Eleição dos Representantes Discentes (RD) de Graduação para os seguintes colegiados da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: • Congregação; • Comissão de Pós-Graduação (CPG); • Comissão de Pesquisa (CPq); e • Comissão de Biblioteca (CBiblio); ► PORTARIA Esta eleição é regida pelas normas da Universidade de São Paulo e pela Portaria DIR 3.368/2024 (link), publicada no DOE de 30.09.2024. ► PÚBLICO São elegíveis e eleitores os alunos regularmente matriculados em qualquer programa de pós-graduação oferecido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo nas condições previstas na portaria. ► PERÍODO E FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÕES Período de inscrição: até as 16h00 de 25/11/2024. Formulário eletrônico de inscrição: clique aqui ► DIA DA ELEIÇÃO Dia de eleição: das 10h00 às 17h00 de 11/12/2024. E-mail de convocação com divulgação do link para votação: até as 09h00 de 11/12/2024. ► DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES Será divulgado até as 17h00 de 02/12/2024. ► RESULTADO DA ELEIÇÃO Será divulgado até as 17h00 de 13/12/2024. ► HOMOLOGAÇÃO DA ELEIÇÃO E INÍCIO DOS MANDATOS Será comunicado com publicação no DOE.
Arquivo mensais:setembro 2024
Feira USP e as Profissões será realizada em formato digital nos dias 1, 2 e 3 de outubro
A USP promove, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, de forma totalmente on-line e digital, a edição 2024 da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A apresentação será realizada pelo comunicador e humorista Paulo Bonfá, ex-aluno da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e apresentador do programa Conversas Artísticas da Rádio USP. A programação completa do evento está disponível no site da Feira, com transmissão ao vivo pelo canal da Pró-Reitoria no YouTube. A participação é totalmente gratuita. Cada dia do evento será dedicado a uma das três grandes áreas do conhecimento: ciências exatas, humanas, e biológicas e saúde. Informações sobre os cursos de graduação e as Unidades de Ensino, atividades interativas, orientação profissional e instruções sobre as formas de ingresso na USP estão entre ações que serão oferecidas em tempo real. Estarão disponíveis também vídeos produzidos pelas escolas e faculdades da USP sobre os 183 cursos de graduação oferecidos pela Universidade.
Elementor #115949
Clique aqui
Jornal da USP: Feira USP e as Profissões será realizada em formato digital nos dias 1, 2 e 3 de outubro
Link: https://jornal.usp.br/cadernodecultura/feira-usp-e-as-profissoes-e-realizada-em-formato-digital-nos-dias-1-2-e-3-de-outubro/ Data: 24/09/2024 Resumo: A USP promove, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, de forma totalmente on-line e digital, a edição 2024 da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A programação completa do evento está disponível no site da Feira, com transmissão ao vivo pelo canal da Pró-Reitoria no YouTube. A participação é totalmente gratuita. Cada dia do evento será dedicado a uma das três grandes áreas do conhecimento: ciências exatas, humanas, e biológicas e saúde. A área de exatas será contemplada no dia 2 de outubro. Dentre as atrações especiais haverá uma palestra com a Polisat, equipe de competição e pesquisa de nanossatélites da Escola Politécnica (Poli), e com as especialistas em astrofísica Roberta Duarte e Mirian Castejon Molina. A professora Roseli de Deus, da Poli, fará um panorama sobre a área. O mesacast Inovação e Extensão completará a programação. Confira a matéria completa aqui. Confira a repercussão: Governo do Estado de São Paulo Catraca Livre SBN Notícias
Inscrições abertas para a 15ª edição da Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM) organizada pelo PET Mecatrônica
A Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM) é um evento imersivo na Escola Politécnica da USP, voltado a estudantes de ensino médio, que tem proporciona um primeiro contato de estudantes pré-vestibulandos com a Universidade para motivá-los a ampliarem seus conhecimentos científicos por meio do contato com a engenharia mecatrônica. As inscrições vão até dia 25 de outubro. Na programação estão incluídas aulas ministradas por professores da USP, palestras sobre assuntos atuais do universo da Mecatrônica e um projeto final realizado pelos participantes: uma competição de mini robôs, realizada no último dia de evento. Poderão se candidatar estudantes até 25 anos de idade regularmente matriculados no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio (ou equivalente), cursinho preparatório para vestibular ou que estudem por conta própria. Confira o edital. O evento acontece entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Inscreva-se pelo link.
