Professora da Escola Politécnica tem trajetória reconhecida por Prêmio USP Mães Pesquisadoras

Professora da Escola Politécnica tem trajetória reconhecida por Prêmio USP Mães Pesquisadoras -Por Yasmin Araújo  Reprodução/Researchgate O prêmio USP Mães Pesquisadoras representa um passo histórico na trajetória da Universidade de São Paulo. Fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), a condecoração reconhece o mérito do trabalho científico realizado pelas pesquisadoras da instituição, e a dedicação aos cuidados com a infância, esforço tradicionalmente invisibilizado pela sociedade.  Em sua terceira edição, foram premiadas pesquisadoras das áreas das Ciências Exatas e Engenharias. Kamilla Vasconcelos Savasini, professora do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi um dos nomes que entraram para a lista de homenageadas. O evento de premiação foi realizado nesta sexta, 10 de maio, na Sala do Conselho Universitário da USP. Atualmente, a  professora coordena o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) e conduz pesquisas na área de infraestrutura de transportes com enfoque em materiais para a pavimentação e sustentabilidade. A ciência produzida por Kamilla impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social do País.  Hoje, o transporte rodoviário representa um dos fatores centrais no contexto da emissão de gases poluentes. Savasini estuda caminhos para amenizar os impactos causados ao meio-ambiente. “Grande parte das pesquisas que nós desenvolvemos no LTP são direcionadas a mitigar esses efeitos, e entender como as nossas pesquisas podem contribuir para isso”.   A premiação distingue as contribuições de Kamilla para a Universidade e para o País, à medida que valoriza o seu trabalho enquanto profissional de excelência e mãe. Savasini celebra o reconhecimento e fala sobre a necessidade da instituição de fomentar mais políticas e iniciativas de permanência para mães cientistas. “O reconhecimento desse esforço adicional que muitas mães precisam é muito importante, é  um impulso para outras mães, pesquisadoras e docentes. O nascimento de um filho traz  uma série de complexidades físicas e emocionais e uma carga de trabalho adicional em casa com o processo de amamentação e cuidados. Por isso, precisamos ter algo mais institucionalizado, um suporte para as mães neste estágio da carreira”. O peso de um legado Segundo o último levantamento realizado pela USP (2023), o corpo docente feminino da Universidade representa apenas 37,49% do total. Na Poli, os dados são ainda mais impressionantes: somente 13,77% dos docentes são mulheres.  Kamilla conta que ao longo de sua trajetória rumo a docência, ter referências femininas foi de grande importância. A professora Liedi Bernucci, ex-diretora da Poli (2018-2022) e primeira mulher a ocupar a colocação em mais de um século de existência da Escola de Engenharia, foi uma delas. “Na Poli, a professora mais marcante na minha trajetória foi e ainda é a professora Liedi. Ter mulheres em cargos de liderança é uma referência importante. Mesmo com as dificuldades enfrentadas por elas, eu tenho um espelho, um lugar onde quero chegar. As barreiras parecem menores quando eu visualizo isso”. Os incentivos também vinham de casa, a mãe de Kamilla, hoje professora universitária aposentada, trilhou um caminho na ciência na área da química. Ela relembra como os conselhos da mãe foram decisivos na hora de escolher qual caminho seguir. “O que marcou a minha entrada na área que eu estou hoje, atuando como pesquisadora e professora, foi uma iniciação científica realizada na Universidade Federal do Ceará. Houve um momento que eu estava fazendo estágio e IC ao mesmo tempo. E então minha mãe me perguntou: no seu futuro profissional, você se vê como seu professor ou como sua chefe? Nesse momento eu tomei a decisão”.   Mães na Academia No Brasil, o movimento Parent in Science (Pais na Ciência – em tradução livre) busca discutir os reflexos da maternidade na trajetória acadêmica de cientistas que conciliam as duas funções. Criado por Fernanda Staniscuaski, professora do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da UFRGS, a iniciativa estende as discussões sobre a questão por meio da apuração de dados e da promoção de eventos como seminários e palestras. O movimento nasce após a bióloga se tornar mãe e ver muitas portas se fecharem na Academia, como ter pedidos de financiamento recusados. Uma das questões centrais abordadas pelo movimento é a falta de suporte oferecido por parte das instituições universitárias brasileiras. As poucas políticas existentes no sentido de garantir a permanência de pais na ciência ainda representam um grande obstáculo para o grupo. Essa temática é pontuada por Kamilla quando a pesquisadora aborda a falta de tempo como um dos desafios que se impõem com a maternidade. “Eu tive que priorizar onde eu iria colocar o meu tempo. Uma parte considerável é dedicada à minha família, ao meu filho, especificamente. Mães precisam de suporte institucional e familiar. Elas vão enfrentar dificuldades muito maiores para despontar na carreira se não tiverem esse suporte. Leia também (Referências): https://piaui.folha.uol.com.br/maternidade-ignorada-e-efeito-tesoura-atrasam-avanco-de-mulheres-na-ciencia/ https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/12/ate-quando-pesquisadoras-maes-serao-desrespeitadas-no-brasil.shtml https://www.parentinscience.com/ https://gamarevista.uol.com.br/semana/qual-o-futuro-da-ciencia/fernanda-staniscuaski-maternidade-desafio-ciencia-academia/ https://www.nature.com/articles/s41599-023-01722-x https://www.nexojornal.com.br/expresso/2023/12/11/por-que-maes-cientistas-precisam-de-incentivo-a-pesquisa

