Apagão digital que afetou sites, apps e empresas em todo o mundo escancara os riscos da ‘nuvem’. Entenda

[Imagem: Freepik] Data: 26/10/2025 Link: https://www.osul.com.br/apagao-digital-que-afetou-sites-apps-e-empresas-em-todo-o-mundo-escancara-os-riscos-da-nuvem-entenda/amp/  Docente entrevistado: Professor Marcos Barreto Resumo: Uma falha do funcionamento da nuvem da Amazon Web Services, plataforma do bilionário Jeff Bezos, afetou centenas de sites, aplicativos e redes sociais na semana passada. Segundo Marcos Barreto, professor da Escola Politécnica da USP, provedores de nuvem e cibersegurança estão sujeitos a erros de funcionamento, e episódios como esse evidenciam a fragilidade de um sistema que concentra diversas aplicações em poucos servidores de nuvem.

UOL | Nível da água nas represas da Grande SP é o pior em 10 anos; qual o risco?

[Imagem: Freepik] Data: 25/10/2025 Link: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/10/25/agua-sao-paulo-2025.htm  Docente entrevistado:  Professor José Carlos Mierzwa. Resumo: Após 3 anos, o principal sistema de abastecimento de São Paulo, o Cantareira, está na faixa 4 (restrição) depois de 3 anos. Segundo o professor José Carlos Mierzwa, da Escola Politécnica, é necessário que o volume de água nos reservatórios cresça até o mês de março para evitar restrições à população durante o período de seca.

Artigo “Futuro da engenharia automotiva no Brasil depende da exportação de conhecimento”, por Marcelo Augusto Leal Alves, professor da Poli-USP

[Imagem: Freepik] Data: 16/10/2025 Link: https://mecanicaonline.com.br/2025/10/poli-usp-futuro-da-engenharia-automotiva-no-brasil-depende-da-exportacao-de-conhecimento/  Docente Entrevistado: Professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica Resumo: A indústria automotiva no Brasil está passando por um momento de transformação. Segundo o professor Marcelo Augusto Leal Alves, o futuro desse setor da engenharia depende da capacidade de gerar conhecimento, e não apenas de produzir.

Estadão | Horário de verão vai voltar em 2025? O que dizem governo e OMS, o impacto das térmicas e como economizar energia agora

Imagem: [Reprodução/Freepik] 📆 Data: 25/10/2025 🔎Link:https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/horario-de-verao-2025-volta-economia-de-energia-conta-de-luz/#:~:text=Enquanto%20o%20hor%C3%A1rio%20de%20ver%C3%A3o,e%20a%20economia%20de%20energia. ✒️ Citados: professor André Luiz Gimenes Desde 2019, o horário de verão parou de ser implementado no Brasil. Entre debates contra e a favor da medida, o futuro permanece incerto quanto à manutenção ou regresso da política. Ponderando entre o fim da concentração no uso de energia elétrica e as novas dinâmicas da geração renovável, os novos tempos exigem novas medidas, resta saber se o horário de verão é eficaz ou não. Para o professor André Luiz Gimenez, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica (Poli) da USP, novas tecnologias, como as lâmpadas LED, e a mudança no perfil de consumo elétrico, hoje em dia protagonizado por medidas de climatização – como ar-condicionados – tornam a antiga lógica do horário de verão incongruente. No entanto, Gimenez, que também é coordenador do Grupo de Energia Poli, afirma que o horário de verão ainda pode ser útil em 2026. Embora o uso da rede de eletricidade não se concentre mais no fim da tarde, geralmente no período mais afetado pela medida, ela ainda pode distribuir melhor a geração de energia renovável produzida, por exemplo, por painéis solares.  Outras medidas, como a troca de lâmpadas incandescentes por LEDs, ou o investimento em isolamento térmico, como vedação em janelas e a instalação de cortinas e persianas, podem ser outras medidas para a economia de energia. Por enquanto, não há perspectiva de volta do horário de verão, mas os debates continuam.

