Em programa TVGGN, no Youtube, o professor titular da Escola Politécnica (Poli) da USP, Claudio Schon, destacou a oportunidade de cooperação com instituições chinesas, especialmente universidades. Ele citou uma potencial parceria de professores da Poli com a Universidade Beihang, de Beijing, em que um pesquisador que estuda aviação verde se interessou por uma tecnologia de célula combustível de baixa massa e volume para uso em mobilidade que está sendo desenvolvida por docentes da Poli. “A ideia é criar um sistema de célula de combustível – uma célula que transforma hidrogênio em eletricidade – e estamos buscando desenvolver este produto”. A íntegra da entrevista pode ser conferida no link, a partir dos 29 minutos.
Centro de pesquisa localizado na Poli oferece bolsa de pesquisa para doutorandos na área de estruturas offshore
O Offshore Technology Innovation Centre (OTIC), centro destinado a pesquisa de tecnologias para usinas em alto mar, e localizado no Departamento de Engenharia Naval [Reprodução: Pixabay]e Química da Poli-USP, está realizando a seleção de uma bolsa para alunos de doutorado. O projeto NMT1-Desenvolvimento de novos revestimentos funcionais hidrofóbicos para proteção contra corrosão em ambientes off-shores, busca pesquisadores para desenvolver estratégias para combater a corrosão em estruturas utilizadas em usinas offshore, sobretudo da indústria do óleo e gás. A pesquisa terá a duração de 36 meses, com uma carga horária de 40 horas por semana e uma remuneração de R$5520. As inscrições serão aceitas até 30/03. Para outras informações e sobre o processo de candidatura, o documento.
IPEN está com vagas para Iniciação Científica abertas à estudantes de Engenharia Química e Mecânica
Estudantes de Engenharia Química ou de Engenharia Mecânica interessados em participar de uma Iniciação Científica (IC) podem se candidatar ao recrutamento e seleção [Imagem: Reprodução/IPEN].para uma vaga em mecânica de fluidos aplicada a baterias de fluxo de oxirredução de vanádio. O coordenado da pesquisa é o professor Miguel Luiz Miotto Negro, e o local de trabalho é no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Trata-se de uma nova linha de pesquisa e a IC tem duração prevista de 12 meses. O início das atividades se dará após o fim do processo de recrutamento e seleção dos estudantes interessados e tem como objetivo o dimensionamento ótimo de dois tipos de campos de fluxo do eletrólito em baterias de vanádio. Inicialmente, não haverá bolsa para a IC, mas existe a possibilidade. Os candidatos devem enviar dúvidas, currículos e/ou cartas de apresentação, com dados de contato, para o e-mail: mlnegro@ipen.br.
Aucani oferece oportunidade de internacionalização sem precisar sair do País. Inscrições para o USP Academy encerram no dia 31 de janeiro
A USP Academy está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para estudantes interessados em conhecer e interagir com alunos estrangeiros. Para o primeiro semestre de 2025, o programa da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) oferece 16 cursos com temas como atividade física, saúde mental, justiça socioambiental, educação e mudanças climáticas. [Imagem: Reprodução/Deborah Ferrari]As atividades da segunda edição do USP Academy acontecerão entre os dias 17 e 28 de fevereiro. Para participar, basta preencher o Formulário de Inscrição (Application Form) e o Contrato de Aprendizagem (Learning Agreement), disponíveis na página da Aucani. A participação é gratuita, estendendo-se aos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e São Carlos da USP. Os cursos oferecidos têm curta duração e carga horária mínima de 30 horas semanais, sendo ministrados em inglês ou espanhol. Em sua maioria, são em formato híbrido e oferecem atividades de graduação, de pós-graduação e de extensão. As atividades envolvem todas as áreas de conhecimento, tendo o envolvimento de pelo menos dois docentes de unidades diferentes da USP, podendo contar com a participação de convidados. O USP Academy tem como objetivo apresentar os programas de pós-graduação e linhas de pesquisa da Universidade aos estudantes estrangeiros interessados. Além disso, a iniciativa também busca promover uma experiência de internacionalização para os alunos da USP sem precisarem sair do país, fortalecendo parcerias internacionais com diferentes instituições de ensino.
