Na manhã do dia 14 de junho de 2024, às 8h30, no Auditório Francisco Romeu Landi, a Comissão de Graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou um workshop para discussão dos trabalhos realizados pela CG e pelas Comissões de Coordenação de Curso para adequação dos cursos da Escola às novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia. Estas novas estruturas terão vigência a partir do 1º semestre de 2025. As novas estruturas deverão ser aprovadas, impreterivelmente, na Congregação de 27 de junho de 2024. Confira as fotos no link.
Arquivo mensais:junho 2024
Jornal da USP: “A tecnologia mais poderosa que a humanidade criou”
Link: https://jornal.usp.br/atualidades/a-tecnologia-mais-poderosa-que-a-humanidade-criou/ Data de publicação: 24/06/2024 Docentes citados: Roseli de Deus Lopes; Anna Helena Reali; Fábio Cozman. Resumo: O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizou um seminário que debateu aspectos positivos e negativos da Inteligência Artificial. Intitulado IA e a ciência, o seminário pautou-se no dossiê “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica” da última edição da Revista USP. Participaram do evento a diretora do IEA e professora da Escola Politécnica (Poli), Roseli de Deus Lopes e os professores Anna Helena Reali e Fábio Cozman, também da Poli.
USP abre inscrições para a 1ª Escola de Inverno em programação web para meninas de forma online
Curso on-line do ICMC será ministrado de agosto a dezembro para alunas do ensino médio; ao todo, serão 100 vagas oferecidas a adolescentes de todo o Brasil Texto: Matheus Martins Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas, até o dia 6 de agosto, para a 1ª edição da Escola de Inverno em Programação Web para Meninas. Na atividade, alunas do ensino médio antenadas ao mundo da Programação e Web Design terão acesso a um curso on-line gratuito sobre o tema. A iniciativa oferece 100 vagas no total, e as interessadas devem se candidatar por meio do Google Forms. O curso tem como objetivo incentivar a participação de garotas nas áreas de Computação, Tecnologia e/ou Ciências Exatas por meio da transmissão de conhecimentos que servirão de base para as estudantes. Para participar, basta a aluna estar cursando regularmente o ensino médio, ter acesso à internet via celular ou computador, possuir uma conta Google, identificar-se como mulher, mulher trans ou não-binária e enviar um vídeo de motivação para a organização do ICMC. A USP salienta que é recomendável a participante ter experiência básica em Programação, através de portfólios ou projetos, ser egressa de iniciativas como TechSchool/Tech Girls ou Meninas Programadoras ou ter participado de competições relacionadas à área de tecnologia. O curso é um projeto vinculado ao Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (GRACE), projeto de extensão do ICMC, e será realizado em formato 100% digital. As aulas começarão no dia 17 de agosto e têm final previsto para 20 de dezembro, totalizando quatro meses de aprendizado. A aula inicial será ao vivo para que as alunas possam conhecer as diretrizes e tirar suas dúvidas a respeito do curso com a equipe organizadora e de monitoria do ICMC. Na sequência do planejamento da Escola, as sessões serão assíncronas, ou seja, estarão disponíveis no formato de videoaulas na plataforma Google Classroom para as estudantes assistirem quando e onde quiserem. A USP disponibiliza monitorias para as estudantes todos os dias em horários agendados, de segunda a sexta-feira, que serão divulgados exatamente na aula inicial. Ao término do curso, as participantes receberão um certificado e haverá ainda a entrega dos projetos finais das meninas. Coordenadora do curso, a professora Lina Garcés afirma que a Escola de Inverno em Programação é uma oportunidade para meninas adolescentes que já tiveram contato com a área continuar seus estudos antes mesmo de ingressarem na universidade. “A gente espera que seja um sucesso. Atualmente temos uma demanda reprimida de meninas que desejam participar desse tipo de iniciativa. E as propostas ativas que temos feito até agora são para fundamentos de Programação, ou seja, uma introdução à Programação e à Tecnologia. As meninas que participam desses cursos iniciais e desejam continuar seus estudos não têm muitas opções. Então, a Escola de Inverno para o Desenvolvimento Web visa dar uma possibilidade para essas meninas continuarem seus estudos avançando seu conhecimento na área”, completa a professora do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC. Vale reforçar que a Escola de Inverno em Programação Web para Meninas é um projeto financiado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do ICMC, a qual faz parte do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus da USP São Carlos. Serviço 1ª Edição da Escola de Inverno em Programação Web para Meninas Duração do curso: 17 de agosto até 20 de dezembro Formato:100% on-line Plataforma de acesso às aulas: Google Classroom Inscrições: até dia 6 de agosto pelo formulário: https://icmc.usp.br/e/5d7d9 Dúvidas? Escreva para: linagarces@usp.br, luizarodriguescardoso@usp.br ou thaislauriano@usp.br.