Drones: USP e empresas projetam aeronaves capazes de atuar contra o fogo na floresta e medir gases de efeito estufa

  📆 Data: 24/10/2025 🔎 Link: https://saocarlosemrede.com.br/drones-usp-sao-carlos/ ✒️ Citados: empresa Xmobots, criada por egressos da Escola Politécnica da USP. Os drones, aeronaves leves e de controle remoto, vêm sendo usados cada vez mais para o combate contra incêndios florestais e a monitoração e vigilância dessas áreas. Algumas empresas brasileiras já se destacam na criação desses dispositivos, como a Xmobots, criada em 2007 por alunos egressos da Escola Politécnica da USP, junto a um auxílio da FAPESP, e com sede em São Carlos. Agora, a iniciativa é da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, que está desenvolvendo um protótipo de drone que combate incêndios e monitora zonas ambientais.

TV GGN | “Projeto Brasil” discute potencial do País em Terras Raras

[Imagem: Wikimedia Commons] Data: 23/10/2025 Link:https://jornalggn.com.br/noticia/projeto-brasil-discute-o-potencial-do-brasil-em-terras-raras-confira-nesta-quinta/  Docente Citado: Fernando Jose Gomes Landgraf, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (Poli) da USP. Terras Raras são elementos químicos extraídos de minerais, que advém da extração de grandes blocos de mineração e exigem um processo sofisticado de separação. O ímã de Terras Raras é um dos principais produtos dessa mineração. Com os estudos avançados no país, tem-se que o Brasil pode tomar o papel de extrema relevância geopolítica global. Luiz Gonzaga Trabasso, engenheiro mecânico e coordenador do projeto MagBras, explica que a iniciativa pode ser um estruturante dessa influência internacional. A MagBras consiste em um demonstrador industrial do ciclo completo de produção brasileira de ímãs permanentes de terras-raras, partindo das minas até a reciclagem do produto final (os ímãs permanentes). O professor Titular da Escola Politécnica (Poli) da USP, Fernando Landgraf, comentou que o projeto pode ter boas perspectivas ao encontrar parceiros na Europa ou na Ásia, admitindo, também, que o Brasil entrou nesse cenário para ficar. Landgraf abordou também o papel de países como a China e o Japão na produção desses imãs.  A pauta ambiental não ficou de fora, e a perspectiva é de que, se manuseados com a cautela necessária, tudo pode ser explorado e haverá a remediação ambiental. O principal objetivo dos projetos e estudos, realizados com o dinheiro público, é de que os minérios não saiam do País como commodities, agregando valor ao produto. 

Edital para bolsas de estudo para a Califórnia tem inscrições abertas até o dia 2 de novembro [2025]

[Imagem: Wikimedia Commons] O Edital para os programas de bolsas de estudos na Califórnia está com inscrições abertas, até o dia 02 de novembro, para as turmas de 2026 e 2027. Os intercâmbios serão realizados na California State University (Northridge) e na University of La Verne. Os programas atendem as seguintes áreas, de acordo com as universidades:  California State University (Northridge): Applied Design Thinking and Storytelling Communication, Design & Innovation Digital Companies & E-Business Revolution Leadership in an Age of Disruption University of La Verne: Business English Finance & Accounting Leading & Coaching the Human Organization Strategy & Marketing Para obter mais informações e realizar a pré-inscrição, acesse o site.

Inscrições abertas para o 2° Prêmio Mulheres e Ciência do CNPq

[Imagem: Divulgação] O Prêmio Mulheres e Ciências, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está com inscrições abertas para sua segunda edição. O evento tem como objetivo promover a participação feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação, e possui duas categorias: Estímulo, de R$20.000,00 e Trajetória, de R$40.000,00.  As participantes deverão apresentar os seguintes pré-requisitos: Currículo Lattes atualizado (até a data da inscrição); Envio de memorial acadêmico em PDF, evidenciando contribuições científicas e tecnológicas relevantes; Desenvolvimento de pesquisa no Brasil nos últimos 5 anos. Os resultados serão divulgados até 27 de fevereiro, e a cerimônia de premiação acontecerá em março de 2026, em Brasília. O período de inscrições é de 9 de outubro a 24 de novembro de 2025.  Confira o edital completo e inscreva-se em:  2º Prêmio Mulheres e Ciência 

Centro Interdepartamental de Línguas promove simulado do exame JLPT-N4 (2ª edição) em 6 de novembro

