[Imagem: Pixabay] Link: https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/mma-e-parceiros-apresentam-proposta-para-reduzir-emissoes-de-mercurio-na-producao-de-cimento Resumo: O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido, sigla em inglês) e a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um projeto que visa reduzir a emissão de mercúrio na produção de cimento. A iniciativa busca implementar novos processos e inovações tecnológicas para atribuir maior sustentabilidade ao setor de construção nacional.
Cubatão realiza 1º Fórum Municipal de Ciências Ambientais
Link: Cubatão realiza 1º Fórum Municipal de Ciências Ambientais Data: 06/06/2025 Docente: Dra. Elen Aquino Perpetuo, pesquisadora colaboradora no CEPEMA Poli-USP (Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente) com pós-Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica (Poli) da USP. Resumo: A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal (Semam-SCBem) realizou, no dia 4 de junho, o Fórum Municipal de Ciências Ambientais. O evento contou com um Painel da Indústria na Construção de Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável, estandes e uma mesa redonda sobre tendências mundiais em inovação, com participação da Dra. Elen Aquino Perpetuo.
Repórter Diário: Fundação Santo André apresenta práticas inovadoras com IA na Poli-USP
Data: 08/06/2025 Link: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3647433/fundacao-santo-andre-apresenta-praticas-inovadoras-com-ia-na-poli-usp/ Resumo: No dia 20 de maio de 2025, o Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) participou do “Ciclo de Seminários CG 2025” da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), apresentando práticas inovadoras no uso de IA na formação acadêmica. Repercussão: https://www.fsa.br/inovacao-e-ia-na-educacao-como-a-fundacao-santo-andre-esta-revolucionando-o-ensino-superior/
Dupla de professores comandam projeto para retirar resíduos da água potável
[Imagem: Pixabay] Link: https://www.rp10.com.br/2025/06/usp-desenvolve-sistema-que-remove-residuos-de-medicamentos-da-agua-potavel/ Docente entrevistados: André Luiz da Silva é professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com foco em Materiais para Energias Renováveis. Douglas Gouvêa é Professor Titular do mesmo departamento e possuí especialização na área de materiais nanométricos. Resumo: Em pesquisa realizada em uma coautoria entre os docentes, foi desenvolvido um sistema que permite retirar resíduos de medicamentos da água potável. O processo foi realizado com o uso de nanopartículas que foram o principal material atuante na retirada dos poluentes. Repercussão: https://www.portalr3.com.br/2025/06/09/usp-desenvolve-sistema-que-remove-residuos-de-medicamentos-da-agua-potavel
Conheça as adaptações para acolhimento de pessoas com TEA promovidas pela Poli-USP
Conheça as adaptações para acolhimento de pessoas com TEA promovidas pela Poli-USP A iniciativa pedagógica e laboral da Comissão de Inclusão e Pertencimento da Escola Politécnica da USP pretende tornar o ambiente acadêmico mais acolhedor a alunos, docentes e funcionários com Transtorno do Espectro Autista 09/06/2025 Maria Clara Ramos [Imagem: Pixabay] Em 2025, a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da Escola Politécnica (Poli) da USP iniciou a implementação do processo de adaptação pedagógica e laboral que contará com a participação direta de alunos, professores e funcionários neurodivergentes na elaboração de medidas que contribuam para o bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na instituição.Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem afetar a comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, a interação social e o comportamento daqueles que o possuem. Existem diferentes graus dentro do espectro, que podem variar entre discretas dificuldades de adaptação e níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.