Centro MariAntonia da USP inaugura nova exposição “Ar Livre: paisagem contemporânea em Cidade Tiradentes” em 9 de maio

Grupo de pintura do ali:leste, coletivo de artistas que produzem desde 2021, mostra seus trabalhos no Centro MariAntonia da USP, no centro da cidade de São Paulo Com informações do Centro MariAntonia O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 9 de maio, às 18 horas, a exposição Ar Livre: paisagem contemporânea em Cidade Tiradentes, que apresenta um conjunto de pinturas do grupo ali:leste (arte livre itinerante). As obras são resultado de três anos de atuação do coletivo de artistas que, desde 2021, se encontra regularmente para realizar pinturas de paisagem ao ar livre com tinta a óleo sobre tela em diversas territorialidades de Cidade Tiradentes, bairro no extremo leste de São Paulo. A curadoria é de Marina Frúgoli e do artista Rodrigo Andrade. A visitação acontece de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita. A exposição reúne mais de 100 obras de 35 artistas que representam dez localidades de Cidade Tiradentes e seu entorno, incluindo parques, conjuntos habitacionais, bairros e ocupações urbanas em diferentes estágios de consolidação, além do entorno de um riacho transformado em horta e um piscinão formado pela atividade de uma pedreira. O grupo de pintura do ali é orgânico, composto por 20 artistas com presença constante nos encontros e mais uma série de artistas com participações pontuais. Entre os lugares retratados, destacam-se Barro Branco, Cohab Fazendo do Carmo, Fundão da Vila Yolanda, Horta do Riacho Doce, Parque Linear da Consciência Negra, Parque do Carmo, Parque do Rodeio, Pedreira Luis Mateus, Ocupação do Texas e Vila Cosmopolita. Segundo a curadora, “os participantes vêm de diferentes contextos urbanos – centrais e periféricos – sociais, econômicos e de formação artística, mas têm em comum o desejo de pintar a paisagem: ao ar livre e juntos”. Com caráter abarcador, os encontros de pintura são marcados pela abertura à participação de novos participantes. Para outras informações, confira a matéria do Centro MariAntonia no link.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove “Encontro sobre Ações Afirmativas da PRPG”

Na próxima terça-feira, dia 7 de maio, a partir das 8h30, na Sala do Conselho Universitário, prédio da Reitoria, São Paulo, SP, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação irá organizar o “Encontro sobre Ações Afirmativas da PRPG”. O objetivo desse encontro é discutir a implementação de ações afirmativas nos Programas de Pós-graduação da USP. Confirmação de presença no formulário abaixo: https://forms.gle/NrMQ7YcEa2v94AZn8 Confira a programação completa abaixo:

Jornal da USP: Brasil possui grande potencial na extração de lítio, mas precisa aprimorar a infraestrutura

Link:https://jornal.usp.br/radio-usp/brasil-possui-grande-potencial-na-extracao-de-litio-mas-precisa-aprimorar-a-logistica/ Data de publicação: 30/04/2024 Docente entrevistado: Giorgio de Tomi, professor do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica Resumo: O debate sobre a transição energética ganhou força nos últimos anos. Com ele, o Lítio, surgiu como grande fonte de energia e já é visto como o petróleo do século 21.  68% das reservas da substância estão presentes na América Latina, sendo a Argentina e o Chile os países com as maiores reservas. Entretanto, segundo especialistas, as minas brasileiras são mais vantajosas, porque o material encontrado nelas está em um formato que faz com a produção do concentrado de lítio tenha menor custo, como explica o professor Giorgio de Tomi. “Isso torna o Brasil competitivo e tem chamado atenção no mercado internacional para as reservas brasileiras. Existem no território brasileiro duas grandes províncias de extração: a maior delas é no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, onde já existem minas em operação, e a outra é na Província de Borborema, no Nordeste brasileiro”.  