Estudo da USP precisa de voluntários pós-graduandos para pesquisa sobre autoeficácia científica
Podem participar alunos matriculados em programas de pós-graduação, mestrado, mestrado profissional e doutorado, de qualquer instituição de ensino no Brasil Com informações do Jornal da USP Pesquisadores buscam alunos de pós-graduação stricto sensu – mestrado, mestrado profissional e doutorado – matriculados em instituições de ensino no Brasil para participarem do estudo Escala de Autoeficácia para Pesquisa Científica, que tem o objetivo de avaliar a percepção que indivíduos têm sobre suas próprias capacidades em relação às ações de pesquisa/investigação científica no contexto de pós-graduação. Para participar basta acessar o questionário neste link. O estudo é de Rafael Lima Dalle Mulle, orientado pela professora Fabiana Maris Versuti e supervisionado pela professora Diana Aguiar Vieira, no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Outras informações: rafael.mulle@usp.br
Congregação da Escola Politécnica da USP aprova Projeto Acadêmico Institucional 2023 – 2027
Congregação da Escola Politécnica da USP aprova Projeto Acadêmico Institucional 2023 – 2027 28/06/2024 Amanda Rabelo Em sessão realizada na tarde do dia 27 de junho de 2024, a Congregação da Escola Politécnica da USP aprovou o Projeto Acadêmico Institucional 2023 – 2027, documento que substitui a primeira versão, apresentada em 2018. “O Projeto Acadêmico da Poli é um trabalho conjunto de toda a sua comunidade, de modo a contemplar as mais diversas ações e opiniões e organizá-las no sentido de melhor servir à Sociedade”.O Projeto 2019-2023 foi concebido considerando a missão da Escola Politécnica para o futuro da engenharia no País, e sua revisão no novo ciclo atualiza as estratégias e objetivos com base em indicadores e fatores críticos de sucesso, essenciais para avaliação do progresso do plano.“A novidade do PA ora proposto é a preocupação com dois importantes temas: a Governança e a Inclusão e Pertencimento. O aperfeiçoamento da governança, responsável pelas diretrizes, pelos processos e mecanismos que irão garantir eficiência, transparência e sustentabilidade das atividades administrativas e acadêmicas, tem exigido um grande esforço da Poli, demonstrando sua preocupação na continuidade da excelência do ensino e da pesquisa, mantendo sua perenidade e confiança na sua referência que permeia por mais de um século. Acesse aqui o Projeto Acadêmico Institucional 2023 – 2027 da Poli-USP O tema da inclusão tem sido cada vez mais presente na Universidade de São Paulo. O acolhimento aos alunos, professores e funcionários é uma preocupação constante e trabalho permanente da Comissão de Inclusão e Pertencimento, recentemente estruturada e deverá ser um grande desafio no próximo ciclo avaliativo”.Confira abaixo a Missão, Visão e Valores da Escola Politécnica da USP:MISSÃO (Por que existimos?)A Escola Politécnica, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país e do planeta, com a prática da cidadania e com responsabilidade ética, social, econômica e ambiental, tem como missão formar profissionais em Engenharia com excelência científica e técnica, que possam se tornar líderes inovadores e empreendedores, realizar pesquisas, difundir e preservar conhecimento, e prestar serviços de alta relevância e impacto para a sociedade, em âmbito nacional e internacional.VISÃO (o que queremos ser?)Ser um centro de vanguarda de Engenharia, reconhecido nacional e internacionalmente, que participa da construção da sociedade do futuro e se vale de conhecimentointerdisciplinar, capacidade de pesquisa e domínio de um amplo espectro de tecnologias para educar e formar profissionais com forte base conceitual e metodológica para a inovação e o desenvolvimento.VALORES• Integridade: com integridade preservamos a confiança mútua, a credibilidade e possibilitamos o trabalho em equipe e a colaboração;• Racionalidade: acreditamos na lógica, na análise, na matemática, na modelagem, nos conceitos precisos, no contraditório, no diálogo;• Respeito: respeitamos o outro e a realidade, seja da natureza, seja da realidade social, e não hesitamos em re-avaliar, como ‘re – specere’ do Latim, em olhar de novo. A percepção do outro deve ser reavaliada;• Postura criativa: a engenharia trata do que não existia, do que poderá ser, e os conceitos devem ser apreendidos na sua abrangência máxima para não estreitar a visão daspossibilidades;• Postura educativa: devemos levar em consideração o desenvolvimento do aluno em todas as atitudes;• Rigor acadêmico: treinamos a habilidade de rastrear os passos do raciocínio até os princípios fundamentais;• Responsabilidade social: desenvolvemos alta tecnologia que causa impactos sociais e ambientais, cabendo a cada um atuar com responsabilidade social;• Humanismo: exercemos a engenharia levando em conta o humanismo.
