Jornal da USP: Pesquisador da Poli explica sobre estudo de blindagem de veículos em podcast

[Imagem: Pixabay] Resumo: O pesquisador e Doutor pela Escola Politécnica da USP, Guido Muzio Candido, propôs em seu trabalho um novo método de blindagem de veículos civis. No estudo DfA2, projeto para montagem e blindagem, como metodologia para o processo de manufatura de veículos civis blindados, Guido elabora sobre um processo sistemático que envolve a documentação dos veículos e propriedades balísticas dos materiais de proteção, provendo uma blindagem de maior eficiência do que comparada ao método utilizado na indústria tradicional. Link: https://jornal.usp.br/podcast/pesquisa-propoe-nova-metodologia-para-processos-de-blindagem-de-automoveis/

Grupo de alunas do ICMC-USP promovem curso de programação para mulheres

Em sua 2ª edição, iniciativa é 100% online e está com inscrições abertas até dia 3 de agosto Caso você se identifique como mulher cis, trans ou não-binária e tenha interesse em tecnologia e programação web, considere esta oportunidade: estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Escola de Programação Web para Meninas e Mulheres. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências das Exatas (GRACE), vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Gratuito e 100% online, o curso é destinado a quem está no ensino fundamental II (8º e 9º anos), no ensino médio, ou que já tenha finalizado a educação básica e deseja iniciar uma capacitação em tecnologia. Para participar, basta se inscrever, até o dia 3 de agosto, neste link: https://icmc.usp.br/e/41865. Com início previsto para 17 de agosto e término em dezembro de 2025, o curso tem duração de cinco meses e será conduzido por meio de videoaulas gravadas e monitorias semanais, acompanhadas por estudantes da USP. A cada semana, as participantes aprenderão um tema diferente, que incluirá conteúdos como lógica de programação, linguagem Python e conceitos de desenvolvimento web, com conteúdos sobre HTML, CSS, banco de dados e o uso do framework Streamlite. Segundo a professora do ICMC e coordenadora do curso, Lina Garcés, a atividade busca cobrir a lacuna da participação feminina na área do desenvolvimento de software. “Queremos incentivar que elas conheçam essas tecnologias, saibam programar e se insiram no mercado, que está abrindo muitas oportunidades e com salários muito bons. A ideia é que mais meninas tenham a chance de acessar essas vagas de emprego”, explica. Neste ano, estão sendo oferecidas 130 vagas: 100 destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio, e 30 para quem já concluiu o ensino médio. Entre os critérios de participação, as interessadas devem ter acesso à internet, a um computador ou notebook, e possuir uma conta de e-mail no Gmail. No momento da inscrição, é necessário enviar um vídeo curto de motivação para participar da formação. “A prioridade será dada a alunas e egressas de escolas públicas. Queremos alcançar diversas regiões do país, e temos parceiros apoiando a divulgação em várias localidades, buscando essa representatividade e diversidade de alunas de diferentes regiões do Brasil”, destaca a docente. O resultado da seleção das inscritas será divulgado no dia 12 de agosto, com prazo para confirmação da vaga até o dia 14. Ação em Rede ― A iniciativa faz parte das atividades da REBECA, a Rede de Ensino Brasileira de Engenharias e Ciências Exatas, uma iniciativa nacional voltada à promoção da diversidade nas áreas de exatas, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Idealizada pelas professoras Lina Garcés e Kalinka Castelo Branco, vice-diretora do ICMC, a proposta foi selecionada em uma chamada pública especial do CNPq. Os recursos conquistados, no valor de R$ 1,27 milhão, estão sendo investidos em bolsas e projetos de iniciação científica em todas as regiões do país pelos próximos três anos. Mais do que apenas ensinar programação, a Escola busca contribuir para a formação de uma nova geração de mulheres especializadas em tecnologia. “É importante que as mulheres estejam inseridas como criadoras dessas tecnologias, porque ainda existem poucas soluções voltadas para o público feminino. Só as mulheres compreendem as necessidades das mulheres. Precisamos de lideranças femininas na tecnologia, criando novas políticas de inovação e ideias baseadas na diversidade”, finaliza a professora Lina. Texto: Raquel Sampaio, da Fontes Comunicação Científica 2ª edição da Escola de Programação Web para Meninas e Mulheres Inscreva-se até dia 3 de agosto neste link: https://icmc.usp.br/e/41865 Início das aulas: 17 de agosto Dúvidas? Escreva para grace@icmc.usp.br Siga o GRACE no Instagram: instagram.com/grace.icmc.usp

Experimento sobre interpretação no português brasileiro busca voluntários

  Um mestrando do curso de Linguística da Unicamp está desenvolvendo um experimento sobre a interpretação no português brasileiro e está à procura de voluntários que possam auxiliar em sua pesquisa. Para participar, os interessados devem ser maiores de idade e serem naturais e morar no estado de São Paulo.  O experimento pode ser acessado pelo link.

Prémio WSA Brasil 2025 está com inscrições abertas

[Imagem: Reprodução/Pixabay]   Estão abertas as inscrições para a etapa nacional do Prêmio World Summit Award (WSA). O evento busca selecionar projetos inovadores que possam auxiliar a sociedade de forma geral. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto. Os projetos selecionados serão divulgados em setembro. Confira outros detalhes sobre a premiação no link.