Jornal da USP: USP debaterá os caminhos para aprimorar o ecossistema de inovação em São Paulo

Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens Data de publicação: 29/04/2024 Link: https://jornal.usp.br/institucional/usp-debatera-os-caminhos-para-aprimorar-o-forum-do-ecossistema-de-inovacao-paulista/ Docente entrevistado: Raul Gonzalez Lima, pró-reitor adjunto de Inovação e professor da Escola Politécnica da USP, organizador do evento Fórum do Ecossistema de Inovação Paulista. Resumo: No dia 08 de maio de 2024, será realizado o Fórum do Ecossistema de Inovação Paulista, das 8h30 às 12h, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. “O objetivo do evento é iniciar uma reflexão sobre os cuidados que todos devemos ter para aprimorar o Ecossistema de Inovação Paulista, garantindo que seja um organismo vivo, dinâmico e pujante. Vamos refletir sobre os cuidados que ajudariam a todos os setores desse ecossistema”, conta o professor Raul Gonzalez Lima. 

Jornal da USP: Tarifa Zero: viável, necessária, contra a exclusão social. Quem paga? Por que paga?

Link: https://jornal.usp.br/artigos/tarifa-zero-viavel-necessaria-contra-a-exclusao-social-quem-paga-por-que-paga/ Data de publicação: 29/04/2024 Artigo do docente Mauro Zilbovicius, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Resumo: Em um artigo para o Jornal da USP, o docente falou sobre as diferentes faces do projeto Tarifa Zero, passando por questões centrais como “quem paga? “por que paga?” e como a política impacta a sociedade e a mobilidade urbana.   

VÍDEO: Projeto de Realidade Virtual nas Aulas de Engenharia

VÍDEO: Projeto de Realidade Virtual nas Aulas de Engenharia Na matéria de Geomática I, alunos das engenharias Ambiental, Civil e de Minas e Petróleo participaram de aulas com uso da realidade virtual com o OCULUS. Os estudantes simulam virtualmente o uso de uma estação total, e depois vão a campo aplicar o que praticaram. Os docentes Prof. Dr. Claudio Luiz Marte e Prof. Dr. Edvaldo Simões explicam mais sobre o projeto, seus benefícios e resultados da atividade. Docentes da disciplina:Prof. Dr. Carlos Yukio SuzukiProf. Dr. Claudio Luiz Marte (responsável pelo projeto)Prof. Dr. Edvaldo Simões da Fonseca JuniorProf. Dr. Flávio Guilherme Vaz de Almeida FilhoProfa. Dra. Laura Nascimento MazzoniProfa. Dra. Rosângela dos Santos MottaDocente Consultor:Prof. Dr. Romero ToriPós-doutores:Dr. Erly Caldas de LimaDr. Rafael Henrique de OliveiraTécnicos do Laboratório de Topografia e Geodesia – LTG:Adalberto Moreira MarianoArildo Fernandes de MoraesMonitores da disciplina (bolsistas POLI-Diretoria):Bruna Gabriele Reis LimaGustavo Garcia CastilhoJoão Edgard Furtado de Novaes FrancaPedro Palmeira BeordoTutor da disciplina (bolsista Programa de Apoio Pedagógico – PAP):Henrique Penteado GuthMonitores envolvidos na análise da ferramenta (bolsistas Programa Unificado de Bolsas – PUB, Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação – PEEG e PAP):Anderson Basoni Guimarães Junior (PUB)Gustavo Alcarde Grossi (PUB)Isadora Gomes Barros (PEEG)Márcio André Abreu Arnaldo da Silva (PUB)Victor Ferreira da Silva (PAP)Aluno desenvolvendo Trabalho de Formatura – TF na ferramenta:André Minoru Tiba SuitsuEquipe da empresa T-Projetos e Tecnologia (responsável pelo desenvolvimento da ferramenta):Eng. André Filipe da Costa Pirani (andre.filipe@t-projetos.com.br)Eng. Beogival Wagner Lucas Santos JuniorEng. Gabriel Bellini Pitta LopesEng. Victor Benito Rafael Alves PereiraEste projeto só foi possível com recursos obtidos através da Pró-Reitoria de Graduação – PRG da USP e complementação obtida junto à Diretoria da Escola Politécnica, processo número: 22.1.02717.03.8.Produção: Natalia Tiemi HanadaSupervisão: Amanda Rabelo

