Programa de Apoio aos Novos Docentes da PRPI-USP 2025 recebe inscrições até 30/9

Publicado pela Portaria PRPI nº 1032, o Programa de Apoio aos Novos Docentes 2025 recebe inscrições até 30 de setembro, com validação pelas Comissões de Pesquisa e Inovação até 2 de outubro pelo sistema Atena.     Para participar, é necessário ser docente contratado a partir de 1º de janeiro de 2024, e que não tenha recebido o auxílio em 2024. Este ano, além de projetos de pesquisa, poderão ser inscritos também projetos de ensino ou de extensão.    Docentes que tenham recebido auxílio do Edital PIDA (Programa de Incentivo à Demanda por Auxílios) receberão apenas a diferença entre o auxílio oferecido no Programa de Apoio aos Novos Docentes e o auxílio recebido do PIDA.   Para outras informações, confira a publicação.  

Centro de Línguas da FFLCH-USP promove oficina para identificar e traduzir frases nominais complexas da língua inglesa

Realizada na modalidade Presencial no dia 4 de abril, no prédio da Casa de Cultura Japonesa da FFLCH/USP, a oficina fecha as inscrições no dia 28 de março. Com carga horária total de 4 horas, a atividade é destinada a toda comunidade USP, como também ao público externo e demais interessados, sem necessidade de pré-requisitos. Para acessar o formulário de inscrições e outras informações, confira o site https://clinguas.fflch.usp.br/node/4839.   

MAE-USP promove encontros de formação de professores no mês de abril

O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP está com inscrições abertas para os encontros de Formação de Professores. A ocasião é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os recursos pedagógicos do Museu e explorar as áreas de arqueologia, etnologia e museologia.   Para participar, entre em contato com educativo.mae@usp.br solicitando os links para inscrição. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.   Confira as datas e temáticas abaixo: Kit Educativo Africano e Afro-brasileiro (NOVO) – 17 de abril (quinta-feira), das 14h às 17h   Maquetes Táteis de Arqueologia Brasileira – 25 de abril (sexta-feira), das 14h às 17h   Kit Educativo de Arqueologia e Etnologia – 30 de abril (quarta-feira), das 14h às 17h

4° Prêmio USP “Trajetória pela Inovação” reconhece as contribuições de docentes da universidade

Voltada para valorizar as contribuições para a inovação científica, tecnológica ou cultural de docentes ativos(as) ou aposentados(as) ao longo de suas trajetórias acadêmicas, a 4ª edição do Prêmio USP “Trajetória pela Inovação” está com inscrições abertas.    Instituído pela Resolução USP nº 7.184/2016, o prêmio já se consolidou como um marco na valorização da inovação na Universidade. Nesta edição, serão contemplados até cinco docentes, selecionados pelo Conselho de Pesquisa e Inovação (CoPI).    Docentes da Escola Politécnica da USP podem indicar nomes para a Comissão de Pesquisa e Inovação, relatando seus feitos relativos às inovações. O contato do Serviço de Pesquisa da Poli é o e-mail pesquisa.poli USP.   A cerimônia de premiação será realizada em 18 de junho de 2025. Para outras informações, como o ofício de lançamento PRPI/AUSPIN, o cronograma atualizado e as instruções para participação, confira no link.

XXIII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas até 28 de março

A 23ª edição do concurso, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP, premiará os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Óptica e os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura ou Microscopia de Força Atômica.  O resultado do concurso será divulgado no dia 16 de abril de 2025. No dia 7 de maio de 2025 haverá um coquetel de abertura da exposição contendo todos os trabalhos apresentados e distribuição de prêmios, com a presença de representantes da Gerdau, empresa patrocinadora do concurso. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 3000,00.  O regulamento do concurso se encontra em: www.pmt.usp.br Link para inscrição individual de Fotografias: https://forms.gle/pA7F7srDEUsjKwTr9

Edital para seleção de bolsistas em Projeto de Pesquisa do CERC-USP

O projeto de pesquisa “Caracterização e Desenvolvimento de Metodologias para o Mercado De Recebíveis Brasileiro” por meio do convênio CERC-USP (Central de Recebíveis), está selecionando até dois estudantes de mestrado e até um estudante de doutorado para o recebimento das bolsas de estudo.  Para outras informações, confira o edital.