PL 2159 é antítese da solução para o licenciamento ambiental, conclui parecer

[Imagem: Reprodução/Freepik]   Link: https://www.oc.eco.br/parecer-mostra-que-pl-2159-e-antitese-da-solucao-para-o-licenciamento-ambiental/  Data:  14/07/2025 Docente da Poli mencionado: Luís Sánchez, professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Resumo: Segundo o parecer técnico divulgado em 14 de julho, o Projeto de Lei (PL) 2.159/2021 não soluciona problemas de licenciamento ambiental do Brasil e gera maior insegurança jurídica para empreendedores ao reduzir o controle sobre práticas degradatórias. O parecer conta com a assinatura do professor da Escola Politécnica da USP Luís Sánchez, referência acadêmica na avaliação de impactos e licenciamento ambiental.    Confira a matéria completa aqui.   Repercussão:  Parecer mostra que ‘PL da Devastação’ é o oposto da solução para o licenciamento ambiental – Sul 21 Estudo técnico aponta fragilidades do PL do licenciamento ambiental  Agência Pública | PL da devastação: Câmara dá de mão beijada argumento para Trump retaliar Brasil

G1: terras raras são trunfo nas mãos dos governos chinês e brasileiro frente às ameaças tarifárias de Donald Trump

[Imagem: Reprodução/Freepik]   Link: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2025/07/21/terras-raras-o-trunfo-nas-maos-da-china-e-do-brasil-o-assunto-1515.ghtml  Data: 21/07/2025 Docente da Poli entrevistado: Fernando José Gomes Landgraf, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Resumo: As chamadas terras raras são um grupo de 17 elementos químicos encontrados em abundância em diferentes países. Cerca de 45% das reservas mundiais estão localizadas em Pequim, na China, e 25% podem ser encontradas no Brasil. Apesar de não serem escassas, as terras raras se tornaram estratégicas geopoliticamente: elas são essenciais para a produção dos “super ímãs” para motores de carros elétricos e também para equipamentos militares. Frente às ações tarifárias dos EUA de Donald Trump, o governo chinês ameaçou suspender a venda de terras raras para o país caso as taxas impostas sobre os produtos chineses não fossem revistas.   Confira a matéria completa no G1.   Repercussão: Revista Problemas Brasileiros | Fecomercio SP | Terras raras em disputa  

Palestra de Orientação online sobre processos seletivos para Duplo Diploma 2025 ocorre nesta quinta-feira, 24 de julho

[Imagem: Divulgação]   Na próxima quinta-feira, 24 de julho, o Serviço de Relações Internacionais da Escola Politécnica (SVREInt-POLI), realizará uma palestra de orientação para os processos seletivos de Duplo Diploma (DD) 2025. Os alunos interessados poderão tirar dúvidas quanto a inscrição, o processo em si e demais questionamentos relacionados à parceria com o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace – ISAE-SUPAERO.   Data: 24 de julho (quinta-feira) Horário: 11h30 às 13h Local: Google Meet ou Zoom (o link será divulgado com meia hora de antecedência) Interessados devem fazer a sua inscrição aqui.

QLED ou NanoCell: qual TV tem a melhor imagem?

[Imagem: Reprodução/Freepik]   Link: https://www.uol.com.br/guia-de-compras/ultimas-noticias/2025/07/16/smart-tv-qled–nanocell–melhor-tecnologia–qualidade-da-imagem–modelos.htm  Data: 16/07/2025 Docente da Poli entrevistado: Marcelo Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP. Resumo: Entre as smart TVs com resolução em 4K, os aparelhos com tecnologia QLED e NanoCell estão entre os melhores em qualidade de imagem. Ambos precisam de iluminação interna (backlight) para fazer brilhar os pixels que formam a imagem, como nos modelos mais convencionais, mas, além disso, eles contam com uma película de pontos quânticos – ou camada de nanopartículas – no painel para proporcionar  cores mais puras, vivas, reais e com maior brilho ao telespectador. A tecnologia NanoCell ganha no quesito custo-benefício, enquanto a qualidade de imagens das TVs QLED variam de acordo com a marca e com o modelo dos aparelhos televisivos. Confira a matéria completa aqui.

UOL: Especialistas explicam impactos de hipotético desligamento do GPS no Brasil

[Imagem: Reprodução/Pixabay]   Link: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/07/21/eua-bloqueio-gps-brasil.htm Data: 21/07/2025 Docente entrevistado: Marcelo Zuffo é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP. Atua junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), coordena o Centro Interdisciplinar em Tecnologia Interativas da USP e é diretor do Inova USP. Resumo: No contexto das recentes tensões entre o governo dos Estados Unidos e Brasil, uma das medidas que são levantadas como retaliação norte-americana é o bloqueio do sinal de GPS pelo território brasileiro. De acordo com especialistas ouvidos pela matéria, essa situação, além de pouco provável, traria malefícios ao próprio governo de Trump.   Confira a matéria completa aqui.

Offshore Technology Innovation Center (OTIC) anuncia oportunidades para bolsas de pesquisa

[Imagem: Divulgação]   A Offshore Technology Innovation Center (OTIC) abriu inscrições para bolsas de pesquisa no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais para o projeto “Data Fusion and Distributed Monitoring for Ocean Engineering”. A primeira oportunidade é destinada a alunos de mestrado, enquanto a segunda é voltada a alunos de pós-doutorado. A data limite para a inscrição é 31 de julho de 2025. O projeto busca especificar, projetar e implementar um ambiente para desenvolver e implantar modelos de Machine Learning (ML).   Confira o editais:  Pós-doutorado: Research Scholarship Opportunity – POSDOC Mestrado:  Research Scholarship Opportunity – MASTER DEGREE  Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: otic.jobs@usp.br.