Workshop desenvolvido pela Fulbright integrou e atualizou professores sobre o uso de IA na educação

Workshop sobre o uso de IA na educação desenvolvido pela Fulbright e Poli-USP promove integração entre professores universitários 03/10/2025 Bernardo Medeiros e Maria Clara Ramos Entre os dias 23 a 25 de setembro, o evento “Innovating Engineering Education” foi realizado no Centro de Inovação da USP. Protagonizado pela Fulbright Brasil, a Escola Politécnica da USP e a PUC-Paraná, dentro do Programa de Modernização do Ensino de Graduação, com apoio da Capes e da Embaixada Americana, o workshop reuniu professores de mais de 25 universidades brasileiras para aprenderem mais sobre a expansão do uso da Inteligência Artificial na educação. Entre temas como ética, aplicação em provas, ou diferentes plataformas de IA, o professor Andrew Katz explorou uma miríade de temas, enquanto promovia conversas e atividades práticas entre os professores.O evento foi apenas mais uma ação de um projeto que a Fulbright está desenvolvendo no Brasil desde 2019. Essa iniciativa envolve sete instituições brasileiras em prol da atualização do ensino de engenharia no Brasil, adaptando futuros profissionais para as demandas das novas tecnologias. A troca cultural entre universidades brasileiras e estrangeiras promove a construção de uma frente única em direção à um ensino mais estruturado e diversificado.

Possíveis formandos devem ser inscrever para Colação de Grau. Confira os prazos para quem conclui o curso neste semestre (2º semestre 2025) – Inscrições Prorrogadas!

INFORMAÇÃO: A Colação de Grau é um evento público que oficializa o formando “Engenheiro”. A data da Colação de Grau é mencionada em documentos oficiais como Atestado de Conclusão, Histórico Escolar e até o Diploma, o que impede a emissão desses documentos se o formando não Colar Grau, conforme Deliberação do Conselho Estadual de Educação – CEE nº 37/2003. Prezados Alunos, Para os alunos que estão cursando o último semestre para a conclusão do curso, informamos que a inscrição para a Colação de Grau referente aos possíveis formandos no 2º semestre de 2025 foram prorrogadas e deverão ser efetuadas até as 22:00 horas do dia 17/10/2025 (sexta-feira). Observações: Se existe a possibilidade de se formar no final deste segundo (2º/2025), mesmo sendo uma possibilidade pequena, você deve fazer a Inscrição e entregar a documentação. Não precisa esperar a última nota ou equivalência sair, isso ajudará para que não atrase os procedimentos para a realização da colação grau. Se você não for se formar no 2º semestre de 2025, se já está formado, já colou grau ou já fez as inscrições, por favor, desconsiderar este e-mail. Os alunos que fizeram a Inscrição no semestre passado e não se formaram, e vão se formar no final deste semestre (2º semestre de 2025), devem fazer a Inscrição e entregar os documentos novamente. Juntamente com a inscrição o aluno deve, obrigatoriamente, enviar os seguintes documentos: RG, (não pode ser CNH); RNM ou RNE, (somente em caso de Estrangeiro, neste caso não é necessário a Certidão de Nascimento e o RG); Documento Militar, (somente alunos da Marinha, neste caso não é necessário o RG); CPF (se o número na cópia estiver legível no RG a entrega não será necessária); Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. Os três documentos devem estar digitalizados cada um apenas em PDF, com frente e verso legíveis. Atenção: Não serão aceitos documentos de fotos de celulares, com arquivos de extensão JPEG, PNG entre outras. Só serão aceitos documentos com extensão em PDF. Observações: Antes de preencher o formulário tenha os documentos já digitalizados. A falta de qualquer documento solicitado implicará na interrupção do processo da Colação de Grau. Inscrições estarão abertas a partir do dia 11/08/2025. Acessar Link para a Inscrição 2º semestre de 2025. Após a inscrição, as Grades Curriculares de todos os inscritos serão conferidas entre meados de janeiro e fevereiro/2026. Após a conferência enviaremos um e-mail informando a sua situação (Pendente ou Aprovado). A Seção de Expedição de Diplomas não faz nenhuma conferência de Grade antes dos meses estabelecidos (janeiro e fevereiro/2025). Seguem algumas Orientações Prévias que poderão contribuir com o processo de Conferência e regularização de possíveis pendências: Alunos da EC2 que cursaram disciplinas da EC3 devem solicitar equivalência dessas disciplinas junto ao SVGRAD; Alunos do Convênio Duplo Diploma que ainda estão com o período de DD como MA no histórico escolar, devem solicitar a CRInt o envio da documentação ao SVGRAD para regularização. Estas disciplinas serão lançadas no Histórico Escolar do Júpiter, e não podem estar com Status de MA (matriculado), elas devem estar com o Status de AE (aproveitamento de estudos); Alunos que fizeram Intercâmbio Acadêmico no exterior e que no histórico escolar o período ainda consta como MA (matriculado), devem solicitar o aproveitamento desse intercâmbio junto ao SVGRAD. As orientações estão disponíveis no seguinte link: https://www.poli.usp.br/ensino/graduacao/aluno/atendimento-aos-alunos Verificar a quantidade de optativas livres cursadas com relação ao seu curso, principalmente com relação ao crédito aula e trabalho, alguns cursos solicitam que as disciplinas de optativas livres sejam apenas crédito aula. Se você tem alguma disciplina de Módulo que cursou no lugar do que foi solicitado na sua grade, você deverá solicitar uma autorização junto ao seu coordenador e assim que aprovada a mesma deverá ser lançada no seu Histórico Escolar; Nenhuma disciplina poderá estar com nota e continuar com Status de Matriculado (MA), todas deverão ser validadas no sistema, estarem aprovadas Status (A), ou reprovadas; Verifique se existe alguma disciplina no seu Histórico que esteja com Status de Inscrição (I), Pendente (P) ou qualquer outro status que possa impedir a sua conclusão, como já mencionado nos itens anteriores as disciplinas só poderão estar com Status de Aprovado (A) ou reprovadas; As disciplinas que foram solicitadas equivalências para substituírem disciplinas obrigatórias da grade não podem ser contabilizadas como Optativas Livres; Os alunos de Duplo Diploma que fizeram alguma alteração de Plano de Estudos para quando retornassem ao Brasil devem formalizar essa alteração em documento aprovado pela Coc. do seu departamento e entregue ao Serviço de Graduação (Seção de Alunos) para que seja aprovado pela Comissão de Graduação – CG. Esses itens devem ser atendidos para que não atrasem o seu processo de formatura e colação de grau. Assim que a data de colação de grau for agendada vamos enviar um e-mail para comunicar. Agradecemos, Seção de Expedição de Diplomas Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professor da Poli-USP fala sobre atuação do Centro de Tecnologia Assistiva para Atividades da Vida Diária (CTECVIDA) em revista especializada

