Novo design de captura de CO₂ pode transformar etanol brasileiro em combustível de emissão negativa

[Imagem: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado] Data: 01/10/2025 Link: https://cenarioenergia.com.br/2025/10/01/novo-design-de-captura-de-co%E2%82%82-pode-transformar-etanol-brasileiro-em-combustivel-de-emissao-negativa/  Docente citado: Marcelo Seckler, professor do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Pesquisadores da USP, em colaboração com a Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveram uma tecnologia que promete transformar a produção de etanol em algo ainda mais sustentável, o objetivo é fazer com que o etanol tenha emissão negativa, ou seja, com potencial de capturar o carbono emitido nas usinas de biomassa. O projeto tenta otimizar a topologia — área que estuda as propriedades preservadas de algumas formas geométricas — e propor configurações geométricas para o maquinário de captura. Coordenador do projeto e docente da escola Politécnica da USP, Marcelo Seckler comenta os resultados e uma promissora eficiência energética: “Mesmo sendo uma simulação combinada com experimentos de bancada, esses resultados são indicativos sólidos do potencial de aplicação em larga escala, com ganhos de eficiência energética e redução de custos”. Apesar dos bons resultados experimentais, há alguns desafios técnicos a serem pensados, como a presença de impurezas e de que maneira elas podem reduzir a eficiência de uma parte do processo.  Em caso de futura instalação da tecnologia nas usinas de etanol, o Brasil reafirma seu compromisso com a produção de energia limpa relacionada à inovação tecnológica. Especialistas mencionam, também, que esse projeto desenvolve um sistema economicamente viável para a sustentabilidade, contribuindo para as metas climáticas nacionais e internacionais, reforçando o papel do país como protagonista na busca por energias renováveis.

Amazônia é destaque em Futurecom com soluções limpas e bioeconomia

  [Imagem: Freepik] Data: 06/10 Link: https://revistaamazonia.com.br/amazonia-futurecom-tecnologias-limpas/amp/ https://ipnews.com.br/de-gemeos-digitais-a-blockchain-cientistas-do-ieee-apresentam-inovacoes-tecnologicas-para-a-amazonia/ Docentes mencionados: Tereza Carvalho, professora da Escola Politécnica da USP Realizado na última semana de setembro, o Futurecom é uma convenção sobre conectividade e inovação realizada anualmente em São Paulo. Este ano, o evento contou com o painel “Clean Tech Solution”, em que foram debatidas soluções limpas para cidades resilientes, inteligentes e sustentáveis. No painel, a professora Tereza Carvalho, da Escola Politécnica da USP, junto a outros cinco pesquisadores brasileiros do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), aproveitaram a deixa para apresentar o projeto Amazônia 4.0, que integra conceitos da indústria 4.0 a objetivos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. A professora mostrou a possibilidade de integrar tecnologias atuais às cadeias produtivas de produtos locais, como o cupuaçu e o cacau. Além disso, ela ainda destacou o Biobanco Amazônico, projeto que visa coletar dados genéticos das espécies endêmicas da região. Essa iniciativa usa tecnologias baratas e um sistema de blockchain para trazer benefícios às comunidades tradicionais amazônicas, efetivamente fortalecendo uma economia sustentável e integrada na região.

Correio Braziliense | Professor da USP defende transição gradual para eliminar o uso do mercúrio

Data: 07/10 Link: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2025/10/7264756-professor-da-usp-defende-transicao-gradual-para-eliminar-o-uso-do-mercurio.html#google_vignette Docente citado: Giorgio de Tomi, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Diretor do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável. Na terça-feira, dia 7 de outubro, o professor Giorgio de Tomi, da Escola Politécnica da USP, defendeu os garimpeiros e propôs uma transição gradual do uso do mercúrio na atividade. No evento “Controles sobre o uso de mercúrio e o futuro da extração do ouro”, promovido pelo Correio Braziliense, Giorgio afirmou que os garimpeiros são, sobretudo, investidores. E, por isso, eles estão dispostos a colaborar com o Estado por uma abordagem mais sustentável do garimpo. De acordo com o professor, proibir a atividade pode ser extremamente prejudicial. Ele cita o caso da Venezuela, que marginalizou os garimpeiros e fez com que 90% do ouro exportado do país fosse extraído ilegalmente. Hoje em dia, as comunidades garimpeiras são isoladas e contam com pouco apoio do Estado, que só chega a reprimi-los. Diretor do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável e coordenador técnico do projeto Ouro Sem Mercúrio, o professor realça o papel da capacitação, cooperativismo, crédito, coexistência e certificação, como medidas centrais para a mitigação do uso de mercúrio no garimpo. Para ele, sem diálogo e desenvolvimento junto às comunidades garimpeiras, nenhum progresso será feito.