“Aqui na Poli, assim como em todas as unidades da USP, foi desenvolvida a Comissão de Inclusão e Pertencimento, que passou por um período introdutório e em sequência, iniciou suas atividades em março de 2024. A partir daí, as CIPs passaram a desenvolver um fluxo de adaptação, que visa escutar as pessoas que requerem atenção especial, e um plano personalizado de adaptação para esses indivíduos”, explica Cleyton Carneiro, Vice-Presidente da CIP da Escola Politécnica.Foram elaboradas cinco etapas para o processo de implementação das medidas, que devem ser solicitadas à Comissão, como ilustra o fluxograma abaixo: Como aluno da Poli diagnosticado com autismo, as adaptações representam um importante passo para a qualidade de vida de pessoas com TEA, destaca Vinicius Desidério Crusca. O estudante do 3° ano de Engenharia Mecânica ressalta, no entanto, que é imprescindível considerar as necessidades individuais das pessoas que requisitarão as adaptações, tendo em vista a diversidade de graus de suporte e experiências daqueles que possuem o transtorno. “O TEA é um espectro muito grande, então você não pode ter pré-definições muito restritas sobre as possíveis adaptações. Eu espero que todos os casos sejam analisados individualmente, porque cada um precisa de uma adaptação necessária. No meu caso, eu gostaria muito de um espaço adaptado para um repouso sensorial, uma sala sensorial”.Essas salas são espaços arquitetados para o repouso sensorial. Com paredes e objetos de cores claras e livres de fortes estímulos visuais ou sonoros, essas estruturas funcionam como um refúgio de ambientes ou situações que podem sobrecarregar sensorialmente pessoas neurodivergentes.Recentemente, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo inaugurou uma sala de Apoio à Amamentação e de Regulação Sensorial, localizada no 3º andar do Prédio Histórico da instituição. A criação de uma sala sensorial para a comunidade da Escola Politécnica está nos planos da CIP, como parte das medidas de adaptação. [Imagem: Divulgação/Faculdade de Direito – USP] A convite da Comissão de Inclusão e Pertencimento, a professora María Elena Infante-Malachias, da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) da USP, ministrou, em 2 de junho de 2025, uma oficina sobre o Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) no autismo e a diversificação de atividades em sala de aula para a inclusão de pessoas não neurotípicas.Na palestra, disponível na íntegra no canal do Youtube da Poli, a professora destacou as atitudes de docentes que podem garantir um ambiente mais acolhedor a alunos com TEA, que vão desde a divulgação de um planejamento das aulas – reduzindo a eventualmente estressante imprevisibilidade dos eventos em sala – até a possível reformulação das formas de avaliação para estudantes neurodivergentes. “Eu já enfrentei dificuldades com a forma avaliativa das matérias, principalmente disciplinas com questões de verdadeiro ou falso nas provas, eu tenho muita dificuldade”, relata Vinícius.Para a professora Anarosa Brandão, Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento, iniciativas simples podem ter resultados importantes no estabelecimento de um ambiente acolhedor. “O processo de adaptação não é complexo. Várias coisas podem ser feitas, como dar um tempo adicional para que a pessoa possa realizar suas atividades necessárias ou oferecer um ambiente mais silencioso. São coisas razoavelmente simples, mas, de toda forma, é necessário o letramento da comunidade” afirma. Professora María Elena Infante-Malachias ministra palestra na Escola Politécnica [Imagem: Maria Clara Ramos] Outro grande obstáculo que frequentemente precisa ser superado por pessoas com TEA é o da socialização. Em relato sobre sua experiência com um diagnóstico tardio de autismo, Vani, estudante do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, conta que tinha muita fobia social, o que levou um tempo para tratar. “As pessoas subestimam muito o quanto isso impacta a vida acadêmica. Sem socialização, você não consegue trocar ideias com seus colegas, falar direito com seu professor, comunicar suas demandas, você não consegue ter o aporte que normalmente as pessoas têm sem nem perceber ao longo da vida na faculdade”. Aqueles que conhecem na prática os efeitos do TEA no cotidiano recebem a proposta da CIP com otimismo. “Minha expectativa com as mudanças é de que agora tenha uma mobilização melhor. Com o intermédio da PRIP e das CIPs, que avaliam os relatórios, processam e repassam outro documento para os professores, para evitar a exposição dos alunos, eu tenho a expectativa de que as solicitações de adaptações pedagógicas serão facilitadas e funcionarão melhor”, conclui Vani.
