnológica. Para isso, o programa combina sessões de capacitação em habilidades específicas, um projeto hands-on e eventos de desenvolvimento e perspectivas de carreira no setor. Além de palestras com profissionais de destaque dos três setores, o programa promove discussões entre empresas, academia e órgãos públicos sobre temas de relevância para o ambiente de PD&I nacional. Ao final do programa, os patrocinadores podem contactar alunos de destaque para processos seletivos para vagas de estágio ou efetivas. Inscrições: até 30/06 Início do programa: 06/08 Encerramento: 14/09 Horários das sessões: 3as e 5as das 18h30 às 21h + sábado 14/09 das 9h30 às 12h Formato: híbrido (eventos presenciais na POLI) Confira outras informações aqui. 

Oficina de inglês “Leitura e interpretação de textos argumentativos sobre vacinas” está com inscrições abertas

Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH promove oficina de inglês “Leitura e interpretação de textos argumentativos sobre vacinas”, que será ministrada na modalidade presencial, de acordo com o programa informado na página (https://clinguas.fflch.usp.br/oficina-leitura-e-interpretacao-de-textos-argumentativos-sobre-vacinas). A oficina tem investimento no valor de R$25,00 para alunos USP e R$50,00 para o público externo. Essa oficina vai abrir inscrições no período de 29 de maio a 5 de junho de 2024. Caso haja dúvidas, entre em contato pelo e-mail: oficinasdocl@gmail.com