O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) PATRIA (Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras Raras para Indústria de Alta Tecnologia) reuniu pesquisadores de diversas instituições brasileiras e atuou entre 2018 e 2024. Confira os resultados do projeto no vídeo abaixo. https://youtu.be/f7c8ZllPwKA Em 2025, foi aprovado o INCT “MATERIA – Materiais Avançados à base de Terras Raras: Inovações e Aplicações”, que receberá investimentos de cerca de R$10 milhões para o desenvolvimento de materiais inovadores a partir de terras raras, nos próximos cinco anos. A iniciativa é coordenada pelo professor Sérgio Michielon de Souza, ligado ao Departamento de Física de Materiais do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas. Leia mais sobre o projeto aqui.
Terras Raras: Confira a contribuição de pesquisadores da Escola Politécnica da USP no assunto
Terras Raras: Confira a contribuição de pesquisadores da Escola Politécnica da USP no assunto INCT MATERIA: Poli-USP integra iniciativa nacional de pesquisa e inovação em Terras Raras Proposta de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia reúne 15 instituições de pesquisa brasileiras para desenvolver aplicações para Terras RarasUm grupo de pesquisadores brasileiros está reunindo expertises de diversas áreas no Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) voltado ao desenvolvimento de inovações e aplicações de Terras Raras, pré-aprovado no primeiro trimestre de 2025. Fernando Landgraf, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli que se dedica ao tema há muitos anos, detalha que a iniciativa se junta a outras que visam formar quadros, dominar e gerar tecnologia na cadeia produtiva das terras raras e outros materiais avançados, “no momento em que esses materiais passam a ter enorme papel na geopolítica mundial”. Confira notícia de junho de 2025. No dia 21 de julho de 2025, o podcast “O Assunto”, do G1, abordou o tema no programa “Terras raras: o trunfo nas mãos da China e do Brasil – O Assunto #1515”, que pode ser conferido no link. Em entrevista, o professor Fernando José Gomes Landgraf explicou a importância geopolítica estratégica desses minerais. Bom Dia Brasil: Terras raras: o que são, onde estão e por que os EUA se importam com elasReportagem de 25 de julho, no Jornal Nacional.
Festival de Empreendedorismo da USP conecta estudantes ao universo das startups
[Imagem: Divulgação] Nos dias 15 e 16 de agosto, o Núcleo de Empreendedorismo da USP realizará o Festival de Empreendedorismo da USP (FEU). O objetivo do evento é aproximar estudantes do ecossistema de startups e promover conexões com empresas, fundadores e agentes de inovação. A programação contará com painéis temáticos, workshops práticos, stands interativos de startups, atividades de networking e sorteios ao longo do dia, incluindo a premiação de um tablet para os participantes. O FEU representa uma iniciativa estratégica para fortalecer a cultura empreendedora no ambiente universitário. Ao promover o encontro entre estudantes e representantes do ecossistema de startups, o evento oferece oportunidades de aprendizado prático, desenvolvimento de habilidades interpessoais e construção de redes de contato relevantes. Além de inspirar jovens talentos, o festival contribui para posicionar a USP como um polo de inovação, aproximando a academia dos desafios e soluções do mercado. Data: 15 de agosto Local: Inova USP | Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, nº 370 Data: 16 de agosto Local: Inteli | Av. Prof. Almeida Prado, nº 520 Para outras informações, acompanhe o FEU aqui.