Agência FAPESP: Poli-USP com inscrições abertas para duas vagas de pós-doutorado
Link:https://agencia.fapesp.br/poli-usp-com-inscricoes-abertas-para-duas-vagas-de-pos-doutorado/52026 Data: 24/06/2024 Docentes citados: Celma de Oliveira Ribeiro; Erik Rego. Resumo: Uma das vagas está disponível no Centro de Inovação para Transição Energética, uma parceria entre o Departamento de Engenharia de Produção Poli-USP, a Cosan e a Fundação Vanzolini. A segunda vaga é referente ao projeto de pesquisa “Análise de risco tecnológico e econômico de tecnologias de decomposição de amônia a altas pressões”, coordenado pelos professores Celma de Oliveira Ribeiro e Erik Rego, da Poli. As inscrições estão abertas até dia 30/06 e podem ser feitas a partir do envio de currículo e carta de apresentação no e-mail: etic@vanzolini.org.br.
Nova Brasil FM: Brasil deverá ter três usinas de dessalinização até 2026
Link: https://novabrasilfm.com.br/jornalismo/brasil-devera-ter-tres-usinas-de-dessalinizacao-ate-2026 Docente entrevistado: professor José Carlos Mierzwa do Departamento de Engenharia Hidráulica Ambiental da Escola Politécnica da USP. Data: 24/06/2024. Resumo: A Sabesp divulgou que pretende atender parte da população de Ilhabela, cidade localizada num arquipélago do litoral Norte, com uma usina que irá retirar o sal da água do Atlântico. Através de três usinas de dessalinização, o projeto pretende abastecer mais de 8 mil pessoas e deve ficar pronto até 2026. “A indústria passou a usar desde a década de 1990, na área de abastecimento público para tratamento de água. O primeiro caso no Brasil foi em Fernando de Noronha. Hoje, temos também no Ceará, sendo a usina de Fortaleza a maior do Brasil. E agora teremos em Ilhabela”, relatou o professor José Carlos Mierzwa do Departamento de Engenharia Hidráulica Ambiental da Escola Politécnica da USP.