Jornal da USP: Telefone fixo: quem ainda o utiliza?

Foto: Curtis Perry/Flickr-CC Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/telefone-fixo-quem-ainda-o-utiliza/ Data de publicação: 14/05/2024 Docente entrevistado: Marcelo Zuffo, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica e diretor do Centro de Inovação InovaUSP. Resumo: O professor da Poli, Marcelo Zuffo, comenta sobre as possibilidades de aplicação do telefone fixo no contexto do avanço tecnológico. “Ele tende a se extinguir ou atuar no que nós chamamos de aplicações de nicho. Normalmente no meio empresarial, na atividade do trabalho, esse telefone ainda existe, mas, no mundo pessoal e doméstico, ele está praticamente em extinção”, explica Zuffo ao Jornal da USP.   

Jornal da USP: Computação ubíqua está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade

Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/computacao-ubiqua-esta-cada-vez-mais-presente-no-cotidiano-da-sociedade/ Data de publicação: 08/05/2024 Docente entrevistado: Cíntia Margi, professora do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli Resumo: A professora da Poli, Cíntia Margi, comenta sobre as tecnologias ubíquas, ou seja, que está presente em toda parte, mesmo que de forma menos perceptível. Com o objetivo de trazer mais conforto e benefícios para a população, essa tecnologia está ligada principalmente à automação de sistemas. “A questão da automação residencial, hospitalar, predial, veicular, todo esse processo de automação está interligado com a computação ubíqua, com essa computação onipresente, e, à medida que temos esses processos, nós acabamos trazendo mais bem-estar para as pessoas”, explica a professora. 

Jornal da USP: Cinco professores da USP tomam posse como novos membros da Academia Brasileira de Ciências

Cerimônia de posse foi realizada na Escola Naval do Rio de Janeiro – Foto: Cristina Lacerda Link: https://jornal.usp.br/institucional/cinco-professores-da-usp-sao-nomeados-novos-membros-da-academia-brasileira-de-ciencias/ Data de publicação: 13/05/2024 Resumo: Cinco professores da USP foram empossados como novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC). São eles: Marly Babinski, do Instituto de Geociências (IGc); Vera Lucia Imperatriz Fonseca, do Instituto de Biociências (IB): Patricia Chakur Brum, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE); Julio Romano Meneghini, da Escola Politécnica (Poli); e Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).  A cerimônia foi realizada no último dia 8 de maio, durante a Reunião Magna da ABC, na Escola Naval do Rio de Janeiro. Foto: Cristina Lacerda   Titular de Ciências da Engenharia, Julio Romano Meneghini é bacharel em física e mestre em Engenharia Mecânica pela USP, além de PhD em Aerodinâmica pela Universidade de Londres. Professor da Escola Politécnica (Poli), Meneghini é coordenador do Centro de Estudos de Gases do Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês), ligado à Reitoria, e desenvolve atividades de pesquisas sobre métodos numéricos aplicados a fenômenos de transporte e mecânica dos fluidos.

Jornal da USP: Projetos de jovens cientistas brasileiros competem na maior feira de ciências do mundo

Foto: Marcos Santos/USP Imagens Link: https://jornal.usp.br/universidade/projetos-de-jovens-cientistas-brasileiros-competem-na-maior-feira-de-ciencias-do-mundo/ Data de publicação: 07/05/2024 Resumo:  Na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada com apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, foram selecionados nove projetos de 16 estudantes, que irão representar o Brasil na Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef), a maior feira de ciências para estudantes de ensino médio do mundo, que acontece de 11 a 17 de maio em Los Angeles, nos Estados Unidos.  Na Isef, estarão presentes mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países, que competirão com seus projetos por aproximadamente US$ 9 milhões em prêmios, bolsas de estudos e estágios. A avaliação se dará pelo rigor científico, competência e a clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos e nas apresentações, além da capacidade criativa. Na edição anterior, os estudantes brasileiros obtiveram cinco premiações e uma menção honrosa.