Corner da Irlanda recebe palestra sobre literatura irlandesa queer no dia 28 de agosto
[Foto: Marcos Santos/USP Imagens] No dia 28 de agosto, o Corner da Irlanda, no Centro Intercultural Internacional da USP, promoverá o “Encontro com os Estudos Irlandeses”, iniciativa da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats. O evento tem como objetivo discutir temáticas contemporâneas sobre a área de Estudos Irlandeses a partir das pesquisas de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A doutoranda Esther Borges ministrará a palestra “Afetividades alternativas na literatura irlandesa queer”, resultado da sua pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que teve como foco o conceito da Diáspora Queer na literatura contemporânea, em especial na obra da autora Adiba Jaigirdar. A palestra visa oferecer um breve panorama de diferentes representações da comunidade Queer na literatura irlandesa, com um foco nos modos de afetividade desenvolvidos pelas personagens ao criarem laços de conexão para além do romance ou do parentesco sanguíneo. Data: 28 de agosto, quinta-feira Horário: 14h Local: Corner da Irlanda | Centro Intercultural Internacional da USP | Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, nº 310
Instituto da USP oferece vaga de doutorado envolvendo estudo Térmico e Hidrogeológico de bacia hidrográfica
O Instituto de Geociências (IGc) da USP está oferecendo uma bolsa de doutorado em Hidrogeologia. O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Sistema Terra e Sociedade e oferece uma bolsa de estudos Petrobrás – Projeto GeoTauba com a duração de 46 meses. O projeto será conduzido na Bacia de Taubaté – SP e requer a conclusão de um mestrado em alguma área ligada à Geociências. Para se inscrever no processo seletivo, mande, até 12/08, email para geotauba@usp.br com o assunto “Inscrição vaga de Doutorado – Projeto Geotauba”. Com cópias do Histórico Escolar da Graduação e Mestrado e Currículo Lattes ou Vitae.
Inscrições abertas para bolsas Dow Brasil de Iniciação Científica para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas
[Imagem: Freepik] A fim de incentivar o despertar da vocação científica nos estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, o Edital de Bolsas Dow Brasil 2025/2026 concederá 7 vagas de bolsas para estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Física, Química, Farmácia e Engenharia Química, Ambiental, de Alimentos, de Materiais e Manufatura, de Petróleo, de Produção e Agronômica da Universidade de São Paulo (USP). Além de estar matriculado em um dos cursos listados acima, é necessário possuir um projeto ativo (sem fomento ou com fomento cuja vigência se encerre antes do início previsto para a bolsa Dow) no sistema Atena da USP e ter ingressado na Universidade por meio das ações afirmativas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI). As inscrições podem ser feitas pelo Fale Conosco do Sistema Atena, com o assunto “Bolsas Dow”, até 4 de agosto de 2025. As propostas, que poderão ser de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico, serão analisadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, levando em consideração o desempenho acadêmico do estudante e o mérito acadêmico-científico do projeto. Confira o edital completo aqui.
CEO de agência de publicidade internacional visita USP para troca de conhecimentos com interessados
[Imagem: Pixabay] A Universidade de São Paulo sediará uma roda de conversa com o CEO da agência de publicidade Candem, Mathieu Bédard. O evento é destinado a toda a comunidade universitária interessada na área e serve como oportunidade para a troca de conhecimentos com uma personalidade com experiências publicitárias em todo o mundo. Data: 30 de julho de 2025 Horário: 10h às 11h Idioma: Inglês Local: Corner do Québec – Centro Intercultural Internacional da USP Inscreva-se pelo link.