[Imagem: Divulgação] O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) está com inscrições abertas para o Simulado do Exame JLPT-N4 (2ª edição). A oficina simulará as 3 etapas do exame oficial JLPT. Data: 6 de novembro de 2025. Horário: 14h às 18h. Local: Casa de Cultura Japonesa, Sala 15 | Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Butantã, São Paulo – SP. As inscrições estarão disponíveis até 3 de novembro, pelo valor de R$25,00. Inscrição para Público USP: Simulado do Exame JLPT-N4 – 2ª edição (Público USP) Inscrição para Público Externo: Simulado do Exame JLPT-N4 – 2ª edição (Público Externo)    Confira outras informações em: Simulado do Exame JLPT-N4 (2ª edição) | Centro Interdepartamental de Línguas 

Estudantes de Engenharia Naval da Poli-USP realizam visita técnica ao Porto de Santos

Imagem: [Acervo Pessoal/Álex Guerlando] No final de outubro, a turma do 1° ano de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP realizaram uma visita de campo no Porto de Santos, junto à pesquisadores de pós-graduação. Orientados pela professora  Paula Birocchi e pelo gestor administrativo do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, Álex Guerlando, os alunos puderam conhecer  as instalações do Porto, tanto terrestres quanto aquaviárias. A visita Chegando a Santos pela manhã, o grupo recebeu uma apresentação institucional da equipe do Porto, passando pela área administrativa da instalação. Eles viram de perto uma maquete detalhada do parque portuário, aprendendo sobre a função de cada setor e terminal, além de conhecerem  a integração logística entre as diferentes áreas. A maquete representa com fidelidade o Porto de Santos, detalhando o seu funcionamento e os diferentes setores do parque. [Imagem: Acervo Pessoal/Álex Guerlando] Entre outros elementos, os visitantes conseguiram observar o canal de acesso, docas, cais, berços de atracação, cabeços, pátios e armazéns com detalhes. Além de terem a oportunidade de conferir como cada empresa de distribuição se organiza ao longo do canal. A turma ainda pode fazer uma visita rápida ao museu do Porto de Santos, que abriga uma variedade de itens e memórias. De réplicas de barcos a antigos itens de mergulho, o Museu abriga uma miríade de artefatos que contam o passado e a evolução do Porto e da Engenharia Naval. O Museu do Porto de Santos possui diversas réplicas de barcos novos e antigos. [Imagem: Acervo Pessoal/Álex Guerlando] Após a visita ao museu, os alunos foram levados ao canal do Porto. Em um tour pedagógico, eles puderam observar detalhes e elementos vistos anteriormente no Museu e na maquete. Além de sentirem na prática como se dá o deslocamento pelo parque aquaviário. Após o almoço, os alunos foram recepcionados pelo Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste pelo Chefe de Estado-Maior, Capitão de Corveta Felin e pelo Comandante Benites. A recepção seguiu com a visita aos navios do Grupamento de Navios Patrulha, na Capitania dos Portos de São Paulo, pertencentes à Marinha do Brasil. Ao final do dia, a turma embarcou nos navios Patrulha Maracanã e Guaporé, com o auxílio e acompanhamento de Oficiais das tripulações. A visita se deu em pontos essenciais das embarcações, como o passadiço, a praça de máquinas e o convés. O Navio-Patrulha Maracanã foi lançado em dezembro de 2022 e realiza missões de patrulha e monitoração da costa brasileira. [Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons] Oportunidade e futuro Esta é a segunda vez que os alunos da disciplina “PNV1120: Introdução à Engenharia Naval e Oceânica” têm a chance de visitar o Porto de Santos este ano. A iniciativa promove a integração profissional dos estudantes de Engenharia Naval, um dos pilares do curso, além de promover a motivação e o ímpeto para os alunos persistirem na área. As visitas de campo são essenciais para a manutenção dos alunos, que se inspiram, aprofundam e conhecem mais a sua área. O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica promove as excursões semestrais, permitindo que estudantes conheçam outras perspectivas na profissão. Os estudantes do primeiro ano de Engenharia Naval têm a oportunidade única de visitar o Porto de Santos. [Imagem: Acervo Pessoal/Álex]