Jornal da USP: Na era da inteligência artificial, como fica a segurança de dados?

Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/na-era-da-inteligencia-artificial-como-fica-a-seguranca-de-dados/ Data de publicação: 08/05/2024 Docente entrevistado: Fabio Gagliardi Cozman, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica Resumo: O professor Fabio Cozman comenta sobre os riscos da inteligência artificial com relação à segurança de dados. O primeiro deles está na encriptação e desencriptação dos dados: “Existe de fato uma briga entre os que querem guardar informação de forma segura e os que querem abrir essa informação para decifrar. Existem algoritmos clássicos que fazem isso e que podem ser melhorados com técnicas de inteligência artificial”, conta o professor. Já um outro risco está ligado ao uso mal-intencionado dos dados para obter materiais confidenciais: “As vulnerabilidades podem acontecer na medida em que você tem sistemas artificiais interagindo com os seres humanos. Você pode ter sistemas que, na interação com o usuário, obtêm informações inadvertidamente. Aí, o usuário é levado a revelar informações”.   

Jornal da Cultura: Pesquisa sobre previsão de eventos climáticos

Link: https://youtu.be/dsUwNkhqNNg?t=2654 Data de publicação: 08/05/2024 Docente entrevistado: Marcel Barros, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Resumo: Diante da necessidade de previsão de eventos climáticos com potencial destrutivo, pesquisadores da USP utilizam o litoral de São Paulo para desenvolver tecnologias baseadas em inteligência artificial. 

Tribunal Superior Eleitoral: Teste de Confirmação – segunda etapa do Teste da Urna começa nesta quarta (15)

Imagem: Tribunal Superior Eleitoral Link: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Maio/teste-de-confirmacao-segunda-etapa-do-teste-da-urna-comeca-nesta-quarta-15 Data de publicação: 14/05/2024 Resumo: “A partir desta quarta (15) até sexta-feira (17), dois grupos de investigadores que participaram da primeira fase da sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna, realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023, retornam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar se as contribuições que deram para o aprimoramento das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais foram adotadas. As sugestões foram feitas a partir de achados no Teste da Urna. Durante os três dias, o chamado Teste de Confirmação, que ocorrerá das 9h às 18h, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília, poderá ser acompanhado em tempo real pelo canal do TSE no YouTube”. “Também estarão presentes sete pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os acadêmicos darão suporte às investigadoras e aos investigadores durante a execução dos planos de reteste”.

Inscrições abertas para o Prêmio Melhores Rodovias do Brasil – Contribuição Científica

  Premiação busca incentivar trabalhos científicos sobre concessões de rodovias, em temas como regulação e sustentabilidade -Com informações da assessoria da ABCR Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Melhores Rodovias do Brasil – Contribuição Científica, promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O objetivo é incentivar a produção de pesquisas sobre temas relacionados aos aspectos regulatórios/jurídicos e de sustentabilidade das concessões de rodovias, alinhados ao tema da Bienal das Rodovias 2024: o caminho da sustentabilidade, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, em Brasília/DF e onde acontecerá a premiação. Para concorrer, os trabalhos devem ser inéditos, na forma de monografias entre 10 e 15 páginas. Também serão aceitas adaptações de trabalhos de conclusão de curso, excertos de dissertações de mestrado, teses de doutorado ou working papers que tenham se mantido inéditos. O primeiro colocado em cada categoria receberá prêmio de R$ 10.000,00. O segundo e o terceiro colocados receberão placa de premiação e menção durante a Bienal das Rodovias 2024. Podem concorrer ao prêmio alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como profissionais ligados ao setor de rodovias. O regulamento está disponível aqui. A Categoria I – Inovações jurídico regulatórias em prol da sustentabilidade econômica dos contratos tem como sugestões de temas: Consensualismo; Medidas de reequilíbrio e celeridade; Sistemas de gestão contratual e RCR4; Arbitragem e dispute board; Outros temas pertinentes. Já a Categoria II – Benefícios das ações de sustentabilidade nas concessões de rodovias tem como temas sugeridos: Oportunidades do mercado de carbono; Engajamento da opinião pública e licenciamento social; Benchmarkings internacionais; Técnicas de engenharia para resiliência das infraestruturas; Outros temas pertinentes. O processo de escolha dos trabalhos vencedores será conduzido por Comissão Examinadora. Serão considerados como critérios a adequação do trabalho com os temas apresentados, originalidade e relevância da abordagem, qualidade das análises e da metodologia, pertinência das propostas apresentadas, entre outros.  Os trabalhos poderão ser submetidos até as 18 horas do dia 21/6/2024, no site da Bienal das Rodovias 2024, https://bienaldasrodovias.com.br/, aba “Trabalhos”. As regras podem ser consultadas no link acima. Os prêmios serão entregues presencialmente durante a Bienal, no dia 8/8/2024.