Data: 29/08/2025 Docente citado: Arturo Forner-Cordero, Professor do departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da USP. Link: https://abimed.org.br/publicacoes/revista-vi-tech-edicao-13/  A tecnologia assistiva é o conjunto de recursos e equipamentos oferecidos a pessoas com deficiência ou incapacidade. Marco Pellegrini, matemático e professor, teve sua vida mudada depois de ficar tetraplégico em 1991. Para ele, foi a tecnologia assistiva que lhe deu a possibilidade de viver novamente e algumas soluções simples podem entregar dignidade e oportunidade às pessoas com deficiência.  Marcos se engaja, desde então, com a inclusão e vida independente de pessoas em condições semelhantes à sua. Ele participou da fundação do Centro de Vida Independente Araci Nallin (CVI-AN), representou o Brasil em conferência da ONU pela implementação de direitos para pessoas com deficiência e teve cargos políticos, como Secretários adjunto na Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.  O professor comentou que diversos avanços foram realizados no processo de inclusão, mas que estratégias são necessárias para sustentar e garantir a manutenção dessas políticas e tecnologias, pois “democratizar é transformar tecnologia em autonomia, com qualidade e brevidade”, afirmou.  O Centro de Tecnologia Assistiva para Atividades da Vida Diária (CTECVIDA), iniciativa da Poli-USP, funciona como um hub para consolidar a produção e disseminação de tecnologias assistiva, os laboratórios, por exemplo, testam seus serviços e produtos em situações reais, contando com a participação de usuários e partes interessadas. Coordenador do projeto e docente da Escola Politécnica da USP, Arturo Forner-Cordero comentou a importância de envolver o usuário final  no processo tecnológico: “Esse diálogo constante garante que o resultado seja útil, seguro e funcional”. Marco Pellegrini tem colaboração com a CTECVIDA e é personagem fundamental na iniciativa “Ele traz energia, visão e liderança. É um estímulo para todos nós do CTECVIDA”, afirmou Arturo.

