Arquivo mensais:setembro 2019

Jornal da Band: Novas tecnologias revolucionam setor da construção civil

28/09/2019 20:41 Novidades tecnológicas estão revolucionando o setor da construção civil. Já existem robôs que conseguem erguer paredes de tijolos mais rápido do que um pedreiro. Leia notícia completa aqui. A partir dos 2min e 27 segundos, o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, aborda o futuro do trabalho na Construção Civil. Centro de Inovação em Construção Sustentável da USP.

Estudantes da Poli vão participar de competição de drones em Madrid

Estudantes da Poli vão participar de competição de drones em Madrid No dia 27 de setembro, 10 integrantes da equipe de desenvolvimento de drones inteligentes da Escola Politécnica (Poli) da USP estão partindo para a conferência internacional de sua área, a International Micro Air Vehicle Competition and Conference, em Madrid. O evento terá duração de seis dias e será realizado na Universidade Politécnica de da cidade espanhola.  Nos dois primeiros dias serão realizados testes e reconhecimento dos locais de prova, o terceiro dia será da competição em um campo aberto, na qual os drones terão que cumprir determinadas missões, como mapeamento, reconhecimento de drones danificados e transporte de caixas. O quarto dia será a competição indoor, em que o drone também terá que fazer missões, porém em um ambiente fechado, e essa missões incluem reconhecimento e leitura de QR Codes, alfanuméricos, transporte de caixas também, entre outras. Os dois últimos dias serão de conferência, e as atividades estarão mais focadas em networking, exposição e troca de conhecimento entre os participantes do evento. Sobre a equipe – A Skyrats foi fundada em 2017, e em 2018, em sua  primeira participação em uma competição oficial, a Cobruf Drones 2018, na qual o objetivo era desenvolver drones com foco em exploração espacial. A equipe politécnica foi campeã geral, ganhando menções honrosas em 11 das 12 categorias.Mentoria e apoio –  A equipe é mentorada pelo professor Marcelo Zuffo, do Departamento de  Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, e recebe apoio institucional do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e da Associação dos Engenheiros Politécnicos, organização de ex-alunos. A missão recebeu o apoio financeiro da Escola Politécnica da USP, do fundo patrimonial Amigos da Poli e da Vaquinha online.

Jornal da USP: Na USP, “aulões” ajudam quem tem dúvidas em disciplinas

Muitos trabalhos, semanas de provas e estudantes querendo entender conceitos e fórmulas. A vida acadêmica é exigente e muitos alunos da USP têm se reunido para repassar o conteúdo das disciplinas em grupos. “Às vezes, não temos tempo de estudar o suficiente ou não entendemos bem a matéria. O bom é que eles têm muita paciência para explicar”, conta Thaís Gomes Pilotto, aluna de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, em São Paulo. Veja a matéria completa no link.

Equipe de robótica da Poli-USP conquista sete troféus em SC

Equipe de robótica da Poli-USP conquista sete troféus em SC Por Tainah Ramos A ThundeRatz, equipe de robótica da Escola Politécnica (Poli) da USP, alcançou sete pódios no Winter Challenge XV, a maior competição de robótica da América Latina, que aconteceu em Concórdia (SC) entre os dias 12 e 15 de setembro. Os estudantes de engenharia conquistaram três troféus de ouro, dois de prata e dois de bronze. Veja abaixo as categorias nas quais eles foram premiadosHobbyweight – ouro, com o Cachorro Louco; Futebol 2D – ouro, com a ThunderLeague; Sumô 3kg rádio-controlado – ouro, com o Stonehenge; Mini-sumô (500g) auto – prata, com RoZeta; Hockey Pro – prata, com o Time Olympus; Featherweight de combate – bronze, com o Armagedrum; Trekking – bronze, com o ThunderWaze.  Sobre o grupo – A ThundeRatz surgiu em 2005, a partir da reformulação da equipe de robótica que havia sido fundada em 2001. É orientada pelo professor Marcos Ribeiro Pereira Barretto, do  Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, e desenvolve mecanismos robóticos para participar de competições nacionais e internacionais, nas quais possui destaque no cenário mundial da robótica.