Doutorando da Escola Politécnica da USP ganha prêmio em conferência internacional por demonstração de hardware
Doutorando da Escola Politécnica da USP ganha prêmio em conferência internacional por demonstração de hardware Pesquisador foi aos Estados Unidos apresentar seu projeto em evento que reuniu pesquisadores de hardware de todo o mundo 26/06/2024 Mariana Ricci Em maio de 2024, Victor Takashi Hayashi, doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, viajou à Washington DC (EUA) para participar do IEEE International Symposium Hardware Oriented Security and Trust (HOST), e ganhou o principal prêmio do evento.Criado em 2008, o HOST é um simpósio internacional que reúne pesquisadores de segurança de hardware de institutos como Universidade da Flórida, Universidade de Yale, Universidade de Kobe e muitos outros. Victor representou a USP no evento apresentando seu trabalho referente ao ensino de segurança de hardware. Sua demonstração ficou em primeiro lugar entre 25 outras, de 15 instituições de todo o mundo.“Foi meu primeiro congresso internacional fora do Brasil, uma ótima oportunidade de conhecer e trocar ideias com autores cujos trabalhos venho estudando para meu doutorado”, relata o pesquisador.A pesquisa de Hayashi direciona-se à detecção de hardware trojans usando técnicas de Inteligência Artificial. Trojans são programas ou códigos semelhantes a vírus de computadores, porém embutidos em dispositivos físicos. “O objetivo da pesquisa é obter um método eficiente e com boa acurácia para detectar hardware trojans usando diferentes modelos de aprendizado de máquina”, segundo o pesquisador. O principal resultado obtido até agora foi uma nova base de dados de hardware trojans para fomentar a pesquisa em métodos de detecção. Segundo Hayashi, a temática que aborda em sua pesquisa é de grande interesse público, uma vez que ameaças de hardware trojans podem comprometer aplicações críticas como casos de uso industriais e autenticação por dispositivo confiável em aplicações bancárias. Victor Hayashi também já participou da IEEE Induscon, conferência internacional que acontece no Brasil A demonstração que foi premiada no IEEE Host tratava-se de uma ferramenta que permite realizar testes manuais e automáticos em dispositivos para verificar se eles possuem hardware trojans. “O reconhecimento do prêmio de melhor apresentação me fez perceber que muitas vezes os trabalhos de destaque possuem simplicidade, e que também é possível realizar pesquisas relevantes ao explorar temas inéditos, como foi o caso da educação em segurança de hardware, tema da demonstração realizada”, explica Hayashi. Sobre a Poli – A Escola Politécnica da USP é uma escola de graduação e pós-graduação em engenharia, e por fazer parte de uma universidade que coloca-se no centro da pesquisa acadêmica da América Latina, fomenta as atividades científicas de sua comunidade. Desta forma, pesquisadores como Hayashi têm espaço e suporte para desenvolverem suas pesquisas únicas. O doutorando relatou que durante todo o processo de participação no IEEE Host foi incentivado por seu orientador, Wilson Vicente Ruggiero, professor titular da Poli.
Estão abertas as inscrições para o edital de bolsas mérito para alunos de graduação da Poli-USP que farão intercâmbio
Inscrições no edital de bolsa mérito serão de 10 a 27 de junho de 2024 As bolsas mérito são voltadas aos alunos de graduação da Escola Politécnica da USP que farão intercâmbio por intermédio de editais de mobilidade da Poli ou da AUCANI no segundo semestre de 2024 e/ou no primeiro semestre de 2025. Para realizar as inscrições os alunos devem seguir os passos a seguir: Preencha o formulário do link abaixo e salve a cópia e salve a cópia recebida em pdf: https://forms.gle/Qeg4abQPA8VWJqtF9 Faça a inscrição no SISTEMA MUNDUS no edital 1923 – EPUSP. Só é possível fazer inscrição através do email USP. Ademais, tenha em mãos a sua carta de aceite se já a possuir. O edital está disponível no Sistema Mundus e pode ser acessado pelo link: https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=G&codmnu=9740 Toda a comunicação é feita pelo edital e por email USP, onde são enviados comunicados e atualizações durante e depois da seleção de bolsa.
FIESP e o CIESP anunciam o lançamento de prêmio FIESP Inteligência Artificial 2024
As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e o prêmio é de 20 mil reais para o primeiro colocado A FIESP e o CIESP lançaram o Prêmio FIESP Inteligência Artificial 2024.Por meio do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria e do Hub Acelera FIESP, a iniciativa visa reconhecer e premiar os melhores casos de sucesso na aplicação e desenvolvimento de tecnologias e modelos de negócio em Inteligência Artificial (IA) de startups, preferencialmente com aplicação industrial. O convite foi direcionado à USP em reconhecimento do papel que as universidades desempenham no desenvolvimento tecnológico e no avanço da inteligência artificial. A organização busca incentivar e destacar iniciativas acadêmicas inovadoras dentro deste ecossistema competitivo, promovendo visibilidade e credibilidade a elas. Podem se candidatar startups com modelos de negócio inovadores baseados em IA e um case de desenvolvimento e aplicação da tecnologia. As inscrições estão abertas até 30/06/2024 pelo link: Formulário de Inscrição. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia na sede da FIESP, com premiação incluindo troféus e um prêmio em dinheiro de R$20.000,00 para o primeiro colocado. Outras informações, regulamento e etapas estão disponíveis em www.fiesp.com.br.