Entidade da Poli abre inscrições para vaga de estágio em Gestão de Resíduos

  O Programa de Gestão de Resíduos da Escola Politécnica, o Poli Recicla, abriu uma vaga de estágio para os alunos da comunidade politécnica. A oportunidade, que possui carga horária semanal de 20 horas, busca graduandos a partir do 3° semestre que possuam conhecimentos em Excel. As responsabilidades que o selecionado terá que cumprir são: Produzir relatórios mensais com os indicadores quantitativos e qualitativos Organizar planilha de entrada e saída de Produtos Químicos Controlados por Órgãos Fiscalizadores (Polícia Federal, Polícia Civil e Exército) Acompanhar, analisar e informar pontos críticos na Gestão de Resíduos da Poli (recicláveis, lâmpadas, pilhas/baterias, toners) Gerar relatórios mensais após levantamento com laboratórios Auxiliar na renovação das Licenças de uso de Produtos Químicos Participar do processo de Gestão e destinação de resíduos químicos por empresa terceirizada Gerenciar e elaborar conteúdos para as redes sociais do Poli Recicla Criar vídeos educativos relacionados à Gestão Ambiental Elaboração de relatório anual A entidade está localizada no Prédio Administração da Escola Politécnica – Av. Prof. Luciano Gualberto, 380. A vaga prevê o início imediato do candidato aprovado. Para participar do processo seletivo, envie o histórico escolar e currículo para marinho.camila@usp.br.

Jornal da USP | Obsolescência programada pode causar impactos ao meio ambiente

Data: 02/10/2025 Docente citado: Marcelo Zuffo, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP. Link:https://jornal.usp.br/radio-usp/alem-de-pratica-considerada-abusiva-obsolescencia-programada-pode-causar-impactos-ao-meio-ambiente/  A obsolescência programada, enquanto resultado de ações tomadas pelas indústrias de alguns bens a fim de diminuir a vida útil de um serviço ou produto, tem consequências diversas, no que diz respeito à relação homem-natureza.  O professor Marcelo Zuffo, do departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou que existem  várias maneiras de fazer um serviço ser obsoleto rapidamente, desde usar materiais de menor qualidade, desenvolvimento de softwares que deixam o sistema mais lento até o desenho desfavorável a um ciclo de vida longo.  Antonio Morato, advogado e docente da Faculdade de Direito da USP comentou as problemáticas jurídicas dessas ações: “a obsolescência programada pode ser considerada como prática abusiva no mercado de consumo brasileiro”. Ele pontua, também, que a natureza pode sofrer com isso, ferindo um dos direitos básicos do consumidor, já que mais lixo será produzido e essa quantidade é muito maior do que os ecossistemas podem suportar, já que nem tudo é reciclável.  A conscientização para esse problema é de extrema importância, tanto para os consumidores finais quanto para os produtores, “a consciência ambiental das pessoas começa normalmente em meios altamente intelectualizados, como é o caso das universidades, mas hoje esse tema também é abordado pela indústria. Existem fabricantes mais conscientes dessa questão da obsolescência programada, que desenvolvem produtos com ciclos de vida mais longos”, afirmou Zuffo sobre iniciativas dos diversos setores nesse assunto. 