Jovens da Fundação CASA na capital visitam a Poli e a Feira do Livro da USP
Participaram da visita adolescentes do Clube da Leitura no CASA Juquiá, que também presentearam a biblioteca do centro socioeducativo após doação O trabalho conjunto entre Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Juquiá, em São Paulo, e a Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) continua para expandir o horizonte educacional de adolescentes em medida socioeducativa no Complexo do Brás, dentro do projeto “Poli para Todos”. Em novembro, cinco jovens que participam do Clube da Leitura da Fundação CASA Juquiá visitaram a estrutura e os laboratórios da Poli no campus da USP, em São Paulo. Mas a expansão do conhecimento não parou por aí: os adolescentes percorreram a 26ª Festa do Livro da USP e ainda puderam adquirir livros para si e para a biblioteca do centro de atendimento, depois de receberem uma doação em dinheiro do professor Antonio Carlos de Aguirra Massola, da Poli. Cada um deles recebeu 50 reais para comprar obras de seu interesse. Como a Feira do Livro, organizada desde 1999, historicamente aproxima editoras e leitores, oferecendo obras a preços mais acessíveis, num gesto altruísta, os jovens adquiriram, cada um, também um livro para a sala de leitura Francis Gomes, como é denominada a sala de leitura do centro de atendimento. Ao todo, cinco obras foram doadas para a biblioteca, tendo como temas religiões de matriz africana e a prática do xadrez. “A responsabilidade demonstrada por eles ao escolherem os livros nos encantou como educadores. Eles estavam preocupados em selecionar títulos que os outros adolescentes procuram quando vão à sala de leitura”, explicou a pedagoga Débora Teixeira. “Como estávamos no mês da Consciência Negra, com muitos debates e sensibilização sobre o tema, eles optaram por escolher livros que pudessem contribuir com o aprendizado”, acrescentou a pedagoga. Todos os livros foram autografados pelos jovens, tendo, em geral, a mensagem de que a obra trouxesse conhecimento e colaborasse no desenvolvimento do leitor. “Me diverti ao vê-los escrever”, lembrou Débora. O Clube da Leitura da Fundação CASA Juquiá é formado por adolescentes que se destacam no projeto Ponto de Encontro da Leitura. Quem compõe o Clube se torna monitor da sala de leitura, incentivando que outros jovens leiam, inclusive com a indicação de livros. A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o grau de maturidade demonstrado pelos adolescentes. “Os jovens tiveram um gesto generoso, que demonstra a preocupação não só com os outros adolescentes com quem cumprem medida socioeducativa hoje, mas de deixar uma semente do conhecimento plantada para os outros que virão”, refletiu a presidente. Durante a visita à Poli, os adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assistiram a uma palestra do professor Massola, acompanhado do aluno de engenharia David da Rocha. Em seguida, conheceram o simulador de manobras de navio, que reproduz em computador as condições do mar e outras variáveis encontradas nos principais portos brasileiros, para aprofundar o aprendizado dos estudantes. “Os jovens vivenciaram uma experiência como se estivessem comandando um navio em alto-mar”, contou a agente educacional. A 26ª Feira do Livro da USP aconteceu entre os dias 6 e 10 de novembro, na Cidade Universitária, na capital paulista. Sobre a Fundação CASA A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/. Sobre a Escola Politécnica A Escola Politécnica (Poli) da USP tem mais de um século de história, formando gerações de engenheiros que têm se destacado não só em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do País e na administração de empresas e de órgãos públicos. Fundada em 1893, a então denominada Escola Politécnica de São Paulo foi incorporada à USP em 1934; hoje ela é referência nacional e considerada a mais completa faculdade de Engenharia da América Latina. Outras informações sobre o projeto Poli para todos pode ser encontradas no link https://www.poli.usp.br/poli-para-todos.