Prêmio USP de Impacto Social 2025 abre inscrições

Com o objetivo de reconhecer e premiar tanto docentes quanto estudantes orientados por docentes da USP, que atuam em Unidades, Institutos e Museus da Universidade de São Paulo, o Prêmio USP de Impacto Social aceita submissões até o dia 17 de abril.    Os indicados que contribuíram no âmbito da extensão, tiveram destaque e impactaram positivamente a sociedade no ano de 2024, considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, serão considerados.    Para concorrer ao Prêmio, é preciso atender aos seguintes requisitos:   As atividades concorrentes ao Prêmio devem ter sido cadastradas no Sistema Corporativo Apolo da USP;   Fica vedada a participação de atividades desenvolvidas por docentes e estudantes ligados aos Órgãos da PRCEU;   Fica vedada a inscrição da mesma atividade em mais de uma categoria; em caso de ocorrência de submissão da mesma atividade em mais de uma categoria, a banca avaliadora considerará somente a última inscrição (considerando a ordem temporal de realização da inscrição), sendo desconsideradas as inscrições anteriores;   A inscrição da atividade deverá ser realizada pelo docente que a desenvolveu ou a coordenou;    As inscrições ao Prêmio deverão ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Apolo > Editais > Prêmio USP de Impacto Social 2025;   A ação/atividade classificada em primeiro lugar em cada uma das 17 categorias será contemplada com uma premiação de R$5.000,00, a ser utilizada exclusivamente em ações/atividades extensionistas formalmente registradas no Sistema Apolo da Universidade. Para outras informações, confira o edital.

UNESCO promove curso de sustentabilidade e clima para jovens. Inscrições vão até 8/abril

O “Youth Impact – Because You Matter – For Environmental Sustainability and Climate Action” é uma iniciativa liderada pela UNESCO em colaboração com a Nestlé, com o objetivo de fornecer suporte para jovens que desejem promover mudanças e projetos de sustentabilidade pelo mundo.   As inscrições estão abertas até o dia 08 de abril no site: https://unesco.nestleyouthentrepreneurship.com   Para participar é necessário enviar a proposta do projeto em inglês. Ao todo, 100 projetos serão selecionados para os 6 meses de treinamento e mentoria com os especialistas da Nestlé e da UNESCO.   Confira mais detalhes no site. 

Roda de conversa abre espaço para memórias dos universitários que viveram repressão na Poli-USP

O evento de diplomação honorífica que será realizado na Escola Politécnica (Poli) da USP no dia 28 de março será antecedido por uma roda de conversa, um espaço para que os participantes compartilhem suas histórias e memórias. A partir das 15h, no prédio da Engenharia Elétrica da Poli. Você que viveu este momento terá espaço para compartilhar suas memórias. O credenciamento pode ser realizado pelo email comunicacao.poli@usp.br.  O evento é aberto ao público. Venha ouvir essas histórias.

Pesquisador da Poli é premiado por associação de engenheiros de petróleo

Pesquisador da Poli é premiado por associação de engenheiros de petróleo Membro de laboratórios e fundador de startup, Jhonatan Arismendi é reconhecido por sua contribuição às pesquisas de matérias-primas Matheus Ribeiro 25/03/2025 [Imagem: Reprodução/Acervo pessoal/Jhonatan Arismendi] No início de 2025, o pesquisador do Integrated Technology for Rock and Fluid Analysis (InTRA-USP) e do Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) da USP, Jhonatan Arismendi, foi premiado pela seção brasileira da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE Brazil). O prêmio recompensou a excelência técnica e profissional do cientista e o evidenciou como um jovem destaque na área da indústria de Óleo e Gás (O&G).Trajetória do pesquisadorJhonatan é um engenheiro de petróleo colombiano formado pela Universidad Industrial de Santander (UIS). Em 2014, veio ao Brasil para realizar intercâmbio na Poli e, futuramente, tornou-se mestre e doutor pela mesma instituição na área de Engenharia de Minerais, com foco no campo de sua graduação.Nesse meio tempo, ingressou como pesquisador nos laboratórios da Poli, InTRA e no LCT — cargo que ainda ocupa — onde trabalha com a caracterização de matérias-primas minerais, além de outras frentes de estudo. Jhonatan também se destacou em sua trajetória acadêmica pela fundação da startup PoliPlugs, apoiada e capitalizada pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli, projeto envolvido na confecção de rochas sintéticas com propriedades semelhantes àquelas presentes no Pré-Sal. Em 2023, o Jhonatan conquistou o terceiro lugar no prêmio Prêmio Empreendedor USP pela fundação de sua startup [Imagem: Reprodução/Acervo pessoal/Jhonatan Arismendi] Contribuição à pesquisa e indústriaO prêmio da SPE contemplou o trabalho de Jhonatan em todos os projetos em que esteve envolvido. “O meu diferencial foi contar com meus mentores, a professora Carina Ulsen e o professor Jean Ferrari, com as equipes do InTRA e LCT e infraestrutura oferecida pelos laboratórios. Esses fatores foram minha base”, destacou o pesquisador. A professora Carina Ulsen (à esquerda) e o professor Jean Ferrari (à direita) com Jhonatan e seu projeto. [Reprodução: Flickr/Comunicação Poli-USP] O cientista enfatiza o que esse prêmio significa em sua carreira: “[O prêmio] foi um reconhecimento do que eu acho que é a minha contribuição científica: juntar a ciência com a indústria, visando otimizar os seus processos”.As consequências da premiação não estão restritas ao âmbito pessoal, elas também resultam em uma maior visibilidade que os trabalhos dos laboratórios politécnicos geram na área de O&G. “Fui o único premiado fora de uma empresa de petróleo. Esse fato traz uma maior repercussão dos trabalhos acadêmicos em toda área”, completa Jhonatan.