Ideias de Anhaia Melo e de Paolera serão um dos temas debatidos no colóquio São Paulo e Buenos Aires Intermídias – A História em Imagens nos dias 5 e 6 de maio

[Imagem: Divulgação/BBM]   Data de publicação: 28/04/2025 Link: https://jornal.usp.br/cultura/coloquio-vai-contar-a-historia-de-sao-paulo-e-buenos-aires-por-meio-de-imagens/ Personalidade politécnica: urbanista brasileiro Luís Inácio de Anhaia Melo (1891-1974) – Professor Emérito da Escola Politécnica da USP. Resumo: O urbanista brasileiro Luís Inácio de Anhaia Melo (1891-1974) – Professor Emérito da Escola Politécnica da USP – e o urbanista argentino Carlos María della Paolera (1890-1960) tinham ideias ousadas para as cidades de seus países. Eles consideravam que o urbanismo estava muito mais ligado à arquitetura e a questões sociológicas do que à engenharia e defendiam a participação e o interesse popular no planejamento urbano. As ideias de Anhaia Melo e de Paolera serão um dos temas debatidos no colóquio São Paulo e Buenos Aires Intermídias – A História em Imagens, que será realizado nos dias 5 e 6 de maio no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP.

Jornal da USP: Pesquisadores propõe tecnologia da mamografia mais barata e acessível

[Imagem: Reprodução/José Cruz/Agência Brasil]   Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/tecnologia-do-micro-ondas-propoe-alternativa-mais-confortavel-e-acessivel-a-mamografia-tradicional/  Data: 25/04/2025 Docente da Poli entrevistado: Bruno Sanches, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI). Resumo: Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) têm desenvolvido um novo dispositivo para exames das mamas que utilizam microondas ao invés de radiação ionizante. Ainda em fase de protótipo, a tecnologia de mamografia promete ser uma alternativa menos custosa e mais acessível para a realidade da população brasileira. O novo mecanismo tem a aparência de um sutiã, não comprime os seios e é capaz de capturar e analisar mais ângulos do que o Raio-X a partir do uso de micro-ondas.  Confira a matéria completa no Jornal da USP.

Em reportagem da TV GGN, professor da Poli-USP aborda a importância das terras raras

[Imagem: Reprodução/YouTube/TV GGN]   O professor Fernando Landgraf, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP, concedeu uma entrevista a Luis Nassif, João Furtado e Sergio Leo. Landgraf coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Terras Raras entre 2018 e 2024.  

Ciclo Seminários CG 2025: Professores apresentam projeto para modernizar cursos de engenharia

[Imagem: Matheus Ribeiro/Comunicação Poli-USP]   Durante a manhã de segunda-feira, dia 28 de abril de 2025, foi realizada mais uma apresentação do Ciclo de Seminários da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP – 2025. O evento reuniu professores da Poli e membros da Comissão de Graduação (CG) para apresentar o projeto Capes/Fulbright de melhoria do ensino de engenharia no Brasil. Como sugere o nome, a iniciativa foi criada para auxiliar a modernização de cursos de engenharia em universidades brasileiras, por meio de financiamentos. O programa surge como alternativa frente à redução de ingressantes que os cursos de engenharia sofreram nos últimos anos. Na Poli, o projeto abrange o curso de Engenharia Química, cujos docentes comandaram seminários apresentados na ocasião. Ao longo das apresentações, os professores realizaram retrospectivas sobre antigas reformulações curriculares e seus benefícios aos alunos, além de debaterem sobre a necessidade de mudanças em alguns aspectos e possíveis soluções. “Sabemos na prática como agir para mudar o cenário da engenharia no Brasil. É importante que enxerguemos o futuro com base em nosso passado” disse o professor Antônio Carlos Seabra, Presidente do Ciclo Básico da Poli.