Salvaguarda, programa de tutoria para alunos de escolas públicas, está com inscrições abertas para voluntários

Até o dia 5 de maio, estão abertas as inscrições para o time de tutoria do Salvaguarda, programa social nacional de educação que auxilia estudantes da rede pública de todo o país com a escolha profissional e com as informações e conteúdos úteis ao longo do percurso rumo ao ensino superior.  O programa auxilia estudantes em 1.557 cidades, e já conta com mais de 2 mil aprovados.  Esse ano, o programa recebeu 23.132 inscrições, e busca voluntários. Tudo é feito de forma online e gratuita. Os tutores são membros de todas as universidades públicas do país que, durante 4 meses, será mentor(a) de 5 jovens da rede pública do seu próprio Estado/região e oferecendo ajuda com demandas dentro de dois eixos: informacional e organizacional. “Você, enquanto tutor(a), precisará utilizar apenas a bagagem que adquiriu com sua jornada rumo ao ensino superior.Assim, não tenha dúvidas: será um agente fundamental na vida dos estudantes que auxiliar, para que assim também conquistem o sonho de ingressar em uma universidade” O time voluntário tem acesso ao certificado com carga horária dedicada e a uma carta de recomendação personalizada do programa, para ajudar em seletivas de emprego e em processos seletivos que valorizam atividades voluntárias.  Os interessados podem acessar o edital e outras informações pelo link. Para saber mais sobre o programa, acesse o Instagram: @salvaguarda  

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa abre vaga de pós-doutorado

– Com informações da FAPESP Oportunidade requer experiência em dinâmica de fluidos computacional, modelação numérica e analítica, otimização e processamento de materiais Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em dinâmica de fluidos e ciência dos materiais. O prazo de inscrição vai até a próxima terça-feira (30/04). O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica (Poli) da USP. O candidato deve ter concluído o doutorado em engenharia, física, química, matemática ou computação há menos de sete anos. Serão priorizados candidatos que tenham recém concluído o doutorado. Exige-se também sólida experiência em dinâmica de fluidos computacional (CFD), modelação numérica e analítica, otimização e processamento de materiais. Serão considerados diferenciais: conhecimento em reações geoquímicas; alguma experiência em trabalho experimental; e conhecimentos básicos ou experiência em um ou mais dos seguintes códigos/métodos: OpenFOAM, OpenMDAO, interFOAM, waves2Foam, COMSOL, TOUGH, TOUGHREACT, OpenGeoSys, ANSYS Fluent. Para outras informações sobre a vaga e as inscrições, acesse: www.fapesp.br/oportunidades/6940/. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Outras informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd. Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.    