Estadão: Professora da Poli-USP, Roseli de Deus Lopes, repercute queda no número de ingressantes em cursos de engenharia
Link: https://www.estadao.com.br/educacao/engenharia-curso-vestibular-sisu-ead/ Data: 20/01/2025. Docente: Roseli de Deus Lopes é professora titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP. Também é pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação.
Evento sobre IA responsável na Universidade de Bath, no Reino Unido, conta com mediação de professor da Poli-USP, Jaime Sichman
Na última segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2025, o Centro de Treinamento de Doutorado em IA responsável e transparente (CDT-ART_AI) – Accountable, Responsible and Transparent AI – da Universidade de Bath, no Reuno Unido, realizou sua 5a edição do Dia de Desafios em IA (AI Challenge Day 2025). Confira aqui a notícia em inglês. O professor titular da Escola Politécnica (Poli) da USP, Jaime Sichman, foi o moderador de uma mesa de discussões cujo tema foi “IA como facilitadora da interação dos cidadãos com os sistemas sociotécnicos”. “Nas últimas décadas, houve um grande progresso na digitalização de diversos serviços públicos na maioria dos países. Tal processo aumentou significativamente entre 2020 e 2022, devido à pandemia da covid-19. Tarefas como agendamento de consultas médicas, retirada de 2ª via de documentos ou renovação de carta de condução, podem ser efetuadas a partir de casa, através de sistemas sociotécnicos concebidos para isso”, comenta Jaime. “Em vários países, no entanto, existe uma grande maioria da população que não tem grande destreza com o ambiente digital, o que significa que esta interação entre cidadãos e autoridades públicas não ocorre da forma planejada. Certamente, a utilização de técnicas de IA pode mitigar este problema, e é este o desafio que discutimos neste dia”. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas emAI Challenge Day 2025 – ART-AI
Portal FGV: Maturidade Digital deve ser prioridade das multinacionais emergentes para competirem no mercado
[Imagem: Reprodução/Pixabay] Link: https://portal.fgv.br/en/noticias/study-analyzes-how-emerging-market-multinationals-achieve-digital-maturity Data de publicação: 13/01/2025. Docente citado: Afonso Fleury, professor sênior do Departamento de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP. Resumo: A revista Internacional Business Review publicou um artigo sobre o alcance da maturidade digital pelas empresas multinacionais de países emergentes. Com a colaboração de Afonso Fleury, professor sênior da Poli-USP, o estudo utilizou dados de 91 multinacionais brasileiras e levou em consideração as competências organizacionais para a era digital, como o uso estratégico da tecnologia e a promoção da cultura digital. Para superar os desafios que as tecnologias digitais trazem às empresas emergentes, a pesquisa destacou o papel crucial das subsidiárias estrangeiras no processo de comunicação e digitalização de uma empresa que busca por um espaço na competitividade mundial. Confira a matéria completa no Portal FGV.
Estadão: Professora da Poli-USP, Roseli de Deus Lopes, repercute queda no número de ingressantes em cursos de engenharia
Link: https://www.estadao.com.br/educacao/engenharia-curso-vestibular-sisu-ead/ Data: 20/01/2025. Docente: Roseli de Deus Lopes é professora titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP. Também é pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação. Foto: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens
Guia do Estudante: Mercado de treinamento de IAs cresce no mundo e abarca profissionais de diferentes áreas
[Imagem: Reprodução/Pixabay] Link: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/os-profissionais-que-trabalham-treinando-inteligencias-artificiais#google_vignette Data de publicação: 15/01/2025. Docente entrevistado: Marcos Barreto, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP. Resumo: Cada vez mais presente no cotidiano, a Inteligência Artificial (IA) não se torna uma ferramenta “inteligente” do dia para a noite. Por trás das respostas dadas pela nova tecnologia, grandes redes de profissionais humanos criam e treinam essas máquinas, de forma que as ensinem a compreender e interagir com o mundo das pessoas reais. O mercado de trabalho para treinar IAs tem crescido ao redor do mundo, mostrando a necessidade de se possuir profissionais de diferentes áreas para uma capacitação funcional, ética e útil dessas ferramentas. Confira a matéria completa no Guia do Estudante.