Vaga de bolsista em projeto de pesquisa FAPESP para desenvolvimento de uma plataforma web para coleta e análise de dados
Está aberta, até 11 de outubro de 2024, a chamada para candidatura para vaga de Bolsista em Treinamento Técnico FAPESP Nível TT-V no projeto de pesquisa Favela Paraisopolis, Morumbi. Foto: Jorge Maruta/Jornal da USP. “Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo”, sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo” e aprovado na chamada PPPP – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, da FAPESP. O trabalho é coordenado pela docente do Depto, Prof. Karin Regina de Castro Marins e está sendo desenvolvido em cooperação técnica com a SMUL/ PMSP e parceria com a FAU USP e o CEM USP – Centro de Estudos da Metrópole. O bolsista trabalhará no desenvolvimento de uma plataforma web para coleta, visualização e análise de dados espaciais, com desenvolvimento tecnológico para mapeamento participativo relacionado ao objeto do projeto de pesquisa, com construção e análise de base de dados georreferenciada, incluindo painel interativo. Apoiará o estudo e sistematização de embasamento teórico pertinente ao objeto da pesquisa, contribuindo com conteúdos para questionário, entrevistas, oficina e dinâmicas participativas, além de relatórios e apresentações da pesquisa, no que tange à manipulação de dados. A duração da bolsa é 19 meses, com permanência mínima de 6 meses. O valor mensal da bolsa TT-V: R$ 9.320,00. O local de trabalho é a Escola Politécnica da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações sobre requisitos e benefícios da Bolsa FAPESP TT-V-A estão em fapesp.br/3098 e fapesp.br/3162. Os Requisitos obrigatórios para candidatura são: Graduação concluída; Mínimo de cinco anosde experiência em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, ou com título de doutor, ambos em área relacionada ao Plano de Atividades do projeto. Habilidades técnicas avançadas e experiência em HTML, Javascript, CSS, REST API e banco de dados (relacional, não relacional ou outro) Experiência com levantamento e análise de requisitos. Além disso, são desejáveis conhecimentos e habilidades em Geovisualização, Geoprocessamento e/ou Sistema de Informações Geográficas, como: Bibliotecas JS de Web Mapping, como OpenLayers e MapLibre; Geonode; Geoserver; Formatos GIS (GeoJSON, Raster, Vector, etc) Interessados, enviar um e-mail com os seguintes documentos para planbairros@gmail.com, escrevendo no campo Assunto “Seleção – Bolsista TT-V”, até 11.10.2024: a)Currículo; b)Histórico da graduação; c)Histórico da pós-graduação (se houver); d)Carta de recomendação; e) Carta de apresentação.
Governança das Águas: Poli-USP promove evento dedicado ao debate sobre ocorrências climáticas
Na manhã do dia 27 de setembro de 2024, especialistas de diversas áreas se reuniram no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, localizado no Prédio de Administração da Escola Politécnica (Poli) da USP, para discutir as ocorrências climáticas adversas, como enchentes e secas, que afetam o território brasileiro, principalmente após as ocorrências de enchentes extremamente significativas no Rio Grande do Sul. “O que temos observado nos últimos eventos climáticos evidencia a urgência de preparar o Estado de São Paulo e, especialmente, a população para enfrentar os próximos períodos de chuvas intensas”, afirma o professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, ex-diretor e professor. O encontro buscou oferecer respostas às inquietações da população, como a existência de estudos ou planejamentos para minimizar ou eliminar os riscos de inundações. Além disso, foram discutidas formas de informar a população sobre inundações de diferentes magnitudes e a importância do planejamento e treinamento em áreas seguras. “A Escola Politécnica está comprometida em colaborar com as autoridades no enfrentamento de situações críticas e emergenciais. Nossas ações visam fornecer um posicionamento claro sobre os riscos de enchentes significativas no Estado de São Paulo. Futuras etapas do evento serão programadas para alcançar os objetivos propostos”, concluiu o professor Massola. Confira a galeria de fotos do evento.