Estudantes da Poli-USP vencem concurso de engenharia da Prefeitura de São Paulo com projeto na área de Energias Renováveis

  Data: 10/10/2025 Link: https://prefeitura.sp.gov.br/web/obras/w/concurso-de-engenharia-reconhece-projetos-de-destaque-em-sustentabilidade-e-infraestrutura-urbana Citado: Escola Politécnica e os alunos Jean Marcos Savicki, Ana Julia de Morais Faria, Paulo Henrique Silva Santos, Crislara Santos Santana e Rafaela Sousa de Alencar Lacerda. O programa Engenharia-Ação, da Prefeitura de São Paulo, premiou cinco estudantes da Escola Politécnica na quarta-feira passada, 9 de outubro. Jean Marcos Savicki, Ana Julia de Morais Faria, Paulo Henrique Silva Santos, Crislara Santos Santana e Rafaela Sousa de Alencar Lacerda formaram a equipe “Alta Tensão” e ganharam o primeiro lugar na categoria de Energias Renováveis no concurso. O Engenharia-Ação é um hackathon promovido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) que visa aproximar estudantes de engenharia com os problemas reais da cidade de São Paulo. Atualmente, o projeto conta com três eixos temáticos: Energias Renováveis, Resíduos da Construção Civil e Drenagem Urbana. Realizado em parceria com institutos de educação, entre eles a Escola Politécnica, o concurso caminha para a quinta edição.

TV Cultura | Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR) da USP tem importante função no descarte correto de lixo eletrônico

  [Imagem: Pexels] Link: https://www.youtube.com/watch?v=Vs3a_qeJatE Veículo: Tv Cultura – Jornal da Tarde Data: 14/10/2025 O lixo eletrônico cresce 62 vezes mais do que a reciclagem e, segundo estimativas da ONU, em 2030, o mundo terá produzido 82 milhões de toneladas desse lixo. No Brasil, por ano, apenas 3% de tudo que é descartado vai para a reciclagem.  O Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR) da USP recebe descarte de estudantes e professores da Universidade, além de empresas e cidadãos que optam por dar o destino correto ao lixo eletrônico. Ao longo dos seus 16 anos de funcionamento, dois milhões de toneladas de lixo eletrônico foram descartados da maneira certa. Tereza Carvalho, Coordenadora do centro de descarte e reuso da USP comenta do econômico das placas contidas nesse lixo, pois essas possuem vários metais preciosos, que somente são retirados com a tecnologia e o procedimento correto e, para isso, são levadas para fora do Brasil.

Pesquisadores da Poli-USP figuram entre os mais influentes do mundo de acordo com levantamento de Stanford

Uma lista internacional dos cientistas mais influentes do mundo, elaborada desde 2019 pelo professor John P. A. Ioannidis, da Universidade Stanford, contou com 278 pesquisadores da USP na análise referente a 2024. Trata-se do terceiro crescimento consecutivo da USP na relação, que utiliza dados da base Scopus e já está em sua oitava edição.O resultado integra a oitava edição do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, publicado em agosto de 2025. O banco de dados, hospedado no repositório de dados da Elsevier (Mendeley Data Repository), é de acesso público e reúne informações sobre pesquisadores de todo o mundo. A metodologia foi originalmente descrita em artigos publicados na revista PLOS Biology (2016, 2019 e 2020).O levantamento apresenta duas possibilidades: consultar de forma separada o impacto das pesquisas ao longo da carreira ou o impacto específico em anos anteriores.Entre os professores da Escola Politécnica da USP citados na lista referente ao ano de 2024 estão os pesquisadores: Cesar Roberto de Farias Azevedo, Denise Crocce Romano Espinosa, Gustavo Assi, Jorge Alberto Soares Tenório, Marcilio Alves, Marly Monteiro de Carvalho e Oswaldo Luiz do Valle Costa.Já na categoria Impacto ao longo da carreira, 243 pesquisadores são da USP. Nesta lista, figuram os docentes da Poli: Cesar Roberto de Farias Azevedo, Celso Pupo Pesce, Claudio Ruggieri, Denise Crocce Romano Espinosa, Emílio Carlos Nelli Silva, Fabio Gagliardi Cozman, Gustavo Roque da Silva Assi, Jorge Alberto Soares Tenório, Marcilio Alves, Marly Monteiro Carvalho, Oswaldo Luiz do Valle Costa, Silvio de Oliveira Junior, Vanderley M. John e Vitor Heloiz Nascimento.Com informações do Jornal da USP.Outras notícias:2024: Confira os professores da Poli que estão entre os mais influentes do mundo de acordo com levantamento de Stanford de 2024https://www.poli.usp.br/noticias/noticiasdapoliusp/confira-os-professores-da-poli-que-estao-entre-os-mais-influentes-do-mundo-de-acordo-com-levantamento-de-stanford-de-2024/2024: Levantamento de Stanford tem 249 pesquisadores da USP nos destaques da ciência mundialhttps://jornal.usp.br/institucional/levantamento-de-stanford-tem-249-pesquisadores-da-usp-nos-destaques-da-ciencia-mundial/2023: Ranking internacional tem professores da Poli-USP entre os mais influentes cientistashttps://www.poli.usp.br/noticias/noticiasdapoliusp/ranking-internacional-tem-professores-da-poli-usp-entre-os-mais-influentes-cientistas-de-acordo-com-em-que-244-cientistas-da-usp-se-destacam/2022: Pesquisadores da Poli-USP estão entre os mais influentes da ciência mundialhttps://www.poli.usp.br/noticias/noticiasdapoliusp/pesquisadores-da-usp-estao-entre-os-mais-influentes-da-ciencia-mundial/ 