Jornal da USP: Pesquisador da Poli explica sobre estudo de blindagem de veículos em podcast
[Imagem: Pixabay] Resumo: O pesquisador e Doutor pela Escola Politécnica da USP, Guido Muzio Candido, propôs em seu trabalho um novo método de blindagem de veículos civis. No estudo DfA2, projeto para montagem e blindagem, como metodologia para o processo de manufatura de veículos civis blindados, Guido elabora sobre um processo sistemático que envolve a documentação dos veículos e propriedades balísticas dos materiais de proteção, provendo uma blindagem de maior eficiência do que comparada ao método utilizado na indústria tradicional. Link: https://jornal.usp.br/podcast/pesquisa-propoe-nova-metodologia-para-processos-de-blindagem-de-automoveis/
Grupo de alunas do ICMC-USP promovem curso de programação para mulheres
Em sua 2ª edição, iniciativa é 100% online e está com inscrições abertas até dia 3 de agosto Caso você se identifique como mulher cis, trans ou não-binária e tenha interesse em tecnologia e programação web, considere esta oportunidade: estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Escola de Programação Web para Meninas e Mulheres. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências das Exatas (GRACE), vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Gratuito e 100% online, o curso é destinado a quem está no ensino fundamental II (8º e 9º anos), no ensino médio, ou que já tenha finalizado a educação básica e deseja iniciar uma capacitação em tecnologia. Para participar, basta se inscrever, até o dia 3 de agosto, neste link: https://icmc.usp.br/e/41865. Com início previsto para 17 de agosto e término em dezembro de 2025, o curso tem duração de cinco meses e será conduzido por meio de videoaulas gravadas e monitorias semanais, acompanhadas por estudantes da USP. A cada semana, as participantes aprenderão um tema diferente, que incluirá conteúdos como lógica de programação, linguagem Python e conceitos de desenvolvimento web, com conteúdos sobre HTML, CSS, banco de dados e o uso do framework Streamlite. Segundo a professora do ICMC e coordenadora do curso, Lina Garcés, a atividade busca cobrir a lacuna da participação feminina na área do desenvolvimento de software. “Queremos incentivar que elas conheçam essas tecnologias, saibam programar e se insiram no mercado, que está abrindo muitas oportunidades e com salários muito bons. A ideia é que mais meninas tenham a chance de acessar essas vagas de emprego”, explica. Neste ano, estão sendo oferecidas 130 vagas: 100 destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio, e 30 para quem já concluiu o ensino médio. Entre os critérios de participação, as interessadas devem ter acesso à internet, a um computador ou notebook, e possuir uma conta de e-mail no Gmail. No momento da inscrição, é necessário enviar um vídeo curto de motivação para participar da formação. “A prioridade será dada a alunas e egressas de escolas públicas. Queremos alcançar diversas regiões do país, e temos parceiros apoiando a divulgação em várias localidades, buscando essa representatividade e diversidade de alunas de diferentes regiões do Brasil”, destaca a docente. O resultado da seleção das inscritas será divulgado no dia 12 de agosto, com prazo para confirmação da vaga até o dia 14. Ação em Rede ― A iniciativa faz parte das atividades da REBECA, a Rede de Ensino Brasileira de Engenharias e Ciências Exatas, uma iniciativa nacional voltada à promoção da diversidade nas áreas de exatas, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Idealizada pelas professoras Lina Garcés e Kalinka Castelo Branco, vice-diretora do ICMC, a proposta foi selecionada em uma chamada pública especial do CNPq. Os recursos conquistados, no valor de R$ 1,27 milhão, estão sendo investidos em bolsas e projetos de iniciação científica em todas as regiões do país pelos próximos três anos. Mais do que apenas ensinar programação, a Escola busca contribuir para a formação de uma nova geração de mulheres especializadas em tecnologia. “É importante que as mulheres estejam inseridas como criadoras dessas tecnologias, porque ainda existem poucas soluções voltadas para o público feminino. Só as mulheres compreendem as necessidades das mulheres. Precisamos de lideranças femininas na tecnologia, criando novas políticas de inovação e ideias baseadas na diversidade”, finaliza a professora Lina. Texto: Raquel Sampaio, da Fontes Comunicação Científica 2ª edição da Escola de Programação Web para Meninas e Mulheres Inscreva-se até dia 3 de agosto neste link: https://icmc.usp.br/e/41865 Início das aulas: 17 de agosto Dúvidas? Escreva para grace@icmc.usp.br Siga o GRACE no Instagram: instagram.com/grace.icmc.usp
Experimento sobre interpretação no português brasileiro busca voluntários
Um mestrando do curso de Linguística da Unicamp está desenvolvendo um experimento sobre a interpretação no português brasileiro e está à procura de voluntários que possam auxiliar em sua pesquisa. Para participar, os interessados devem ser maiores de idade e serem naturais e morar no estado de São Paulo. O experimento pode ser acessado pelo link.