Campus Mobile tem inscrições abertas para projetos criativos em tecnologia móvel 

Data: 26/09/2025 Link: https://jornal.usp.br/universidade/campus-mobile-tem-inscricoes-abertas-para-projetos-criativos-em-tecnologia-movel/ O Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo por meio do desenvolvimento de projetos em formato de aplicativos, produtos e serviços no segmento mobile, abriu inscrições para a 14º edição. A iniciativa do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da Escola Politécnica da USP tem inscrições abertas até o dia 9 de novembro e estudantes da graduação e pós-graduação e recém-formados de todo país podem participar. Após a apresentação do projeto inicial, serão 17 selecionados para cada uma das seis categorias disponíveis. Todos passarão por um momento de aperfeiçoamento dos projetos, que ocorrerá em São Paulo e 3 desses projetos serão escolhidos para a etapa final, garantindo um prêmio de 2,7 mil reais. Ao final, o vencedor de cada categoria receberá 9 mil reais e uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, para apresentar suas ideias em universidades, centros de inovação e grandes empresas de tecnologia.  Repercussão: portalaz.com.br/noticia/artigos/85974/instituto-claro-abre-inscricoes-para-a-14a-edicao-do-campus-mobile-no-piaui/  https://roraimaemfoco.com/instituto-claro-abre-inscricoes-para-a-14a-edicao-do-campus-mobile-em-roraima/   

Agência Fapesp | Dispositivo desenvolvido no Brasil é peça-chave no upgrade do maior acelerador de partículas do mundo

Data: 30/09/2025 Docente citado: professor Luiz Antonio Barbosa Coelho, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da USP. Primeiro lote de placas OpenIPMC: versão aberta do IPMC, desenvolvida no Brasil pelo SPRACE em parceria com a empresa Lynx. Diferentemente das soluções proprietárias, permite que pesquisadores acessem, modifiquem e adaptem livremente hardware, firmware e software, acelerando a inovação científica e tecnológica (foto: Cern/divulgação). Link: Dispositivo desenvolvido no Brasil é peça-chave no upgrade do LHC Resumo: A empresa Lynx Tecnologia Eletrônica, fundada por docentes da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) desenvolveu o primeiro gerenciador e controlador totalmente aberto para o maior acelerador de partículas do mundo. O dispositivo, nomeado OpenIPMC, supervisiona placas eletrônicas em sistemas de alto desempenho, monitora algumas variáveis, controla componentes e alguns estados de operação. O seu diferencial é permitir que os pesquisadores adaptem e utilizem livremente o sistema, algo difícil em outros IPMCs, que, na maioria das vezes, são estão sujeitos a altos custos e longas esperas para possíveis modificações.  A Lynx Tecnologia Eletrônica, fundada por docentes da Escola Politécnica (Poli) da USP, já entregou o primeiro lote de 100 placas ao Cern, para testes, e prepara a fabricação de 1.000 unidades para o CMS, sob supervisão do professor Luiz Antonio Coelho, da Poli. “Fabricar as 1.100 unidades do OpenIPMC para o Cern representa não apenas um marco técnico, mas também demonstra a capacidade da indústria brasileira de atender aos mais rigorosos padrões internacionais”, celebra Coelho.  

Tiinside | Tecnologias limpas e transformação digital impulsionam soluções sustentáveis no Brasil

Data: 30/09/2025 Link: https://tiinside.com.br/30/09/2025/tecnologias-limpas-e-transformacao-digital-impulsionam-solucoes-sustentaveis-no-brasil/  Teresa Cristina de Carvalho, docente da Escola Politécnica da USP, participou de um debate sobre as tecnologias limpas e a busca por um futuro sustentável. Teresa e outros dois especialistas trouxeram análises que alinham ciência, tecnologia e inclusão social. A professora trouxe exemplos de  projetos que unem essas três áreas, como a cadeia do cacau e do cupuaçu que, no Pará, utiliza ferramentas de energia solar e capacita indígenas e quilombolas na produção de um produto de alto valor agregado.  Em sua fala, Otávio Chase (professor da UFRA) abordou a importância, as perspectivas e os desafios no processo de transição energética no Brasil, afirmando que 25% da matriz elétrica nacional será advinda de energia limpa. Como desafio, ele enxergou os gastos energéticos que um Data Center de Inteligência Artificial pode consumir com a chegada no Brasil, mas enxerga a oportunidade: “Esses data centers podem aumentar o PIB do Brasil, desde que conectados a fontes renováveis e a sistemas de armazenamento”.  Vanessa Schramm, da Universidade Federal de Campina Grande, destacou os problemas urbanos no planejamento sustentável e na digitalização do espaço, a organização é importante para que não haja o colapso dessa área, pela dimensão dos cuidados necessários. A professora defende que ocorra o monitoramento climático, gestão residual feita por Internet das Coisas (IoT) e sistemas de mobilidade inteligente. Com essas ideias, seria possível diminuir as desigualdades e melhorar os recursos disponíveis.