Oficina de Eletrônica ‘Hora do Código’ recebe inscrições de monitores voluntários até dia 23 de maio

[Imagem: Divulgação]   No dia 7 de junho, o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CEE) da Escola Politécnica (Poli) da USP promoverá a “Oficina de Eletrônica – Hora do Código”. O evento recebe jovens do ensino fundamental e médio para que eles possam vivenciar a universidade por um dia. O projeto é uma Atividade de Extensão (AEx) que tem como objetivo fortalecer o contato dos estudantes com a USP, a Poli, a engenharia e, sobretudo, com os princípios de computação e programação. Alunos de diferentes departamentos da Engenharia – e até de diferentes institutos da universidade – podem se escrever para serem voluntários no evento. Confira as atividades possíveis para a participação dos interessados: Organização: limitado aos membros da gestão do CEE; Monitor: Acompanhamento dos alunos na oficina de eletrônica; Staff: Auxílio com demais atividades do evento; Extensão: Membros expositores dos grupos convidados. Interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 23 de maio.

Encontro de Modelagem Matemática Aplicada à Epidemiologia recebe inscrições até 30 de junho

[Imagem: Divulgação]   Do dia 6 a 17 de outubro, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e o Instituto  de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promoverão o Encontro de Modelagem Aplicada à Epidemiologia (EMME). Graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores podem se inscrever até o dia 30 de junho. O EMME é um evento acadêmico interdisciplinar que tem como foco o uso da modelagem matemática para compreender e analisar a dinâmica de doenças infecciosas e outros fenômenos epidemiológicos. A programação inclui grupos de estudo, palestras com especialistas renomados, roda de conversa e apresentações de trabalhos.  O formulário de inscrição contempla dois perfis de participantes: Participantes das atividades em grupo e palestras (com processo seletivo e selecionados divulgados em 31 de julho); Participantes ouvintes (apenas palestras). Confira as datas mais importantes: Atividades online dos grupos: 6 a 14 de outubro de 2025 Encontro presencial dos grupos: 15 de outubro (ICB-USP) Palestras e apresentações: 16 e 17 de outubro (IME-USP) Interessados devem se inscrever por meio do formulário de inscrição até o dia 30 de junho.

CBMM promove palestra “Carreira de Engenheiro” no dia 28/05 na Poli-USP

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) realizará palestra sobre pesquisa, inovação e liderança na indústria.  O evento terá a presença de Ricardo Lima, CEO da CBMM, e Tiago Ramos Ribeiro, gerente sênior de desenvolvimento de produtos e processos da CBMM, ambos graduados na Escola Politécnica da USP. Data e horário: 28/05/2025, às 11h. Local: Auditório do Departamento de Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Poli-USP  

Manter um carro híbrido é mais caro? Entenda as diferenças de custo

[Imagem: Reprodução/Freepik]     Link: https://autoesporte.globo.com/servicos/manutencao-de-automoveis/noticia/2025/05/custo-manutencao-carro-hibrido.ghtml  Data: 16/05/2025 Docente entrevistado: Professor Marcelo Cunha, da Escola Politécnica (Poli) da USP Resumo: Apesar da promessa de serem mais econômicos e eficientes, os carros elétricos podem exigir custos maiores para sua manutenção, devido ao maior número de componentes e sistemas presentes nos automóveis. A pesquisa, realizada com os modelos Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Ford Maverick e CAOA Chery Tiggo 8 Pro, propõe comparar os valores dos pacotes de manutenção para cada veículo analisado.   Confira a matéria completa aqui.