Alunos da Poli-USP vencem desafio internacional na China

Alunos da Poli-USP vencem desafio internacional na China Estudantes de Engenharia criaram protocolo para melhorar a experiência de usuários com deficiência visual durante o uso de aplicativo para transporte Um grupo de estudantes brasileiros da USP venceu um desafio proposto durante um curto programa de intercâmbio realizado em Beijing, na China, oferecido pela empresa de transporte por aplicativo Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil. Durante uma maratona de programação (Hackathon), o grupo formado pelos estudantes Bruna Pizzol, Andres Eduardo Marchetti Colognesi e Leonardo Toshinobu Kimura foi premiado por sua proposta SafeDi Guide, um protocolo de atendimento a usuários com deficiência visual que envolvem suas necessidades específicas. Os alunos implementaram um aplicativo demonstrativo em Android para emissão de sinal sonoro quando o usuário estivesse na direção correta do veículo no início da viagem, com demonstração durante a sessão de apresentação do projeto, em uma cerimônia que contou com a presidente da Didi Chuxing, Jean Liu. Foto da premiação, da esquerda para a direita: Ministro de Segunda Classe do Itamaraty, Celso de Tarso Pereira; Andrés Eduardo Marchetti Colognesi, aluno do PMR ; Leonardo Toshinobu Kimura, aluno do PCS; Bruna Pizzol, aluna do PPGET-EPUSP; e Jean Liu, presidente da Didi Chuxing. Sobre o programa de intercâmbioA estudante de doutorado Bruna Pizzol, e os estudantes de graduação em Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP, Andres Eduardo Marchetti Colognesi e Leonardo Toshinobu Kimura, fazem parte da delegação brasileira que participou do programa “99/Didi Engine – Digital Innovators Initiative” entre 1º e 10 de setembro, que levou 12 alunos das áreas de Engenharia e Ciência da Computação da da USP e Unicamp, junto com um professor por universidade.O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-USP, Cassiano Augusto Isler, explica que o programa consistiu de uma série de atividades que abordaram os temas de interesse da empresa do ponto de vista tecnológico para a melhoria da oferta de serviços de ridehailing (plataformas digitais de transporte, como aplicativos) nos países onde a Didi Chuxing atua, como Brasil, Estado Unidos, Índia, Austrália, Japão e diversos da Europa. “Durante os 10 dias foram realizadas sessões técnicas sobre Smart Transportation (otimização semafórica usando dados de deslocamento de veículos da 99/Didi), Artificial Intelligence (para reconhecimento tridimensional de veículos em vídeos, facial de motoristas e de voz para usuários deficientes visuais) e Ride Sharing Business”, relata o docente.  Além do docente, participaram da missão cinco alunos da Escola Politécnica da USP, em nível de graduação, e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes (PPGET) da Poli-USP. Outras informações no link. Grupo brasileiro que participou da DiDi Enginemissão, com alunos da USP e UNICAMP.

Especialista da Poli-USP apresentará análise sobre barragens de rejeitos em palestra

Especialista da Poli-USP apresentará análise sobre barragens de rejeitos em palestra No dia 2 de outubro, às 19h, no Auditório do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola Politécnica (Poli) da USP, a professora Maria Eugênia Gimenez Boscov trará o tema “Breve panorama sobre as barragens de rejeitos”. O evento é organizado pela Associação Paulista dos Engenheiros de Minas com o apoio da Poli e do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo.Maria Eugênia é professora e chefe do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, pesquisadora 1D do CNPq, membro da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e da Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS-Brasil). Na tragédia ocorrida em Brumadinho, ela fez análises sobre a situação da barragem em publicações como a Folha de São Paulo e o Jornal da USP. Serviço“Breve panorama sobre as barragens de rejeitos”, com a professora Maria Eugênia Gimenez Boscov, do Departamento de Engenharia de EsData e horário: 2 de outubro, às 19h Local: Auditório do Prédio de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Mello Moraes, nº 2.373, Cidade Universitária, São Paulo, SP). Custo: gratuito Link para inscrição: http://www.apemi.eng.br/noticias/palestras-apemi-2019.html