Na Poli-USP, aula busca estreitar laços entre a engenharia e o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas

Disciplina ofertada no primeiro semestre do curso de Engenharia promove o pensamento cidadão dos futuros engenheiros formados pela Escola Politécnica da USP. A disciplina Introdução ao projeto de Engenharia (PNV3100) é ofertada aos alunos do primeiro semestre de Engenharia Mecânica, Naval e de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP. Durante as aulas, problemas são apresentados aos estudantes e, por meio da sua área de atuação, eles devem propor soluções viáveis para as questões apresentadas.  O professor Ignácio Maria Poveda Velasca, docente da Faculdade de Direito da USP e Assessor da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, convidado do evento de finalização do projeto, comenta que ao abordar temáticas de grande interesse público e promover a colaboração para desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, os estudantes têm um grande ganho com a disciplina. “Além de despertar a curiosidade científica dos alunos, é também despertar a consciência de que existem pessoas que têm necessidades [especiais], existem pessoas que pelas suas deficiências não conseguem estar plenamente incluídas na sociedade. Os alunos podem, primeiro, tomar consciência disto e, segundo, tendo tomado consciência, procurar soluções”. Ao final, 31 projetos foram apresentados em um evento de finalização da disciplina, que contou com uma troca de experiências entre os discentes, professores e respectivos clientes.  Para Marcelo Massarani, também docente da disciplina da Poli, o contato com o usuário final é de extrema importância para que os engenheiros entendam integralmente os projetos que estão envolvidos. “Nós apresentamos  uma dificuldade de trabalho normal na profissão que eles vão ter. Ter que ir ao cliente para pegar um problema. Muitas vezes eles já tem uma ideia pré-concebida de projeto, mas conversando com alguém externo eles veem que é muito diferente da realidade que estão imaginando. É diferente falar com alguém pessoalmente, se comparado ao WhatsApp, ou até uma videoconferência”, afirmou o professor. Confira abaixo a reportagem em vídeo: https://www.dropbox.com/scl/fi/jz264x3d59qkm0p00mlf3/PNV3100-1.mp4?rlkey=ai7tp525p2xn8uj16gsuffwh1&st=xkmb87le&dl=0

Iniciativa abre bolsas de Mestrado em parceria com a Universidade de Cambridge

O Programa Suzano de Educação (PSE) abriu bolsas de estudos de Mestrado na Universidade de Cambridge. A iniciativa é uma parceria acadêmica de longo prazo para apoiar o desenvolvimento brasileiro por meio de educação avançada e pesquisa. As bolsas vão ser destinadas a brasileiros que já concluíram ou estão prestes a concluir a graduação, sendo o inglês avançado um requisito, pois todas as aulas serão ministradas nesse idioma. No dia 21 de outubro, uma sessão para conversas com interessados sobre o programa e o processo seletivo será realizada das 12h às 13h. Para se inscrever acesse o site da sessão. Os estudantes podem explorar cursos de MPhil relevantes no Cambridge Course Directory.

Centro de idiomas da FFLCH promove oficina de português como língua adicional

O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abriu as inscrições para a oficina de portguês intitulada “A literatura nas práticas de ensino do português como língua adicional: implicações para o desenvolvimento de competências interculturais”. A oficina tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Letras, professores de português e interessados no ensino da língua estrangeiras, e será ministrada de forma presencial, no Prédio de Letras – Sala 171, no dia 24 de outubro, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro, ou enquanto houver vagas disponíveis, e o evento é gratuito. Confira outras informações no link.

XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP acontece de 20 a 26 de outubro [2025]

Em comemoração à resolução assinada há 40 anos, que mudou o caminho das bibliotecas e da universidade de São Paulo, na preservação e registro dos seus pesquisadores, durante a semana do dia 20 a 26 de outubro será realizada a “XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP”.  No dia 21 de outubro, o evento é gratuito e aberto no Auditório FEA 5, das 9h às 17h. Local:  Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária – São Paulo, SP, 05508-010 Inscrições: https://doity.com.br/semana-livro-biblioteca-21-outubro-2025