Prêmio Melhores Rodovias do Brasil “Contribuição Científica” recebe inscrições

Premiação busca incentivar trabalhos científicos sobre concessões de rodovias e será concedida pela Associação na Bienal das Rodovias 2024 São Paulo, 22 de abril de 2024 – A Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) lança, nesta segunda-feira (22/04), a 2ª edição do Prêmio Melhores Rodovias do Brasil – Contribuição Científica. O objetivo é incentivar a produção de pesquisas sobre temas relacionados aos aspectos regulatórios/jurídicos e de sustentabilidade das concessões de rodovias, alinhados ao tema da Bienal das Rodovias 2024: o caminho da sustentabilidade, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, em Brasília/DF. Para concorrer, os trabalhos devem ser inéditos, na forma de monografias entre 10 e 15 páginas. Também serão aceitas adaptações de trabalhos de conclusão de curso, excertos de dissertações de mestrado, teses de doutorado ou working papers que tenham se mantido inéditos. O primeiro colocado em cada categoria receberá prêmio de R$ 10.000,00. O segundo e o terceiro colocados receberão placa de premiação e menção durante a Bienal das Rodovias 2024. Podem concorrer ao prêmio alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como profissionais ligados ao setor de rodovias.  A Categoria I – Inovações jurídico regulatórias em prol da sustentabilidade econômica dos contratos tem como sugestões de temas: Consensualismo; Medidas de reequilíbrio e celeridade; Sistemas de gestão contratual e RCR4; Arbitragem e dispute board; Outros temas pertinentes. Já a Categoria II – Benefícios das ações de sustentabilidade nas concessões de rodovias tem como temas sugeridos: Oportunidades do mercado de carbono; Engajamento da opinião pública e licenciamento social; Benchmarkings internacionais; Técnicas de engenharia para resiliência das infraestruturas; Outros temas pertinentes. O processo de escolha dos trabalhos vencedores será conduzido pela Comissão Examinadora. Serão considerados como critérios a adequação do trabalho com os temas apresentados, originalidade e relevância da abordagem, qualidade das análises e da metodologia, pertinência das propostas apresentadas, entre outros.  Os trabalhos poderão ser submetidos até às 18h do dia 21/6/2024, no site da Bienal das Rodovias 2024, https://bienaldasrodovias.com.br/, aba “Trabalhos”. As regras podem ser consultadas no link acima. Os prêmios serão entregues presencialmente durante a Bienal, no dia 8 de agosto de 2024.

Hackathon Women in Tech: evento gratuito reunirá universitárias para desenvolver aplicativos ou sites de combate à violência de gênero

Quem se identifica com o gênero feminino e está na Universidade pode se inscrever gratuitamente no Hackathon até dia 30 de abril; não é preciso ter nenhum conhecimento técnico para participar Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP Criar aplicativos ou sites para combater a violência de gênero é o objetivo do Hackathon Women in Tech, um evento gratuito que reunirá quem se identifica com o gênero feminino e está cursando graduação ou pós-graduação em qualquer universidade. A iniciativa acontecerá presencialmente no Onovolab, no centro de São Carlos, dia 19 de maio, domingo, com início às 8h30 e previsão de término às 19 horas. Para participar, basta se inscrever até dia 30 de abril acessando o link https://bit.ly/hackathon-women-in-tech. Organizado pelo grupo de extensão Women in Tech, o evento oferece 60 vagas. Cada participante será alocada em um time formado por até quatro integrantes. Mas não é preciso ter um time formado para se inscrever, assim como não é necessário ter conhecimento técnico prévio. Todas as inscritas serão convidadas para participar de um evento online preparatório, que acontecerá dia 11 de maio a partir das 14 horas. Nesse dia, as inscritas terão a oportunidade de assistir a palestras e workshops sobre diversos temas como, por exemplo, Git/Github e Figma. A presença no evento online não é obrigatória, mas as organizadoras recomendam que as inscritas participem a fim de que se preparem melhor para o Hackathon e obtenham mais informações sobre o tema (combate à violência de gênero). Todo o conteúdo do dia 11 de maio será disponibilizado online posteriormente. Sobre o Women in Tech ― Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o grupo tem como missão incentivar a presença feminina nas áreas de ciências e tecnologia, que tradicionalmente são vistas como majoritariamente masculinas. Coordenado pela professora Sarita Bruschi, do ICMC, o grupo busca discutir a falta de representatividade feminina e incentivar mais mulheres a ingressarem nessas áreas do conhecimento por meio da realização de eventos, reuniões e debates. Hackathon Women in Tech Site: https://wit.icmc.usp.br/hackathon Tema: Soluções para combate à violência de gênero Inscrições: https://bit.ly/hackathon-women-in-tech (60 vagas) Regulamento: https://wit.icmc.usp.br/docs/Regulamento.pdf Quando: 19 de maio, domingo, das 8h30 às 19 horas Onde: Onovolab São Carlos Endereço: rua Aquidaban, 1 – Centro, São Carlos Saiba mais sobre o Women in Tech: https://linktr.ee/women.in.tech Dúvidas? Escreva para womenintech@icmc.usp.br