Três bolsas de pós-graduação na Universidade de Oxford são disponibilizadas para estudantes da USP; Inscrições até 20 de maio

  A AUCANI recebeu a tarefa de indicar 3 alunos da USP para a Bolsa Rhodes, que permite que jovens talentosos de todo o mundo estudem na Universidade de Oxford, em um curso de pós-graduação à sua escolha; Inscrições até dia 20 de maio  Assim, aqueles que tiverem interesse e atenderem os requisitos da bolsa, devem se inscrever no link abaixo para que encaminhemos a sua candidatura para análise da AUCANI (lembrando que é uma seleção dentre todos os alunos interessados da USP, não só da Poli, leiam os requisitos). Acesse aqui o formulário. Preencher o formulário até o dia 20/05/2024 às 09h00. Informações enviadas pela Rhodes aos possíveis candidatos: – Slides da Global Rhodes Scholarship; – Global Rhodes Scholarship – Informações para os candidatos.“Haverá uma atualização publicada no site. Por favor, certifiquem-se de conferir o site: Global – Rhodes Trust (ox.ac.uk).“ – Cursos: Listagem de cursos de pós-graduação de A a Z | Universidade de Oxford; – Orientação sobre as notas para estudantes brasileiros: qualificações internacionais | Universidade de Oxford; – Requisitos de língua inglesa: qualificações e experiência, idiomas e financiamento | Guia de inscrição | Universidade de Oxford; Ressaltamos que existem critérios específicos, tais como: Escolher dois cursos de pós-graduação em Oxford: O candidato deve satisfazer todos os requisitos mínimos necessários para se inscrever no programa de pós-graduação desejado. Consulte a lista completa de cursos oferecidos pela Universidade de Oxford, organizados em ordem alfabética. Idade: O candidato deve atender a um dos critérios abaixo: O candidato deve ter entre 18 e 23 anos em 1º de outubro de 2024 (ou seja, deve ter nascido após 1º de outubro de 2000 e antes de 2 de outubro de 2006). OU (para candidatos mais velhos que concluíram seu primeiro curso de graduação mais tarde do que o habitual) O candidato deve ter menos de 27 anos em 1º de outubro de 2024 (ou seja, ter nascido após 1º de outubro de 1997) e também deve ter concluído seu primeiro curso de graduação em ou após 1º de outubro de 2023*. * A política de uma universidade determina a data de conclusão do requisito acadêmico para um curso e isso pode ser diferente de quando um curso é considerado concedido pela universidade ou a data de uma cerimônia de graduação. Em casos ambíguos, a decisão do Secretário Nacional é final. Conquistas acadêmicas: O candidato deve ter concluído um curso de graduação (geralmente um Bacharelado) até julho de 2025, e deve ter um histórico acadêmico e nota que – no mínimo – atenda ou exceda os requisitos específicos de entrada do curso escolhido na Universidade de Oxford. Os candidatos terão uma chance maior de admissão bem-sucedida em Oxford se tiverem: – Um Bacharelado com Distinção de Primeira Classe ou equivalente, ou, – Um média ponderada 7,5 ou superior* *Após ter observado os requisitos de entrada para o(s) curso(s) escolhido(s), o estudante pode verificar as equivalências de notas internacionais aqui. Idioma Inglês: O candidato deve atender aos requisitos de idioma inglês da Universidade de Oxford. Isso significa que, a menos que o candidato se qualifique para uma dispensa do teste, ele deve fornecer resultados de teste de inglês com pontuações que atendam ao requisito de nível superior da Universidade. Por favor, verifique a página da Universidade de Oxford para ver quais testes são aceitos, as pontuações necessárias e as condições completas para uma dispensa do teste de idioma. Importante: O item “4 cartas de referência” foi retificado. Os estudantes devem apenas listar pessoas/professores (e seus e-mails) que aceitarem escrever cartas de referência em inglês.