Docentes e funcionários da Poli-USP participam de letramento sobre relações saudáveis no ambiente de trabalho
Nesta sexta-feira, dia 6 de junho de 2025, a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a palestra “Relações saudáveis no trabalho: Entendendo o assédio no ambiente profissional” com a professora Luciana Romano Morilas, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. A palestrante é líder do grupo de pesquisa “Habeas Data – Estudos Empíricos em Direito” e presidente da CIP da FEA-RP. A transmissão do evento pode ser conferida abaixo: Confira aqui as fotos do evento.
PRPI lança Edital Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa (FGA) edição 2025
[Imagem: Divulgação] A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação publicou o Edital do Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa – 2025. O programa distribuirá até 24 bolsas para projetos de pesquisa elegíveis: Conjuntos de dois ou três Projetos Temáticos (FAPESP) com vigência inicial a partir de 01/07/2022; Centro de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada ou Unidade Embrapii com vigência a partir de 01/01/2022; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq (INCT) com vigência a partir de 01/01/2022, cujos pesquisadores responsáveis sejam docentes USP Os projetos elegíveis deverão ter vigência até 31/12/2027 ou posterior. As propostas deverão ser encaminhadas pelos docentes supervisores até 04/07/2025 e validadas pelas Comissões de Pesquisa e Inovação da Unidade de vínculo do proponente até 08/07/2025, pelo sistema Atena (Editais>Solicitações). O Edital está disponível no site da PRPI.
Departamento de Engenharia de Produção promove palestras sobre Soft Skills e Desafios Profissionais
[Imagem: Divulgação] No dia 13 de junho, o Departamento de Engenharia de Produção promoverá duas palestras especiais, com mediação da professora Ana Cristina Limongi-França: “Soft Skills para Profissionais da Engenharia” Convidado: Alice Salvo Sosnowski, professora de Empreendedorismo e mestre pela FEA-USP Local: Sala D1-02 do PRO Horário: 9h30 às 10h30 “História, Evolução, Competências e Desafios da empresa 360 Projetos” Convidado: Romualdo Carvalho, engenheiro civil formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e possui MBA em Gestão de Negócios pela USP Local: Sala D1-02 do PRO Dia e horário: 15h às 16h. Para inscrever-se, acesse o link: Eventos PRO.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária divulga calendário do 2° semestre do Programa USP60+
Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos do Programa USP60+, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária oferece disciplinas regulares e atividades complementares (didático-culturais e físico-esportivas) voltadas para o público com 60+, a partir do segundo semestre letivo de 2025. O cadastro para atividades no segundo semestre deve ser realizado pelas Unidades até o dia 29 de junho de 2025. O projeto recebe matrículas do público a partir de 21 de julho de 2025 e as aulas do 2º semestre letivo de 2025 se iniciam no dia 4 de agosto de 2025. As atividades devem ser inseridas no formulário.
Indicações para o Prêmio Internacional L’Oreal-UNESCO para Mulheres na Ciência 2026 estão abertas
[Imagem: Reprodução/Freepik] Está aberto o período para indicações para o Prêmio Internacional L’Oreal-UNESCO para Mulheres na Ciência – Edição 2026. O evento premiará cinco pesquisadoras excepcionais na área das Ciências Ambientais e da Vida, sendo uma delas representante da América Latina e Caribe. Cada vencedora receberá 100.000 Euros. As indicações, devidamente justificadas com a documentação necessária, deverão ser encaminhadas pela Direção da Unidade em conformidade com sugestão/recomendação da respectiva Comissão de Pesquisa e Inovação. O encaminhamento das indicações pode ser feito ao e-mail efip@usp.br até o dia 16 de junho (use no assunto “[sigla da Unidade] Indicação Prêmio L’Oreal-UNESCO Mulheres na Ciência 2026”). O regulamento com a lista de documentos a serem enviados para o processo de inscrições pode ser acessado por este link.