Jornal da USP: Plataformas avançadas de modelagem e simulação estão disponíveis para alunos da USP

  Link: https://jornal.usp.br/universidade/plataformas-avancadas-de-modelagem-e-simulacao-estao-disponiveis-para-alunos-da-usp/  Data: 21/05/2025. Resumo: A USP adquiriu Campus-Wide License (CWL) do Matlab, que oferece a realização de simulações, além de geração e análise de cálculos, gráficos e dados diversos. A ferramenta possibilita o contato dos alunos com soluções para problemas complexos. A iniciativa contou com o apoio das unidades que possuem cursos de engenharia, como a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) e a Escola Politécnica (Poli), além do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física (IF).  Já é possível acessar a ferramenta pelo link. Estudantes, docentes e pesquisadores estão contemplados neste acesso.  “A Campus-Wide License amplia o acesso a um conjunto robusto de ferramentas de modelagem, simulação e análise de dados, com acesso completo às mais de 120 ferramentas, permitindo que equipes acadêmicas e profissionais solucionem problemas complexos de forma mais rápida e eficiente”, destaca Fuad Kassab Junior, professor da Poli. Por meio do Matlab Grader, por exemplo, os professores podem criar exercícios dinâmicos, definir regras de resolução e compartilhar com os alunos, além de corrigir de forma automática e ter acesso a relatórios de desempenho entre alunos, turmas e mais.  Os estudantes e pesquisadores podem modelar e simular sistemas complexos, desenvolvendo representações precisas e realizando simulações dinâmicas. Também é possível capturar dados diretamente de equipamentos, hardwares de baixo custo ou dispositivos móveis por meio do Matlab Mobile, permitindo a aquisição dinâmica de dados em diferentes ambientes. A ferramenta possibilita a análise de grandes volumes de dados com recursos integrados de processamento, visualização e interpretação. Os usuários podem ainda colaborar em projetos com outros estudantes e pesquisadores e integrar diferentes etapas do desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo controle de sistemas e criação de algoritmos.   Confira a matéria completa no Jornal da USP.

Seminário sobre aceleração de pesquisas utilizando nuvem será realizado em 5 de junho. Inscreva-se!

A USP, em parceria com a Amazon Web Services (AWS) e DNX Brasil, está organizando um evento dedicado à comunidade acadêmica. O objetivo da palestra é apresentar soluções para acelerar projetos de pesquisa através da computação em nuvem.   O evento é gratuito, contará com workshops e apresentações de cases de sucesso e possui inscrições limitadas.   Confira outros detalhes sobre o evento e inscrição no site.   Data: 5 de junho de 2025   Horário: 9h – 17h (Horário de Brasília)   Local: Inova USP – Sala Íris Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP

Centro de Preservação Cultural da USP promove roteiro de visitação no Câmpus Butantã

  No dia 31 de maio, às 10h, o Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá (CPC-USP) realiza um roteiro de visitação do patrimônio da USP.  Os roteiros de visitação têm como objetivo apresentar à sociedade parte do rico patrimônio cultural da USP, que é fonte de conhecimento e ponto de partida para a construção de relações de pertencimento entre os alunos e a universidade.  A inscrição é gratuita e aberta para a comunidade USP (estudantes, funcionários e professores) e público em geral, via formulário de inscrição. Todos os participantes receberão a publicação “Roteiros do Patrimônio da USP”, que apresenta um conjunto de textos, mapas, imagens e mais informações sobre o patrimônio cultural da USP ao longo das suas mais de nove décadas de história. O projeto Roteiros do Patrimônio da USP integra as ações do Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá (CPC-USP), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, para promoção do estudo, da divulgação e da reflexão crítica sobre o patrimônio.

Trial da Plataforma Sage Research Methods vai até 29 de junho de 2025. Aproveite!

A Plataforma SAGE Research Methods está com um período gratuito de acesso até 29 de junho de 2025 para toda a comunidade USP. O conteúdo engloba entradas de dicionários e enciclopédias, capítulos de livros, livros com texto completo, artigos de publicações periódicas e a série completa Quantitative Applications in the Social Sciences (Little Green Books) e Qualitative Research Methods (Little Blue Books). A Sage Research Methods foi especialmente desenhada para auxiliar discentes, docentes e demais interessados em escolher o melhor método para sua pesquisa. A plataforma pode ajudar a resolver dúvidas e orientar a escolha do método mais adequado para cada pesquisa. Acesse o conteúdo completo no link: https://www.abcd.usp.br/informa/trial-research-me