Parceria entre EEFE e Poli-USP possibilita treino de natação master de membros da comunidade politécnica
Por meio de uma parceria estabelecida entre a diretoria da Escola Politécnica (Poli) e a Escola de Educação Física, ambas da USP, membros da comunidade politécnica têm a oportunidade de treinar na piscina da unidade com a equipe Poli Masters. O grupo participa das competições nesta categoria “master” como a da Associação Paulista de Masters de Natação (APMN). O time está aberto a toda a comunidade uspiana: alunos, professores, ex-alunos e funcionários. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, às 7 horas, e aos sábados, às 9 horas. Para participar, é necessário fazer o cadastro da carteirinha do CEPEUSP para ter acesso à piscina. Para outras informações, acesse o Instagram.
Jornal da USP: Parceria entre Poli e Fundação Casa prevê atrair jovens para o Ensino Superior
Foto: Fundação Casa/Governo do Estado de São Paulo Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/parceria-entre-poli-poli-e-fundacao-casa-preve-atrair-jovens-para-o-ensino-superior/ Data: 26/09/2024 Docente entrevistado: Antonio Massola, ex-diretor e professor aposentado da Escola Politécnica da USP. Resumo: A Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), está ampliando os horizontes educacionais de jovens em medidas socioeducativas. Por meio do projeto Poli Para Todos, a iniciativa busca despertar a curiosidade e oferecer novas oportunidades para os adolescentes, conectando-os ao universo acadêmico e à possibilidade de construir um futuro mais promissor. O professor Antonio Massola, da Poli-USP, destacou a importância do projeto, que surgiu com a iniciativa de um estagiário de Mecatrônica. “Resolvemos fazer uma reunião com o pessoal da Fundação CASA e batemos o martelo do Poli Para Todos trabalhar em conjunto com a unidade Juquiá, para promover a inclusão desses jovens”, afirma. De acordo com Sandro Chagas, diretor da Fundação CASA Juquiá, a iniciativa é uma continuação das atividades que a Poli já tem, no sentido de mostrar para as escolas públicas e privadas de nível médio como funciona o acesso à Universidade de São Paulo. Confira a matéria completa aqui. Confira a repercussão: ABC do ABC: https://abcdoabc.com.br/fundacao-casa-e-poli-usp-ampliam-educacao-para-jovens-em-medida-socioeducativa/
Revista Brasil Engenharia: A importância da linha mais extensa do metrô de São Paulo, linha 2-verde
Link:https://geocompany.com.br/public/pdf/materias/A-Importancia-da-linha-mais-extensa-do-metro-SP.pdf Data de publicação:09/2024 Docente participante: Roberto Kochen, do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP. Resumo: A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, anteriormente conhecida como Linha Paulista, está prestes a se tornar a mais extensa da atual rede metroviária paulista. A Linha 2-Verde, curiosamente a terceira a ser construída na cidade de São Paulo, abrange importantes eixos do centro expandido conectando uma série de instituições e organizações cruciais,como hospitais, escolas de nível superior, hotéis e secretarias de Estado. A cidade de São Paulo foi privilegiada por contar com a Companhia do Metrô durante essas cinco décadas de operação exemplar. A dedicação e o profissionalismo da equipe têm sido essenciais para garantir um serviço de transporte público seguro e de qualidade, que atende às necessidades da população paulistana e contribui para o progresso contínuo da cidade. Roberto Kochen, engenheiro civil com doutorado em túneis e geotecnia, foi professor da Escola Politécnica da USP, CEO da GeoCompany Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente